terça-feira, 4 de março de 2014

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UFMT]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

Questão 01
Na paisagem pantaneira ocorrem diferentes corpos d’água. As baías, um desses corpos, são consideradas sistemas de interação de uma diversidade de espécies com representantes dos mais diferentes grupos de organismos vivos, estabelecendo um fluxo permanente de entrada e saída de energia e matéria definido pelo movimento das águas e pela dinâmica das interações biológicas. Dentre os organismos que compõem a biodiversidade das baías, é comum encontrar-se representante das diferentes classes de protozoários. Umas são potencialmente patogênicas e outras, de vida livre. Os protozoários são classificados como Sacordina, Mastigophora, Sporozoa e Ciliophora. Qual a característica diferencial considerada para essa classificação?
A) Presença ou ausência de carioteca
B) Presença ou ausência de celulose
C) Estruturas de reprodução
D) Tipo de interação com outras espécies
E) Estruturas de locomoção

Questão 02
As baías pantaneiras são povoadas por muitas macrófitas dentre as quais os “aguapés” (Eicchornia sp.), que se destacam por abundante ocorrência. Esse vegetal é adaptado para flutuar em ambiente inundável por possuir
A) esclerênquima.
B) aerênquima.
C) colênquima.
D) parênquima paliçádico.
E) parênquima lacunoso.

Questão 04
No Pantanal, a biodiversidade proporciona as mais diferentes possibilidades de interações, dentre as quais a relação predador e presa que se estabelece entre uma espécie de gavião e os caramujos. Em geral, o predador apresenta maior porte que a presa e menor taxa de reprodução. O predatismo é um fator que
A) controla o crescimento populacional de ambas as espécies.
B) interfere apenas no crescimento da população do predador.
C) estimula o parasitismo dos caramujos sobre os gaviões.
D) interfere apenas no crescimento da população da presa.
E) estimula, obrigatoriamente, o desenvolvimento de espécies oportunistas.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder às questões 06 e 07.
Pesquisas demonstram que algumas regiões do estado de Mato Grosso estão entre as mais poluídas do país. Segundo dados da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEMA), a indústria mato-grossense não contribui para esse quadro, o problema maior são as queimadas. O homem é apontado como o maior responsável, já que é ele quem ateia fogo nos pastos, nas áreas agricultáveis, nos terrenos baldios e até no quintal da casa. (Adaptado de SATO, Michele (org.). Ciências: Introdução às ciências naturais/NEAD. Cuiabá: EdUFMT, 1999.)
Questão 06
Sobre as queimadas, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) São produzidas pela oxidação de material orgânico.
B) Alastram-se rapidamente em pastagens quando está ventando em decorrência da grande superfície de contato e do aumento da concentração do gás oxigênio no local.
C) A combustão completa da glicose, monômero de alguns polímeros consumidos, ocorre de acordo com a seguinte reação: C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O + energia.
D) O gráfico abaixo representa o diagrama energético das reações de combustão ocorridas durante as queimadas.

E) Além do dióxido de carbono e outros gases, também são produzidos monóxido de carbono e dióxido de enxofre.

Questão 07
Considerando os ciclos geoquímicos, pode-se afirmar que as queimadas alteram
A) o ciclo da água e promovem buraco na camada de ozônio.
B) o ciclo do carbono e promovem o efeito estufa.
C) o ciclo do carbono e promovem buraco na camada de ozônio.
D) o ciclo do nitrogênio e promovem tempestades freqüentes.
E) o ciclo do fósforo tornando as águas pobres em nutrientes.

