quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UEL]


06 - Para a construção de templos, em algumas culturas do Mundo Antigo, utilizava-se a argamassa, uma mistura com uma parte de cal e três partes de areia com água suficiente para constituir uma pasta trabalhável e espessa. Nessa mistura a primeira reação que ocorre é a “extinção” completa da cal viva (óxido de cálcio), formando a cal extinta (hidróxido de cálcio). Quando a argamassa é assentada entre os tijolos ou blocos de pedra, o gás carbônico da atmosfera é absorvido lentamente e forma-se o carbonato de cálcio. A equação química que representa a reação final é:
a) Ca(OH)2(s) + CaO(s) + 2 CO2(g) → 2 CaCO3(s) + H2O(l)
b) Ca(OH)2(s) + SiO2(s) + CO2(g) → CaSiO3(s) + H2CO3(l)
c) Ca(OH)2(s) + CO2(g) → CaCO3(s) + H2O(l)
d) CaO(s) + CO2(g) → CaCO3(s)
e) CaO(s) + Ca(OH)2(s) + SiO2(s) + CO2(g) → CaSiO3(s) + CaCO3(s) + H2O(l)

Leia o texto abaixo e responda às questões 07, 08, 09, 10 e 11.

No ano de 2002, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os resultados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, revelando que 47,8% dos municípios brasileiros não têm serviço de esgoto sanitário, 68,5% dos resíduos das grandes cidades são jogados em lixões e alagados, e só 451 cidades fazem coleta seletiva de lixo (cf. revista Isto É de 03 abr. 2002, n. 1696, p. 74). No Brasil, estima-se que 125.281 toneladas de lixo são produzidas por dia e que, dos 14,5 milhões de metros cúbicos de esgoto coletados diariamente, somente 5,1 milhões recebem tratamento.

07 - Por não contarem com serviço de esgoto sanitário, 47,8% dos municípios brasileiros estão particularmente sujeitos à incidência de:
a) Malária.
b) Esquistossomose.
c) Febre Amarela.
d) Dengue.
e) Doença de Chagas.

08 - Ainda com referência ao texto e com base nos conhecimentos sobre meio ambiente, é correto afirmar:
a) Poucas cidades fazem coleta seletiva de lixo devido à ausência de mão-de-obra especializada.
b) Os resíduos das grandes cidades são depositados em alagados e lixões por serem estas as únicas áreas de descarte disponíveis.
c) O tratamento de grande parte do esgoto no Brasil é dispensável pelo fato de ele ser lançado em rios de grande vazão.
d) A produção brasileira de lixo e seu descarte refletem a ausência de legislação ambiental no país.
e) A construção de aterros sanitários e a realização de coleta seletiva contribuem para a melhoria da qualidade do meio ambiente.

09 - A análise de uma amostra de gás, coletada em um local adequado de destinação de lixo, registrou a presença dos seguintes gases: hidrogênio, oxigênio, gás carbônico e metano. Dentre os compostos citados, quais são combustíveis?
a) H2 e CH4
b) O2 e CH4
c) O2 e H2
d) H2 e CO2
e) CO2 e CH4
Leia o texto abaixo e responda às questões 12, 13, 14, 15, 16 e 17.

Os refrigeradores e aparelhos de ar condicionado produzidos no Brasil até 2000 contêm clorofluorcarbonos (CFCs). Quando liberados, esses gases sobem até as altas camadas da atmosfera e destroem o ozônio, que nos protege das radiações solares. O Brasil é signatário do Protocolo de Montreal, acordo internacional assinado em 1987 para banir os CFCs do planeta. Segundo o IBGE, entre 1997 e 2000, houve uma redução de 21% na utilização desse gás no Brasil.  
12 - Com base no texto e nos conhecimentos sobre as camadas da atmosfera, assinale a alternativa correta.
a) A ação destrutiva dos CFCs ocorre na ozonosfera e seus efeitos são verificados na troposfera.
b) A ação destrutiva dos CFCs ocorre na litosfera e seus efeitos são verificados na hidrosfera.
c) A ação destrutiva dos CFCs ocorre na hidrosfera e seus efeitos são verificados na estratosfera.
d) A ação destrutiva dos CFCs ocorre na biosfera e seus efeitos são verificados na ionosfera.
e) A ação destrutiva dos CFCs ocorre na estratosfera e seus efeitos são verificados na biosfera.

