BIOLOGIA [UFRN]


Questão 01 
Um professor de Biologia propôs a seus alunos que construíssem um terrário para simular o funcionamento de um ecossistema. Para construí-lo, os alunos colocaram, em um recipiente de vidro, uma camada de pedrinhas, outra de carvão vegetal e mais uma de terra adubada. No andar superior, puseram algumas mudas de plantas e, ainda, alguns animais, como minhocas e caracóis. 

Após essa preparação, colocaram água suficiente para umedecer bem a terra e vedaram totalmente o recipiente com um plástico transparente. Os alunos observaram o terrário, por vários meses, e concluíram que animais e plantas permaneciam vivos nesse sistema. Observaram também que, com o tempo, passaram a cair gotas de água do plástico que vedava o ecossistema artificial. O professor aproveitou, então, para explicar os processos de troca de matéria entre os seres vivos e o ambiente que acontecem em um terrário. Considere que nesse período de observação, não se adicionou água nem nutrientes. Explique, como nesse ambiente fechado, ocorria a troca de matéria entre seres vivos e ambiente, permitindo a continuação da vida. 

Questão 2 
Receber informações do corpo ou do ambiente, interpretar essas informações, emitir sinais para órgãos efetuadores e memorizar são funções que se tornam possíveis a partir do desenvolvimento do sistema nervoso. Analise a figura ao lado. 

Em um acidente automobilístico, duas pessoas sofreram lesões no sistema nervoso central. A pessoa X ficou
tetraplégica, e a pessoa Y, apesar de continuar andando, parecia não ter equilíbrio. 
A) De acordo com a figura, quais os numerais que correspondem às estruturas que devem ter sido afetadas na pessoa X e na pessoa Y, respectivamente. Nomeie essas estruturas afetadas. 
B) Explicite quais funções devem ter sido comprometidas, devido à área afetada, na pessoa Y. 

Questão 3 
Em uma comunidade de região semi-árida, as pessoas cujas casas estavam localizadas em terreno inclinado observaram que o solo sofria erosão, facilmente, nos curtos períodos chuvosos. Preocupadas com o fato, dentre outras ações, essas pessoas decidiram plantar uma espécie de gramínea, por todo o local, para evitar o problema.
A) Explique como a decisão da comunidade nessa situação poderia prevenir a erosão no local, estabelecendo uma relação entre esse processo e o sistema radicular da grama. 
B) Comparando o sistema radicular da grama com o de um juazeiro ou de uma mangueira, explique que problemas a grama enfrentará com o fim da estação chuvosa nessa região. 

Questão 4 
O processo de autotomia consiste na perda espontânea de uma perna e pode ser observado em diversos grupos de animais. Em alguns casos, a parte perdida pode ser regenerada; em outros não. De qualquer modo, essa estratégia impõe custos ao animal. O esquema e o gráfico abaixo mostram, respectivamente, um gênero de artrópode da Mata Atlântica e o número de pernas perdidas por esse animal, num processo de autotomia. 
A) Explicite a que grupo de artrópode pertence o animal representado no esquema. Justifique. 
B) Explique por que o segundo par de pernas apresenta maior freqüência de autotomia. 
C) Explique em que circunstância a autotomia deve ser vantajosa para o animal. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]