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Mostrando postagens de janeiro 11, 2014

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNICAMP]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 1. Na discussão atual sobre a sustentabilidade do planeta, o termo “3R” tem sido usado para se referir a práticas - Reutilizar, Reciclar e Reduzir - que podem ser adotadas para diminuir o consumo de materiais e energia na produção de objetos.   a) Tendo em vista a sustentabilidade do planeta, ordene os verbos “reutilizar”, “reciclar” e “reduzir”, colocando em primeiro lugar a ação que levaria a uma diminuição mais significativa do consumo energético e material e, em último, a ação que levaria a uma diminuição menos significativa.    b) Em um condomínio residencial há quatro grandes recipientes para receber, separadamente, metais, vidros, papéis e plásticos. Seria importante que houvesse outro recipiente, que até poderia ser menor, para receber outro tipo de material. Que material seria esse, sabendo-se que, do ponto de vista ambiental, ele é mais prejudicial que os outros mencionados? Explique por que esse material é muito prejudicial a...

BIOLOGIA [UNICAMP]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 13. No futuro, pacientes com deficiência na produção de hormônios poderão se beneficiar de novas técnicas de tratamento, atualmente em fase experimental, como é o caso do implante das células b (beta) das ilhas pancreáticas (ilhotas de Langerhans).   a) Qual a conseqüência da deficiência do funcionamento das células b (beta) no homem? Explique.   b) Além das secreções de hormônios (endócrinas), o pâncreas apresenta também secreções exócrinas. Dê um exemplo de secreção pancreática exócrina e sua função.   c) Por que neste caso a secreção é chamada exócrina?   14. A utilização e manipulação de materiais produzidos com amianto foram proibidas, pois esta substância é prejudicial à saúde das pessoas que trabalham na produção de caixas de água, telhas e revestimentos. As fibras de amianto, por serem finíssimas, quando inaladas penetram, por exemplo, nos pulmões, alojando-se nas estruturas responsáveis pelas trocas gasosas.   ...

BIOLOGIA [UNICAMP]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 13. O processo de regeneração pode ocorrer tanto em organismos unicelulares como pluricelulares, conforme já demonstrado em vários experimentos. O resultado de um desses experimentos pode ser observado na figura A, que mostra a regeneração de apenas um fragmento da alga unicelular Acetabularia . A figura B mostra a regeneração de todos os fragmentos de uma planária (platelminto). a) Por que no experimento com Acetabularia não houve regeneração de todos os segmentos? b) Explique por que o processo de regeneração das planárias difere daquele que ocorre na Acetabularia . 14. Os grupos sangüíneos humanos podem ser classificados em 4 tipos: A, AB, B e O, pelo sistema ABO e, de acordo com o sistema Rh, como Rh+ e Rh-. a) Explique como o sangue de uma pessoa pode ser identificado em relação aos sistemas ABO e Rh. b) Explique por que uma pessoa com sangue tipo O é doadora universal mas só pode receber sangue do tipo O, enquanto uma pessoa com sang...

BIOLOGIA [UNICAMP]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 13. “Ao chegar ao Pará (Belém), encontrei a cidade, antes alegre e saudável, desolada por duas epidemias: a febre amarela e a varíola. O governo tomou todas as precauções sanitárias imagináveis, entre as quais a medida muito singular de fazer os canhões atirarem nas esquinas das ruas para purificar o ar .” (Adaptado de H.W. Bates, The naturalist on the river Amazon, 1863 apud O. Frota-Pessoa, Biologia na escola secundária, 1967.) a) As medidas de controle das doenças citadas no texto certamente foram inúteis. Atualmente, que medidas seriam consideradas adequadas? b) Explique por que a febre amarela ocorre apenas em regiões tropicais enquanto a varíola ocorria em todas as latitudes. c) Cite uma doença transmitida de modo semelhante ao da febre amarela. 14. O mapa abaixo mostra os países que reúnem em seus territórios 70% das espécies vegetais e animais existentes sobre a Terra. A maioria dos países que apresenta megadiversidade está localizada n...

BIOLOGIA [UNICAMP]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 13. “FAÇA DO LIXO UM ADUBO: Folhas mortas, casca de frutas, restos de alimentos quando queimados liberam gases poluentes. [...] Use este material para fazer um fertilizante natural. Consiga um latão, perfure-o nas laterais e vá intercalando este ‘lixo úmido’ com camadas finas de terra. Coloque em local arejado e mantenha sempre úmido, mas não demais. Em poucos meses, o material ficará uniforme, escuro, com cheiro de boa terra. Está pronto o adubo orgânico.” (informação na Internet: www.meioambiente.org.br/conversa.htm; Jornal Urtiga, Associação Ituana de Proteção Ambiental, Itu.) a) Que processo transforma o lixo em adubo? Explique em que consiste esse processo, indicando os organismos envolvidos. b) Cite dois produtos desse processo presentes no fertilizante, que são utilizados como fonte de macronutrientes pelas plantas. 14. Ciência ajuda natação a evoluir. Com esse título, uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo sob...