13 - Nos refrigeradores, a presença de CFCs tem a função de retirar o calor de seu interior e transferi-lo para o exterior.
Sobre essa transferência de calor, é correto afirmar que os CFCs:
a) Transportam o ar frio de dentro para fora do refrigerador.
b) Retiram o ar quente de dentro do refrigerador.
c) Evaporam no interior do refrigerador e condensam no exterior.
d) Condensam no interior do refrigerador e evaporam no exterior.
e) Congelam no interior do refrigerador e evaporam no exterior.

14 - Um dos efeitos da destruição da camada de ozônio é o aumento na taxa de mutação gênica, induzida pela maior exposição dos organismos à radiação ultravioleta (UV), um agente mutagênico importante. Sobre as mutações gênicas, é correto afirmar:
a) Em sua quase totalidade são benéficas, pois o gene mutante, na maioria das vezes, confere vantagens seletivas ao indivíduo que o possui.
b) Resultam do processo de recombinação gênica que ocorre durante a prófase I da meiose.
c) São na sua maioria deletérias, causando muitas vezes desvantagens ao indivíduo possuidor do gene mutante.
d) Necessitam de agentes mutagênicos para que possam ter origem, pois não podem surgir espontaneamente nas células dos organismos.
e) Quando ocorrem pela substituição de uma base nitrogenada por outra, obrigatoriamente provocam uma alteração na proteína codificada pelo gene mutante. 

15 - O debate em torno da utilização dos CFCs chama a atenção para um problema cada dia mais preocupante: a possibilidade da destruição do meio ambiente ocasionada por produtos resultantes das pesquisas em ciência e tecnologia. Tal questão conduz a uma reflexão acerca das relações entre ciência, meio ambiente e ética. Sobre o tema, é correto afirmar:
a) As reflexões éticas acerca de problemas ambientais devem ser orientadas para o lucro das empresas que desenvolvem novas tecnologias para o progresso.
b) A destruição do meio ambiente é uma questão relevante para a reflexão ética, na medida em que interfere diretamente na sobrevivência das gerações futuras.
c) Danos ambientais são inevitáveis no contexto do desenvolvimento científico-tecnológico, o que impede a discussão sobre o tema no âmbito da ética.
d) Problemas relativos ao meio ambiente prescindem da reflexão ética, pois são superados através de soluções práticas apresentadas por especialistas da área.
e) Os problemas ambientais devem ser tratados no âmbito das ciências naturais, pois estão isentos de preocupações que envolvam juízos de valor.

16 - Enquanto a camada de ozônio protege a vida na Terra, o gás ozônio na baixa atmosfera pode comprometer a qualidade do ar. O gráfico a seguir refere-se ao número de violações da qualidade do ar na Região Metropolitana de São Paulo, no período compreendido entre 1995 e 1999. Percebe-se um momento em que a quantidade de violações da concentração de ozônio foi idêntica à quantidade de violações de monóxido de carbono. Assinale a alternativa que fornece o valor mais aproximado dessa quantidade de violações.

a) 83
b) 87
c) 91
d) 97
e) 99

17 - O limite permitido por lei no Brasil para a presença de ozônio em baixa atmosfera é de 160 µg de ozônio por metro cúbico de ar. Conforme o gráfico anterior, foram registradas 294 violações em 1999. Considerando que a média de violações corresponde a 736 µg de ozônio por metro cúbico de ar, qual a quantidade média encontrada de ozônio por metro cúbico acima do limite permitido por lei?
Dados: O = 16,0 u; 1 µg = 10-6g
a) 1,20 x 10-5 mol
b) 1,50 x 10-5 mol
c) 3,30 x 10-6 mol
d) 4,80 x 10-6 mol
e) 7,20 x 10-6 mol

Observe a figura abaixo e responda às questões 18 e 19.

