QUÍMICA [UFPB]
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] SEGUNDA SÉRIE
33. O desenvolvimento econômico está associado ao
aumento do consumo de energia, cuja produção, em parte, é oriunda de processos
químicos. Com objetivo de facilitar a compreensão desse tipo de produção, um
professor de Química delegou a um grupo de alunos a tarefa de realizar
experimentos que envolvessem liberação ou absorção de energia. O grupo realizou
cada experimento, misturando as substâncias e medindo a temperatura, conforme
ilustração a seguir:
Posteriormente, o grupo apresentou os resultados,
através do gráfico ao lado
Após o
cumprimento da tarefa, os alunos devem concluir que o(s) experimento(s)
a) A e B são exotérmicos, por isso não produzem
energia.
b) C e D são endotérmicos, por isso produzem
energia.
c) D é exotérmico, por isso produz energia.
d) C é endotérmico, por isso não produz energia.
e) A é endotérmico, por isso produz energia.
34.
Recentemente, foram divulgados pela imprensa local (Jornal Correio da Paraíba
de 03/07/2011) resultados de uma pesquisa sobre a poluição atmosférica causada
pela emissão de CO2 por veículos automotores que circulam em João
Pessoa. Segundo esses resultados, para neutralizar os efeitos dessa poluição,
seria necessário que a área de Mata Atlântica fosse cinco vezes maior que a
existente na Paraíba. Ainda segundo a pesquisa, num trajeto de ida e volta na
Avenida Epitácio Pessoa, totalizando 20 km, um automóvel chega a liberar 3 kg
de CO2. Nesse contexto, considere que essa massa equivale a 68 mol
de CO2 e que essa quantidade é transformada pela fotossíntese em
igual quantidade de matéria de O2. Com base nessas considerações, é
correto afirmar que, nas CNTP, o volume de O2 produzido nessa transformação é
a) 1523,2 L
b) 1523,2 mL
c) 2992,0 L
d) 2992,0 mL
e) 67,2 L
35. A qualidade da água para consumo humano é alvo
de preocupação constante por parte dos governos e da sociedade em geral. Um dos
parâmetros monitorados para avaliar essa qualidade é o teor de cloreto que é
determinado por titulação com uma solução padrão de AgNO3. De acordo
com esse método, mede-se o volume da solução de nitrato de prata necessário para
reagir com todo cloreto presente na amostra em análise. A equação da reação
envolvida é:
Baseado nessas informações e considerando que, na
determinação do teor de Cl− em uma amostra de 50 mL de água, foi
gasto 1 mL de uma solução 0,05 mol/L de AgNO3, conclui-se que o teor de Cl− nessa
água é:
a) 0,355 mg/L
b) 3,55 mg/L
c) 5,33 mg/L
d) 355 mg/L
e) 35,5 mg/L
36. A
escassez de água própria para o consumo humano tem provocado a busca pelo aproveitamento
das águas de oceanos e mares. Para aproveitamento da água salgada, foram
desenvolvidos equipamentos de dessalinização que se
baseiam na aplicação da osmose reversa. Esses equipamentos têm permitido que
bilhões de litros de água potável sejam produzidos anualmente no mundo inteiro.
Por definição, a osmose é a passagem de um solvente através de uma membrana
semipermeável (MS). Os processos de osmose e osmose reversa estão representados
na figura ao lado.
Considerando essas informações e observando a figura,
verifica-se:
a) Em A e B, os sais conseguem atravessar a membrana
semipermeável.
b) Em A, o fluxo através da membrana ocorreu no
sentido da água salgada para a água doce.
c) Em A, a concentração de sais na água salgada foi
aumentada.
d) Em B, o fluxo de água, no sentido da água
salgada para água doce, exigiu aplicação de pressão externa.
e) Em A, está representado o processo que ocorre
nos dessalinizadores.
37. Uma das
etapas do tratamento da água para consumo consiste na adição de cal viva e de
sulfato de alumínio à água a ser tratada. Essas substâncias reagem conforme a
equação química não balanceada a seguir:
Ca(OH)2(aq) + Al2(SO4)3(aq)
→ Al(OH)3(s) + CaSO4(aq)
O hidróxido
de alumínio formado na reação tem a função de agregar as impurezas sólidas
contidas na água, formando bolas que se depositam no fundo dos tanques e são
retiradas, ficando apenas água limpa. Com base nessas informações, é correto
afirmar:
a) Os coeficientes que tornam a equação balanceada
são respectivamente 2, 3, 2 e 3.
b) A reação é de dupla troca, com formação de
precipitado.
c) A reação é de simples troca, com
oxidação-redução.
d) A reação é de síntese, com formação de
precipitado.
e) A reação é de decomposição, com
oxidação-redução.
ATENÇÃO: As questões de 38 a 40 apresentam mais de
uma afirmativa correta. Preencha, na FOLHA DE RESPOSTA, apenas os espaços
(bolhas) correspondentes às afirmativas corretas.
O texto a seguir será utilizado na resolução das
questões 38 e 39.
Um dos
princípios da Química Verde está relacionado ao uso de processos que aproveitam
matérias-primas provenientes de fontes renováveis. Um exemplo é a produção do
ácido adípico a partir da glicose que pode ser obtida através da hidrólise do
amido de milho. Esse processo, chamado de “rota biossintética”, é usado em substituição
à “rota tradicional”, que parte do benzeno, oriundo do petróleo. No esquema a
seguir, são apresentadas essas duas rotas de obtenção do ácido adípico:
38. Nesse esquema, são apresentadas as estruturas
de compostos que participam dos processos tradicional e biossintético da
obtenção do ácido adípico. Considerando que as propriedades físicas dos
compostos são associadas às respectivas estruturas, identifique as afirmativas
corretas:
I. Em água,
a glicose é mais solúvel do que o benzeno.
II. Em água,
o composto D é menos solúvel do que o composto B.
III. A glicose é mais polar que o composto B.
IV. O composto G possui ponto de ebulição superior
ao do composto B.
V. A glicose
possui ponto de ebulição superior ao do composto C.
39. Esses compostos apresentados no esquema podem
sofrer transformações originando outros produtos. A respeito das reações químicas que ocorrem
com os compostos B, D, E e H, identifique as afirmativas corretas:
I. A
oxidação do composto D é uma das etapas para a produção do ácido adípico.
II. A
combustão completa do composto D produz dióxido de carbono e água.
III. A reação do ácido adípico com uma base produz
sal e água.
IV. A combustão completa do composto B produz
cetona e álcool.
V. A
oxidação do composto H produz o ácido adípico.
40. O caráter ácido na química orgânica está
relacionado aos efeitos indutivo do tipo elétron-doador (positivo), elétron-receptor
(negativo) e ressonância eletrônica. Nesse sentido, observe as estruturas dos
compostos ilustrados a seguir:
Analisando essas estruturas, identifique as
afirmativas corretas:
I. Os grupos
NO2, no ácido pícrico, tem efeito elétron-doador.
II. O ácido
pícrico tem caráter ácido maior que o fenol.
III. O grupo metila, no ácido acético, tem efeito
elétron-doador.
IV. O ácido cloroacético tem caráter ácido maior
que o ácido acético.
V. O Cl , no
ácido cloroacético, tem efeito elétron-receptor.
Comentários