segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

BIOLOGIA [UEPG]

 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

16– Baseando-se nos esquemas abaixo, que representam as três rotas metabólicas pelas quais a glicose é utilizada como fonte de energia, assinale o que for correto.

01) O saldo de ATP produzido a partir de uma molécula de glicose é o mesmo, independente da glicose ser metabolizada seguindo a rota 1, 2 ou 3. 

02) As rotas 1 e 2 representam a fermentação alcoólica e lática, respectivamente. 

04) O levedo de cerveja é considerado anaeróbio facultativo porque embora possa metabolizar a glicose seguindo a rota 3, na ausência de oxigênio segue a rota 1 de metabolização. 

08) Diante da insuficiência de gás oxigênio, numa atividade física muito intensa, as células musculares degradam a glicose, seguindo a rota 2. Cessada a atividade física, parte do ácido lático é convertido novamente em piruvato, e esse continua a ser degradado, seguindo a rota 3. 

16) A rota 3 representa a respiração aeróbia, processo realizado por muitos procariontes, protistas, fungos, plantas e animais.

17– Analise a figura abaixo e assinale o que for correto.

01) Além das bases nitrogenadas, Adenina (A) Timina (T), Citosina (C) e Guanina (G) representadas, o DNA também é formado por pentose e fosfato. 

02) As pontes dissulfeto unem as bases nitrogenadas para a formação da fita dupla de DNA. 

04) Apesar de terem a mesma constituição genética, as células de um indivíduo podem ser diferentes. Isso ocorre porque há diferenças no conjunto de genes expressos entre os tipos celulares. 

08) O RNA representado na figura foi sintetizado a partir da transcrição da fita 2 do DNA. 

16) Os processos de replicação, transcrição e tradução ocorrem no interior do núcleo das células eucarióticas. 

18– Neurônios são células altamente especializadas, capazes de reagir a estímulos e propagar as alterações desencadeadas pelo estímulo. Com base na figura abaixo, assinale o que for correto.

01) A seta indica o sentido da propagação do impulso nervoso. 

02) A bainha de mielina indicada por C permite uma maior velocidade de propagação do impulso nervoso. 04) O axônio está indicado por B. 

08) O corpo celular corresponde a D. 

16) O teloendro (ou terminal axônico) está indicado por A.

19– A ovogênese é o processo de formação do gameta feminino. Sobre a ovogênese em humanos, assinale o que for correto. 

01) A ovogênese tem início quando a mulher ainda é apenas um embrião. 

02) Os folículos ovarianos são formados pelo ovócito primário e pelas células foliculares que circundam o ovócito. 

04) Ao término da divisão I da meiose (meiose I), são formadas duas células de tamanho desigual: uma célula maior, o ovócito II (ou ovócito secundário) e uma célula menor, o corpúsculo polar I. 

08) A ovogênese ocorre no útero. 

16) Após o ovócito secundário completar a meiose II, acontece a liberação do gameta em um evento denominado de ovulação.

20– Sobre a importância das bactérias para o meio ambiente e os seres humanos, analise as proposições abaixo e assinale o que for correto. 

01) Bactérias dos gêneros Lactobacillus e Streptococcus podem ser utilizadas pela indústria alimentícia para produção de iogurtes, coalhadas e queijos. 

02) Nos últimos anos, bactérias do gênero Pseudomonas têm sido utilizadas para descontaminação ambiental por meio de um processo denominado biorremediação. 

04) Diferentes espécies de bactérias como Sporothrix spp., são utilizadas pela indústria farmacêutica para a produção de antibióticos e vitaminas. 

08) A tecnologia do DNA recombinante proporcionou a modificação genética de bactérias para síntese de peptídeos como o hormônio de crescimento e a insulina. 

16) Hanseníase, covid-19, cólera, sífilis, tuberculose e dengue são doenças causadas por bactérias.

21– Observe a figura abaixo e assinale o que for correto.

01) A figura representa uma das espécies de vetor biológico, popularmente chamado de “barbeiro ou chupança”, transmissor do protozoário Trypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de Chagas. 

02) O Trypanosoma cruzi também pode ser transmitido através da picada de mosquitos fêmeas. 

04) A ingestão de alimentos, como o açaí, contaminado pelas fezes de barbeiros infectados com o Trypanosoma cruzi, caracteriza a transmissão oral da doença de Chagas. 

08) Um dos sintomas da doença de Chagas no homem é o sinal de Romaña, um edema inflamatório unilateral das pálpebras, observado na fase aguda da doença.
 
16) Uma das formas de prevenir a transmissão vetorial da doença de Chagas consiste na melhoria das condições de habitação, como a substituição de casas de pau a pique pelas de tijolos.

22– Após o processo de germinação das sementes nas Angiospermas, ocorre o desenvolvimento do corpo vegetal, onde o crescimento em comprimento depende, em parte, da atividade dos meristemas apicais. Esses, por sua vez, formarão os meristemas primários que originarão os tecidos que revestem o corpo primário das plantas. Sobre o assunto, assinale o que for correto. 

