segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

QUÍMICA [UFPB]


33. As reações químicas estão presentes em vários fenômenos do cotidiano, como a queima de combustíveis, oxidação de metais etc. Com o intuito de esclarecer esses fenômenos, um professor de Química propôs aos seus alunos a realização de um experimento, em que utilizou balança de dois pratos, uma folha de papel (1) e um pedaço de esponja de ferro (2), ambos com massas idênticas, como ilustrado a seguir. Após a montagem do experimento, a folha de papel e a esponja de ferro foram queimadas.

Com base no exposto, a figura que representa corretamente a situação final observada é:


34. Em viagens espaciais, o dióxido de carbono produzido pela respiração dos tripulantes precisa ser eliminado. Uma forma possível de eliminar o CO2 é a partir da reação com o hidróxido de lítio, conforme equação a seguir:
2LiOH (s) + CO2 (g) Li2CO3 (s) H2O (l)  
Nesse contexto, para a eliminação de 880g de CO2, produzidos diariamente por um astronauta, a quantidade necessária de hidróxido de lítio é:
a) 240g
b) 440g
c) 480g
d) 880g
e) 960g

35. A amônia é um dos compostos químicos mais fabricados no mundo, com largo emprego na produção de fertilizantes nitrogenados que são importantes para a agricultura. Na produção industrial, pelo processo Haber-Bosch, os gases nitrogênio e hidrogênio reagem em condições controladas de pressão e temperatura, produzindo a amônia.
Para ilustração dessa reação, considere a seguinte representação:

Com base nessas informações, conclui-se que a reação de produção da amônia está representada pelo esquema:


36. A revista Veja de 22 jun. 2012, veiculou uma reportagem baseada em pesquisa sobre a qualidade da água distribuída em 16 capitais brasileiras. A pesquisa revela a contaminação por cafeína na água de 15 capitais, inclusive João Pessoa. Conforme mencionado na referida reportagem, a cafeína, consumida amplamente no mundo inteiro, não faz necessariamente mal à saúde, mas é um poderoso indicador de outros contaminantes, em particular os chamados poluentes emergentes, resíduos cada vez mais presentes nas águas do mundo. O mapa ao lado apresenta as capitais onde foi detectada a presença de cafeína, cujos níveis estão indicados na legenda:

Supondo-se que, em alguma cidade do interior da Paraíba, a concentração de cafeína na água seja de 3,0×10−10molL−1, a concentração de cafeína nessa cidade corresponde, de acordo com o mapa, ao nível detectado na capital do estado de:
a) SP
b) MG
c) PB
d) TO
e) RO

37. O formaldeído, também conhecido como formol, tem sido indevidamente utilizado no alisamento capilar, acarretando risco à saúde, uma vez que é adicionado manualmente à formulação, nos próprios institutos de beleza. A legislação sanitária, estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), permite o uso do formol em produtos cosméticos capilares, apenas, na função de conservante e com concentração máxima de 0,2 % em volume, e restringe o acesso da população ao formol, coibindo seu uso como alisante capilar.  Adquirindo-se um produto cuja concentração de formol é de 1,0 % em volume, um procedimento para que a solução manipulada esteja em conformidade com a legislação é:
a) Retirar uma parte do produto e adicionar uma parte do solvente.
b) Retirar duas partes do produto e adicionar uma parte do solvente.
c) Retirar uma parte do produto e adicionar duas partes do solvente.
d) Retirar quatro partes do produto e adicionar uma parte do solvente.
e) Retirar uma parte do produto e adicionar quatro partes do solvente.  

 Para responder às questões 38 e 39, leia o texto a seguir:  
 Atualmente, a sociedade, frente à degradação do meio ambiente, tem se tornado cada vez mais atuante. Um exemplo foi a conferência Rio+20, realizada no Brasil em 2012, em que um dos assuntos discutidos foi o da utilização da biomassa como matéria-prima que tem adquirido grande importância nos últimos anos. O termo biomassa refere-se à matéria orgânica existente nos organismos. Alguns compostos estratégicos na indústria podem ser obtidos de fontes renováveis a partir da biomassa, como o furfural, de fórmula molecular C5H4O2, produto da hidrólise ácida de polissacarídeos, importante material de partida na indústria química e farmacêutica. A produção agrícola brasileira gera em grandes quantidades as principais fontes para a obtenção do furfural, que são o sabugo de milho, o bagaço de cana-de-açúcar, a casca do arroz e o farelo de trigo. O esquema a seguir apresenta alguns derivados obtidos do furfural:

38. O texto mostra a importância do furfural (1) como material de partida para importantes intermediários da indústria química. O esquema mostra, entre outros compostos, a furfurilamina (5), que é utilizada na produção de substâncias com atividades farmacológicas e pesticidas, e o ácido furoico (6), que é empregado na síntese de medicamentos e perfumes.
 Considerando as estruturas dos compostos orgânicos citados, identifique as funções orgânicas observadas:
 I. Função amida.
 II. Função ácido carboxílico.
III. Função cetona.
IV. Função amina.
 São observadas apenas as funções:
a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) III e IV
e) II, III e IV

39. A partir do furfural (1) são obtidos derivados como o álcool furfurílico (2) e tetrahidrofurano (4) que são importantes solventes orgânicos. Com base no esquema e nos conhecimentos sobre as reações de compostos orgânicos, identifique as reações químicas envolvidas:
 I. Oxidação na conversão do composto (1) ao (6).
 II. Redução na conversão do composto (1) ao (2).
III. Alquilação na conversão do composto (3) ao (4).
IV. Esterificação na conversão do composto (6) ao (7).
 Estão envolvidas apenas as reações:
a) I e III
b) II e III
c) I, II e IV
d) I e IV
e) II, III e IV

 40. A quiralidade é crucial na indústria farmacêutica, pois a presença de um centro quiral implica na possibilidade de isômeros com atividades farmacológicas distintas, que podem ser benéficas ou não. Há casos em que ambos os isômeros apresentam atividades similares, porém com níveis de intensidade diferentes. A varfarina é um exemplo desses casos que apresenta os isômeros (+) e (−), sendo que a potência in vivo do isômero (−) é de duas a cinco vezes maior do que o isômero (+). Esses isômeros diferem entre si quanto à direção do desvio do plano da luz polarizada. A varfarina, mostrada na figura a seguir, é um anticoagulante utilizado na prevenção de tromboses.

A respeito dos isômeros da varfarina, pode-se afirmar:  
 I. Apresentam imagens especulares que podem ser superpostas.
 II. Apresentam isomeria cis-trans.
III. Constituem um exemplo de tautomeria.
IV. Constituem um exemplo de isomeria óptica.  
 Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
a) I
b) I e II
c) II e III
d) III e IV


e) IV

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...