domingo, 28 de abril de 2013

QUÍMICA [UFT]



PROVA DE QUÍMICA
QUESTÃO 09
O abaixamento da pressão de vapor do solvente, a elevação da temperatura de ebulição e o abaixamento da temperatura de congelamento são conhecidos como propriedades coligativas. Essas propriedades não dependem da natureza do soluto, mas apenas de sua quantidade dissolvida. Ao adicionar uma determinada quantidade de soluto não volátil e não iônico a um solvente puro, é CORRETO afirmar que:
(A) A pressão de vapor da solução aumenta, a temperatura de ebulição diminui e a temperatura de congelamento aumenta.
(B) A pressão de vapor da solução aumenta, a temperatura de ebulição aumenta e a temperatura de congelamento permanece constante.
(C) A pressão de vapor da solução diminui, a temperatura de ebulição aumenta e a temperatura de congelamento diminui.
(D) A pressão de vapor da solução permanece constante, a temperatura de ebulição aumenta e a temperatura de congelamento diminui.
(E) A pressão de vapor da solução aumenta, a temperatura de ebulição aumenta e a temperatura de congelamento aumenta.

QUESTÃO 10
As reações ácido-base são fundamentais para o entendimento das reações dos compostos orgânicos. Muitas das reações que ocorrem em química orgânica são reações ácido-base ou envolvem uma reação ácido-base em alguma etapa. O estudo dessas reações nos permite examinar ideias a respeito da relação entre as estruturas das moléculas e suas reatividades, o papel do solvente e entender como determinados parâmetros termodinâmicos podem ser utilizados para prever quanto de produto será formado. Considere a equação que representa a reação entre o ácido benzóico e solução aquosa de hidróxido de sódio:

Sobre essa reação é CORRETO afirmar que:
(A) Durante a reação, ocorre a quebra da ligação covalente de forma homolítica entre o hidrogênio e o oxigênio no ácido benzóico para formar a base conjugada.
(B) Devido à sua acidez, o ácido benzóico insolúvel em água dissolve-se em solução aquosa de hidróxido de sódio.
(C) O anel benzênico presente no ácido benzóico não exerce influência para a perda do próton.
(D) A adição de um solvente prótico diminui a acidez do ácido benzóico devido à diminuição da entropia do solvente, causada pelo efeito da solvatação.
(E) A reação é reversível, pois o sal formado após a perda do próton reage com as moléculas de água, regenerando o ácido benzóico.

QUESTÃO 11
Um aluno foi ao laboratório a fim de determinar o teor de ácido acetilsalicílico (AAS) em um comprimido de aspirina. Verificando que o melhor método seria a titulação indireta (por retorno), pesou o comprimido (massa = 500 mg) e dissolveu em um erlenmeyer, com a adição de 30 mL de hidróxido de sódio, NaOH, a 0,5 mol/L. O excesso da base foi titulado com ácido sulfúrico, H2SO4, a 0,5 mol/L, gastando 10 mL de ácido. Sabendo que para cada mol de ácido acetilsalicílico são consumidos dois mols de hidróxido de sódio, o teor de AAS na amostra original é: (Dado: massa molar do AAS = 180 g/mol)
(A) 75%
(B) 80%
(C) 85%
(D) 90%
(E) 95%

QUESTÃO 12
No nosso dia-a-dia, convivemos com vários processos que são denominados de fenômenos físicos e fenômenos químicos. Fenômenos físicos são aqueles em que ocorrem mudanças de fase da matéria sem alterar sua composição química. Já os fenômenos químicos são aqueles que ocorrem com alteração da composição química das substâncias. Qual das alternativas a seguir contém somente fenômenos químicos?
(A) Formação da ferrugem, apodrecimento de uma fruta, queima da palha de aço, fotossíntese pelas plantas.
(B) Queima da pólvora, evaporação da água, combustão da gasolina, formação de gelo.
(C) Secagem da roupa no varal, metabolismo do alimento em nosso organismo, centrifugação de sangue.
(D) Combustão do etanol, destilação do petróleo, explosão de fogos de artifício, fusão do sal de cozinha.
(E) Formação de geada, secagem de roupas, formação de nuvens, derretimento do gelo.


QUESTÃO 13
O ramo da Química que leva em consideração os aspectos espaciais da estrutura molecular é chamado de estereoquímica. Os enantiômeros são isômeros cujas moléculas são imagens especulares não sobreponíveis entre si. Sobre os enantiômeros é CORRETO afirmar:
(A) O 2-butanol não possui carbono quiral e, portanto, não pode existir como enantiômeros.
(B) Dois enantiômeros apresentam as propriedades ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade diferentes.
(C) Uma maneira de se distinguir entre cada enantiômero em um par é o seu comportamento frente à luz planopolarizada.
(D) O 2-propanol possui um carbono quiral e pode existir como um par de enantiômeros.
(E) Um método útil para separar dois componentes de uma mistura racêmica líquido-líquido é a destilação simples.