01) O xilema e floema têm origem no meristema fundamental. 

02) O procâmbio é o meristema responsável pelo desenvolvimento dos parênquimas. 

04) Parênquima, colênquima e esclerênquima são formados a partir do meristema fundamental. 

08) Os tecidos vasculares primários são formados a partir do procâmbio. 

16) A protoderme origina a epiderme, tecido que reveste o corpo primário da planta. 

23– As briófitas representam um grupo que não inclui todos os descendentes de um único ancestral comum (parafilético), sendo consideradas uma transição entre as algas verdes carófitas e as plantas vasculares. Sobre características presentes nesse grupo, assinale o que for correto. 

01) A água absorvida pelos rizoides é transportada de forma lenta pelo corpo, pois esses não têm vasos condutores, sendo uma característica que limita o tamanho dessas plantas. 

02) A fase gametofítica é a dominante e duradoura, sendo que os esporófitos (2n) se desenvolvem sobre os gametófitos (n) após a fecundação. 

04) A reprodução sexuada é dependente de água, pois seus gametas masculinos são flagelados e se deslocam por meio líquido até os gametas femininos, que são imóveis. 

08) Ocorrem, preferencialmente, em ambientes úmidos e abrigados da luz direta, pois não possuem estruturas adaptadas para evitar a transpiração intensa. 

16) Constituem em quatro grupos de plantas pequenas: hepáticas, musgos, antóceros e filicíneas.

24– Com relação à reprodução, os insetos apresentam sexos separados e fecundação interna. Contudo, aspectos do desenvolvimento podem ser diferentes entre os insetos, uma vez que a maioria sofre metamorfose. A respeito da metamorfose nos insetos, assinale o que for correto. 

01) Os insetos que apresentam metamorfose completa, com estágios de ovo, larva, pupa e adulto, são chamados de holometábolos. 

02) As borboletas são exemplos de insetos holometábolos e as lagartas correspondem à fase de larva. 

04) Insetos hemimetábolos apresentam metamorfose incompleta, sendo que o animal que sai do ovo difere pouco do adulto e é chamado de ninfa. 

08) O gafanhoto é um exemplo de inseto hemimetábolo e do ovo surge uma ninfa sem asas desenvolvidas. 

16) Os insetos que não sofrem metamorfose, como as traças, são chamados de ametábolos.

25– Os anfíbios foram os primeiros vertebrados que conquistaram o ambiente terrestre, contudo, ainda são dependentes da água, principalmente em relação à reprodução. Com relação a esses animais, assinale o que for correto. 

01) O coração dos anfíbios apresenta dois átrios e um ventrículo parcialmente septado, evitando o contato do sangue arterial com o sangue venoso. 

02) Os anfíbios anuros adultos respiram por pulmões e pela pele (respiração cutânea) enquanto que a respiração branquial ocorre nas larvas. 

04) A pele dos anfíbios possui uma camada de queratina muito fina, que não protege contra a desidratação. Apresentam muitas glândulas mucosas para manter a pele úmida. 

08) Em geral, a fecundação dos anfíbios é externa e o desenvolvimento é indireto. Nos sapos, as larvas (girinos) são aquáticas, com cauda e sem pernas nas fases iniciais. 

16) Os anfíbios apresentam o ácido úrico como o principal resíduo nitrogenado, liberando esse composto através da urina.

26– Cadeia alimentar é definida como a série linear de organismos pela qual flui a energia originalmente captada pelos seres autotróficos. A respeito desse assunto, assinale o que for correto. 

01) Os primeiros componentes da cadeia alimentar são chamados de consumidores primários, também chamados de seres autotróficos fotossintetizantes ou quimiossintetizantes. 

02) Os componentes chamados genericamente de consumidores utilizam a energia captada pelos produtores e armazenada nas moléculas orgânicas que ingerem como alimento. 

04) Os decompositores são representados pelas plantas que tiram seus nutrientes do solo. Tais nutrientes se formaram pela degradação dos organismos mortos. 

08) O terceiro nível trófico corresponde aos consumidores secundários, como exemplo, os animais carnívoros quando se alimentam de animais herbívoros. 

16) Nas cadeias alimentares marinhas, o fitoplâncton corresponde aos consumidores primários. 

27– A competição interespecífica é um dos fatores importantes na regulação de populações biológicas. O cientista G. S. Gause demonstrou o efeito da competição interespecífica entre duas populações de protozoários do gênero Paramecium. Mantendo os protozoários em frascos e alimentando-os com bactérias, Gause pôde elaborar as curvas de crescimento populacional para cada espécie quando cultivadas separadas ou juntas (Fig. 1). Observe os resultados do experimento de Gause, associe com os conhecimentos de Ecologia de Populações e assinale o que for correto. Figura 1: Curvas de crescimento de duas espécies de Paramecium, P. caudatum e P. aurelia. Em A, curvas obtidas quando as duas espécies foram cultivadas separadamente e em B, as duas espécies foram cultivadas juntas.

