terça-feira, 21 de dezembro de 2021

BIOLOGIA PAES [UNIMONTES]

 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

QUESTÃO 19 

O método científico é um conjunto de etapas ou passos que um cientista segue, em uma sequência lógica e organizada, para estudar os fenômenos. Os itens a seguir apresentam algumas características relacionadas às etapas de um método científico. Analise-os. 

I - Comprovação de determinado fenômeno. Descrição dos eventos que ocorrem de modo uniforme e invariável, sem explicar por que eles ocorrem. 

II - Diante de algum sistema ou alguma situação que ocorre na natureza, o cientista é levado, pela curiosidade e pela necessidade de buscar formas de entender o que leva aquilo a acontecer, a formular questões. 

III - Tentativa de dar uma possível resposta que explique o fenômeno observado. 

IV - Dados são medidos cuidadosamente e anotados para explicar uma possível pergunta. Considerando os itens apresentados e o assunto abordado, assinale a alternativa que apresenta a sequência mais adequada para que o método científico seja desenvolvido de forma lógica e organizada. 

A) I, II, III, IV. 

B) III, II, IV, I. 

C) III, IV, I, II. 

D) IV, II, I, III. 

INSTRUÇÃO: As figuras a seguir representam heranças relacionadas ao risco de desenvolvimento de asma. Analise-as.

Fonte: BIJANZADEH et al., 2010. 

QUESTÃO 20 

Considerando as figuras apresentadas e o conteúdo abordado, assinale a alternativa que corresponde ao tipo de herança representado por II. 

A) Recessiva. 

B) Recessiva consanguínea. 

C) Dominante. 

D) Dominante consanguínea. 

QUESTÃO 21 

Novas variantes do SARS-CoV-2 podem alterar as taxas de transmissibilidade e gravidade dos sintomas da COVID19. Em fevereiro de 2021, havia três variantes de preocupação: variantes do Reino Unido (B.1.1.7), da África do Sul (B.1.351) e do Brasil (P.1) com mutações que as tornam mais transmissíveis. Dados iniciais sugerem que a variante do Reino Unido está associada a um maior risco de mortalidade do que o SARS-CoV-2 do tipo selvagem. As mutações nessas variantes levam a pequenas mudanças na estrutura da proteína spike, que é a proteína usada pelo vírus para entrar nas células humanas. Considerando essas informações e o assunto abordado, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA. 

A) Mutações que modifiquem a proteína spike do SARS-CoV-2 são 100% vantajosas para o vírus, porque fazem os vírus escaparem dos anticorpos neutralizantes específicos para essa proteína viral. 

B) Variantes do SARS-CoV-2 surgem de mutações no seu DNA viral e são subprodutos naturais da replicação viral. 

C) Processos envolvidos e associados à seleção natural podem extinguir determinadas variantes virais. 

D) Como a taxa média de mutação do SARS-CoV-2 é considerada baixa e estável, semelhante à do influenza, suas alterações ocorrem por meio de processos denominados deriva antigênica e mudança antigênica.

QUESTÃO 22 

Coronavírus (CoV) são vírus zoonóticos com habilidades para infectar uma diversidade de animais (domésticos ou não) e humanos. Essa propriedade inespecífica que os CoV possuem pode ser devida a genes acessórios, que se acredita terem um papel no tropismo do hospedeiro e na adaptação a um novo hospedeiro. O esquema a seguir apresenta a taxonomia do novo coronavírus, o SARS-CoV-2 (KHALIL; KHALIL, 2020).

Considerando o esquema apresentado e o assunto abordado, assinale a alternativa correspondente à categoria taxonômica que indica o gênero do novo coronavírus. 

A) Orthocoronavirinae

B) Sarbecovirus

C) Nidovirales

D) Betacoronavirus

INSTRUÇÃO: A Leishmaniose é uma doença infecciosa crônica causada pelo parasita Leishmania, transmitida pela picada de um mosquito. A figura a seguir mostra o ciclo evolutivo do parasita no inseto e no organismo humano. Analise-a.

Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/75977021/ciclo-de-vida-da-leishmaniose. Acesso em: 10 out. 2021. Adaptado.

QUESTÃO 23 

Considerando a figura apresentada e o assunto abordado, assinale a alternativa que corresponde aos eventos indicados por 5 e 1, respectivamente. 

A) Ingestão e inoculação de promastigotas pelo inseto. 

B) Ingestão de amastigotas pelo inseto e inoculação de promastigotas pelo inseto. 

C) Inoculação e ingestão de amastigotas pelo inseto. 

D) Transformação de amastigotas em promastigotas e inoculação de promastigotas pelo inseto. 

QUESTÃO 24 

COVID-19 é uma doença emergente que alcançou níveis pandêmicos. Indivíduos idosos e pacientes com comorbidades, como obesidade, diabetes e hipertensão, mostram maior risco de hospitalização, maior severidade da doença e maior mortalidade pela infecção por SARS-CoV-2. A figura a seguir mostra aspectos relacionados a essa infecção. Analise-a.


Fonte: ASSOBRAFIR, 2021. Adaptado.  

Considerando a figura apresentada e o assunto abordado, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA. 

A) A maior possibilidade de detectar a infecção na semana 5 é pesquisando anticorpos anti-SARS-CoV-2. 

B) PRC negativo na COVID-19 subaguda indica ausência de infecção. 

C) Material obtido da nasofaringe e do trato respiratório contribui da mesma forma para o teste PCR. 

D) A detecção improvável na semana 1 é devido à baixa viremia.


GABARITO

19. B

20. A

21. C

22. D

23. B

24. A

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...