[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]
16– Baseando-se nos esquemas abaixo, que representam as
três rotas metabólicas pelas quais a glicose é utilizada
como fonte de energia, assinale o que for correto.
01) O saldo de ATP produzido a partir de uma molécula
de glicose é o mesmo, independente da glicose ser
metabolizada seguindo a rota 1, 2 ou 3.
02) As rotas 1 e 2 representam a fermentação alcoólica
e lática, respectivamente.
04) O levedo de cerveja é considerado anaeróbio facultativo porque embora possa metabolizar a glicose
seguindo a rota 3, na ausência de oxigênio segue a
rota 1 de metabolização.
08) Diante da insuficiência de gás oxigênio, numa atividade física muito intensa, as células musculares
degradam a glicose, seguindo a rota 2. Cessada a
atividade física, parte do ácido lático é convertido
novamente em piruvato, e esse continua a ser
degradado, seguindo a rota 3.
16) A rota 3 representa a respiração aeróbia, processo
realizado por muitos procariontes, protistas, fungos, plantas e animais.
17– Analise a figura abaixo e assinale o que for correto.
01) Além das bases nitrogenadas, Adenina (A) Timina
(T), Citosina (C) e Guanina (G) representadas, o
DNA também é formado por pentose e fosfato.
02) As pontes dissulfeto unem as bases nitrogenadas
para a formação da fita dupla de DNA.
04) Apesar de terem a mesma constituição genética, as
células de um indivíduo podem ser diferentes. Isso
ocorre porque há diferenças no conjunto de genes
expressos entre os tipos celulares.
08) O RNA representado na figura foi sintetizado a
partir da transcrição da fita 2 do DNA.
16) Os processos de replicação, transcrição e tradução
ocorrem no interior do núcleo das células eucarióticas.
18– Neurônios são células altamente especializadas, capazes
de reagir a estímulos e propagar as alterações desencadeadas pelo estímulo. Com base na figura abaixo,
assinale o que for correto.
01) A seta indica o sentido da propagação do impulso
nervoso.
02) A bainha de mielina indicada por C permite uma
maior velocidade de propagação do impulso
nervoso.
04) O axônio está indicado por B.
08) O corpo celular corresponde a D.
16) O teloendro (ou terminal axônico) está indicado
por A.
19– A ovogênese é o processo de formação do gameta feminino. Sobre a ovogênese em humanos, assinale o que
for correto.
01) A ovogênese tem início quando a mulher ainda é
apenas um embrião.
02) Os folículos ovarianos são formados pelo ovócito
primário e pelas células foliculares que circundam o
ovócito.
04) Ao término da divisão I da meiose (meiose I), são
formadas duas células de tamanho desigual: uma
célula maior, o ovócito II (ou ovócito secundário) e
uma célula menor, o corpúsculo polar I.
08) A ovogênese ocorre no útero.
16) Após o ovócito secundário completar a meiose II,
acontece a liberação do gameta em um evento
denominado de ovulação.
20– Sobre a importância das bactérias para o meio ambiente
e os seres humanos, analise as proposições abaixo e
assinale o que for correto.
01) Bactérias dos gêneros Lactobacillus e
Streptococcus podem ser utilizadas pela indústria
alimentícia para produção de iogurtes, coalhadas e
queijos.
02) Nos últimos anos, bactérias do gênero
Pseudomonas têm sido utilizadas para descontaminação ambiental por meio de um processo
denominado biorremediação.
04) Diferentes espécies de bactérias como
Sporothrix spp., são utilizadas pela indústria
farmacêutica para a produção de antibióticos e
vitaminas.
08) A tecnologia do DNA recombinante proporcionou a
modificação genética de bactérias para síntese de
peptídeos como o hormônio de crescimento e a
insulina.
16) Hanseníase, covid-19, cólera, sífilis, tuberculose e
dengue são doenças causadas por bactérias.
21– Observe a figura abaixo e assinale o que for correto.
01) A figura representa uma das espécies de vetor biológico, popularmente chamado de “barbeiro ou
chupança”, transmissor do protozoário
Trypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de
Chagas.
02) O Trypanosoma cruzi também pode ser transmitido
através da picada de mosquitos fêmeas.
04) A ingestão de alimentos, como o açaí, contaminado
pelas fezes de barbeiros infectados com o
Trypanosoma cruzi, caracteriza a transmissão oral
da doença de Chagas.
08) Um dos sintomas da doença de Chagas no homem
é o sinal de Romaña, um edema inflamatório unilateral das pálpebras, observado na fase aguda da
doença.
16) Uma das formas de prevenir a transmissão vetorial
da doença de Chagas consiste na melhoria das
condições de habitação, como a substituição de
casas de pau a pique pelas de tijolos.
22– Após o processo de germinação das sementes nas
Angiospermas, ocorre o desenvolvimento do corpo
vegetal, onde o crescimento em comprimento depende,
em parte, da atividade dos meristemas apicais. Esses,
por sua vez, formarão os meristemas primários que
originarão os tecidos que revestem o corpo primário das
plantas. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
01) O xilema e floema têm origem no meristema
fundamental.
