Postagens

Mostrando postagens de janeiro 11, 2015

BIOLOGIA [UFJF]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS] QUESTÕES OBJETIVAS 01. O uso indiscriminado de antibióticos leva ao aparecimento de cepas de bactérias resistentes, o que exige uma busca constante por novos medicamentos. Em relação ao desenvolvimento da resistência, é CORRETO afirmar que: a) as cepas tornam-se mais resistentes, a cada geração, até suportarem altas doses do antibiótico. b) as cepas resistentes são selecionadas e, a cada geração, tornam-se mais freqüentes. c) as cepas tornam-se resistentes por mutações induzidas por altas concentrações do antibiótico. d) as cepas resistentes usam o antibiótico para produzir compostos contra o sistema imune. e) as cepas tornam-se resistentes como resultado de competição intraespecífica. 02. Analisando a pigmentação das flores em determinada espécie de planta, um geneticista observou que elas possuíam dois tipos de flores (azuis e brancas) e, quando cruzadas, sempre produziam os seguintes resultados:  Consideran...

BIOLOGIA [UFJF]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS] QUESTÕES OBJETIVAS 01. No passado, por produzirem esporos e não se deslocarem como os animais, os fungos integravam o Reino Plantae. Atualmente, esses organismos estão incluídos em um ou mais reinos distintos. Analise as informações abaixo: I. A maioria dos fungos apresenta o corpo constituído por hifas, cujas paredes possuem quitina. II. Os fungos podem se associar a raízes de plantas, formando as micorrizas. III. Assim como as plantas, os fungos apresentam amido como substância de reserva. IV. Os fungos não se reproduzem assexuadamente. V. Os fungos são organismos heterotróficos, nutrindo-se por absorção. Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas CORRETAS: a) I , II e IV. b) I , II e V. c) I, III e IV. d) II, III e V. e) III, IV e V. 02. As briófitas ocorrem, principalmente, em ambientes úmidos, porque: a) não têm estruturas para evitar a transpiração intensa. b) são plantas de grande por...

BIOLOGIA [UFJF]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS] QUESTÕES OBJETIVAS 01. Em uma aula de histologia, um aluno perguntou o que aconteceria se o tecido conjuntivo propriamente dito fosse destruído por um agente patológico. Considerando as funções desse tecido no organismo, assinale a opção que apresenta a provável conseqüência dessa destruição. a) A produção de fibras colágenas seria realizada pelas células do tecido epitelial. b) A nutrição dos tecidos que não possuem vascularização seria interrompida. c) A cicatrização de feridas ocorreria mais rapidamente. d) O organismo ficaria menos susceptível à ação de microrganismos. e) As funções de sustentação e preenchimento seriam realizadas pelo tecido muscular. 02. Os espermatozóides são formados a partir de células da linhagem germinativa, sendo que as espermatogônias são as primeiras a sofrerem divisão por mitoses sucessivas. Pode-se afirmar que as células resultantes dessas divisões das espermatogônias: a) são geneticam...

BIOLOGIA [UFJF]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS] QUESTÕES OBJETIVAS 01. Em uma população de borboletas, a maioria dos indivíduos produz uma substância que os torna impalatáveis a seus predadores, enquanto um pequeno grupo não a produz, permanecendo palatável. Interessados em determinar o mecanismo genético envolvido, pesquisadores cruzaram borboletas puras de ambos os grupos. A geração F1 produziu apenas borboletas impalatáveis e a geração F2 produziu 450 borboletas impalatáveis para 350 palatáveis. Em relação a esse caráter, é CORRETO afirmar que: a) a produção dessa substância é influenciada por um alelo dominante. b) o caráter em questão é influenciado por interação gênica. c) o genótipo de ambas as linhagens puras é AaBb. d) o caráter em questão é influenciado por alelos com dominância incompleta. e) os genes estão ligados e por isso não ocorre a formação de indivíduos recombinantes. 02. Em algumas espécies de plantas, a presença de múltiplos alelos para um determ...

BIOLOGIA [UFJF]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS] QUESTÕES OBJETIVAS 01. Analise as afirmativas abaixo, que trazem informações sobre os animais ilustrados nas figuras de (1) a (6): I. Os animais 1e 2 são artrópodos terrestres; o animal 3 é um cnidário e o 6 é um cordado, sendo ambos aquáticos. II. Os animais 1 e 5 são celomados e possuem simetria bilateral; 3 e 4 são acelomados e possuem simetria radial. III. O animal 2 é peçonhento, o 4 é um parasito que pode ter o animal 5 como seu hospedeiro definitivo. IV. Os animais 1 e 2 são metamerizados; o 5 tem o corpo dividido em região cefálica, massa visceral e pé e possui exoesqueleto calcário. V. O animal 3 captura suas presas através dos tentáculos e o animal 4 absorve seu alimento pela pele. Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS: a) I, II e III b) I, III e IV c) I, IV e V d) II, III e IV e) II, IV e V 02. O surgimento das mandíbulas foi uma das principais inovações durante a história e...

BIOLOGIA [UFJF]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS] QUESTÕES OBJETIVAS 01. Na espécie humana, como em muitos outros vertebrados, o processo reprodutivo e o desenvolvimento de características sexuais secundárias são regulados por ação hormonal. Sobre essa ação hormonal, considere as seguintes afirmativas: I. O estrógeno e a testosterona são produzidos pela hipófise e promovem, respectivamente, o desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas e masculinas. II. O hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH) atuam sobre as gônadas, promovendo o seu desenvolvimento e estimulando a produção de estrógeno, progesterona e testosterona. III. Os hormônios presentes na pílula anticoncepcional inibem a secreção do hormônio folículo-estimulante (FSH) e do hormônio luteinizante (LH), impedindo a ovulação. IV. A prolactina prepara o útero para a gravidez e estimula o desenvolvimento das glândulas mamárias.  V. O estrógeno e a progesterona são pro...