terça-feira, 21 de dezembro de 2021

BIOLOGIA PAES [UNIMONTES]

 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

QUESTÃO 13 

A parte experimental é uma etapa muito importante na realização de uma pesquisa científica. No último ano, inúmeras pesquisas envolvendo o SARS-CoV-2 foram desenvolvidas. As alternativas a seguir propõem modelos para investigação do poder de inibição da multiplicação do novo coronavírus de determinada substância. Analise-as e assinale a mais adequada para o experimento em questão. 

A) Células pulmonares, meio de cultivo, proteína spike do novo coronavírus, substância a ser investigada. 

B) Meio de cultivo, novo coronavírus, substância a ser investigada. 

C) Receptores ECA2 livres, meio de cultivo, novo coronavírus, substância a ser investigada. 

D) Células pulmonares, meio de cultivo, novo coronavírus, substância a ser investigada. 

INSTRUÇÃO: O elevado número de casos de mortes associados à pandemia da COVID-19 despertou e tem despertado a atenção de pesquisadores e autoridades para a necessidade de mecanismos de controle do SARSCoV-2, evitando a disseminação da infecção e a gravidade dos sintomas provocados por ele. Embora a eficácia das vacinas ainda seja objeto de estudos, e não tenha sido comprovada a eficácia de medicamentos, o uso de plasma convalescente foi cogitado nesse tipo de infecção. A figura a seguir se refere a esse processo. Analise-a.

QUESTÃO 14 

As afirmativas a seguir estão relacionadas à figura apresentada e à possibilidade de uso de plasma convalescente no contexto da COVID-19. Analise-as e assinale a alternativa CORRETA. 

A) A imunização provocada pela utilização do plasma convalescente é artificialmente ativa. 

B) O processo evidenciado na figura pode ser útil na diminuição de sintomas graves e da mortalidade. 

C) Os anticorpos neutralizantes de um indivíduo podem ser utilizados para todas as variantes do SARS-COV-2. 

D) Os anticorpos neutralizantes podem prevenir a infecção e a reinfecção pelo SARS-CoV-2.  

INSTRUÇÃO: Semelhantemente às células animais, as células vegetais associam-se umas às outras formando tecidos. A figura abaixo mostra tipos de tecidos vegetais. Observe-a para responder à questão 15.

QUESTÃO 15 

Considerando o assunto e a figura, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que apresenta o tecido indicado em III. 

A) Desempenha a função de proteção, na medida em que oferece resistência mecânica e dificulta a predação por animais e insetos. Não apresenta protoplasto vivo na maturidade e pode ocorrer como células isoladas, cordões individuais e faixas, em diferentes órgãos vegetais. 

B) Ocorre nos órgãos vegetais, ocupando uma posição periférica na raiz e no caule, e dorsal nas folhas e órgãos correlatos. É responsável pela condução da seiva elaborada, que consiste em carboidratos, acompanhados em quantidades menores de aminoácidos, álcoois, fosfatos, ácidos nucleicos, vitaminas e substâncias inorgânicas. 

C) Compõe-se de células com protoplasto vivo e parede primária muito espessada, cuja composição revela grande proporção de substâncias pécticas e água, além de celulose. Pode conter cloroplastos e realizar fotossíntese, ocorrendo usualmente na periferia de órgãos aéreos jovens, como um cilindro contínuo ou cordões individuais. 

D) Ocorre em todos os órgãos vegetais e possui paredes primárias relativamente delgadas, comunicando-se com células adjacentes através de pontoações primários e plasmodesmos. São altamente vacuoladas, podem conter cloroplastos e amiloplastos e apresentam espaços intercelulares denominados de meatos, lacunas ou câmaras. 

INSTRUÇÃO: O cultivo de tecidos vegetais envolve a cultura e a manutenção de células ou órgãos vegetais em condições estéreis com suporte nutricional e ambiental (in vitro). A cultura de células vegetais e tecidos inclui técnicas para a regeneração de plantas funcionais a partir de tecidos embrionários, fragmentos de tecido, calos, células isoladas ou protoplastos. A figura a seguir está relacionada a esse processo. Analise-a.

QUESTÃO 16 

Analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta uma vantagem dos processos evidenciados na figura acima comparados a métodos tradicionais. 

