sexta-feira, 3 de agosto de 2012

BIOLOGIA [UFCG]

Questão 01
Um agrônomo realizou, em sua fazenda, um plantio de cana de açúcar alternando com leguminosas, e constatou uma redução nos custos com a produção da última safra, devido à diminuição na quantidade de adubo utilizado. As raízes das leguminosas possuem bactérias do gênero Rhizobium que formam nódulos radiculares, os quais incorporam sais inorgânicos ao solo e permitem que sejam utilizados pelos vegetais superiores. Em relação à ação dessas bactérias e ao tipo de associação que mantêm com as raízes das leguminosas, é possível afirmar que
a) a associação de tais bactérias com as raízes é um exemplo de parasitismo.
b) além de atuarem na fertilização do solo, as bactérias do gênero Rhizobium participam do ciclo do nitrogênio na natureza.
c) as bactérias do gênero Rhizobium são responsáveis pela aeração do solo, visto que incorporam o oxigênio advindo do meio ambiente.
d) esse tipo de bactéria favorece a entrada de CO2 pelas raízes das leguminosas, acelerando o seu processo fotossintético.
e) essas bactérias não incorporam os produtos da decomposição do solo.

Questão 02
Dentre os animais brasileiros em processo de extinção, a onça pintada é o felino mais ameaçado. A respeito da ameaça de extinção marque a alternativa correta.
a) A fertilização “in vitro” e a clonagem não contribuem para a recomposição das espécies em extinção.
b) A técnica de fertilização “in vitro”, que consiste numa modalidade de isolamento reprodutivo, tem sido usada na tentativa de superar este problema.
c) A clonagem é um processo que pode ser utilizado para restabelecer as populações de animais em extinção, aumentando assim sua variabilidade genética.
d) As populações em extinção obedecem ao teorema de Hardy – Weinberg.
e) A destruição acelerada do habitat da onça pintada e o isolamento de suas populações podem contribuir para a extinção deste animal.

Questão 03
Quatro amigos seguiam para São Paulo quando, de repente, o carro em que viajavam capotou. Levados ao hospital, devido aos ferimentos sofridos, constatou-se a necessidade de transfusão de sangue. Para isso, foram determinados os grupos sangüíneos de cada um deles, obtendo-se os resultados apresentados no quadro abaixo:
Analisando os resultados dos exames de sangue, pode-se afirmar que
a) o indivíduo 1 possui sangue do tipo B, com genótipo IBIB ou IBIi, e pode ser doador para o indivíduo 3.
b) o indivíduo 2 possui aglutinogênio A e B, com genótipo Ii Ii , e é receptor universal.
c) o indivíduo 3 apresenta genótipo Ii Ii , e pode doar sangue para os indivíduos 1 e 4, sem qualquer problema.
d) o indivíduo 4 possui aglutinogênio B, com genótipo IBIB ou IBIi , e pode ser doador para o indivíduo 3.
e) os indivíduos 2 e 3 possuem aglutinogênios A e B, com genótipos IA IB , e podem ser doadores e receptores entre si.

Questão 04
Malu viaja para a casa de um irmão que mora distante e lá encontra um sobrinho com 12 anos de idade. Cinco anos depois, Malu retorna à casa do irmão, e encontra o sobrinho, agora com 17 anos, com 1,80 m de altura, corpo coberto de pêlos, voz grossa e barba. Malu, que é bióloga, afirma, com convicção, que as glândulas responsáveis pelo crescimento e pelo surgimento dos caracteres sexuais secundários no sobrinho são, respectivamente,
a) adrenal e hipófise.
b) testículo e adrenal.
c) hipófise e testículo.
d) adrenal e testículo.
e) testículo e hipófise.

Questão 05
Um grande latifundiário casou-se com uma mulher e teve um filho. Após a morte da companheira, casou-se
novamente. A segunda mulher tinha um filho de outro relacionamento e gerou mais um filho com o novo parceiro. Durante viagem de passeio, o casal sofreu acidente grave que culminou com o falecimento de ambos. O advogado da família foi incumbido de realizar a partilha da herança que previa quotas diferentes para o filho adotivo e os filhos biológicos do pai. A justiça exigiu que os membros da família fossem submetidos ao exame de DNA, que investiga a verdadeira paternidade com 99,99% de segurança. Realizados os testes, foram obtidos os seguintes resultados:
Com base nos resultados dos exames de DNA, marque a alternativa correta.
a) Os FILHOS 2 e 3 são filhos biológicos do pai, sendo que o FILHO 2 é do primeiro casamento e o FILHO 3, do segundo.
b) Os FILHOS 1 e 3 são filhos biológicos do pai, sendo que o FILHO 1 é do primeiro casamento e o FILHO 3, do segundo.
c) Os FILHOS 1 e 2 são filhos biológicos do pai, sendo que o FILHO 1 é do primeiro casamento e o FILHO 2, do segundo
d) Os FILHOS 2 e 3 são filhos biológicos do pai, sendo que o FILHO 2 é do segundo casamento e o FILHO 3, do primeiro.
e) Os FILHOS 1 e 2 são filhos biológicos do pai, sendo que o FILHO 1 é do segundo casamento e o FILHO 2, do primeiro.