02) O procâmbio é o meristema responsável pelo
desenvolvimento dos parênquimas.
04) Parênquima, colênquima e esclerênquima são
formados a partir do meristema fundamental.
08) Os tecidos vasculares primários são formados a
partir do procâmbio.
16) A protoderme origina a epiderme, tecido que
reveste o corpo primário da planta.
23– As briófitas representam um grupo que não inclui todos
os descendentes de um único ancestral comum
(parafilético), sendo consideradas uma transição entre
as algas verdes carófitas e as plantas vasculares. Sobre
características presentes nesse grupo, assinale o que for
correto.
01) A água absorvida pelos rizoides é transportada de
forma lenta pelo corpo, pois esses não têm vasos
condutores, sendo uma característica que limita o
tamanho dessas plantas.
02) A fase gametofítica é a dominante e duradoura,
sendo que os esporófitos (2n) se desenvolvem
sobre os gametófitos (n) após a fecundação.
04) A reprodução sexuada é dependente de água, pois
seus gametas masculinos são flagelados e se deslocam por meio líquido até os gametas femininos,
que são imóveis.
08) Ocorrem, preferencialmente, em ambientes úmidos
e abrigados da luz direta, pois não possuem estruturas adaptadas para evitar a transpiração intensa.
16) Constituem em quatro grupos de plantas pequenas: hepáticas, musgos, antóceros e filicíneas.
24– Com relação à reprodução, os insetos apresentam sexos
separados e fecundação interna. Contudo, aspectos do
desenvolvimento podem ser diferentes entre os insetos,
uma vez que a maioria sofre metamorfose. A respeito
da metamorfose nos insetos, assinale o que for correto.
01) Os insetos que apresentam metamorfose completa,
com estágios de ovo, larva, pupa e adulto, são
chamados de holometábolos.
02) As borboletas são exemplos de insetos holometábolos e as lagartas correspondem à fase de larva.
04) Insetos hemimetábolos apresentam metamorfose
incompleta, sendo que o animal que sai do ovo
difere pouco do adulto e é chamado de ninfa.
08) O gafanhoto é um exemplo de inseto hemimetábolo e do ovo surge uma ninfa sem asas desenvolvidas.
16) Os insetos que não sofrem metamorfose, como as
traças, são chamados de ametábolos.
25– Os anfíbios foram os primeiros vertebrados que conquistaram o ambiente terrestre, contudo, ainda são dependentes da água, principalmente em relação à reprodução. Com relação a esses animais, assinale o que for
correto.
01) O coração dos anfíbios apresenta dois átrios e um
ventrículo parcialmente septado, evitando o contato do sangue arterial com o sangue venoso.
02) Os anfíbios anuros adultos respiram por pulmões e
pela pele (respiração cutânea) enquanto que a
respiração branquial ocorre nas larvas.
04) A pele dos anfíbios possui uma camada de queratina muito fina, que não protege contra a desidratação. Apresentam muitas glândulas mucosas para
manter a pele úmida.
08) Em geral, a fecundação dos anfíbios é externa e o
desenvolvimento é indireto. Nos sapos, as larvas
(girinos) são aquáticas, com cauda e sem pernas
nas fases iniciais.
16) Os anfíbios apresentam o ácido úrico como o principal resíduo nitrogenado, liberando esse composto
através da urina.
26– Cadeia alimentar é definida como a série linear de organismos pela qual flui a energia originalmente captada
pelos seres autotróficos. A respeito desse assunto,
assinale o que for correto.
01) Os primeiros componentes da cadeia alimentar são
chamados de consumidores primários, também
chamados de seres autotróficos fotossintetizantes
ou quimiossintetizantes.
02) Os componentes chamados genericamente de
consumidores utilizam a energia captada pelos
produtores e armazenada nas moléculas orgânicas
que ingerem como alimento.
04) Os decompositores são representados pelas plantas
que tiram seus nutrientes do solo. Tais nutrientes
se formaram pela degradação dos organismos
mortos.
08) O terceiro nível trófico corresponde aos consumidores secundários, como exemplo, os animais carnívoros quando se alimentam de animais herbívoros.
16) Nas cadeias alimentares marinhas, o fitoplâncton
corresponde aos consumidores primários.
27– A competição interespecífica é um dos fatores importantes na regulação de populações biológicas. O cientista
G. S. Gause demonstrou o efeito da competição
interespecífica entre duas populações de protozoários do
gênero Paramecium. Mantendo os protozoários em
frascos e alimentando-os com bactérias, Gause pôde
elaborar as curvas de crescimento populacional para
cada espécie quando cultivadas separadas ou juntas
(Fig. 1). Observe os resultados do experimento de
Gause, associe com os conhecimentos de Ecologia de
Populações e assinale o que for correto.
Figura 1: Curvas de crescimento de duas espécies de
Paramecium, P. caudatum e P. aurelia. Em A, curvas
obtidas quando as duas espécies foram cultivadas separadamente e em B, as duas espécies foram cultivadas
juntas.