A) Multiplicação de plantas de difícil propagação por estacas ou outros métodos tradicionais. 

B) Amortecimento das sementes germinadas. 

C) Taxa de crescimento muito mais lenta. 

D) Produção de pequeno número de clones geneticamente idênticos, em um período longo.

INSTRUÇÃO: O tomate é a segunda fruta ou legume mais importante depois da batata, com aproximadamente 182,3 milhões de toneladas de tomates produzidos em 4,85 milhões de hectares por ano. A figura a seguir mostra etapas do desenvolvimento do tomate. Observe-a.

QUESTÃO 17 

Considerando a figura apresentada e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a que corresponde ao hormônio com maior influência (concentração) entre os estágios II e III (fase de expansão celular). 

A) Etileno. 

B) Auxina. 

C) Citocinina. 

D) Giberelina. 

INSTRUÇÃO: 

A embriologia é o ramo da Biologia que estuda o desenvolvimento embrionário, isto é, as etapas pelas quais os embriões passam desde a fecundação até o nascimento. O trecho a seguir descreve um dos eventos realizados durante o desenvolvimento embrionário. Leia-o para responder à questão 18.

[...] há repetidas divisões do zigoto, resultado de um rápido aumento do número de células. O zigoto é dividido em duas células conhecidas como blastômeros, que então se dividem em quatro blastômeros, oito blastômeros, e assim por diante. [...] Essa divisão do zigoto em blastômeros [...] resulta na formação de uma esfera compacta de células conhecida como mórula, um fenômeno também chamado de compactação [...]. Disponível em: https://www.spectrun.com.br/blog/embriologia/embriao-humano-ao-nascimento-etapas-dafecundacao/#. Acesso em: 20 out. 2021. Adaptado.

QUESTÃO 18 

Assinale a alternativa que corresponde ao período do desenvolvimento relacionado diretamente à ocorrência do evento indicado no trecho cima. 

A) Primeira semana. 

B) Segunda semana. 

C) Terceira semana. 

D) Quarta semana. 

INSTRUÇÃO: Reprodução assistida é um conjunto de técnicas utilizadas pela medicina para auxiliar os pacientes a terem filhos. Ela funciona pela manipulação de, pelo menos, um dos gametas (espermatozoides e/ou óvulos) e dos meios de fecundação, preparando as condições ideais para que o processo ocorra da maneira planejada. Características das diversas formas para a realização desse procedimento estão indicadas no quadro a seguir. Analise-o. 


QUESTÃO 19 

Considerando o quadro apresentado e o assunto abordado, analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta a técnica indicada em III. 

A) Inseminação intrauterina. 

B) Fertilização in vitro. 

C) Injeção intracitoplasmática de espermatozoides. 

D) Doação de óvulos. 

QUESTÃO 20 

As células-tronco têm a capacidade de autorrenovação e diferenciação, sendo essenciais para a manutenção de tecidos como sangue, pele, intestino e músculos. O esquema a seguir mostra alguns tipos de células envolvidas no desenvolvimento embrionário. Analise-o. 


Disponível em: https://www.gratispng.com/. Acesso em: 14 out. 2021

Considerando o esquema apresentado e o assunto abordado, assinale a alternativa que apresenta o nome da célula ou tecido representado por VI. 

A) Mesoderma. 

B) Totipotente. 

C) Multipotente. 

D) Pluripotente. 

QUESTÃO 21 

O processo de produção de anticorpos monoclonais conferiu prêmio Nobel de Medicina, em 1984, aos cientistas César Milstein, Georges Köhle e Niels Kaj Jerne. Esse processo está indicado, de forma resumida, na figura a seguir. 


Considerando a figura e o assunto envolvido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA. 

A) O anticorpo monoclonal produzido é específico para as células tumorais indicadas na figura. 

B) O uso do anticorpo monoclonal apresentado, em humanos, pode gerar reação imunológica contra ele. 

C) O hibridoma é caracterizado pela produção dos anticorpos monoclonais de forma lenta. 

D) O esquema apresentado ilustra a possibilidade de imunização passiva, mas não ilustra imunização ativa.


GABARITO

13. D

14. B

15. C

16. A

17. D

18. A

19. B

20. C

21. B

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...