 18 - Analise as afirmativas a seguir, relacionadas às mudanças de estado físico da água representadas na figura anterior.
I. A pressão de vapor depende do formato do lago e da quantidade de água nele contida.
II. A uma determinada temperatura, ocorrerá a evaporação da água do lago quando a pressão de vapor da água no ar atmosférico for menor que a pressão máxima de vapor.
III. A uma determinada temperatura, na superfície do lago, ocorrerá equilíbrio entre os efeitos de evaporação e condensação quando a pressão de vapor d’água no ar for igual à pressão máxima de vapor.
IV. Com a elevação da temperatura, aumenta a pressão máxima de vapor da água; logo, a velocidade de evaporação cresce.
 Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I, II e III são corretas.
b) Apenas as afirmativas I e III são corretas.
c) Apenas as afirmativas II e IV são corretas.
d) Apenas as afirmativas III e IV são corretas.
e) Apenas as afirmativas II, III e IV são corretas.

19 - Parte da água absorvida pelos vegetais será utilizada na fotossíntese:
a) Durante a fase de claro, resultando na produção de O2.
b) Durante a fase de escuro, resultando na produção de CO2.
c) Durante a fase de claro, resultando na produção de CO2.
d) Durante a fase de escuro, resultando na produção de O2.
e) Durante a fase de claro, resultando na produção de C6H12O6.

29 - As tintas contêm em sua composição pigmentos cuja finalidade é conferir cor, opacidade, durabilidade, etc. A introdução de um grupamento auxocromo (do grego auxein, aumentar, cromos, cor) em uma molécula orgânica colorida pode mudar significativamente a cor do composto. Nas moléculas representadas a seguir, o composto I apresenta cor amarela e o composto II cor violeta.
Quanto às moléculas representadas anteriormente, é correto afirmar que o grupo auxocromo introduzido no composto I para transformá-lo no composto II é um grupo:
a) Nitrito.
b) Amida.
c) Imida.
d) Nitro.
e) Amina.

Leia o texto a seguir sobre o tema genoma humano e responda às questões 34, 35, 36 e 37.


“Aproximadamente 5% do orçamento norte-americano para o Projeto Genoma Humano foi dedicado ao estudo das questões éticas, legais e sociais decorrentes do conhecimento do nosso genoma. Por que tanto investimento nessa área não-tecnológica? Todo novo conhecimento confere à humanidade um grande poder, que pode ser utilizado para melhorar nossa qualidade de vida ou como forma de abuso.” (PEREIRA, Lygia. Seqüenciaram o genoma humano... E agora? São Paulo: Moderna, 2001. p. 98.)  
34 - Os resultados recentes das pesquisas sobre o genoma humano provocam uma polêmica discussão sobre os desafios moral, social e legal postos à humanidade pela ciência. Sobre o tema, é correto afirmar:
a) O conhecimento científico sobre o genoma humano orienta-se por regras científico-tecnológicas livres de quaisquer valorações.
b) Os avanços científicos sobre o genoma humano exigem princípios normativos que permitam tanto a continuidade das pesquisas como a proteção aos direitos dos indivíduos.
c) Os estudos sobre o genoma humano orientam-se pelas leis da neutralidade da ciência e desconsideram a reflexão ética, tida como privada e subjetiva pelos cientistas.
d) Os princípios éticos e as legislações atuais dos países estão adaptados às possíveis conseqüências geradas pelas recentes descobertas sobre o genoma humano.
e) Há consenso quanto ao fato de que o conhecimento sobre o genoma humano, por sua natureza racional, esteja livre dos efeitos nocivos aos seres humanos.

35 - O texto alerta para o fato de que os conhecimentos sobre o genoma humano conferem “à humanidade um grande poder, que pode ser utilizado para melhorar nossa qualidade de vida ou como forma de abuso”. Avalie os diferentes usos que podem ser feitos do saber sobre o genoma humano:
I. Mecanismo de dominação e de controle social.
II. Instrumento para identificar a paternidade.
III. Critério seletivo de acesso ao emprego e ao seguro de saúde.
IV. Recurso para a prevenção de possíveis patologias.
V. Método para identificação de cadáveres.
 Quais dentre os usos acima configuram abuso na utilização do código genético dos indivíduos?
a) Apenas I e III.
b) Apenas II e III.
c) Apenas I e IV.
d) Apenas II e V.
e) Apenas IV e V.

