quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

BIOLOGIA [UEL]


Analise a figura abaixo e responda às questões 1 e 2.

1) Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. A parede celular auxilia na manutenção da integridade osmótica externa, já que, nas plantas, o líquido extracelular é hipertônico, ao contrário do que acontece nos animais, onde as células estão mergulhadas em um meio hipotônico.
II. As células vegetais se assemelham às células animais em muitos aspectos de sua morfologia, como a estrutura molecular das membranas e de várias organelas, em vários mecanismos moleculares básicos, como a replicação do DNA e sua transcrição em RNA, a síntese protéica e a transformação de energia via mitocôndrias.
III. Preencher grande parte de seu conteúdo total com um vacúolo é considerado uma estratégia econômica usada pela célula para aumentar seu tamanho e adquirir grande superfície de contato entre o citoplasma e o ambiente externo, sem gasto de energia.
IV. Juntamente com os vacúolos e as paredes celulares, os plastídios são componentes característicos das células vegetais e estão relacionados com o processo de fotossíntese e armazenamento. Os principais tipos de plastídios são os cloroplastos, os cromoplastos e os leucoplastos.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.

2) Com base, ainda, na figura e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. Os cromoplastos contêm pigmentos carotenóides e podem ter função na atração de insetos e outros animais essenciais para polinização cruzada e dispersão de frutos e sementes.
II. A parede celular determina a estrutura da célula, a textura dos tecidos vegetais e muitas características
importantes, que permitem reconhecer as plantas como organismos. Todas as células vegetais têm uma parede primária e muitas têm uma parede secundária.
III. As paredes primárias contêm hemicelulose, mas aparentemente não possuem pectinas e glicoproteínas. A lignina pode também estar presente nas paredes secundárias, mas é especialmente característica de células com parede primária e tem por função conferir resistência e rigidez à parede.
IV. Devido à presença de pectinas, as paredes secundárias são muito hidratadas, tornando-se mais plásticas. As células ativamente em divisão ou em alongamentos geralmente têm somente paredes secundárias.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e III.
b) II e IV.
c) I e II.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.

3) Analise a figura a seguir:

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. Graças a seus receptores específicos, a membrana tem a capacidade de reconhecer outras células e diversos tipos de moléculas como, por exemplo, hormônios. Este reconhecimento, pela ligação de uma molécula específica com o receptor da membrana, desencadeia uma resposta que varia conforme a célula e o estímulo recebido.
II. Os lipídios das membranas são moléculas longas com uma extremidade hidrofílica e uma cadeia hidrofóbica. As macromoléculas apresentam uma região hidrofílica e, portanto, solúvel em meio aquoso e uma região hidrofóbica, insolúvel em água, porém solúvel em lipídios.
III. A membrana celular é permeável à água. Colocadas em uma solução hipertônica, as células aumentam de volume devido à penetração de água. Se o aumento de volume for acentuado, a membrana plasmática se rompe e o conteúdo da célula extravasa, fenômeno conhecido como desplasmólise.
IV. Quando colocadas em solução hipotônica, as células diminuem de volume devido à saída de água. Havendo entrada ou saída de água, a forma da célula fica inalterada, por ser, em parte determinada pelo estado de hidratação dos colóides celulares e pela rigidez oferecida pela parede celular.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.

4) O desenvolvimento humano inicia-se na fertilização, quando um gameta masculino ou espermatozóide se une ao gameta feminino ou ovócito para formar uma única célula - o zigoto. Esta célula totipotente e altamente especializada marca o início de cada um de nós como indivíduo único.
(MOORE, K.L.; PERSAUD, T.V.N. Embriologia clínica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. p. 18.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. O sinciciotrofoblasto produz o hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) que entra no sangue materno. A HCG mantém a atividade hormonal do corpo lúteo no ovário, durante o período de gestação, formando a base dos testes para gravidez.
II. Na primeira divisão meiótica, cada cromossomo se divide e cada metade, ou cromátide, é direcionada para um pólo diferente. Assim, o número diplóide de cromossomos é mantido em cada célula-filha formada por meiose.
III. Nutrientes e oxigênio passam do sangue materno, através do líquido amniótico, para o sangue fetal, enquanto que as excretas de dióxido de carbono passam do sangue fetal para o sangue materno, também através do líquido amniótico.
IV. O líquido amniótico tem por função, por exemplo: agir como uma barreira contra infecções; ajudar a controlar a temperatura corporal do embrião, mantendo uma temperatura relativamente constante; participar da manutenção da homeostasia dos fluídos e eletrólitos.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.

