terça-feira, 15 de dezembro de 2020

BIOLOGIA [UEPG]

 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

16– Analise a imagem abaixo e assinale o que for correto em relação aos tipos de desenvolvimento de insetos.


01) Em (I), (II) e (III) temos exemplos dos tipos de desenvolvimento indireto: ametábolo, hemimetábolo e holometábolo, respectivamente. 

02) Os insetos hemimetábolos estão representados em (II). Nestes, as formas jovens já têm alguma semelhança com o adulto e a semelhança torna-se maior a cada muda. 

04) Em (III), temos um exemplo de desenvolvimento indireto com metamorfose completa (holometábolo) de uma mosca. No exemplo, do ovo eclode a larva (A) que, após sofrer um determinado número de mudas, transforma-se na pupa (B), de onde emerge o adulto ou imago. 

08) Em (I), está representado um inseto com desenvolvimento ametábolo. Nesse caso, o desenvolvimento é direto e o termo ametábolo ressalta o fato de não haver grandes transformações durante o desenvolvimento.

17– Os mamíferos estão agrupados em três subclasses: Prototheria, Metatheria e Eutheria. A respeito das características gerais destes três grupos, assinale o que for correto. 

01) Os mamíferos da subclasse Prototheria são vivíparos e completam seu desenvolvimento embrionário ligados à placenta. Após o nascimento, os filhotes mamam o leite materno, que escorre das glândulas mamárias bem desenvolvidas no ventre da mãe. 

02) A subclasse Metatheria agrupa mamíferos vivíparos, cujos embriões passam por um curto período de gestação no útero da fêmea e nascem sem estar completamente formados. Logo após o nascimento, os filhotes, ainda imaturos, entram no marsúpio e se alimentam do leite materno até completarem seu desenvolvimento. 

04) Na subclasse Eutheria, estão os mamíferos vivíparos que passam por um período gestacional suficientemente longo para nascerem completamente formados. Os eutérios são também chamados de mamíferos placentários, pois os embriões em desenvolvimento ficam ligados à parede uterina por meio da placenta. 

08) São exemplos de animais da subclasse Metatheria: tatu, toupeira, morsa e peixe-boi.

18– Os biólogos agrupam os seres vivos de acordo com as regras de nomenclatura e classificação, utilizando-se dos critérios taxonômicos e filogenéticos. Entre os estudiosos da classificação, destaca-se Karl Von Linné (1707-1778), também conhecido como Lineu. Suas ideias sobre classificação biológica foram publicadas no livro Systema Naturae. Considerando os aspectos de taxonomia e sistemática, assinale o que for correto. 

01) Lineu ponderava que critérios de semelhança entre os organismos devem ser o ponto de partida de todas as classificações. Dessa forma, espécies de um mesmo gênero são mais aparentadas entre si do que com espécies de outros gêneros. 

02) O sistema de nomenclatura de espécies criado por Lineu ficou conhecido por nomenclatura binomial. Este sistema é utilizado até os dias de hoje e, segundo as regras internacionais de nomenclatura, a primeira palavra deve indicar o gênero (escrita com inicial maiúscula) e a segunda, o epíteto específico (com inicial minúscula). Ambas devem ser escritas em itálico ou sublinhado, por exemplo, Homo sapiens. 

04) No sistema atual de classificação, não são consideradas válidas as seguintes categorias taxonômicas: Classe e Ordem. 

08) De acordo com as regras internacionais de nomenclatura, o nome das famílias dos animais recebe o sufixo “idae” como, por exemplo, Felidae. Já para as plantas, para a designação de famílias, utilizase, em geral, a terminação “aceae” como, por exemplo, Rosaceae.

19– Os frutos são estruturas auxiliares no ciclo reprodutivo das angiospermas, pois protegem as sementes e auxiliam na sua disseminação. Assinale o que for correto quanto à classificação dos frutos. 

01) Os frutos carnosos do tipo baga são formados por um ou mais carpelos. Em geral, têm várias sementes. Exemplos: melancia, uva, mamão e goiaba. 

02) Os frutos podem ser classificados em simples e infrutescências. São exemplos de infrutescências as leguminosas como o feijão e a ervilha. 

04) Os frutos secos deiscentes são aqueles que não se abrem quando maduros como, por exemplo, a ameixa e o pêssego. 

08) Os frutos carnosos podem ser de dois tipos: baga e drupa. Já os frutos secos são divididos em deiscentes e indeiscentes.

20– As pteridófitas compõem um grupo com importantes novidades evolutivas para as plantas. Em relação às características gerais e à classificação das pteridófitas, assinale o que for correto. 

01) As pteridófitas caracterizam-se por serem o primeiro grupo de plantas a formar sementes e a apresentar os chamados elementos de vaso: um complexo sistema de condução de seiva elaborada. 

02) O xilema das pteridófitas é constituído pelas células crivadas. Estas são células mortas e ocas, de forma tubular e com a função de transporte da seiva elaborada das raízes até as folhas. 

04) São considerados filos de pteridófitas: Psilophyta, Lycophyta, Sphenophyta e Pterophyta. 

08) Nas pteridófitas, houve o surgimento dos tecidos condutores de seiva formados pelo xilema e floema. Essa novidade evolutiva, denominada de plantas traqueófitas, foi fundamental para o surgimento de plantas de porte maior.


GABARITO

16. 02+04+08 = 14

17. 02+04 = 06

18. 01+02+08 = 11

19. 01+08 = 09

20. 08 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...