36 - Considerando-se que o termo “genoma” se refere à totalidade das informações genéticas pertencentes a um organismo, é correto afirmar que o genoma humano corresponde:
a) Ao conjunto dos vinte e dois pares de cromossomos-autossomos.
b) À totalidade das moléculas de DNA contidas nas células humanas.
c) Ao grupo das moléculas de DNA e RNA presentes nas células humanas.
d) Ao conjunto de genes contidos no DNA do núcleo das células somáticas humanas.
e) À totalidade das proteínas que constituem a espécie humana.

37 - Segundo o modelo de Watson e Crick (1956), a molécula de DNA possui dois filamentos de polinucleotídeos, presos um ao outro pelas bases nitrogenadas. Os filamentos estão torcidos formando uma hélice dupla devido à interação entre as bases nitrogenadas. Assinale a alternativa que identifica a força responsável pelas ligações químicas entre os filamentos da molécula de DNA:
a) Força gravitacional.
b) Força elétrica.
c) Força nuclear forte.
d) Força nuclear fraca.
e) Força nuclear mesônica.

40 - O leite materno é o melhor alimento para o bebê, e o ato de amamentar traz benefícios para a mãe e seu filho. Na mulher, a lactação, assim como a gravidez, é um processo fisiológico dependente da regulação hormonal.
Sobre os hormônios e o sistema reprodutor feminino, considere as seguintes afirmativas:
I. A principal glândula sexual feminina é o ovário, responsável pela produção dos hormônios gonadais: estrógeno e progesterona.
II. Hormônios são substâncias produzidas em grandes quantidades pelas glândulas exócrinas; circulam pelos vasos linfáticos e regulam a atividade do organismo.
III. A prolactina é o principal hormônio responsável pela determinação das características sexuais femininas.
IV. A placenta, além de produzir hormônios, é muito importante para a nutrição, respiração e excreção do embrião.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e II são corretas.
b) Apenas as afirmativas II e III são corretas.
c) Apenas as afirmativas III e IV são corretas.
d) Apenas as afirmativas I e IV são corretas.
e) Apenas as afirmativas II e IV são corretas.

Leia o texto abaixo e responda às questões 42 e 43.


Existem condições propícias para a formação de petróleo, entre as quais destacam-se: existência de depósito de material orgânico em ambiente sem gás oxigênio, presença de rocha geradora, ocorrência de processos migratórios, presença de rocha reservadora com boa porosidade, existência de rochas protetoras conhecidas como estruturas acumuladoras. No Brasil, as reservas de petróleo encontram-se predominantemente na plataforma continental, em poços marítimos que chegam a ultrapassar 1.000 metros de profundidade. A extração nessas condições exige tecnologia de ponta, sendo o Brasil o país que melhor a domina na atualidade. Contudo, a tecnologia disponível não tem sido suficiente para evitar os danos ambientais decorrentes dos acidentes com vazamento de petróleo no mar.

42 - Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
a) Na formação do petróleo, o material orgânico sofreu fermentação anaeróbica.
b) A formação dos hidrocarbonetos presentes no petróleo independe da ação catalítica dos minerais da rocha geradora.
c) A pressão das rochas sobre o material orgânico foi importante na formação dos hidrocarbonetos do petróleo na rocha protetora.
d) Os processos migratórios foram responsáveis pela formação dos diferentes hidrocarbonetos presentes no petróleo.
e) A ação da temperatura e pressão existentes na crosta foi decisiva para a retenção do petróleo na rocha geradora.