5) Além dos vegetais, um horta pode manter uma diversidade de animais, principalmente de invertebrados. Alguns são considerados úteis, tais como as minhocas (anelídeos), e os piolhos-de-cobra (diplópodes), porque produzem húmus ou arejam o solo. Entretanto, tatuzinhos-de-jardim (crustáceos) e lesmas (moluscos) comem as plantas e geralmente não são desejados.
Considerando as características morfológicas desses animais, assinale a alternativa que contenha aquelas que sejam comuns a todos esses animais.
a) Simetria radial, sistema circulatório fechado e reprodução sexuada.
b) Gânglios nervosos, sistema circulatório fechado e hermafroditismo.
c) Sistema circulatório aberto, hermafroditismo e sistema nervoso difuso.
d) Simetria bilateral, gânglios nervosos e sistema digestório completo.
e) Nefrídios, reprodução sexuada e sistema circulatório fechado.

6) Você recebe nove cartões. Sua tarefa é formar dois grupos de três cartões, de modo que, no grupo I, sejam incluídos apenas os cartões que tenham características exclusivas do reino Monera e, no grupo II, apenas cartões que tenham características exclusivas do reino Protista.


Assinale a alternativa que apresenta possibilidades de formar corretamente os grupos I e II, respectivamente:
a) Grupo I : cartões 1, 5 e 6;
Grupo II: cartões 4, 7 e 9.
b) Grupo I : cartões 2, 3 e 5;
Grupo II: cartões 1, 6 e 8.
c) Grupo I : cartões 3, 6 e 8;
Grupo II: cartões 1, 5 e 7.
d) Grupo I : cartões 2, 3 e 6;
Grupo II: cartões 1, 4 e 8.
e) Grupo I : cartões 2, 3 e 5;
Grupo II: cartões 4, 7 e 9.

7) Para entender a evolução animal, o estudo da presença do celoma é fundamental, porque indica a separação de linhagens importantes. Considerando a classificação tradicional dos animais segundo esse critério, assinale a alternativa que indica aqueles que são, respectivamente, acelomados, pseudocelomados e celomados.
a) Planárias, lombrigas e minhocas.
b) Tênias, gafanhotos e medusas.
c) Filárias, protozoários e ancilóstomos.
d) Poliquetos, lesmas e esquistossomos.
e) Camarões, sanguessugas e estrelas-do-mar

8) Nos vegetais superiores, a regulação do metabolismo, o crescimento e a morfogênese muitas vezes dependem de sinais químicos de uma parte da planta para outra, conhecidos como hormônios, os quais interagem com proteínas específicas, denominadas receptoras.
(TAIZ, L.; ZEIGER, E. Fisiologia vegetal. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre hormônios vegetais, relacione as colunas

Assinale a alternativa que contém todas as relações corretas.
a) 1-a, 2-b, 3-c, 4-d.
b) 1-b, 2-a, 3-d, 4-c.
c) 1-c, 2-d, 3-a, 4-b.
d) 1-d, 2-c, 3-b, 4-a.
e) 1-c, 2-a, 3-d, 4-b.

