terça-feira, 15 de dezembro de 2020

BIOLOGIA [UEPG]

 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

16– A célula eucariótica detém organização mais complexa quando comparada à célula procariótica. Assinale o que for correto sobre a origem e complexidade das células procarióticas e eucarióticas. 

01) As células procarióticas passaram por vários eventos de invaginações da membrana plasmática, que deram origem a uma série de organelas membranosas, entre elas os cloroplastos, as mitocôndrias e os lisossomos. 

02) Diversas evidências dão sustentação à hipótese endossimbiótica. Por exemplo, as mitocôndrias e os cloroplastos possuem DNA próprio, sintetizam algumas de suas proteínas e são capazes de se autoduplicar. 

04) Uma grande novidade evolutiva foi o surgimento do envoltório nuclear (carioteca) nas células eucarióticas. A presença da carioteca permite a compartimentalização das células eucarióticas em nucleoplasma e citoplasma. 

08) Com relação à hipótese endossimbiótica, os cientistas acreditam que as mitocôndrias e os cloroplastos descendem de bactérias primitivas que, durante a evolução, associaram-se e passaram a viver em simbiose com células eucarióticas primitivas.

17– As células encontram-se separadas do meio pelos envoltórios. Os envoltórios têm características que lhes permitem separar o interior da célula do meio externo, enquanto propiciam trocas de substâncias com o meio. Em relação às características e propriedades dos envoltórios celulares, assinale o que for correto. 

01) A membrana plasmática é um envoltório celular dito de organização lipoproteica, ou seja, constituído principalmente de fosfolipídios e proteínas. Este envoltório constitui uma barreira semipermeável às células. 

02) Em células vegetais, a membrana plasmática não está presente e a parede celular executa todas as funções de permeabilidade seletiva e de trocas entre os ambientes intra e extracelular. 

04) O glicocálice é formado por uma série de vitaminas ligadas às proteínas na face interna da membrana plasmática. Sua função exclusiva é de sinalização celular das moléculas do citoplasma e do núcleo. 

08) Em algumas bactérias, existe, além da membrana plasmática e da parede celular, outro envoltório externo: a cápsula, cuja espessura e a composição química variam de espécie para espécie que as possuem. Estes tipos de bactérias são chamadas de capsuladas.

18– Em relação à sustentação interna da célula e aos movimentos celulares, assinale o que for correto. 01) O citoesqueleto dá forma e sustentação à célula eucariótica e tem, na sua composição, três tipos de filamentos proteicos: os microtúbulos, os microfilamentos e os filamentos intermediários. 

02) Cílios e flagelos são estruturas filamentosas móveis que se projetam da superfície celular. Eles têm a mesma estrutura interna e se originam de centríolos alongados e modificados. 

04) Todas as células eucarióticas se mantêm intimamente ligadas umas as outras devido à existência das junções comunicantes, as quais são formadas por microtúbulos. 

08) A organização justaposta dos lipídeos que compõem a lâmina basal é a principal estrutura de sustentação para as células do tecido muscular.

19– Temos abaixo a representação esquemática do músculo esquelético. Em relação às estruturas indicadas, sua organização e função, assinale o que for correto.


01) Em (II) está representado o perimísio. O perimísio é organizado por várias células alongadas que contêm um único núcleo. 

02) O espaço entre duas linhas Z é chamado de sarcômero, ou miômero. O sarcômero está representado em (IV). 

04) Cada miofibrila, representada em (III), corresponde a um conjunto de dois tipos principais de miofilamentos (miosina e actina). 

08) Na contração muscular, as miofibrilas dos miofilamentos encurtam consideravelmente de tamanho, enquanto os sarcômeros (I) se expandem.

20– O processo de fecundação em humanos é definido pela penetração do espermatozoide no óvulo e pela união dos núcleos dos dois gametas para a formação do zigoto. Assinale o que for correto em relação ao processo de fecundação humano. 

01) Quando liberado do ovário, o ovócito encontra-se envolto pela zona pelúcida, formada por uma rede de filamentos glicoproteicos. Externamente à zona pelúcida, há a corona radiata, formada por células foliculares derivadas dos folículos ovarianos. A zona pelúcida protege o ovócito contra danos mecânicos. 

02) Na fecundação, o espermatozoide contribui com seus cromossomos e com toda a estrutura citoplasmática, incluindo as organelas. Já o óvulo contribui apenas com seus cromossomos e um centríolo. 

04) No momento em que o espermatozoide toca a membrana do ovócito II, ocorre a chamada reação cortical. Nessa reação, por exocitose, os grânulos corticais liberam enzimas que atuam na zona pelúcida de modo a impedir a entrada de outros espermatozoides. 

08) Na fecundação, a partir do instante que o espermatozoide entra em contato com a corona radiata, esta passa a apresentar a reação acrossômica, em que enzimas do acrossomo são liberadas. As principais enzimas desse processo são a hialuronidase e a acrosina, que permitem ao espermatozoide chegar até a membrana plasmática do ovócito II.


GABARITO

16. 02+04+08 = 14

17. 01+08 = 09

18. 01+02 = 03

19. 02+04 = 06

20. 01+04+08 = 13

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...