Questão 08
O hábito de fumar é uma das principais causas do enfisema pulmonar – doença que promove a obstrução completa dos bronquíolos e diminui a eficiência dos pulmões em absorver oxigênio, provocando uma sobrecarga do coração e, conseqüentemente, insuficiência cardíaca. Sobre o assunto, analise as afirmativas.
I - O ar dos pulmões é constantemente renovado de modo a garantir o suprimento contínuo de gás oxigênio aos alvéolos pulmonares.
II - Para a saída de ar dos pulmões, o diafragma eleva-se e as costelas se movem aumentando o volume da caixa torácica.
III - Nos alvéolos pulmonares, ocorre a hematose e o oxigênio, ali presente, difunde-se para os capilares sangüíneos, penetrando nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina.
IV - A nicotina é responsável por efeitos fisiológicos, como a elevação da pressão arterial, aderência das plaquetas sangüíneas entre si e às paredes dos vasos, podendo levar ao infarto.
Estão corretas as afirmativas
A) I e III, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I e IV, apenas.
D) II e IV, apenas.
E) I, III e IV, apenas.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder às questões 10 e 11.
Quando a alimentação humana é deficiente em vitamina C, pode ocorrer uma séria doença cujos sintomas são gengivas inchadas e com sangramento fácil, dentes abalados e suscetíveis a queda, sangramentos subcutâneos e cicatrização lenta. Por séculos essa doença foi comum, principalmente no meio dos navegantes, que não dispunham de frutas cítricas ou verduras frescas em suas viagens. Não era incomum perder grande parte de uma tripulação numa jornada marítima. Essa trágica doença é descrita por Luiz de Camões em sua obra clássica Os Lusíadas: 
E foi que, de doença crua e feia/ A mais que eu nunca vi, desempararam
Muito a vida, e em terra estranha e alheia / os ossos para sempre sepultaram
Quem haverá que, sem o ver, o creia / que tão disformemente ali lhe incharam
As gengivas na boca, que crescia / a carne e juntamente apodrecia?
Há 70 anos, foi realizada a primeira síntese em laboratório da vitamina C, conforme a reação química abaixo:

Apesar de presentes no leite e no fígado, as melhores fontes de vitamina C são frutas frescas, batata assada e verduras. Como exemplo, temos limão (50 mg /100 g), laranja (47 mg/100 g), goiaba (302 mg /100 g), brócolis (109 mg/100 g), pimentão verde (720 mg/100 g). A ingestão diária de ácido ascórbico deve ser igual à quantidade excretada ou destruída por oxidação. Um adulto sadio perde 3% a 4% de sua reserva corporal diariamente. Para um adulto não fumante manter uma reserva mínima de 1.500 mg de vitamina C, é necessária a absorção de 60 mg ao dia; para o fumante, são necessários 67% a mais. (Adaptação do artigo: A importância da Vitamina C – Química Nova na Escola – Maio/2003 - SBQ/ Divisão de Ensino)
Questão 10
A partir das informações do texto é INCORRETO afirmar que
A) o pH de uma solução aquosa de vitamina C é menor do que 7.
B) a “doença crua e feia”, citada por Camões, é conhecida como escorbuto.
C) a ingestão de 80 g de brócolis, como único alimento ingerido que contém vitamina C, não atende a necessidade de um fumante.
D) o ácido ascórbico é comumente utilizado como antioxidante para preservar o sabor e a cor natural de muitos alimentos, como frutas, legumes processados e laticínios.
E) uma goiaba de 80 g contém menos do que a quantidade diária de vitamina C requerida por um adulto para manter a reserva de 1500 mg ou mais de vitamina C.

Questão 11
Com base no texto, assinale a afirmativa correta.
A) O ácido ascórbico é oticamente inativo.
B) O ácido ascórbico é um ácido carboxílico.
C) A L-xilose no teste de Tollens reduz o íon prata (I) à prata metálica.
D) O composto L-xilose, usado na síntese do ácido ascórbico, é um dissacarídeo.
E) A fenilhidrazina não interfere na velocidade de reação da síntese do ácido ascórbico.

Questão 12
Dentre a variedade de formas de vida que se desenvolvem em ambientes aquáticos, existem vários vetores de doenças graves registradas no Brasil. A figura abaixo representa o ciclo biológico de um protozoário parasita de ocorrência em países tropicais.