9) Ana possui olhos amendoados e cílios compridos e um charmoso “furinho” no queixo, que deixam o seu rosto bastante atraente. Estas características fenotípicas são as mesmas da sua mãe. Já o seu pai tem olhos arredondados, cílios curtos e não tem “furinho” no queixo. Ana está grávida e o pai da criança possui olhos arredondados, cílios curtos e com um “furinho” no queixo. Estas características são controladas por genes com segregação independente. Os alelos dominantes: A controla o formato de olhos amendoados, C os cílios compridos e F a ausência do “furinho”.
Qual é o genótipo da Ana e a probabilidade de que ela tenha uma filha com olhos arredondados, cílios compridos e “furinho” no queixo?
a) Genótipo da Ana é AA CC ff e a probabilidade do filho desejado é 3/4.
b) Genótipo da Ana é Aa Cc ff e a probabilidade do filho desejado é 1/4.
c) Genótipo da Ana é Aa CC ff e a probabilidade do filho desejado é 1/4.
d) Genótipo da Ana é AA Cc ff e a probabilidade do filho desejado é 3/4.
e) Genótipo da Ana é Aa Cc ff e a probabilidade do filho desejado é 1/16.

10) Analise a figura a seguir:

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. Epidemia se caracteriza por uma elevação progressiva, inesperada e descontrolada do número de casos de doenças durante um período numa população, ultrapassando os valores endêmicos ou esperados.
II. Epidemias são endemias que ocorrem ao mesmo tempo em vários países. A peste bubônica, na Idade Média, e a gripe espanhola, no início do século XX, são exemplos de epidemias que ocorreram ao longo da história da humanidade.
III. Endemia é definida como a presença de uma doença em uma população de determinada área geográfica, ou refere-se à prevalência usual de uma doença em um grupo populacional ou em uma área geográfica.
IV. A extensão geográfica de uma epidemia pode ser restrita a um bairro ou atingir uma cidade, um estado ou um país, podendo se estender por horas, no caso das infecções alimentares ou semanas, nos casos de gripes ou vários anos no caso da AIDS.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.

11) A doença de Chagas, segundo a Organização Mundial da Saúde, constitui uma das principais causas de morte súbita na fase mais produtiva do cidadão. No Brasil, esta doença atinge cerca de 6 milhões de habitantes, principalmente populações pobres que residem em condições precárias. Muitas vezes,  não é dada uma possibilidade de emprego, ao chagásico, mesmo que adequado à sua condição clínica, que quase sempre não é devidamente avaliada [...]. (Adaptado de: NEVES, D. P. et. al. Parasitologia Humana. São Paulo: Atheneu, 2005. p. 86.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. A transmissão da Doença de Chagas pode se dar por via oral em várias situações como, por exemplo: amamentação, pois o Tripanosoma cruzi já foi encontrado em leite materno na fase aguda da infecção; pessoas ingerindo alimentos contaminados com fezes ou urina de “barbeiros” infectados.
II. Os indivíduos que sobrevivem à fase aguda assintomática ou sintomática evoluem para a fase crônica e podem permanecer assintomáticos ou com infecção latente por vários anos ou durante toda a sua vida.
III. A profilaxia da Doença de Chagas pode se dar pela melhoria das habitações, com adequada higiene e limpeza da mesma, combate ao “barbeiro” por meio de inseticidas e outros métodos auxiliares e a identificação e seleção dos doadores de sangue.
IV. A espoliação sanguínea realizada pelas fêmeas dos “barbeiros” é tão marcante, que ocasiona internamentos de pessoas e afastamento de profissionais da agricultura e pecuária. Neste aspecto o Estado do Paraná, por ser predominantemente agrícola, concentra a maioria dos casos da Doença de Chagas no País. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.

