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Mostrando postagens de fevereiro 19, 2013

BIOLOGIA [UEG]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] -INGLÊS Questão 21 De acordo com o quadro a seguir, relacione os anexos embrionários com suas principais funções: Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA, de cima para baixo: a) I - III - II - IV b) I - II - III - IV c) II - IV - III - I d) IV - II - III - I e) IV - III - II - I Questão 22 A taxonomia, ramo da biologia que estuda e classifica os seres vivos, utiliza técnicas de biologia molecular, como a análise do teor das bases nitrogenadas do ADN (A, C, G e T) para identificar organismos como bactérias e outros. Em uma pesquisa genética, um microbiologista encontrou 23% de adenina em um gene bacteriano. Em seguida, comparou esse teor com os de genes de outras cinco bactérias de grupos distintos no intuito de classificá-la em um dos grupos. Analise o quadro abaixo, com os teores encontrados. Marque a alternativa que indica o provável grupo ao qual a bactéria pode pertencer: a) Grupo I b) Grupo II c) Grupo III d)...

BIOLOGIA [UEG]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Questão 21 As figuras abaixo ilustram diferentes etapas do processo de sucessão ecológica observada na margem de um lago. STORER , T. I. et al. Zoologia geral. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1991. p. 217. Sobre a sucessão ecológica, é INCORRETO afirmar que: a) nenhum ecossistema é permanente, alguns mudam abruptamente e outros persistem por anos ou séculos. b) as comunidades que se substituem são chamadas de séries, ou comunidades intermediárias, sendo que cada estágio irá influenciar no desenvolvimento do estágio seguinte. c) as gramíneas em A representam as comunidades pioneiras que primeiro se instalam no terreno. d) a figura D ilustra uma comunidade-clímax, que apresenta maior estabilidade que as fases anteriores, desde que não haja alterações bruscas no clima, nem catástrofes ecológicas. e) no decorrer de uma sucessão ecológica, ocorre a diminuição do número de nichos disponíveis e o conseqüente aumento da diversidade de espé...

BIOLOGIA [UERJ]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 01. No início do século XX, a transmissão das informações genéticas para os descendentes era explicada por algumas hipóteses sobre as leis da hereditariedade, como a mendeliana e a por mistura. Observe os esquemas: Suponha que, em um indivíduo de uma população com reprodução sexuada, apareça, por mutação, um gene raro que confira ao seu portador características vantajosas. Indique, para cada uma das hipóteses representadas, se há ou não possibilidade de aumento da freqüência do gene mutante na descendência desse indivíduo e justifique suas respostas. 02. Em um costão da baía de Guanabara existe um tipo de cadeia alimentar que pode ser assim descrito: - a lesma-do-mar se alimenta de um determinado tipo de alga; - microcrustáceos se alimentam do muco que reveste a pele da lesma-do-mar; - pequenos peixes, como o peixe-borboleta e o paru, alimentam-se dos microcrustáceos. Identifique e descreva as relações ecológicas existentes entre: -...

BIOLOGIA [UERJ]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 01. A hidrólise dos triacilgliceróis na célula adiposa produz glicerol e ácidos graxos. No fígado, em determinadas situações metabólicas, o glicerol pode ser usado na síntese da glicose, através da reversão de etapas da glicólise, como mostra o esquema abaixo: Aponte o número máximo de carbonos radioativos que pode ser encontrado na glicose se dois dos carbonos do glicerol forem marcados com o isótopo  14 C . Justifique sua resposta. 02. Na fosforilação oxidativa, a passagem de elétrons através da cadeia respiratória mitocondrial libera a energia utilizada no bombeamento de prótons da matriz para o espaço entre as duas membranas da mitocôndria. O gradiente de prótons formado na membrana interna, por sua vez, é a fonte de energia para a formação de ATP, por fosforilação do ADP. Algumas substâncias tóxicas, como o dinitrofenol (DNF), podem desfazer o gradiente de prótons, sem interferirem no fluxo de elétrons ao longo da cadeia respiratór...