Marque a doença e seu respectivo vetor representado na figura.
A) Malária e Anopheles
B) Malária e Haemagogus
C) Leishmaniose e Anopheles
D) Dengue e Aedes
E) Dengue e Anopheles

Questão 13
O avanço da pesquisa biotecnológica promove cada vez mais a mobilização da sociedade, dos setores econômicos e dos poderes públicos com respeito ao estímulo, à absorção e ao controle dos resultados dessa pesquisa. Observam-se reações positivas com respeito aos benefícios trazidos pela biotecnologia e reações negativas – naturais quando se trata de qualquer conhecimento relativamente novo – quanto aos riscos tecnológicos. A sociedade, por meio de seus representantes e órgãos reguladores, responde com o estabelecimento de controle técnico mais detalhado no campo da biossegurança. (...) Ao longo dos últimos anos temos tido a oportunidade de presenciar um debate acirrado acerca da conveniência ou não de permitirmos a entrada – e o desenvolvimento – de produtos transgênicos e dessa tecnologia no Brasil. (SCHOLZE, Simone H. Biossegurança e Produtos Transgênicos. Acesso em 15/07/03.)
Em relação aos organismos transgênicos, tema abordado no texto acima, pode-se afirmar que
A) são geneticamente modificados por possuírem genes somente da sua espécie.
B) são geneticamente modificados por possuírem somente cromossomas de uma outra espécie.
C) são todos clonados na fase vegetativa.
D) sofrem mutação pela ação dos raios ultravioletas (UV).
E) são geneticamente modificados por possuírem genes de espécies diferentes.

Questão 14
Os métodos contraceptivos são recomendados para controle da natalidade, sendo um deles, a camisinha, também um meio seguro de proteção contra a AIDS. São métodos anticoncepcionais exclusivos, respectivamente, do homem e da mulher:
A) diafragma e camisinha.
B) vasectomia e DIU.
C) ligadura de tuba e pílula anticoncepcional.
D) tabela e coito interrompido.
E) camisinha e vasectomia.

Questão 15
Em momentos emocionais, a adrenalina aumenta a tensão nos músculos estriados, promove o relaxamento dos músculos lisos e altera a distribuição sangüínea no corpo. O fígado descarrega glicose no sangue, aumentando o suplemento de energia para as células musculares. Tudo isso, junto, eleva a pressão arterial e permite uma resposta mais espontânea. Essas alterações orgânicas acontecem devido à ação da adrenalina, que é produzida
A) pelo pâncreas.
B) pela tireóide.
C) pela para-tireóide.
D) pelas supra-renais.
E) pelos testículos, no homem, e pelos ovários, na mulher.

Questão 16
Watson e Crick, que deduziram a estrutura tridimensional da molécula de DNA em 1953, apresentaram um modelo do processo molecular de quebra do DNA análogo a um zíper que se abre a partir de uma de suas pontas, permitindo que os dois filamentos desenrolados exponham as suas bases isoladas. Esse processo culmina com a

A) mutação.
B) duplicação.
C) sinclemia.
D) tradução.
E) divisão celular.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder às questões de 17 a 20.
Mato Grosso: somos os maiores ...
A importância da agricultura para o estado de Mato Grosso (MT) é freqüentemente noticiada sob o ponto de vista do comércio e do censo agrícola, por exemplo, o complexo da soja exportou sozinho mais de 800 milhões de dólares no primeiro semestre de 2003; ou, a safra mato-grossense de algodão responde por 60% da produção nacional; ou ainda, MT é o maior produtor de soja e algodão do Brasil. Uma leitura crítica dessas manchetes desvela a outra face das “moedas e estatísticas da nossa produção agrícola”: somos também os maiores consumidores nacionais de biocidas. Segundo levantamentos preliminares feitos por estudantes de Agronomia da UFMT, na safra 2000/01, somente os municípios de Rondonópolis e Campo Verde consumiram juntos, aproximadamente, 750 mil litros de herbicidas, 430 mil litros de inseticidas e 85 mil litros de fungicidas. Os mesmos estudos revelaram que os princípios ativos mais utilizados foram o Glifosato e o 2,4 D (em herbicidas), o Endosulfan (em inseticidas), e o Carbendazin (em fungicidas).

Esses agroquímicos são biologicamente ativos por desenho e, a despeito do potencial para atacarem o DNA ou interferirem no sistema de informação biológico (neste caso, atuam como “hackers”), transformaram-se em parte importante de nossa agricultura empresarial.
Questão 17
Em relação aos biocidas mencionados no texto, é correto afirmar:
A) O nome IUPAC do Glifosato é ácido [(fosfonometil)amino] butanóico.
B) O Glifosato possui três grupamentos de natureza básica e um de natureza ácida.
C) O nome do 2,4 D é ácido 2,4-diclorofenóxi-etanóico, segundo a IUPAC.
D) O Carbendazim possui os grupos funcionais amina e éter.
E) A fórmula molecular do Endosulfan é C9H8Cl6O3S.