43 - Sobre os efeitos do derramamento de petróleo nos ecossistemas oceânicos, considere as seguintes afirmativas.
I. O petróleo pode aderir às brânquias dos peixes, o que impede as trocas gasosas e provoca a morte por asfixia.
II. Com a redução da passagem dos raios solares provocada pelas manchas de óleo, a atividade fotossintética do
fitoplâncton é intensificada.
III. A impregnação das penas das aves marinhas por óleo reduz drasticamente seu isolamento térmico.
IV. Os hidrocarbonetos do petróleo podem intoxicar a maior parte dos organismos marinhos.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e II são corretas.
b) Apenas as afirmativas II e III são corretas.
c) Apenas as afirmativas I e IV são corretas.
d) Apenas as afirmativas II, III e IV são corretas.
e) Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.

Observe as figuras A e B e responda às questões 50, 51, 52 e 53.

 50 - Nas figuras A e B estão representadas duas opções de local para a implantação de uma indústria de laticínios. Cinco assessores de planejamento indicaram, cada um deles, um local que consideram mais adequado para a construção da indústria, com as respectivas justificativas. Assinale qual deles fez a melhor escolha e apresentou a justificativa
adequada para a construção do empreendimento, considerando-se o objetivo de minimizar os possíveis impactos ambientais gerados pela indústria para a cidade que aparece na figura.
a) Assessor 1 - área escolhida: representada na Figura A.
Justificativa: trata-se de uma área que evita os efeitos da emissão de poluentes em caso de acidentes ambientais.
b) Assessor 2 - área escolhida: representada na Figura B.
Justificativa: a indústria deve ser instalada o mais afastada possível de aglomerações urbanas, o que contribui para a dispersão de seus poluentes.
c) Assessor 3 - área escolhida: representada na Figura A.
Justificativa: deve-se instalar a indústria em local que permita o lançamento de seus efluentes em ambos os rios, o que anula possíveis danos ambientais.
d) Assessor 4 - área escolhida: representada na Figura A.
Justificativa: atividades urbanas e industriais concentradas espacialmente garantem menores índices de poluição ambiental.
e) Assessor 5 - área escolhida: representada na Figura B.

Justificativa: essa localização da indústria impede a contaminação do lençol freático por possíveis poluentes.
51 - Se a indústria de laticínios não apresentar tratamento adequado dos seus resíduos orgânicos ocorrerá um aumento significativo na quantidade de nutrientes disponíveis no leito do rio. Esse fenômeno, denominado eutrofização, permite a proliferação de bactérias aeróbicas. Sobre a eutrofização, considere as seguintes afirmativas:
I. A proliferação de bactérias aeróbicas resultará no aumento do O2 dissolvido na água.
II. O O2 liberado na água pelas bactérias aeróbicas é produzido nas mitocôndrias.
III. A proliferação de bactérias aeróbicas compromete a sobrevivência dos peixes do rio.
IV. A redução acentuada de O2 na água resulta na morte das bactérias aeróbicas.
Das afirmativas acima, estão corretas apenas:
a) I e II
b) II e III
c) I e III
d) II e IV
e) III e IV

52 - Nas figuras, observa-se que o rio bifurca-se nos rios 1 e 2. No rio 1, de largura L, há uma rocha, cuja distância da margem direita é L1 e da esquerda L2, tal que L1 < L2 < L. A vazão da água ao longo do rio 1 se mantém constante devido à conservação da massa de água que escoa. Considerando va a velocidade da água do rio 1, antes e depois da rocha; v1 a velocidade da água à direita da rocha; e v2 a velocidade da água à esquerda da rocha, é correto afirmar:
a) va é maior que v2.
b) v2 é maior que v1.
c) va é igual a v1.
d) v1 é maior que v2.
e) va é igual a v2.

53 - Para garantir a qualidade da água que abastece a cidade, ela deve passar por uma estação de tratamento, onde ocorrem vários processos para deixá-la adequada ao consumo. Um desses processos é a floculação, resultante da reação química entre o sulfato de alumínio e o hidróxido de cálcio. Para saber a quantidade estequiométrica desses reagentes a ser usada, é feito o balanceamento da equação química. A somatória dos menores coeficientes inteiros dessa equação é:
 Dados: Carga dos íons: Ca2+, Al3+, (OH)-, SO42-
a) 4
b) 6
c) 7
d) 8
e) 9

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...