sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

BIOLOGIA [UFBA]


Questão 01 (Valor: 20 pontos)
Em A Origem das Espécies, Charles Darwin introduz a noção da árvore da vida ilustrando a sua concepção de evolução biológica, idéia central e unificadora da Biologia. Estudos contemporâneos em nível molecular incorporam a esse modelo a noção de transferência horizontal de informação genética. A árvore que organiza o mundo vivo em três Domínios, também apresentada na ilustração, destaca dois episódios importantes de transferência horizontal que marcaram a história da vida.
Com base nessas informações,
a) identifique dois aspectos do pensamento de Darwin que estão expressos na metáfora da árvore;
b) justifique a importância da transferência horizontal da informação genética para a evolução dos eucariotos.

Questão 02 (Valor: 15 pontos)
O olho humano é um órgão extremamente complexo; atua como uma câmera, coletando, focando e convertendo a luz em um sinal elétrico traduzido em imagens pelo cérebro. [...] Mesmo Charles Darwin admitiu, em A Origem das Espécies, que pode parecer absurdo pensar que a estrutura ocular se desenvolveu por seleção natural. No entanto, apesar da falta de evidências de formas intermediárias naquele momento, Darwin acreditava que o olho evoluíra dessa maneira. Não foi fácil encontrar evidências para essa teoria, mas os cientistas já têm uma visão clara de como surgiram nossos olhos tão complexos. (LAMB, 2011, p. 46).
Considerando as informações do texto e os conhecimentos sobre a estrutura e a fisiologia do olho humano,
a) justifique a dificuldade de se encontrar evidências diretas da evolução do olho humano e apresente uma abordagem que possa ter contribuído para os cientistas obterem uma visão clara da evolução desse órgão;
b) apresente as estruturas envolvidas na focalização e conversão da luz “em um sinal elétrico traduzido em imagens pelo cérebro”.

Questão 03 (Valor: 15 pontos)
Embora as espécies animais possuam morfologia tremendamente variada, a sua grande diversidade de formas pode ser categorizada em um número relativamente pequeno de “planos corpóreos”. [...] Como todas as características dos organismos, o plano corpóreo dos animais evoluiu, alterando-se ao longo do tempo. Algumas dessas mudanças evolutivas aparentemente ocorreram cedo na história da vida animal. (CAMPBELL, 2010, p. 658).
Com base na análise da ilustração e em conhecimentos sobre a história evolutiva dos animais,
a) justifique a posição dos platelmintos e cordados na árvore filogenética representada;
b) apresente um argumento que explique a posição marginal das esponjas.

Questão 04 (Valor: 15 pontos)
Estudos com mutações em plantas revelam três classes de genes de identidade de órgãos (genes homeóticos), associados ao padrão espacial dos verticilos florais — modelo ABC.
A figura ilustra a relação entre a atividade dos genes A, B e C e a formação de estruturas florais em um modelo derivado desses estudos.
A partir da análise da ilustração e dos conhecimentos sobre as estruturas reprodutivas nas plantas com flores,
a) explique a repercussão de cada uma das mutações no processo de formação dos verticilos florais.
b) apresente o significado biológico da mutação envolvendo o gene C, segundo o modelo.

Questão 05 (Valor: 20 pontos)
Considerada “doença de pobre” pela indústria farmacêutica, a malária é um problema de saúde pública mundial, que aflige 240 milhões de pessoas no mundo, mata 850 mil delas (principalmente crianças) e está presente em 108 países, segundo a Organização Mundial de Saúde. (VIEIRA, 2011). Uma nova estratégia para o controle da doença consiste na ação do fungo Metarhizium anisopliae sobre o Plasmodium falciparum; esse fungo infecta mosquitos através da cutícula e prolifera na hemolinfa. Nesta estratégia, os pesquisadores produziram linhagens recombinantes de M. anisopliae que expressam, em momento e local específicos, informações genéticas derivadas da espécie humana — um anticorpo monoclonal de cadeia única — e do escorpião, ambos com poder de combater o parasita na forma de esporozoítos. A introdução de linhagens modificadas do fungo no mosquito reduz significativamente o número de esporozoítos nas glândulas salivares (até 98%). (FANG et al, 2011, p. 1074). Associando as informações do texto aos conhecimentos sobre a história evolutiva dos seres vivos e mecanismos específicos de defesa orgânica, 

a) identifique e explique as bases biológicas envolvidas nessa estratégia de controle da malária;
b) relacione a redução do número de esporozoítos nas glândulas salivares do mosquito ao sucesso dessa estratégia, considerando o ciclo de vida do agente causador da malária.

Questão 06 (Valor: 15 pontos)
Vivemos em um mundo no qual a humanidade pode ter se tornado uma força geológica, ou seja, um fenômeno capaz de transformar a paisagem planetária. Uma influência tão evidente, que já se discute a inclusão de mais uma Época — o Antropoceno — na tabela do tempo geológico da Terra — conforme ilustra a figura. A partir de meados do século XVIII, os humanos alteraram diretamente as paisagens em 40% a 50% do planeta e marcas de sua influência afetam mais de 83% da superfície terrestre (é a chamada “pegada antrópica”). Impacto semelhante só ocorreu no Cambriano, quando uma nova bactéria aumentou significativamente os níveis de oxigênio atmosférico, a partir de uma atividade metabólica específica. (MARTINI, 2011, p. 39).
Com base nessas informações e considerando a história ecológica do planeta, apresente um argumento que justifique a comparação da “pegada antrópica” com o holocausto do oxigênio, destacando uma consequência de cada um dos fenômenos referidos.

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