Questão 18
Alguns biocidas, como o Endosulfan, têm o potencial de agir sobre o sistema endócrino dos animais, inclusive do ser humano, causando sérios problemas, como aumento da vulnerabilidade ao câncer de mama, próstata, ovário e útero em adultos e disfunção da tireóide. Sobre o sistema endócrino, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) Hormônios são substâncias químicas (geralmente proteínas, esteróides e aminas) que regulam a atividade de estruturas denominadas “órgãos alvo”.
B) Níveis elevados de hormônio no sangue resultam na inibição ou estimulação de sua produção na glândula que o secretou.
C) As gônadas masculinas e femininas são glândulas produtoras, respectivamente, dos hormônios testosterona e estrógeno.
D) A prolactina é um hormônio que atua sobre o ovário, promovendo a secreção de progesterona.
E) Contrações uterinas e expulsão do leite são efeitos produzidos pela progesterona.

Questão 19
O Endosulfan é um biocida já proibido em muitos países. Sua degradação no meio ambiente ocorre através de processos bióticos (primariamente, oxidação a sulfato de Endosulfan, um éster do H2SO4) e abióticos (hidrólise a um diol). A hidrólise do Endosulfan é uma reação de primeira ordem e envolve ataque nucleofílico da hidroxila ao enxofre do grupo S = O. Considerando essas informações adicionais, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) A substância

é o metabólito primário resultante da degradação do Endosulfan pela biota do solo.
B) A hidrólise do Endosulfan produz a substância

C) A velocidade da reação de hidrólise pode ser dada pela equação v = −k.CEndosulfan.
D) A substância

é o principal produto da degradação do Endosulfan pela via abiótica.
E) A hidrólise do Endosulfan é um mecanismo de defesa natural que envolve a transformação de uma substância hidrofóbica que pode atravessar a membrana (lipo-protéica) celular em outra de caráter hidrofílico.

Questão 20
A solubilidade em água do 2,4 D é 45g/dm3 (25 °C) e seu pKa é 2,6. A solubilidade do Glifosato, por outro lado, é 12 g/dm3 e seus pKa’s são 0,8 (1.° grupo fosfônico), 2,3 (grupo carboxílico), 6,0 (2.° grupo fosfônico) e 11,0 (grupo amino). A partir desses dados, assinale a afirmativa correta.
A) A solubilidade em água do 2,4 D e do Glifosato aumenta com o aumento do pH.
B) Soluções aquosas de 2,4 D são mais ácidas que soluções aquosas de Glifosato de mesma concentração em mol/dm3.
C) Numa mesma temperatura, volumes iguais de soluções saturadas de 2,4 D e de Glifosato possuem a mesma quantidade de matéria.
D) A concentração de íons H+ de equilíbrio numa solução de Glifosato é resultante apenas da ionização do primeiro grupo fosfônico da molécula.
E) O pKb do grupo amina do Glifosato é 11.

Questão 21
Considere as espécies químicas monoatômicas indicadas na tabela abaixo.

Em relação às espécies químicas monoatômicas apresentadas na tabela, pode-se afirmar que
A) V é um cátion.
B) III é um ânion.
C) II é eletricamente neutro.
D) III e IV são de um mesmo elemento químico.
E) I e II não são isótopos.

Questão 22
Numa recomendação de adubação para arroz de terras altas (sequeiro), em solos de cerrado, sugeriu-se a aplicação de 35kg de N/ha, 100 kg de P2O5/ha e 50 kg de K2O/ha. Considerando-se que foram utilizados sulfato de amônio, superfosfato triplo (dihidrogenofosfato de cálcio) e cloreto de potássio, como fontes de nitrogênio, fósforo e potássio, respectivamente, assinale a afirmativa INCORRETA.