12) Um microrganismo patogênico é definido como aquele que causa ou é capaz de causar doença. Alguns microrganismos são inequivocamente patogênicos, enquanto outros (a maioria) são geralmente inofensivos. Além disso, alguns patógenos causam doenças apenas sob certas condições como, por exemplo, quando são introduzidos em um local do corpo normalmente estéril, ou na infecção de um hospedeiro imunocomprometido. (Adaptado de: STROHL, W. A. Microbiologia ilustrada. Porto Alegre: ARTMED, 2004. p. 25.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. O exemplo mais preocupante de imunodeficiência adquirida é a AIDS, na qual o vírus se liga à proteína CD4 das células T auxiliares e as destrói. A redução do número dessas células produz uma imunosupressão profunda que leva a graves infecções por microrganismos normalmente comensais e não-virulentos.
II. As doenças bacterianas podem ser ou não transmissíveis de uma pessoa para outra. Como exemplo de doença bacteriana transmissível temos o botulismo, cujo contágio se dá por fluidos corporais, o que torna os potenciais hospedeiros mais suscetíveis e a enfermidade em questão potencialmente epidêmica.
III. O pequeno tamanho faz com que os microrganismos tenham taxas metabólicas baixas, porque a razão entre superfície e volume diminui com a redução do tamanho da célula. Conseqüentemente, as bactérias possuem taxas metabólicas mais baixas do que as células eucarióticas.
IV. A proteção de indivíduos por vacinação pode ocorrer por imunização passiva, a qual é obtida quando para um indivíduo são administradas imunoglobulinas produzidas e dirigidas contra uma infecção já estabelecida, enquanto a imunização ativa envolve a administração no indivíduo de patógenos purificados ou modificados ou de seus produtos.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e IV.
b) I e II.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.

13) Um agricultor familiar, que é contra o uso de transgênicos, conserva a tradição de seus pais de cultivar e produzir sementes de uma variedade antiga de milho com endosperma branco. O vizinho deste agricultor plantou sementes de um híbrido de milho com locos homozigóticos para endosperma amarelo e para transgênico (que confere resistência a uma praga). As lavouras de milho destes dois agricultores floresceram juntas e houve uma elevada taxa de cruzamento entre elas. Na época da colheita, o agricultor familiar ficou decepcionado ao verificar a presença de sementes com endospermas amarelos e brancos nas espigas da variedade antiga, evidenciando a contaminação com o híbrido transgênico. O agricultor resolveu plantar as sementes destas espigas contaminadas em dois lotes, sendo as sementes amarelas no Lote I e as brancas no Lote II, suficientemente isoladas entre si e de outros lotes de milho.
Quais seriam as freqüências esperadas de sementes brancas e não portadoras do gene transgênico produzidas em cada lote, considerando que a cor amarela da semente de milho é dominante e condicionada pelo gene Y (yellow)?
Assinale a alternativa correta.
a) Freqüência 1 no Lote I e 1/16 no Lote II.
b) Freqüência 9/16 no Lote I e 3/16 no Lote II.
c) Freqüência 1/16 no Lote I e 1 no Lote II.
d) Freqüência 1/16 no Lote I e 9/16 no Lote II.
e) Freqüência 3/16 no Lote I e 9/16 no Lote II.

14) No alvorecer da humanidade, e durante muito tempo da nossa história, as refeições foram literalmente um vale tudo. Pelo fato dos seres humanos terem evoluído num mundo onde a disponibilidade de alimentos era apenas intermitente, a sobrevivência exigiu que tivéssemos a capacidade de armazenar energia para épocas de escassez. O tecido adiposo, familiarmente conhecido como gordura, é o órgão especializado para essa tarefa. Nossa capacidade de armazenar gordura continua essencial à vida e pode permitir que uma pessoa sobreviva à fome por meses. Na história humana recente, contudo, a quantidade de energia acumulada como gordura está aumentando em muitas populações. Obesidade é o nome que damos quando o armazenamento de gordura se aproxima de um nível que compromete a saúde de uma pessoa. (SCIENTIFIC American. Especial: Alimentos, saúde e nutrição. Out. 2007. p. 46.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. Restringir as gorduras insaturadas – encontradas, por exemplo, na carne bovina, nos embutidos, na margarina, assim como nas gorduras de laticínios – diminuem o risco de doença cardíaca coronariana.
II. O glicogênio é uma forma importante de armazenamento de energia, o que se justifica por dois motivos básicos: ele pode fornecer combustível para o metabolismo de carboidrato muito rapidamente, enquanto a mobilização de gordura é lenta; e, talvez o mais importante, o glicogênio pode prover energia sob condições anóxicas.
III. A totalidade de depósitos de gordura em adipócitos é capaz de extensa variação, consequentemente, permitindo mudanças de necessidades do crescimento, reprodução e envelhecimento, assim como flutuações nas circunstâncias ambientais e fisiológicas, tais como a disponibilidade de alimentos e a necessidade do exercício físico.
IV. O tecido adiposo aumenta: pelo aumento do tamanho das células já presentes quando lipídeo é adicionado, fenômeno conhecido como hiperplasia; ou pelo aumento do número de células, fenômeno conhecido como hipertrofia.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e III.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.

