sábado, 16 de abril de 2022

BIOLOGIA [UEG]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]


Questão 31 

As proteínas que ingerimos são desmontadas no sistema digestório em suas unidades constituintes conhecidas como aminoácidos. A fenilalanina é um aminoácido de abundante disponibilidade nos alimentos. Esse aminoácido é convertido em outro aminoácido, a tirosina, por ação enzimática da fenilalanina hidroxilase (PHA). Pessoas com uma condição denominada fenilcetonúria (PKU) apresentam deficiência de PHA e, consequente, fenótipo de vômito, irritabilidade, tônus muscular aumentado, reflexos musculares intensos e sequelas neurológicas. Sobre o caminho metabólico envolvido na PKU, verifica-se que: 

a) a doença metabólica decorre do elevado consumo enzimático da fenilalanina hidroxilase. 

b) a reduzida catálise da fenilalanina causa a impregnação de ácido fenilpirúvico no SNC. 

c) a fenilcetonúria é tratada pela indução do catabolismo da fenilalanina pelo organismo. 

d) o fenótipo é causado pela ausência de anabolismo de tirosina nas células do fígado. 

e) o excesso de fenilalanina advém da síntese reversa a partir do substrato tirosina.


Questão 32 

Vem despertando interesse e preocupação nas autoridades e na opinião pública mundial o aumento gradativo da temperatura média da Terra, em consequência do aumento da concentração de gases de efeito estufa (GEEs), principalmente dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), provenientes de atividade industrial, agrícola e de transportes, e isto em função do uso de combustíveis fósseis. Este aquecimento global pode ter consequências graves para o planeta e para sua população. MOREIRA, H.M.; GIOMETTI, A.B.R.dos. O Protocolo de Quioto e as Possibilidades de Inserção do Brasil no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo por meio de Projetos em Energia Limpa. Contexto Internacional. Rio de Janeiro, v. 30, n.1, p. 9-47. jan. /abr. 2008. A comunidade internacional, para atingir o objetivo de alcançar a estabilização das concentrações de GEEs na atmosfera em nível que impeça uma interferência antrópica perigosa no sistema climático, adotou como principal estratégia o 

a) Mecanismo de Energia Térmica (MTE). 

b) Painel de Efeitos Estufas Controlados (MGE). 

c) Mecanismo de Chuva Ácida Excedente (MEF). 

d) Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). 

e) Painel dos Padrões Climáticos Mundiais (PPC).

Questão 33 

Muitos dos fenômenos característicos do crescimento e da diferenciação em plantas são induzidos e regulados por hormônios vegetais que conceitualmente são substâncias orgânicas, produzidas em uma célula ou tecido, que atuam como mensageiras químicas, modulando os processos celulares no local de síntese ou em outras partes da planta. Na atualidade, utilizam-se com frequência os reguladores vegetais, compostos naturais ou sintéticos, que exibem atividade biológica no controle do crescimento e do desenvolvimento das plantas e têm proporcionado melhorias ao sistema de cultivo de diversas culturas agrícolas. RODRIGUES, J.D.; FIOREZE, S. L. Reguladores são, para muitos cultivos, indispensáveis ao alcance de bons níveis. Visão agrícola, n. 13, p. 36. jul./dez. 2015. Quando os reguladores vegetais são aplicados em plantas, apresentam ações similares aos grupos de hormônios vegetais. Um dos objetivos principais da aplicação de biorreguladores em culturas agrícolas é 

a) promover o rápido desenvolvimento inicial das plantas, favorecendo a utilização do solo pelas raízes e o desenvolvimento foliar. 

b) atuar na inibição completa da biossíntese dos hormônios vegetais, agindo diretamente no armazenamento dos vacúolos nos diferentes órgãos da planta. 

c) inibir a vantagem competitiva contra plantas não desejáveis ou, mesmo, em relação ao estresse ambiental, impedindo a absorção de água pelas raízes e caule. 

d) aproveitar os recursos ambientais, como água, nutrientes e radiação solar, de forma eficiente, inibindo a síntese de hormônios vegetais pelas plantas. 

e) favorecer a diferenciação de tecidos permanentes e meristemáticos, que ocorre nos estádios iniciais do desenvolvimento da cultura.

Questão 34 

Em animais, os sistemas neural e hormonal estão envolvidos na coordenação e na regulação de diferentes funções. A célula nervosa recebe, transmite com rapidez e eficiência o impulso nervoso. A figura apresentada é um esquema dos neurônios pré e pós-sinápticos das sinapses dopamínicas em condições normais. A transmissão de impulsos nervosos nessas sinapses sofre ação da cocaína, um narcótico estimulante da sensação de prazer e motivação. Por outro lado, a cocaína causa dependência, sendo associada com estados de paranoia, desnutrição e morte.

Sobre o mecanismo de ação da cocaína na sinapse, verifica-se que ela 

a) impede a ligação entre a dopamina e os receptores pós-sinápticos. 

b) bloqueia o descarregamento de mais dopamina na fenda sináptica. 

c) cessa o desencadeamento do potencial de membrana pré-sináptico. 

d) cessa o desencadeamento do potencial de membrana pós-sináptico. 

e) bloqueia a via de retorno da dopamina para o neurônio pré-sináptico.

Questão 35 

Pesquisadores em campo descobriram uma população de aves marinhas isoladas em uma ilha. Nas anotações feitas por estes pesquisadores constavam as seguintes informações: -População estimada de 12.000 indivíduos sendo 3600 homozigotos (AA), 6000 heterozigotos (Aa) e 2400 homozigotos (aa). -Todos os tipos possíveis de cruzamento estavam ocorrendo, embora sem registro de mutação ou seleção como fatores evolutivos. Mediante os registros destes pesquisadores, constata-se que: 

a) a frequência genotípica corresponde à 100% da alélica. 

b) a população se encontra em desequilíbrio gênico. 

c) a frequência de indivíduos AA é igual a 0,1000. 

d) o total de alelos nessa população é de 15.000. 

e) a frequência do alelo A é 55%.


GABARITO

31. B

32. D

33. A

34. E

35. E

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...