A) As fórmulas dos compostos utilizados são respectivamente: (NH4)2SO4, Ca(H2PO4)2 e KCl.
B) Deverão ser aplicados aproximadamente 35kg de sulfato de amônio por hectare para atender a dose de N recomendada.
C) O óxido de potássio é um óxido básico e não ocorre no solo e nem em adubos ou plantas, mas é utilizado para expressar o teor de potássio em fertilizantes.
D) O íon amônio é um ácido de Bronsted-Lowry e a dissolução do sulfato de amônio provoca a acidificação da solução do solo.
E) Deverão ser aplicados aproximadamente 82,4 kg de cloreto de potássio comercial por hectare, com 96% de pureza para atender à dose de K2O recomendada.

Questão 23
Um professor de Química entregou a um aluno uma amostra líquida bifásica para análise de sua composição. O aluno separou devidamente as duas fases, determinando as temperaturas de fusão e de ebulição de cada uma e obteve os seguintes dados:

Considerando os dados descritos, assinale a afirmativa correta.
A) Foi utilizada a destilação fracionada para separar devidamente a fase 1 da fase 2.
B) Na curva de aquecimento da fase 2, entre 30º C e 100º C, não haverá qualquer estabilidade na temperatura desse material.
C) A fase 1 é constituída por uma única substância.
D) A -18 º C o material da fase 1 é líquido.
E) Existem nessa amostra, no mínimo, três substâncias.

Questão 31
Na fotossíntese, substâncias pouco energéticas (CO2 e H2O) são transformadas em substâncias “ricas em energia” (como glicose), por meio da transformação da energia luminosa em energia química de ligação. A luz utilizada nesse processo é absorvida por uma série de pigmentos. Em relação à fotossíntese, pode-se afirmar:
A) Cada pigmento absorve determinados comprimentos de onda, mas tende a refleti-los igualmente em todo o espectro eletromagnético.
B) Durante a fotossíntese, a clorofila absorve totalmente luz verde e emite CO2.
C) A clorofila, durante a fotossíntese, absorve luz
predominantemente no comprimento de onda do violeta, azul e vermelho, refletindo no verde, sendo as folhas, por isso, verdes.
D) A clorofila necessita absorver o máximo de energia luminosa, por isso absorve luz em todos os comprimentos de onda com a mesma eficiência.
E) A clorofila, durante a fotossíntese, absorve luz com comprimento de onda na faixa do verde e emite O2.

Questão 32
Considere dois observadores, um na Terra e outro no planeta Marte. O observador na Terra vê, à meia noite, o planeta Marte no ponto mais alto no céu, sobre sua cabeça. À meia-noite, no planeta Marte, o observador de lá
A) vê a Terra no ponto mais alto sobre sua cabeça.
B) não vê a Terra.
C) vê a Terra entre Vênus e Júpiter.
D) vê a Terra em conjunção com Mercúrio e o Sol.
E) verifica que a luz do Sol refletida pela Terra é imperceptível devido à grande distância.

Questão 33
É possível transmitir informações (sinais de rádio, TV, celular, etc.) entre duas espiras situadas a uma certa distância uma da outra. A explicação desse fenômeno é formulada
A) pelas leis de Faraday e Coulomb, combinadas, pois a transmissão de sinais dá-se por meio de ondas eletromagnéticas.
B) pela lei de Faraday, pois trata-se de um fenômeno magnetostático.
C) pela lei de Ampère, pois trata-se de um fenômeno de magnetização.
D) pela lei de Coulomb, pois trata-se de um fenômeno eletrostático.
E) pelas leis de Faraday e Ampère, combinadas, pois trata-se de um fenômeno que envolve tanto a geração de campos por correntes elétricas como a geração de correntes por campos eletromagnéticos.

Questão 34
No final do Séc. XIX, Ludwig Boltzmann demonstrou que é possível descrever teoricamente o comportamento de variáveis termodinâmicas macroscópicas, tais como a pressão e a temperatura, admitindo que os gases são constituídos por “pequenas partículas” que se movem com uma certa velocidade se chocando umas contra as outras e contra as paredes do recipiente que os contém. Até então, não haviam sido formulados os modelos contemporâneos de átomos e moléculas. Lênin manifestou sua concordância com a teoria dos gases de Boltzmann, classificando-a como “essencialmente materialista”. A teoria de Boltzmann é coerente com o materialismo marxista-leninista, pois
A) procura demonstrar que o mundo macroscópico pode ser entendido através de propriedades microscópicas objetivas, que podem ser mensuradas sem a necessidade de explicações metafísicas.
B) Marx já havia incorporado a sua obra a suposição de que os materiais são constituídos por moléculas.
C) as máquinas térmicas idealizadas por Boltzmann poderiam ser utilizadas pelo proletariado russo como forma de fortalecer o segmento da economia a que eles pertenciam.
D) todas as teorias da Física têm bases materialistas-marxistas.
E) procura demonstrar que, da mesma forma que um gás é contido num recipiente, o Estado pode exercer forte controle sobre a população.