Questão 06
Uma pessoa estando distraída, lendo, por exemplo, ao ser espetada no braço com um alfinete, reage instantaneamente a este estímulo com contrações dos músculos deste braço. Os elementos envolvidos seqüencialmente, neste mecanismo de defesa são
a) neurônio simpático, medula, neurônio parassimpático e músculo.
b) neurônio motor, medula, neurônio sensitivo e músculo.
c) neurônio sensitivo, medula, neurônio motor e músculo.
d) neurônio parassimpático, medula, neurônio simpático e músculo.
e) axônio amielínico, medula, axônio mielínico e músculo.

Questão 07
Durante 30 anos de atividades, uma indústria de produtos químicos operou na área urbana de um município,
armazenando os seus efluentes industriais, contendo resíduos de metais pesados, nas dependências da empresa, a céu aberto e diretamente sobre o solo. Nas proximidades da indústria há uma represa que abastece as áreas urbana e rural da cidade. Por vários anos, a população utilizou a água e se alimentou com
pescados obtidos na represa. Recentemente, com a constatação da contaminação das águas da represa por metais pesados (especialmente mercúrio), os moradores exigiram uma investigação mais detalhada do grau de contaminação. Foram realizadas análises químicas dos peixes e do sangue dos moradores, as quais revelaram os resultados mostrados nos quadros abaixo:
Com base nos resultados das análises químicas das amostras, é possível concluir que se trata de
a) processo de poluição ambiental por resíduos químicos não biodegradáveis que conduziu ao fenômeno de eutrofização do ecossistema.
b) processo de poluição ambiental por resíduos químicos não biodegradáveis que desencadeou o efeito cumulativo na cadeia alimentar.
c) fenômeno de desequilíbrio ambiental por poluente residual químico biodegradável que induziu ao processo de extinção de espécies animais e vegetais do ecossistema, seguido do efeito cumulativo da cadeia alimentar.
d) processo de desequilíbrio ambiental por poluente residual químico não biodegradável que desencadeou o fenômeno de eutrofização do ecossistema aquático, com conseqüente efeito cumulativo da cadeia
alimentar.
e) processo de poluição ambiental por poluente químico biodegradável em que não houve fenômeno de eutrofização, nem efeito cumulativo da cadeia alimentar.

Questão 08
Um biólogo resolveu agrupar os animais segundo suas evidências evolutivas. Para tanto, considerou a homologia e a analogia que certos órgãos apresentam. Foram organizados 5 grupos de animais, os quais possuem uma relação parcial de equivalência entre órgãos, evidências evolutivas (homologia e analogia) e fenômenos evolutivos que condicionaram o processo adaptativo. Com base no exposto, marque a alternativa que define as correlações realizadas pelo biólogo durante o agrupamento desses animais.

Questão 09
As glândulas podem ser classificadas como endócrinas, que liberam seus produtos de síntese diretamente na corrente sangüínea; exócrinas, que liberam seus produtos de síntese, através de ductos, para o meio externo ou para o interior de cavidades do organismo; e glândulas mistas, que apresentam ambas as características. Associe as colunas baseando-se no exposto.
Assinale a alternativa correta.
a) 2, 1, 3, 1, 1, 2
b) 2, 1, 2, 3, 1, 1 
c) 1, 1, 1, 2, 3, 2
d) 3, 2, 2, 1, 1, 1 
e) 2, 3, 2, 1, 2, 1

Questão 10
Uma criança apresentava freqüentes crises de faringite. Nos primeiros episódios, seus pais a conduziram ao hospital para ser medicada. O médico solicitou um exame de cultura com antibiograma que revelou o seguinte perfil: 
 Ao analisar os exames, o médico recomendou a administração oral de Cefalosporina de 08 em 08 horas, durante 08 dias. A partir daí, os pais não procuraram o médico, passando a administrar, por conta própria, a mesma medicação. Com o passar do tempo, os episódios se tornaram mais freqüentes e a medicação já não surtia o mesmo efeito. Ao voltar ao médico, este solicitou novo exame que apresentou o seguinte perfil:
 Considerando o histórico clínico da criança, e com base nos princípios da teoria sintética da evolução, é possível concluir que
a) a rápida multiplicação bacteriana favoreceu a ocorrência de mutação e induziu o surgimento de bactérias mutantes e resistentes. O uso inadequado do antibiótico provocou a recombinação gênica entre as bactérias mutantes resistentes, de forma que, durante o processo, os fatores evolutivos contribuíram para o aumento da variabilidade genética.
b) a recombinação gênica foi responsável pela origem de bactérias resistentes. O uso prolongado de antibiótico selecionou as bactérias mais resistentes, entretanto, o medicamento não criou nenhum ambiente favorável à sobrevivência e à multiplicação destas bactérias.
c) a mutação e recombinação gênica foram responsáveis pela origem de bactérias resistentes. O uso inadequado do antibiótico, por sucessivas vezes, criou um ambiente propício à sobrevivência e multiplicação de bactérias sensíveis e resistentes.
d) a mutação foi responsável pela origem de bactérias resistentes. O uso inadequado do antibiótico, por sucessivas vezes, selecionou estas bactérias e criou um ambiente propício à sua sobrevivência e multiplicação.
e) a seleção natural atuou como fator indutor da variabilidade genética, enquanto a mutação e a recombinação gênica agiram como fatores redutores desta variabilidade.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...