15) O sistema nervoso usa potenciais de ação (impulsos nervosos) para regular as atividades corporais; detecta as alterações nos ambientes externos e internos do corpo, interpreta essas alterações e responde a elas por causar contrações musculares ou secreções glandulares. (TORTORA, G.J.; GRABOWSKI, S.R. Princípios de anatomia e fisiologia. 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. p.5.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. O sistema nervoso periférico autônomo tem por função controlar a atividade dos sistemas digestivo, cardiovascular, excretor e endócrino.
II. O cerebelo é o principal centro integrador entre os sistemas nervoso e endócrino, e o hipotálamo é o responsável pela manutenção da postura corporal.
III. Destacam-se como substâncias que atuam como neurotransmissoras: a acetilcolina,  a adrenalina, a noradrenalina.
IV. A presença da bainha de mielina, que recobre a maioria dos axônios, além de proteger o axônio, facilita a propagação do impulso nervoso.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.

16) Considere a seqüência de bases da fita não molde do DNA de um organismo procarioto: - AAT CCG ACG GGA. Quais seriam as seqüências de bases da fita complementar do DNA, que serve de molde para transcrição, e da fita simples de RNAm transcrito?
a) Fita molde -3’ - TTA GGC TGC CCT- 5’ e RNA 5’- UUTCCGUCGGGU- 3’.
b) Fita molde -3’ - UUA GGC UGC CCU-5’ e RNA 5’- TTAGGCTGC CCT- 3’.
c) Fita molde -3’ - AAT CCG ACG GGA-5’ e RNA 5’- UUAGGCUGCCCU- 3’.
d) Fita molde -3’ - TTA GGC TGC CCT- 5’ e RNA 5’- AAUCCGACGGGA- 3’.
e) Fita molde -3’ - AAU CCG ACG GGA-5’ e RNA 5’ -TTAGGCTGCCCT -3’.

17) Com relação aos processos de evolução que atuam numa linha evolutiva de organismos que estão variando através dos tempos, Stebbins (1970) comparou estes processos com um automóvel percorrendo uma estrada. (RAMALHO, M., BOSCO DOS SANTOS, J., PINTO, C. B. Genética na Agropecuária. 2. ed. Lavras: UFLA, 2a ed. 2000. p. 346.) Com base nos conhecimentos sobre evolução, analise as afirmativas a seguir:
I. A mutação corresponde ao motor do combustível, pois é uma das fontes de variação genética, que é essencial para a progressão contínua da melhoria das espécies, sobre a qual a seleção exerce sua ação.
II. A recombinação genética corresponde ao combustível, atuando pela mistura de genes e cromossomos, que ocorre durante o ciclo sexuado, fornecendo a variabilidade sobre a qual o fluxo gênico e a deriva genética exercem a sua ação.
III. A seleção natural que dirige a variabilidade genética para a adaptação do ambiente pode ser comparada ao motorista do veículo. Juntas, seleção e recombinação podem ser comparadas ao câmbio e ao acelerador do automóvel.
IV. O isolamento reprodutivo tem efeito canalizador semelhante à estrada que, com seus limites e sinalizações impostos sobre o motorista, permite a movimentação de vários veículos na mesma direção e ao mesmo tempo.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e IV.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.

