terça-feira, 15 de dezembro de 2020

BIOLOGIA [UEPG]

 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

16– A evolução biológica detém inúmeras evidências científicas sobre o fato de as formas de vida atualmente viventes terem surgido por processo de descendência com modificação a partir de um ancestral comum. Em relação às evidências da evolução biológica, assinale o que for correto. 

01) Para estudar a evolução biológica, os cientistas podem utilizar o registro fóssil. A reconstrução de um organismo fóssil permite inferir semelhanças com organismos recentes e, desse modo, fornece indícios de parentesco evolutivo. 

02) A comparação e a análise da similaridade da sequência de DNA de um gene em um grupo de organismos não permitem o estabelecimento de parentesco evolutivo. 

04) Órgãos vestigiais também indicam relações evolutivas entre espécies e podem ser utilizados para a determinação de parentesco. 

08) A embriologia comparada também fornece forte evidência evolutiva. O estudo comparado da embriologia mostra que grupos de organismos próximos conservam grande semelhança no padrão de desenvolvimento corpóreo.

17– A hemofilia A é uma doença genética humana ligada ao cromossomo X recessiva. Sobre o assunto, assinale o que for correto. 

01) Um casal cuja mulher é não hemofílica (homozigota) e o homem possui hemofilia, apresenta a seguinte possibilidade na descendência: meninas normais e heterozigotas (50%) e meninos normais (50%). 

02) Devido ao gene estar localizado no cromossomo X, mulheres hemofílicas são mais frequentes do que homens que possuem esta doença. 

04) Um cruzamento entre mulher heterozigota e homem não hemofílico detém a seguinte possibilidade na descendência: 25% de meninas normais e homozigotas; 25% de meninas normais e heterozigotas; 25% de meninos normais e 25% de meninos hemofílicos. 

08) A descendência de um casal cuja mulher é hemofílica e o homem não hemofílico resulta na probabilidade: meninas hemofílicas (50%) e meninos normais (50%). 

18– Atualmente, o conhecimento genético pode ser utilizado em uma série de aplicações biotecnológicas. Assinale o que for correto sobre conhecimentos em genética que são úteis ao ser humano nas áreas da saúde, produção agropecuária e meio ambiente. 

01) A técnica de terapia gênica consiste em substituir todo o genoma de um paciente por um genoma considerado normal. Essa técnica não tem como foco o tratamento de doenças humanas. 

02) A chamada “impressão digital” genética ou DNA fingerprint tem sido útil para a identificação de pessoas, para esclarecer dúvidas sobre a possível participação de suspeitos em crimes e para realizar testes de paternidade. 

04) Com o advento da chamada “engenharia genética”, é possível introduzir um gene de uma espécie A em uma espécie B. Os organismos que, a partir da manipulação genética, recebem e incorporam um gene de outra espécie são chamados de transgênicos. 

08) A partir da tecnologia do DNA recombinante, é possível a produção de certos hormônios da espécie humana. O hormônio insulina, por exemplo, é produzido a partir do gene humano da insulina clonado em bactérias. Uma grande quantidade de insulina é sintetizada pelas bactérias recombinantes, a qual posteriormente é isolada e purificada para a utilização humana.

19– Nos ecossistemas em equilíbrio, o tamanho das populações mantém-se mais ou menos constante ao longo do tempo. Alterações no tamanho de uma população podem determinar alterações em outras coexistentes, provocando desequilíbrios ecológicos. Sobre o assunto, assinale o que for correto. 

01) A denominada resistência ambiental é o conjunto de fatores que se opõem ao crescimento populacional. Ela pode ser indicada pela diferença entre a taxa teórica de crescimento de uma população sob condições ideais (potencial biótico) e a taxa real observada na natureza. 

02) A densidade populacional não é influenciada pelos eventos de imigração e emigração. Estes são importantes apenas para a determinação da capacidade de suporte do meio em que a população se encontra. 

04) O chamado potencial biótico de uma população é a sua capacidade de aumentar em número de indivíduos em condições limitantes de espaço e de alimento e na presença de predadores, competidores e parasitas. 

08) No estabelecimento de um equilíbrio entre a resistência ambiental e a tendência de crescimento de uma população, temos a denominada capacidade de suporte do meio.

20– A imagem a seguir apresenta as diferentes fases de uma sucessão ecológica. Em relação ao apresentado, assinale o que for correto.


01) Em (I), é demonstrado o evento de quebra do equilíbrio das comunidades que ocupavam o local pela ocorrência de uma queimada. Em linhas gerais, os eventos de sucessão que ocorrem neste tipo de situação demoram menos tempo quando comparados a comunidades pioneiras que se estabelecem em uma área estéril, por exemplo, sobre a rocha nua. 

02) Em uma sucessão ecológica, quanto maiores as opções de alimento, mais animais se instalam no local. Com isso são formadas cadeias e teias alimentares mais complexas, aumentando o número de associações entre os seres vivos. 

04) Os eventos demonstrados na figura representam as etapas das comunidades: pioneira (II), intermediárias (III e IV) e clímax (V) de uma sucessão primária. A comunidade clímax sempre é alcançada em poucos anos neste tipo de sucessão. 

08) A imagem representa os eventos da chamada sucessão primária. Sucessões primárias ocorrem em locais já habitados, cujo equilíbrio foi rompido por alguma mudança ambiental, causada ou não pelo ser humano.


GABARITO

16. 01+04+08 = 13

17. 01+04 = 05

18. 02+04+08 = 14

19. 01+08 = 09

20. 01+02 = 03


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...