QUESTÃO 14
O Princípio de Le Chatelier diz que “Quando uma perturbação exterior é aplicada a um sistema em equilíbrio dinâmico, ele tende a ajustar para reduzir ao mínimo o efeito da perturbação." Considere uma mistura de quatro gases, NH3, O2, NO e H2O, colocada em um reator, atingindo o equilíbrio conforme a reação

Qual das afirmações a seguir é INCORRETA?
(A) Se adicionar certa quantidade de NH3, a concentração de NO aumenta porque o equilíbrio se desloca para a direita.
(B) Se aumentar a pressão total do sistema, a concentração de H2O diminui porque o equilíbrio se desloca para a esquerda
(C) Se remover certa quantidade de NO, a concentração de O2 diminui porque o equilíbrio se desloca para a direita.
(D) Se aumentar a temperatura do sistema, a concentração de NH3 aumenta porque o equilíbrio se desloca para a esquerda.
(E) Se adicionar um catalisador, a concentração de H2O aumenta porque o equilíbrio se desloca para a direita.

QUESTÃO 15
A figura a seguir representa uma célula galvânica conhecida como a pilha de Daniell. No compartimento da esquerda, tem uma placa de zinco mergulhada em solução de sulfato de zinco a 1,00 mol/L e, no compartimento da direita, tem uma placa de cobre mergulhada em uma solução de sulfato de cobre 1,00 mol/L. As placas estão interligadas por um fio condutor (circuito externo) e as soluções estão unidas por uma ponte salina que é uma solução saturada de cloreto de potássio. O potencial padrão de redução do Zn2+ é -0,76V e do Cu2+ é +0,34V.

Analise as afirmações a seguir em relação ao funcionamento dessa pilha:
I. No anodo ocorre a oxidação do zinco e no catodo a redução do cobre.
II. A carga do anodo é positiva e a do catodo negativa.
III. O fluxo de elétrons ocorre do anodo para o catodo através do circuito externo.
IV. Na placa de zinco, ocorre corrosão, liberando íons Zn2+ para a solução, enquanto que, na placa de cobre, ocorre deposição de Cu metálico.
V. A função da ponte salina é balancear as cargas, sendo que os cátions K+ migram para a solução de sulfato de zinco e os ânions Cl- migram para a solução de sulfato de cobre.
VI. O potencial padrão dessa pilha é 1,10 volts.
VII. O Zn2+ é o agente oxidante e o Cu2+ é o agente redutor.
A alternativa que indica todas as afirmações CORRETAS é:
(A) II, III e IV apenas.
(B) I, III, IV e VI apenas.
(C) I, II, III, V e VI apenas.
(D) II, III, IV, V, IV e VII apenas.
(E) I, II, III, IV, V, VI e VII.

QUESTÃO 16
O etanol é considerado uma fonte de energia renovável porque pode ser feito pela fermentação de grãos e de outras fontes agrícolas como o capim ou a cana-de-açúcar. Quando utilizado como um substituto para a gasolina, o etanol tem um menor conteúdo energético, em torno de 34% por unidade de volume. Isso, e outros fatores como a energia necessária para produzir as matérias-primas agrícolas, especialmente o milho, tem criado dúvidas sobre a sensatez de um programa baseado no etanol como fonte renovável de energia. Esses aspectos desviam a produção de culturas de alimentos para uma fonte de energia e pode resultar na escassez mundial de alimentos. Uma forma alternativa de produzir etanol é através da hidratação do eteno catalisada por ácido, como mostrado no esquema abaixo.

Analise as proposições a seguir:
I. Essa é uma reação de adição que resulta na conversão de uma ligação e uma ligação em duas ligações . Esse processo é favorável energeticamente e, portanto, as reações de adição são exotérmicas.
II. A reação ocorre em etapas, com a formação de um intermediário carregado positivamente. Essa é a etapa determinante da velocidade da reação.
III. Nessa reação o eteno age como eletrófilo e a água como nucleófilo.
IV. Na hidratação do eteno é mais viável usar um ácido diluído, pois assim, a concentração de água será elevada e irá favorecer a formação do produto.
É CORRETO o que se afirma em:
(A) I e II apenas.
(B) I, II e III apenas.
(C) II, III e IV apenas.
(D) I, II e IV apenas.
(E) Todas estão corretas.






Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...