18) Analise a ilustração a seguir:

Com base na ilustração e nos conhecimentos sobre sucessão secundária (ecológica), analise as afirmativas a seguir:
I. As espécies consideradas como pioneiras germinam em locais bem iluminados, crescem rápido, vivem pouco e a árvore adulta apresenta tamanho considerado pequeno ou médio.
II. As espécies consideradas secundárias iniciais podem germinar à sombra e a árvore adulta apresenta tamanho considerado grande.
III. As espécies consideradas secundárias tardias germinam e crescem em locais bem iluminados, vivem muito e o tamanho da árvore adulta é considerado médio.
IV. As espécies consideradas clímax germinam à sombra e crescem em locais bem iluminados, vivem muito e a árvore adulta apresenta tamanho considerado grande a muito grande.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e II.
b) II e IV.
c) I e III.
d) II, III e IV.
e) I, III e IV.

19) As barreiras geográficas  interrompem o fluxo gênico, permitindo que duas populações separadas tomem caminhos evolutivos diferentes na medida em que os agentes seletivos atuantes são diferentes em ambientes diferentes. Acidentes naturais como montanhas e rios podem funcionar como barreiras geográficas, separando populações de mesma espécie que antes viviam juntas no mesmo espaço. Se essas populações se mantiverem isoladas por muito tempo, este tipo de evento pode levar a um processo conhecido como
a) pangênese.
b) seleção natural.
c) panmixia.
d) especiação.
e) deriva genética.

20) Durante o mês de abril de 2007, o grupo encarregado de sistematizar os impactos das mudanças climáticas, bem como a vulnerabilidade e a adaptação para o painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgou um resumo de suas conclusões. O trabalho durou cinco anos e envolveu 2.500 pesquisadores do mundo todo. Suas previsões são alarmantes: algumas adaptações serão necessárias para enfrentar as mudanças inevitáveis do clima. O grupo enfatizou algumas possíveis e chamou atenção para a necessidade de uma opção pelo desenvolvimento sustentável. Segundo os pesquisadores, muitos dos impactos podem ser evitados, reduzidos ou postergados por ações mitigatórias. (Adaptado de: SCIENTIFIC American. Como deter o aquecimento global. Edição Especial, 2007. p. 18.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. As medidas de redução de dióxido de enxofre (uso de carvão limpo e de diesel com pouco enxofre) contribuem significativamente para a redução das emissões de carbono, ao passo que as medidas visando à redução das emissões de dióxido de carbono (com a diminuição da eficácia da combustão e a substituição energética carvão/gás) promovem um aumento nas emissões de dióxido de enxofre.
II. As máquinas da revolução industrial contribuíram para um aumento significativo da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, mas na verdade só aceleraram um processo que começou com o advento da agricultura. Esta atividade alterou os ciclos naturais de produção de metano e do dióxido de carbono e promoveu a derrubada de florestas na Ásia e Europa há, aproximadamente, 8 mil anos.
III. No campo, a utilização excessiva de adubo nitrogenado, além de aumentar a produtividade agrícola, contribui pouco com a poluição do solo, a infiltração de nitratos na água e, paralelamente, com as emissões de vários gases de efeito estufa. Conclui-se, portanto, que o uso dos adubos reduz os custos dos produtos, a poluição dos solos e os danos à saúde.
IV. Segundo previsões de alguns pesquisadores, o aquecimento rápido dos últimos séculos está, provavelmente, destinado a durar até que os combustíveis fósseis economicamente acessíveis se tornarem escassos. Quando isso acontecer, o clima da Terra deve começar a resfriar de forma progressiva, à medida que o oceano absorve o dióxido de carbono em excesso produzido pelas atividades humanas.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.

e) I, III e IV.

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...