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Mostrando postagens de outubro 1, 2012

BIOLOGIA [UFS]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 21. Analise as proposições abaixo sobre a fecundação e o desenvolvimento embrionário dos animais. 0 0 - Na espécie humana, a ovogênese só pode ser completada quando ocorre a penetração do espermatozoide no oócito secundário. 1 1 - Após a terceira divisão de um ovo fecundado, o embrião é formado por 8 blastômeros de igual tamanho. Por esse dado, pode-se afirmar corretamente que esse ovo é isolécito. 2 2 - O esquema abaixo representa a fase da neurulação do desenvolvimento embrionário do anfioxo. 3 3 - A figura representa uma gástrula formada a partir de um ovo oligolécito. No caso de ovos heterolécitos, as células da camada interna da gástrula são muito maiores do que as que constam da figura. 4 4 - Se ocorrerem problemas no desenvolvimento do mesoderma do embrião de uma tartaruga, poderão surgir defeitos na formação do encéfalo e do coração. 22. Todos os seres vivos de nosso planeta descendem de organismos muito simples, que surgiram há mais de 3...

BIOLOGIA [UFS]

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  [ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 21. Um cientista que estuda a diversidade dos seres vivos precisa conhecer as regras para classificá-los e para caracterizá-los. Sobre esses assuntos, analise as proposições abaixo. 0 0 - Considere o diagrama a seguir. A onça parda e o gato doméstico pertencem às mesmas categorias taxonômicas até o nível de gênero. 1 1 - Um determinado ser vivo é descrito da seguinte maneira: "Suas células contêm o material genético no centro do citoplasma, sem qualquer envoltório membranoso ao redor. Possuem clorofila, sendo fotossintetizantes." Por essa descrição, pode-se afirmar corretamente que se trata de uma cianobactéria. 2 2 - A Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica estabelece regras que são seguidas pelos cientistas de todo o mundo. Assim, em todos os países da Terra o nome científico do cão é Canis familiaris . 3 3 - Um estudante observou seres microscópicos de um charco e se interessou por um organismo unicelular eucarionte, heterotr...

BIOLOGIA [UFS]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 21. Analise as proposições abaixo que se baseiam em aspectos de estudos sobre a origem da vida no planeta Terra, em etapas do método científico e, em parte, da história da Biologia. 0 0 - A teoria da abiogênese formula que os seres vivos se originaram a partir de outros seres vivos. 1 1 - Considerando-se a hipótese heterotrófica sobre a origem da vida na Terra, afirma-se corretamente que a fotossíntese foi o primeiro processo utilizado pelos seres vivos para a obtenção de energia para sua sobrevivência. 2 2 - Durante uma pesquisa científica, as hipóteses sobre o que está sendo estudado são argumentos levantados apenas depois de exaustiva fase de experimentação. 3 3 - Para provar que determinado elemento mineral é essencial para a vida de determinada planta, cultivaram-se exemplares desse vegetal em solução nutritiva sem o elemento em questão e observaram-se as reações da planta após certo tempo. Esse procedimento está perfeitamente de acordo com os prece...

BIOLOGIA [UFAM]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 31. A ciência agrupa os seres vivos conforme as características que eles apresentam em comum, onde cada grupo possui um subgrupo, o qual possui outro subgrupo, e a cada reagrupamento as similaridades ficam cada vez mais acentuadas. A classificação básica dos seres vivos está constituída, em ordem decrescente, com as seguintes categorias taxonômicas principais: a) reino ou divisão, filo, classe, ordem, família, espécie e variedade. b) divisão, reino, filo, classe, subclasse, família, ordem, gênero e espécie. c) filo, reino ou divisão, ordem, classe, família, gênero, espécie e variedade. d) reino, filo ou divisão, classe, ordem, família, gênero e espécie. e) reino, filo, classe, divisão, ordem, família, gênero, espécie e subespécie. 32. Existem na Terra cerca de 30 milhões de espécies diferentes. De acordo com MARGULIS (2001), esta enorme biodiversidade está organizada de acordo com as peculiaridades estruturais e funcionais dos grupos existentes,...

BIOLOGIA [UFAM]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 29. Na biosfera, alguns organismos desenvolveram a capacidade de armazenar energia em compostos orgânicos para utilização em seus processos metabólicos. O processo de armazenamento dessa energia e exemplos de seres vivos capazes de realizá-lo são: 30. As plantas que normalmente crescem em solo arenoso crescem mais devagar porque precisam gastar parte considerável da sua energia na criação de defesas contra insetos e outros herbívoros (Jornal da Ciência - SBPC, 02 de agosto de 2004). Quanto à reserva de energia dos vegetais e dos animais, podemos afirmar que:  a) a gordura, reserva de energia dos animais, acumula água por ser hidrofóbica, provocando um aumento de peso nestes seres vivos. b) o amido, reserva de energia dos vegetais, é hidrofóbico, o que possibilita a redução do acúmulo de água com conseqüente redução do peso corporal destes seres vivos. c) o amido, principal reserva de energia dos vegetais, é hidrofílico, e a gordura, principal ...