QUÍMICA [UFPB]


33. O desenvolvimento econômico está associado ao aumento do consumo de energia, cuja produção, em parte, é oriunda de processos químicos. Com objetivo de facilitar a compreensão desse tipo de produção, um professor de Química delegou a um grupo de alunos a tarefa de realizar experimentos que envolvessem liberação ou absorção de energia. O grupo realizou cada experimento, misturando as substâncias e medindo a temperatura, conforme ilustração a seguir:

Posteriormente, o grupo apresentou os resultados, através do gráfico ao lado

 Após o cumprimento da tarefa, os alunos devem concluir que o(s) experimento(s)
a) A e B são exotérmicos, por isso não produzem energia.
b) C e D são endotérmicos, por isso produzem energia.
c) D é exotérmico, por isso produz energia.
d) C é endotérmico, por isso não produz energia.
e) A é endotérmico, por isso produz energia.

 34. Recentemente, foram divulgados pela imprensa local (Jornal Correio da Paraíba de 03/07/2011) resultados de uma pesquisa sobre a poluição atmosférica causada pela emissão de CO2 por veículos automotores que circulam em João Pessoa. Segundo esses resultados, para neutralizar os efeitos dessa poluição, seria necessário que a área de Mata Atlântica fosse cinco vezes maior que a existente na Paraíba. Ainda segundo a pesquisa, num trajeto de ida e volta na Avenida Epitácio Pessoa, totalizando 20 km, um automóvel chega a liberar 3 kg de CO2. Nesse contexto, considere que essa massa equivale a 68 mol de CO2 e que essa quantidade é transformada pela fotossíntese em igual quantidade de matéria de O2. Com base nessas considerações, é correto afirmar que, nas CNTP, o volume de O2 produzido nessa transformação é
a) 1523,2 L
b) 1523,2 mL
c) 2992,0 L
d) 2992,0 mL
e) 67,2 L

35. A qualidade da água para consumo humano é alvo de preocupação constante por parte dos governos e da sociedade em geral. Um dos parâmetros monitorados para avaliar essa qualidade é o teor de cloreto que é determinado por titulação com uma solução padrão de AgNO3. De acordo com esse método, mede-se o volume da solução de nitrato de prata necessário para reagir com todo cloreto presente na amostra em análise. A equação da reação envolvida é:  

Baseado nessas informações e considerando que, na determinação do teor de Cl em uma amostra de 50 mL de água, foi gasto 1 mL de uma solução 0,05 mol/L de AgNO3,  conclui-se que o teor de Cl nessa água é:
a) 0,355 mg/L
b) 3,55 mg/L
c) 5,33 mg/L
d) 355 mg/L
e) 35,5 mg/L

 36. A escassez de água própria para o consumo humano tem provocado a busca pelo aproveitamento das águas de oceanos e mares. Para aproveitamento da água salgada, foram
desenvolvidos equipamentos de dessalinização que se baseiam na aplicação da osmose reversa. Esses equipamentos têm permitido que bilhões de litros de água potável sejam produzidos anualmente no mundo inteiro. Por definição, a osmose é a passagem de um solvente através de uma membrana semipermeável (MS). Os processos de osmose e osmose reversa estão representados na figura ao lado.

Considerando essas informações e observando a figura, verifica-se:
a) Em A e B, os sais conseguem atravessar a membrana semipermeável.
b) Em A, o fluxo através da membrana ocorreu no sentido da água salgada para a água doce.
c) Em A, a concentração de sais na água salgada foi aumentada.
d) Em B, o fluxo de água, no sentido da água salgada para água doce, exigiu aplicação de pressão externa.
e) Em A, está representado o processo que ocorre nos dessalinizadores.

 37. Uma das etapas do tratamento da água para consumo consiste na adição de cal viva e de sulfato de alumínio à água a ser tratada. Essas substâncias reagem conforme a equação química não balanceada a seguir:

Ca(OH)2(aq) + Al2(SO4)3(aq) → Al(OH)3(s) + CaSO4(aq)

 O hidróxido de alumínio formado na reação tem a função de agregar as impurezas sólidas contidas na água, formando bolas que se depositam no fundo dos tanques e são retiradas, ficando apenas água limpa. Com base nessas informações, é correto afirmar:  
a) Os coeficientes que tornam a equação balanceada são respectivamente 2, 3, 2 e 3.
b) A reação é de dupla troca, com formação de precipitado.
c) A reação é de simples troca, com oxidação-redução.
d) A reação é de síntese, com formação de precipitado.
e) A reação é de decomposição, com oxidação-redução.

ATENÇÃO: As questões de 38 a 40 apresentam mais de uma afirmativa correta. Preencha, na FOLHA DE RESPOSTA, apenas os espaços (bolhas) correspondentes às afirmativas corretas.

O texto a seguir será utilizado na resolução das questões 38 e 39.  
 Um dos princípios da Química Verde está relacionado ao uso de processos que aproveitam matérias-primas provenientes de fontes renováveis. Um exemplo é a produção do ácido adípico a partir da glicose que pode ser obtida através da hidrólise do amido de milho. Esse processo, chamado de “rota biossintética”, é usado em substituição à “rota tradicional”, que parte do benzeno, oriundo do petróleo. No esquema a seguir, são apresentadas essas duas rotas de obtenção do ácido adípico:

38. Nesse esquema, são apresentadas as estruturas de compostos que participam dos processos tradicional e biossintético da obtenção do ácido adípico. Considerando que as propriedades físicas dos compostos são associadas às respectivas estruturas, identifique as afirmativas corretas:
 I. Em água, a glicose é mais solúvel do que o benzeno.
 II. Em água, o composto D é menos solúvel do que o composto B.
III. A glicose é mais polar que o composto B.
IV. O composto G possui ponto de ebulição superior ao do composto B.
 V. A glicose possui ponto de ebulição superior ao do composto C.

39. Esses compostos apresentados no esquema podem sofrer transformações originando outros produtos.  A respeito das reações químicas que ocorrem com os compostos B, D, E e H, identifique as afirmativas corretas:
 I. A oxidação do composto D é uma das etapas para a produção do ácido adípico.
 II. A combustão completa do composto D produz dióxido de carbono e água.
III. A reação do ácido adípico com uma base produz sal e água.
IV. A combustão completa do composto B produz cetona e álcool.
 V. A oxidação do composto H produz o ácido adípico.

40. O caráter ácido na química orgânica está relacionado aos efeitos indutivo do tipo elétron-doador (positivo), elétron-receptor (negativo) e ressonância eletrônica. Nesse sentido, observe as estruturas dos compostos ilustrados a seguir:

Analisando essas estruturas, identifique as afirmativas corretas:  
 I. Os grupos NO2, no ácido pícrico, tem efeito elétron-doador.
 II. O ácido pícrico tem caráter ácido maior que o fenol.
III. O grupo metila, no ácido acético, tem efeito elétron-doador.
IV. O ácido cloroacético tem caráter ácido maior que o ácido acético.


 V. O Cl , no ácido cloroacético, tem efeito elétron-receptor.

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