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Mostrando postagens de agosto 10, 2013

QUÍMICA [UFG]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] QUÍMICA ▬ QUESTÃO 11 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Analise o esquema a seguir. Na garrafa PET ilustrada no esquema, foram colocados alguns mL de etanol. Em seguida, homogenizou-se o etanol com a atmosfera interna, agitando-se a garrafa. Ao acender um fósforo próximo ao pequeno orifício na tampa, ocorre a combustão do etanol no interior da garrafa e ela é deslocada do ponto 1 para o ponto 2. Considerando-se o exposto, a) escreva a equação balanceada da combustão do etanol ocorrida (admita a combustão completa); (2,0 pontos) b) explique por que a garrafa se desloca do ponto 1 para o ponto 2. (3,0 pontos) ▬ QUESTÃO 12 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ O hidróxido de alumínio é um composto químico utilizado no tratamento de águas. Uma possível rota de síntese desse composto ocorre pela reação entre o sulfato de alumínio e o hidróxido de cálcio. Nessa reação, além do hidróxido de alumínio, é formado também o sulfato de cálcio. Assum...

BIOLOGIA [UFRN]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Questão 01  Um professor de Biologia propôs a seus alunos que construíssem um terrário para simular o funcionamento de um ecossistema. Para construí-lo, os alunos colocaram, em um recipiente de vidro, uma camada de pedrinhas, outra de carvão vegetal e mais uma de terra adubada. No andar superior, puseram algumas mudas de plantas e, ainda, alguns animais, como minhocas e caracóis.  Após essa preparação, colocaram água suficiente para umedecer bem a terra e vedaram totalmente o recipiente com um plástico transparente. Os alunos observaram o terrário, por vários meses, e concluíram que animais e plantas permaneciam vivos nesse sistema. Observaram também que, com o tempo, passaram a cair gotas de água do plástico que vedava o ecossistema artificial. O professor aproveitou, então, para explicar os processos de troca de matéria entre os seres vivos e o ambiente que acontecem em um terrário. Considere que nesse período de observação, não se adi...

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UFRN]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS - BIOLOGIA - QUÍMICA - FÍSICA ] Questão 01  A partir do terceiro mês de gestação, a alimentação e a respiração do feto passam a ser realizadas através da placenta. A figura abaixo representa a circulação sangüínea materno-fetal.  Considerando essas informações, A) explique o mecanismo de troca (respiratória, nutritiva e metabólica) entre a mãe e o feto, levando em conta que o sangue de ambos não se mistura; B) explique por que, na circulação materno-fetal, as veias e as artérias apresentam funcionamento semelhante ao da circulação pulmonar após o nascimento. Questão 02 As folhas de mandioca apresentam taxas metabólicas relativamente elevadas sob ótimas condições ambientais. Isso permite que ocorra acumulação de carboidratos em suas raízes, já que estas são do tipo tuberosas, atuando como órgão especial de reserva. O gráfico abaixo mostra o desenvolvimento da parte aérea e a acumulação do amido nas raízes da mandioca.  Com base no g...

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UFRN]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Questão 1  Um açude, eutrofizado pelo excesso de nutrientes oriundos de agrofertilizantes e da piscicultura, favoreceu a proliferação de cianobactérias, que formaram uma camada verde na superfície da água, alterando o seu sabor e tornando-a imprópria ao consumo. Além disso, algumas dessas cianobactérias também liberaram toxinas, que se acumularam na musculatura de camarões e peixes cultivados no açude. A partir dessa situação,  A) explique por que a multiplicação de cianobactérias pode comprometer o nível de oxigênio da água e a fotossíntese das algas submersas;  B) em qual nível trófico, considerando-se a cadeia alimentar camarão → peixe carnívoro → ave pescadora, a quantidade de cianotoxina deverá ser maior? Justifique sua resposta. Questão 2  A vasectomia, um dos mecanismos de controle de natalidade disponíveis atualmente, promove a esterilização masculina, pois interrompe o trajeto dos espermatozóides entre os testículo...

QUÍMICA [UFRN]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Questão 1  O ácido sulfúrico é usado como matéria-prima em inúmeros processos industriais. Um dos processos de produção é constituído basicamente por 4 etapas: (1) obtenção do SO 2 a partir do enxofre; (2) oxidação catalítica do SO 2 a SO 3 ; (3) absorção do SO 3 em H 2 SO 4 , formando ácido sulfúrico fumegante ou óleum e (4) tratamento com água do ácido fumegante para conversão em ácido sulfúrico. A equação abaixo descreve a etapa (2) do processo:  Durante a reação, o produto é continuamente removido do meio reacional.  Considerando a etapa 2, responda aos subitens que seguem:  A) Explique a função do catalisador no processo.  B) Estando o sistema em equilíbrio, explique o que acontecerá com a quantidade de SO 3 formado se houver aumento da pressão no sistema.  Questão 2  Uma forma de verificar o teor de álcool no sangue é por meio do teste do bafômetro. A detecção feita por esse instrumento é visu...

BIOLOGIA [UFRN]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Questão 1  Duas espécies de plantas, R e W, são capazes de produzir tanto flores vermelhas quanto brancas. A espécie R produz uma maioria de flores vermelhas e poucas brancas; a espécie W, além dessas, também produz flores de cor rosa.  A) Explique o mecanismo de herança envolvido no controle da cor da flor em cada espécie de planta.  B) Represente o esquema do cruzamento de plantas heterozigotas e informe a proporção fenotípica esperada para as cores de flores produzidas por essas plantas.  Questão 2  A gripe e a dengue são doenças provocadas por vírus. A vacina para a gripe deve ser tomada anualmente para que se adquira proteção. No caso da dengue, ainda não existe vacina disponível, mas os indivíduos que já contraíram a doença ficam imunizados.  A) Se a gripe é sempre provocada pelo vírus influenza, explique por que é necessário tomar a vacina anualmente.  B) Explique por que um indivíduo que teve deng...