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BIOLOGIA [UFPB]

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53. Um professor de Biologia orientou os estudantes para coletarem exemplares diversos do reino Animalia, e os agruparem de acordo com as características que julgassem comuns. Os estudantes organizaram os animais nos seguintes grupos: Grupo I Esponjas e estrelas-do-mar. Grupo II Minhocas, piolhos de cobra e centopéias. Grupo III Carrapatos, aranhas e escorpiões. Grupo IV Caranguejos, siris e camarões. Grupo V Moscas, abelhas, besouros e borboletas. Em seguida, o professor explicou e caracterizou os diversos filos desse reino, e solicitou que os animais fossem reagrupados, de acordo com os filos a que cada um pertence. O reagrupamento correto desses animais, em filos, encontra-se na alternativa: a) I. Esponjas II. Estrelas-do-mar III. Minhocas IV. Piolhos de cobra, centopéias, carrapatos, aranhas, escorpiões, caranguejos, siris, camarões, moscas, abelhas, besouros e borboletas b) I. Esponjas II. Estrelas-do-mar III. Minhocas IV. Piolhos de cobra e centopéias V. Carrapatos, aranh...

BIOLOGIA [UESC]

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Questão 41 Mais de 800 milhões de pessoas — mais de quatro vezes a população brasileira — vivem diariamente com fome, ou “insegurança alimentar”, como companhia constante. Muitas mais têm deficiências micronutricionais: não ingerem vitaminas e minerais essenciais em suas dietas. Insuficiência de ferro — e a anemia que resulta desta carência — é a mais disseminada dessas mazelas. (CHENG, 2007, p.66) A deficiência de ferro nas dietas repercute de forma mais imediata 01) na síntese da hemoglobina, molécula responsável pelo transporte de oxigênio para as células. 02) no processo de coagulação do sangue, comprometendo a síntese do fibrinogênio. 03) na fisiologia normal da visão, causando a deficiência identificada como cegueira noturna. 04) na contração muscular pela redução da produção da actina e da miosina. 05) na transmissão de impulsos nervosos, inviabilizando as trocas iônicas pela bomba sódio/potássio. Questão 42 Bombeiros e voluntários estão perdendo a batalha contra o fogo,...

BIOLOGIA [11]

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BIOLOGIA [UFAL]

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16. A Biologia compreende a ciência que estuda os organismos vivos. Contudo, nem sempre a existência de vida em um organismo é facilmente caracterizada. Isto pode ocorrer porque: A) a independência metabólica não é fundamental para um ser vivo, como é o caso dos vírus. B) o crescimento celular ou do conjunto de células do organismo pode ser inexistente em seu ciclo de vida. C) nem todos os organismos possuem células reprodutivas. D) a reação e o movimento, típicos dos seres vivos, podem não ser facilmente observáveis, como nas plantas. E) pode não ocorrer variabilidade genética, como nas bactérias, que se dividem por bipartição. 17. Uma alimentação balanceada deve ser rica em proteínas, macromoléculas importantes para o funcionamento dos seres vivos, uma vez que desempenham funções estruturais e enzimáticas. Sobre este assunto, observe a figura abaixo representando diferentes estruturas protéicas e assinale a alternativa correta. A) A sequência linear de aminoácidos representada ...

BIOLOGIA [UFV]

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BIOLOGIA – QUESTÕES DE 46 A 60 46. Considerando o esquema dos sarcômeros representados abaixo e suas características durante a contração, assinale a afirmativa INCORRETA: a) I contém miofilamentos e corresponde à banda A, que não se encurta. b) V contém miofibrilas e corresponde ao sarcômero, que não se encurta. c) II delimita o sarcômero e corresponde às linhas Z, que se aproximam. d) III contém miosina e corresponde à banda H, que se estreita. e) IV contém actina e corresponde a uma banda que se encurta. 47. Na célula representada abaixo, os números I, II, III e IV indicam a ocorrência de alguns dos processos característicos do início da expressão gênica ao produto final. As letras Z e X representam dois tipos diferentes de segmentos presentes nos ácidos nucléicos. Utilizando o esquema como base, assinale a afirmativa CORRETA: a) A replicação, transcrição e tradução correspondem, respectivamente, a I, II e III. b) O RNA maduro que codifica um polipeptídio é menor que o inici...

BIOLOGIA [UFF]

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16. “Durante dois meses, 80 milhões de caranguejos invadem a Ilha Christmas, território australiano, no Oceano Índico. Ocupam estradas, devoram a vegetação e entram nas casas. Parece pesadelo, mas não é.” (Superinteressante, julho de 1999) Pode-se afirmar que, em sua grande maioria, os caranguejos apresentam respiração: (A) pulmonar (B) traqueal (C) cutânea (D) branquial (E) traqueopulmonar 17. Observe as três organelas indicadas na figura: Assinale a opção que, relativamente a cada uma destas organelas, apresenta sua identificação seguida de uma de suas funções. (A) 1 – Retículo Endoplasmático Liso - síntese de lipídios 2 – Retículo Endoplasmático Rugoso - pode controlar a concentração de cálcio citoplasmático 3 – Complexo de Golgi - secreção celular (B) 1 – Complexo de Golgi - síntese de proteínas 2 – Retículo Endoplasmático Rugoso - secreção celular 3 – Retículo Endoplasmático Liso - transporte de substâncias (C) 1 – Complexo de Golgi - origem dos lisossomos 2 – Retícu...

BIOLOGIA [UFV]

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BIOLOGIA – QUESTÕES DE 01 A 10 01. Em uma entrevista fictícia, um jornalista perguntou a alguns parasitos sobre os seus ciclos de vida. Assinale a afirmativa cuja informação dada pelo parasito está INCORRETA: a) Leishmania donovani: dependendo da época eu vivo no inseto Lutzomyia , mas, após me transformar em um oocisto, eu tenho que me mudar para órgãos humanos como fígado e baço. b) Plasmodium vivax : depois de me transformar em esporozoíto, eu pego carona na saliva do mosquito Anopheles e, ao atingir o meu destino no homem, me alojo nas células hepáticas. c) Trypanosoma cruzi : após me reproduzir no miocárdio, migro para o sangue e, se eu tiver sorte, o barbeiro Triatoma me suga e nele eu sigo o mesmo trajeto das fezes. d) Toxoplasma gondii : não dependo de insetos vetores para chegar aos hospedeiros vertebrados; neles sigo pela teia alimentar, sendo que nos felinos sou descartado nas fezes. 02. O desenho abaixo representa os esqueletos de uma ave atual e de um Archaeopteryx...