01) Quando cultivados em conjunto, P. caudatum leva
a população de P. aurelia ao declínio do número de
indivíduos.
02) O gráfico B mostra que P. caudatum tem maior
força competitiva que P. aurelia.
04) Conforme se observa no gráfico A, P. caudatum
atinge a capacidade de suporte (K) da população,
enquanto que P. aurelia não consegue atingir a capacidade de suporte da população, ficando com um
número de indivíduos inferior a P. caudatum.
08) Paramecium caudatum atingiu a capacidade de
suporte populacional tanto nas culturas separadas
como nas culturas mistas.
16) Os resultados demonstrados do experimento de
Gause correspondem ao que chamamos em Ecologia de princípio da exclusão competitiva.
28– Em alguns casos, os alelos mostram irregularidades na
transmissão e na expressão de suas características
devido às interações com o ambiente. Dessa forma, a
relação entre o genótipo e o fenótipo nem sempre é
direta. Essa interação entre genótipo e o meio, manifestada por determinado fenótipo, pode ser medida por
dois tipos de efeito: a penetrância e a expressividade.
Em relação a esse assunto, assinale o que for correto.
01) A penetrância é definida como a porcentagem de
indivíduos de uma população com um dado genótipo, que expressa o fenótipo correspondente.
02) Em um exemplo de polidactilia humana, se 85 %
dos indivíduos de uma população que apresenta o
alelo para a polidactilia manifestam o fenótipo em
qualquer expressividade, a penetrância desse alelo
nessa população é de 85 %.
04) A expressividade refere-se à intensidade ou ao
grau de expressão de um certo genótipo no fenótipo, variando de expressão leve a total.
08) A expressividade variável pode ser exemplificada
em cães da raça beagle, onde um grupo de indivíduos que possuem o mesmo alelo (Sp
) apresentam
diferenças na expressão fenotípica, constatada
pelos diferentes padrões de manchas na pelagem
dos animais.
16) O alelo causador da polidactilia humana pode
apresentar casos de penetrância incompleta e de
expressividade variável.
29– Em relação à Segunda Lei de Mendel, assinale o que for
correto.
01) Para propor a Segunda Lei, Mendel analisou, dois a
dois, sete características da ervilha Pisum sativum.
Por exemplo: quando analisou as características
cor da ervilha e formato da ervilha simultaneamente, verificou que a transmissão hereditária da cor
era independente da transmissão hereditária do
formato da ervilha.
02) A Segunda Lei de Mendel, ou Lei da Segregação
Independente, diz que os pares de alelos localizados em cromossomos não homólogos segregam
independentemente durante a formação dos
gametas.
04) Nos estudos com duas características das ervilhas,
Mendel sempre utilizou genes que estavam localizados no mesmo cromossomo. Mesmo sem esse
conhecimento prévio, ao usar características de
dois genes diferentes localizados em um mesmo
cromossomo, Mendel logrou sucesso ao observar a
segregação independente dos pares de fatores.
08) Nos seus estudos com as ervilhas, Mendel observou que dois pares de fatores interagem durante a
meiose para a formação de uma única característica fenotípica, a conhecida Segunda Lei de Mendel.
16) Com base na Teoria das Probabilidades para dois
genes que segregam de forma independente e são
de interação alélica de dominância completa, uma
proporção fenotípica de geração 2 (F2) de 9:3:3:1
é esperada.
30– Considere o conceito biológico de espécies para analisar
a imagem abaixo. Essa representa o evento de surgimento de uma barreira geográfica ao longo do tempo
isolando a população original em duas áreas em um determinado período evolutivo. Em relação aos conceitos
dos processos de formação de novas espécies, assinale
o que for correto.
01) Podemos considerar que cada uma das áreas abriga uma espécie distinta se, ao longo do tempo, as
diferenças genéticas acumularam a tal ponto que
não há mais cruzamentos entre os indivíduos das
denominadas áreas 1 e 2, mesmo que estes possam se encontrar. Nessa via, consideramos que
surgiu um mecanismo de isolamento reprodutivo.
02) Dizemos que ocorreu a especiação alopátrica se
após um determinado período a barreira geográfica
deixou de existir e os indivíduos das áreas 1 e 2
cruzaram entre si e deixaram descendentes férteis.
04) No exemplo da imagem, dizemos que ocorreu o
mecanismo de especiação simpátrica se os indivíduos isolados geograficamente nas áreas 1 e 2
constituíram espécies diferentes.
08) Os indivíduos das áreas 1 e 2 não irão acumular diferenças genéticas ao longo do tempo se a barreira
geográfica representada na imagem impedir o fluxo
gênico entre elas.
16) Dizemos que ocorreu um mecanismo de isolamento
reprodutivo pós-zigótico se após um determinado
período a barreira geográfica deixou de existir e os
indivíduos representados nas áreas 1 e 2 se encontraram, cruzaram entre si, mas seus descendentes
são híbridos inviáveis.
GABARITO