BIOLOGIA [UFS]


21. Analise as proposições abaixo sobre a fecundação e o desenvolvimento embrionário dos animais.
0 0 - Na espécie humana, a ovogênese só pode ser completada quando ocorre a penetração do espermatozoide no oócito secundário.
1 1 - Após a terceira divisão de um ovo fecundado, o embrião é formado por 8 blastômeros de igual tamanho. Por esse dado, pode-se afirmar corretamente que esse ovo é isolécito.
2 2 - O esquema abaixo representa a fase da neurulação do desenvolvimento embrionário do anfioxo.
3 3 - A figura representa uma gástrula formada a partir de um ovo oligolécito.
No caso de ovos heterolécitos, as células da camada interna da gástrula são muito maiores do que as que constam da figura.
4 4 - Se ocorrerem problemas no desenvolvimento do mesoderma do embrião de uma tartaruga, poderão surgir defeitos na formação do encéfalo e do coração.
22. Todos os seres vivos de nosso planeta descendem de organismos muito simples, que surgiram há mais de 3 bilhões de anos. A enorme diversidade de seres vivos atuais é resultado de um longo processo de evolução biológica. Analise as proposições sobre esse assunto.
0 0 - Duas populações de determinada espécie, quando reprodutivamente isoladas podem passar a ter histórias evolutivas diferentes.
1 1 - O esquema abaixo exemplifica um caso de seleção natural.
 
2 2 - A ilustração abaixo exemplifica um caso de convergência adaptativa.
3 3 - Os membros superiores do homem e as nadadeiras peitorais das baleias, apesar de apresentarem forma e função diferentes, possuem a mesma origem embrionária. Por esses motivos, são considerados estruturas homólogas.
4 4 - A recombinação gênica responsável pelo aumento da variabilidadade genética só ocorre em organismos que se reproduzem sexuadamente.

23. Analise as proposições abaixo sobre o conjunto formado pela biocenose e pelo biótopo em interação chamado ecossistema.
0 0 - As capivaras, embora perseguidas pelo homem porque podem devastar plantações, causando prejuízos financeiros, também têm sua utilidade porque depositam seus excrementos junto às águas de rios e lagos, contribuindo para a proliferação do fito-plâncton. Esse é comido por peixes que constituem o prato básico das populações humanas ribeirinhas. Nessas relações
tróficas, os produtores são as capivaras e o fitoplâncton. 
1 1 - Em um ecossistema terrestre, as gramíneas realizam fotossíntese, os ratos alimentam-se de gramíneas e as cobras comem os ratos. Nesse ecossistema, os ratos e as cobras encontram-se no mesmo nível trófico porque ambos são consumidores.
2 2 - A pirâmide ecológica que representa o fluxo de energia de um ecossistema pode ser apresentada como no seguinte esquema:
 3 3 - Em um ecossistema terrestre ocorre o esquema representado abaixo.
As plantas verdes participam apenas da etapa I e os animais participam apenas da etapa II.
4 4 - O esquema abaixo representa, simplificadamente, o ciclo do nitrogênio.
As bactérias representadas por I, II e III são, respectivamente, fixadoras, desnitrificantes e decompositoras.
 24. A Genética é um ramo da Biologia que estuda a transmissão das características hereditárias de uma geração para outra.
0 0 - Na descendência do cruzamento PPVv × ppVv espera-se que a proporção genotípica em F1 seja de 50% de PPVv e 50% de ppVv.
1 1 - Uma pessoa foi informada de que não poderia doar sangue para seu pai que é do grupo sanguíneo
B, nem para a sua mãe que é do grupo A. Conclui-se que o sangue dessa pessoa só pode ser do grupo AB.
2 2 - Um homem daltônico casa-se com uma mulher normal, não portadora dessa anomalia. Os filhos do sexo masculino serão daltônicos e as do sexo feminino serão portadoras.
3 3 - As células somáticas de determinada espécie de mamíferos têm 38 cromossomos. Sabendo-se que a determinação do sexo dessa espécie é do mesmo tipo que a da espécie humana, pode-se concluir que um gameta produzido por essa espécie tem 18 autossomos e 2 cromossomos sexuais.
4 4 - Na moranga, a cor dos frutos é condicionada pelas seguintes combinações de genes:
B_aa = amarelo
B_A_ = branco
bbA_ = branco
bbaa = verde
Essas informações permitem concluir que há uma relação epistática entre os genes A e B.
_________________________________________________________
25. Analise as proposições abaixo referentes aos organismos vivos de um ecossistema, abordando assuntos como crescimento populacional, sucessão ecológica e relação entre os seres vivos e o ambiente. Avalie-as.
0 0 - Definindo-se biodiversidade de um ecossistema como a riqueza em espécies, associada à abundância de indivíduos de cada espécie, é correto que esperemos encontrar maior diversidade em uma floresta tropical do que em uma floresta temperada.
1 1 - Verificou-se que, em uma floresta recém-desmatada, com o passar do tempo houve regeneração da vegetação. No início predominaram gramíneas e outros vegetais rasteiros, depois arbustos e árvores. Esse processo é conhecido como sucessão primária.
2 2 - Considere as etapas abaixo.
I. Densidade elevada e estável.
II. Densidade baixa, com predominância de espécies autótrofas.
III. Aumento da diversidade e do número de espécies heterótrofas.
Durante o processo de sucessão ecológica essas etapas ocorrem na sequência II→III→I.
3 3 - Em uma população formada por 500 indivíduos, em determinado ano nasceram 150, morreram 100, imigraram 25 e emigraram 75 indivíduos. Naquele ano, a população manteve-se em equilíbrio.
4 4 - A maré vermelha, responsável pela morte de grande número de organismos marinhos e por prejuízo nas atividades de pesca, é causada por derrames de petróleo na superfície do mar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]