01) Quando cultivados em conjunto, P. caudatum leva a população de P. aurelia ao declínio do número de indivíduos. 

02) O gráfico B mostra que P. caudatum tem maior força competitiva que P. aurelia

04) Conforme se observa no gráfico A, P. caudatum atinge a capacidade de suporte (K) da população, enquanto que P. aurelia não consegue atingir a capacidade de suporte da população, ficando com um número de indivíduos inferior a P. caudatum

08) Paramecium caudatum atingiu a capacidade de suporte populacional tanto nas culturas separadas como nas culturas mistas. 

16) Os resultados demonstrados do experimento de Gause correspondem ao que chamamos em Ecologia de princípio da exclusão competitiva.

28– Em alguns casos, os alelos mostram irregularidades na transmissão e na expressão de suas características devido às interações com o ambiente. Dessa forma, a relação entre o genótipo e o fenótipo nem sempre é direta. Essa interação entre genótipo e o meio, manifestada por determinado fenótipo, pode ser medida por dois tipos de efeito: a penetrância e a expressividade. Em relação a esse assunto, assinale o que for correto. 

01) A penetrância é definida como a porcentagem de indivíduos de uma população com um dado genótipo, que expressa o fenótipo correspondente. 

02) Em um exemplo de polidactilia humana, se 85 % dos indivíduos de uma população que apresenta o alelo para a polidactilia manifestam o fenótipo em qualquer expressividade, a penetrância desse alelo nessa população é de 85 %. 

04) A expressividade refere-se à intensidade ou ao grau de expressão de um certo genótipo no fenótipo, variando de expressão leve a total. 

08) A expressividade variável pode ser exemplificada em cães da raça beagle, onde um grupo de indivíduos que possuem o mesmo alelo (Sp ) apresentam diferenças na expressão fenotípica, constatada pelos diferentes padrões de manchas na pelagem dos animais. 

16) O alelo causador da polidactilia humana pode apresentar casos de penetrância incompleta e de expressividade variável.

29– Em relação à Segunda Lei de Mendel, assinale o que for correto. 

01) Para propor a Segunda Lei, Mendel analisou, dois a dois, sete características da ervilha Pisum sativum. Por exemplo: quando analisou as características cor da ervilha e formato da ervilha simultaneamente, verificou que a transmissão hereditária da cor era independente da transmissão hereditária do formato da ervilha. 

02) A Segunda Lei de Mendel, ou Lei da Segregação Independente, diz que os pares de alelos localizados em cromossomos não homólogos segregam independentemente durante a formação dos gametas. 

04) Nos estudos com duas características das ervilhas, Mendel sempre utilizou genes que estavam localizados no mesmo cromossomo. Mesmo sem esse conhecimento prévio, ao usar características de dois genes diferentes localizados em um mesmo cromossomo, Mendel logrou sucesso ao observar a segregação independente dos pares de fatores. 

08) Nos seus estudos com as ervilhas, Mendel observou que dois pares de fatores interagem durante a meiose para a formação de uma única característica fenotípica, a conhecida Segunda Lei de Mendel. 

16) Com base na Teoria das Probabilidades para dois genes que segregam de forma independente e são de interação alélica de dominância completa, uma proporção fenotípica de geração 2 (F2) de 9:3:3:1 é esperada.

30– Considere o conceito biológico de espécies para analisar a imagem abaixo. Essa representa o evento de surgimento de uma barreira geográfica ao longo do tempo isolando a população original em duas áreas em um determinado período evolutivo. Em relação aos conceitos dos processos de formação de novas espécies, assinale o que for correto.

01) Podemos considerar que cada uma das áreas abriga uma espécie distinta se, ao longo do tempo, as diferenças genéticas acumularam a tal ponto que não há mais cruzamentos entre os indivíduos das denominadas áreas 1 e 2, mesmo que estes possam se encontrar. Nessa via, consideramos que surgiu um mecanismo de isolamento reprodutivo. 

02) Dizemos que ocorreu a especiação alopátrica se após um determinado período a barreira geográfica deixou de existir e os indivíduos das áreas 1 e 2 cruzaram entre si e deixaram descendentes férteis. 

04) No exemplo da imagem, dizemos que ocorreu o mecanismo de especiação simpátrica se os indivíduos isolados geograficamente nas áreas 1 e 2 constituíram espécies diferentes. 

08) Os indivíduos das áreas 1 e 2 não irão acumular diferenças genéticas ao longo do tempo se a barreira geográfica representada na imagem impedir o fluxo gênico entre elas. 

16) Dizemos que ocorreu um mecanismo de isolamento reprodutivo pós-zigótico se após um determinado período a barreira geográfica deixou de existir e os indivíduos representados nas áreas 1 e 2 se encontraram, cruzaram entre si, mas seus descendentes são híbridos inviáveis. 


GABARITO



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