Questão 35
No gráfico abaixo, é mostrado um ciclo no diagrama p × V correspondente a 2 mols de um gás ideal.

Com base nas informações contidas no gráfico, assinale a afirmativa correta.
A) O trabalho realizado pelo gás no ciclo é nulo.
B) Do ponto B para o C, o gás é comprimido isotermicamente.
C) Não há troca de calor do ponto D para o A.
D) A variação da energia interna do gás no ciclo é nula.
E) Nos pontos A, B, C e D, a temperatura do gás corresponde a quatro valores diferentes.

Questão 36
Um astronauta, cuja nave está pousada num planeta distante, deve voltar à Terra. Entretanto, a nave possui pouco combustível. Para voltar, necessita conhecer a massa do planeta para saber se a nave terá empuxo suficiente a fim de vencer a força gravitacional e retornar. Para determinar a massa do planeta, usou um pêndulo simples de um metro de comprimento e verificou que o período de oscilação era dois segundos. A massa do planeta, aproximadamente, é

A) 6,0 × 1024 kg.
B) 2,3 × 1024 kg.
C) 5,5 × 1024 kg.
D) 4,2 × 1024 kg.
E) 7,2 × 1024 kg.

Questão 37
Na Física Contemporânea, todos os fenômenos podem ser descritos pelas quatro Forças Naturais:
• A Gravitacional, que atua entre corpos e partículas que possuem massa.
• A Eletromagnética, que atua entre corpos e partículas que possuem carga elétrica.
• A Nuclear Forte, que atua entre prótons e nêutrons no interior do núcleo dos átomos.
• A Nuclear Fraca, que é responsável pelos processos de transformação de um próton em um nêutron, ou vice-versa.
Assim sendo, uma reação química é uma manifestação
A) da força gravitacional.
B) da força nuclear forte.
C) da força eletromagnética.
D) da força nuclear fraca.
E) de uma combinação das forças gravitacional e eletromagnética.

Questão 38
O potencial de ionização de uma molécula é definido como a quantidade de energia necessária para se arrancar um elétron de uma molécula. Por meio do conhecimento do valor dessa grandeza física, é possível se estimar o alcance das partículas alfa no ar. Uma maneira de se fazer isso é supor que a trajetória das partículas alfa é retilínea e que a perda de energia dessas partículas se dá com a ionização das moléculas presentes no ar. Considerando que a massa molecular das moléculas constituintes do ar é 30 unidades de massa atômica, o valor mais próximo do alcance da partícula alfa no ar é

A) 1 cm.
B) 1 micron.
C) 100 m.
D) 1 m.
E) 10 m.

Questão 39
O gráfico abaixo mostra como está variando a velocidade com o tempo de movimento de um móvel de 500 kg de massa.

Qual o valor aproximado da potência desenvolvida entre as velocidades indicadas no gráfico em cavalos-vapor (cv)?

A) 15,3
B) 20,3
C) 5,50
D) 25,1
E) 11,9

Questão 40
O voltímetro da figura, constituído por um indicador analógico e uma chave de mudança de escala, está sendo utilizado para medir a diferença de potencial de uma bateria.

Com base nas informações da figura, pode-se dizer que a bateria possui
A) 6,0 V.
B) 15 V.
C) 2,5 V.
D) 1,5 V.
E) 9,0 V.

GABARITO
1. E
2. B
4. A
6. D
7. B
8. E
10. E
11. C
12. A
13. E
14. B
15. D
16. B
17. C
18. NULA
19. D
20. A
21. D
22. B
23. E
31. C
32. B
33. E
34. A
35. D
36. B
37. C
38. A
39. E
40. D

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...