Postagens

Mostrando postagens de setembro 18, 2012

FÍSICA [UNESP]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Questão 75 Em uma obra, para permitir o transporte de objetos para cima, foi montada uma máquina constituída por uma polia, fios e duas plataformas A e B horizontais, todos de massas desprezíveis, como mostra a figura. Um objeto de massa m = 225 kg, colocado na plataforma A, inicialmente em repouso no solo, deve ser levado verticalmente para cima e atingir um ponto a 4,5 m de altura, em movimento uniformemente acelerado, num intervalo de tempo de 3 s. A partir daí, um sistema de freios passa a atuar, fazendo a plataforma A parar na posição onde o objeto será descarregado. Considerando g = 10 m/s2, desprezando os efeitos do ar sobre o sistema e os atritos durante o movimento acelerado, a massa M, em kg, do corpo que deve ser colocado na plataforma B para acelerar para cima a massa m no intervalo de 3 s é igual a (A) 275. (B) 285. (C) 295. (D) 305. (E) 315. Questão 76 Uma pessoa, com 80 kg de massa, gasta para realizar determinada atividade física ...

FÍSICA [UNESP]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Questão 77 O gol que Pelé não fez Na copa de 1970, na partida entre Brasil e Tchecoslováquia, Pelé pega a bola um pouco antes do meio de campo, vê o goleiro tcheco adiantado, e arrisca um chute que entrou para a história do futebol brasileiro. No início do lance, a bola parte do solo com velocidade de 108 km/h (30 m/s), e três segundos depois toca novamente o solo atrás da linha de fundo, depois de descrever uma parábola no ar e passar rente à trave, para alívio do assustado goleiro. Na figura vemos uma simulação do chute de Pelé. Considerando que o vetor velocidade inicial da bola após o chute de Pelé fazia um ângulo de 30º com a horizontal (sen30º = 0,50 e cos30º = 0,85) e desconsiderando a resistência do ar e a rotação da bola, pode-se afirmar que a distância horizontal entre o ponto de onde a bola partiu do solo depois do chute e o ponto onde ela tocou o solo atrás da linha de fundo era, em metros, um valor mais próximo de (A) 52,0. (B) 64,5. (C...

QUÍMICA [UNESP]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Questão 69 A tabela periódica é uma notável realização da ciência. Ela ajuda a organizar o que de outra forma seria um arranjo confuso dos elementos e de suas propriedades. A base da classificação periódica atual é a tabela do químico russo Mendeleev, proposta em 1869, com a diferença de que as propriedades dos elementos variam periodicamente com seus números atômicos e não com os pesos atômicos. Analisando a classificação periódica, mesmo sem conhecer todos os elementos que ela apresenta, é possível afirmar que (A) os não metais podem ser deformados com golpes de martelo. (B) os metais alcalino-terrosos são mais densos que os metais alcalinos. (C) os halogênios, em condições normais de temperatura e pressão, são líquidos coloridos. (D) o oxigênio e o nitrogênio são gases à temperatura ambiente e seus átomos apresentam seis elétrons na camada mais externa. (E) os elementos de uma mesma família da classificação periódica possuem propriedades semelhant...

BIOLOGIA E QUÍMICA [UFPA]

Imagem
QUÍMICA 26 A absorção de nitrogênio é um processo químico vital para a nutrição das plantas. Com o aumento da população mundial, a agricultura precisa fazer uso de fertilizantes à base de amônia (NH 3 ) para aplicação nas áreas de plantio. A produção anual de amônia é de mais de 100 milhões de toneladas, e o processo mais utilizado para sua obtenção é a reação entre os gases nitrogênio (N 2 ) e hidrogênio (H 2 ), conhecido como processo Haber-Bosch. Considerando a conversão completa, em um ensaio utilizando 168,0 L de gás nitrogênio e 448,0 L de gás hidrogênio, a massa, em gramas, de amônia produzida é aproximadamente igual a (A) 127,5 (B) 226,7 (C) 340,0 (D) 467,5 (E) 536,8 27 Sobre o processo de ionização de um átomo A, mostrado abaixo, são feitas as seguintes afirmativas: I A energia de ionização aumenta à medida que o raio atômico diminui; sendo assim, é necessária uma quantidade de energia maior para remover elétrons de átomos menores. II O cátion formado possui um ra...

BIOLOGIA [UEPB]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI]   01. Os lipídios constituem um grupo heterogêneo de substâncias orgânicas, cuja característica comum é a sua pequena solubilidade em água e sua grande solubilidade em solventes orgânicos, como éter, benzeno e clorofórmio. Entre os lipídios, encontramos aqueles conhecidos como óleos e gorduras, formados a partir de ácidos orgânicos chamados ácidos graxos. Estes lipídios denominam-se: a) terpenos b) fosfolipídios c) ceras d) esteróides e) triacilgliceróis   02. Embora haja controvérsias nesta definição, admite-se que as proteínas são os polipeptídios de ocorrência natural, biologicamente ativos com, no mínimo, cinqüenta aminoácidos. As proteínas são classificadas quanto à função biológica que desempenham. Associe corretamente as colunas, considerando a classe de proteínas e seus respectivos exemplos. I. Estruturais        A. Tripsina e amilase II. Protetoras        B. Co...

BIOLOGIA [UEPB]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 01. Se um homem de pigmentação normal e homozigoto casar-se com uma mulher albina, seus descendentes serão a) albinos. b) de um aspecto impossível de se prever. c) normais heterozigotos. d) normais homozigotos. e) albinos heterozigotos. 02. De acordo com as Leis de Mendel, os indivíduos com genótipo a) AA produzem gametas A. b) Aa produzem gametas AA, Aa e aa. c) AaBB produzem gametas A, a e B. d) AaBb produzem gametas Aa e Bb. e) aa produzem gametas aa. 03. As hemácias humanas possuem na sua superfície substâncias denominadas aglutinogênios, que reagem com as aglutininas encontradas no plasma. Quando um indivíduo possui aglutinogênio AB nas suas hemácias, no seu plasma encontramos a) uma aglutinina AB. b) aglutinina anti-A. c) aglutinina anti-B. d) aglutininas anti-A e anti-B. e) nenhuma aglutinina. 04. Genes que têm efeito não adaptativo persistem mais tempo em uma população, se forem a) letais. b) mutantes. c) recessivos. d) epistéticos...