Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 5, 2014

BIOLOGIA [UEL]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Analise a figura abaixo e responda às questões 1 e 2. 1) Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir: I. A parede celular auxilia na manutenção da integridade osmótica externa, já que, nas plantas, o líquido extracelular é hipertônico, ao contrário do que acontece nos animais, onde as células estão mergulhadas em um meio hipotônico. II. As células vegetais se assemelham às células animais em muitos aspectos de sua morfologia, como a estrutura molecular das membranas e de várias organelas, em vários mecanismos moleculares básicos, como a replicação do DNA e sua transcrição em RNA, a síntese protéica e a transformação de energia via mitocôndrias. III. Preencher grande parte de seu conteúdo total com um vacúolo é considerado uma estratégia econômica usada pela célula para aumentar seu tamanho e adquirir grande superfície de contato entre o citoplasma e o ambiente externo, sem gasto de energia. IV. Juntamen...

BIOLOGIA [UEL]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 01- Leia o texto a seguir.  "Faz um século que a comunidade científica muda repetidamente de idéia sobre a natureza dos vírus. Vistos originalmente como venenos, depois como formas de vida e mais tarde como substâncias químicas biológicas, considera-se hoje que os vírus estejam numa região cinzenta entre o vivo e o não vivo. Só conseguem se replicar com a ajuda de células vivas e podem afetar profundamente o comportamento delas. A categorização dos vírus como seres sem vida durante a maior parte da história da biologia moderna teve uma conseqüência indesejada: levou os pesquisadores a ignorá-los no estudo da evolução. Finalmente, no entanto, os cientistas estão começando a entendê-lo como peças fundamentais da história da vida". Fonte: VILLARREAL, L.P. Ameaça Fantasma. Scientific American Brasil. Ano 3, n° 32, Janeiro de 2005. p. 61.  Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar.  a) Nos vírus, a síntese de á...

BIOLOGIA [UEL]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 01- Analise o esquema a seguir. Com base no esquema e nos conhecimentos sobre a origem da vida, considere as afirmativas a seguir. I. O esquema representa a origem abiótica da vida, em conformidade com a teoria de Oparin-Haldane. II. Os organismos primitivos – microrganismos – foram precedidos, em nosso planeta, por uma longa evolução dos compostos químicos. III. Os organismos mais complexos portam em seu DNA muitas informações dos organismos que lhes antecederam na Terra. IV. As moléculas de proteínas e de ácidos nucléicos dos organismos atuais são estruturalmente distintas daquelas presentes em organismos primitivos. Estão corretas apenas as afirmativas: a) I e III. b) I e IV. c) II e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV. 02- Considere as frases a seguir.  A “Afinal, o que é o homem dentro da natureza?[...] é-lhe impossível ver o nada de onde saiu e o infinito que o envolve.[...] O autor destas maravilhas conhece-as; e ninguém m...

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UEL]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 06 - Para a construção de templos, em algumas culturas do Mundo Antigo, utilizava-se a argamassa, uma mistura com uma parte de cal e três partes de areia com água suficiente para constituir uma pasta trabalhável e espessa. Nessa mistura a primeira reação que ocorre é a “extinção” completa da cal viva (óxido de cálcio), formando a cal extinta (hidróxido de cálcio). Quando a argamassa é assentada entre os tijolos ou blocos de pedra, o gás carbônico da atmosfera é absorvido lentamente e forma-se o carbonato de cálcio. A equação química que representa a reação final é: a) Ca(OH) 2(s) + CaO (s) + 2 CO 2(g) → 2 CaCO 3(s) + H 2 O (l) b) Ca(OH) 2(s) + SiO 2(s) + CO 2(g) → CaSiO 3(s) + H 2 CO 3(l) c) Ca(OH) 2(s) + CO 2(g) → CaCO 3(s) + H 2 O (l) d) CaO (s) + CO 2(g) → CaCO 3(s) e) CaO (s) + Ca(OH) 2(s) + SiO 2(s) + CO 2(g) → CaSiO 3(s) + CaCO 3(s) + H 2 O (l) Leia o texto abaixo e responda às questões 07, 08, 09, 10 e 11. ...