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BIOLOGIA [UFRGS]

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Questão 01 Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo. Fleming, um microbiologista, ao examinar placas de cultivo semeadas com bactérias, observou que elas eram incapazes de crescer perto de uma colônia de fungos contaminantes. A identificação posterior dos antibióticos comprovou a hipótese formulada pelo pesquisador de que os fungos produzem  substâncias que inibem o crescimento das bactérias. Sabendo-se que Fleming aplicou em sua pesquisa o método científico, é correto afirmar que 1 - ele formulou uma hipótese de pesquisa tendo como base a  observação de que   as bactérias não proliferavam em determinado ambiente. 2 - ele realizou experimentos de acordo com predições decorrentes da formulação de uma hipótese, ou seja, a de que substâncias produzidas por fungos inibem o crescimento bacteriano. 3 - ele concluiu, baseado em suas reflexões sobre a reprodução de fungo...

BIOLOGIA [UFPB]

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III - BIOLOGIA 31. A cólera, uma doença que era considerada erradicada no Brasil, ressurgiu como epidemia em algumas regiões do país. A AIDS é uma doença que destrói o sistema imunológico dos indivíduos, deixando-os debilitados e sem defesa contra outras doenças. A doença de Chagas é transmitida ao homem através de um inseto vulgarmente chamado de barbeiro. Este inseto contrai o microorganismo infectante de animais silvestres ou de um homem portador da doença. A cólera, a AIDS e a doença de Chagas são causadas, respectivamente, pelos seguintes organismos: a) bactéria, protozoário e vírus b) bactéria, vírus e fungo c) fungo, vírus e protozoário d) fungo, vírus e bactéria e) bactéria, vírus e protozoário 32. Os fungos são importantes para as plantas, onde em associação com suas raízes, facilitam a absorção de sais escassos no solo pobre. Ao mesmo tempo em que os fungos auxiliam as plantas, também recebem matéria orgânica das mesmas. Esta associação é denominada: a) líquens  b)...

BIOLOGIA [ESCS]

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  [ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] BIOLOGIA 36 - Gregor Mendel formulou as leis da hereditariedade utilizando a ervilha ( Pisum sativum ). A lei da segregação independente foi por ele demonstrada ao obter na F 2 dos cruzamentos das ervilhas quatro fenótipos diferentes na proporção 9:3:3:1. Para obter indivíduos da F1, Mendel cruzou ervilhas da geração parental que apresentavam as seguintes características: (A) indivíduos homozigotos para duas características fenotípicas, cada uma delas determinada por dois alelos, um dominante e outro recessivo. Esses alelos ocupavam locos em dois cromossomos não homólogos; (B) indivíduos homozigotos para duas características fenotípicas, cada uma delas determinada por dois alelos, um dominante e outro recessivo. Esses alelos ocupavam locos no mesmo cromossomo; (C) indivíduos homozigotos para duas características fenotípicas, cada uma delas determinada por dois alelos codominantes. Esses alelos ocupavam locos em dois cromossomos não homólogos; ...

BIOLOGIA [UEL]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Leia o texto I, a seguir, e responda às questões 1 e 2. Texto I Muitas vezes, o processo de evolução por seleção natural é alvo de interpretações distorcidas. E quando o assunto é a evolução humana, a distorção pode ser ainda maior, pois o Homo sapiens é apresentado como o ápice do desenvolvimento. As ilustrações mais conhecidas da evolução estão todas direcionadas no sentido de reforçar uma cômoda concepção da inevitabilidade e da superioridade humanas. A principal versão dessas ilustrações é a série evolutiva ou escada de progresso linear. Esse avanço linear ultrapassa os limites das representações e alcança a própria definição do termo evolução: a palavra tornou-se sinônimo de progresso. A história da vida não é uma escada em que o progresso se faz de forma previsível e sim um arbusto ramificado e continuamente podado pela tesoura da extinção. (Adaptado de: GOULD, S. J. Vida maravilhosa: o acaso na evolução e a natureza da história. São Paulo: Comp...

BIOLOGIA [UFGD]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI - CADERNO A] Biologia 1. As queimadas e os desmatamentos têm se intensificado nos últimos anos. No Pantanal em 2012, os focos de incêndio cresceram 525%, se comparado ao mesmo período de 2011. Quanto ao desmatamento, o Estado de Mato Grosso concentrou a maior parte do desmatamento no período (65%). A partir dessas considerações, analise as informações a seguir. I. Em áreas tropicais, as espécies arbóreas extraem água do solo em grandes profundidades, mantendo, mesmo em períodos de seca, a evapotranspiração. Com o desmatamento, há modificações nas condições climáticas no que se refere aos regimes de precipitação. II. As queimadas contribuem no desequilíbrio do ciclo de carbono, pois aumenta a emissão de CO 2 para atmosfera, elevando o efeito estufa que contribui para o aquecimento global. III. O desmatamento compromete a função principal da vegetação terrestre, que é captar o carbono atmosférico, tendo como resultado as alterações no balanço de carbono pr...

BIOLOGIA [UFSC]

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[ACESSO À RESPOSTA AQUI] BIOLOGIA Questão 31 As alterações apresentadas nos peixes do sexo masculino se explicam porque o EE2 bloqueia a produção de testosterona. A Europa vai decidir como controlar mais uma fonte de poluição: a urina das mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais. Um dos componentes mais usados na composição de pílulas anticoncepcionais é o etinil-estradiol (EE2), uma molécula semelhante ao estrógeno. Ao contrário do estrôgenio produzido pelo corpo, o EE2 não é rapidamente degradado pelo fígado e, portanto, pode ser administrado em doses extremamente baixas. Mas este fato tem uma consequência importante: ele é retirado intacto do sangue pelos rins e excretado na urina de todas as mulheres que tomam anticoncepcionais. A urina acaba no sistema de esgoto das cidades, que, depois de tratado, é despejado nos rios. Diversos experimentos demonstram os efeitos nocivos do EE2 sobre a reprodução de peixes. Em algumas espécies de peixes, as doses de EE2 des...