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BIOLOGIA [UEG]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] -INGLÊS Questão 21 De acordo com o quadro a seguir, relacione os anexos embrionários com suas principais funções: Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA, de cima para baixo: a) I - III - II - IV b) I - II - III - IV c) II - IV - III - I d) IV - II - III - I e) IV - III - II - I Questão 22 A taxonomia, ramo da biologia que estuda e classifica os seres vivos, utiliza técnicas de biologia molecular, como a análise do teor das bases nitrogenadas do ADN (A, C, G e T) para identificar organismos como bactérias e outros. Em uma pesquisa genética, um microbiologista encontrou 23% de adenina em um gene bacteriano. Em seguida, comparou esse teor com os de genes de outras cinco bactérias de grupos distintos no intuito de classificá-la em um dos grupos. Analise o quadro abaixo, com os teores encontrados. Marque a alternativa que indica o provável grupo ao qual a bactéria pode pertencer: a) Grupo I b) Grupo II c) Grupo III d)...

BIOLOGIA [UEG]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Questão 21 As figuras abaixo ilustram diferentes etapas do processo de sucessão ecológica observada na margem de um lago. STORER , T. I. et al. Zoologia geral. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1991. p. 217. Sobre a sucessão ecológica, é INCORRETO afirmar que: a) nenhum ecossistema é permanente, alguns mudam abruptamente e outros persistem por anos ou séculos. b) as comunidades que se substituem são chamadas de séries, ou comunidades intermediárias, sendo que cada estágio irá influenciar no desenvolvimento do estágio seguinte. c) as gramíneas em A representam as comunidades pioneiras que primeiro se instalam no terreno. d) a figura D ilustra uma comunidade-clímax, que apresenta maior estabilidade que as fases anteriores, desde que não haja alterações bruscas no clima, nem catástrofes ecológicas. e) no decorrer de uma sucessão ecológica, ocorre a diminuição do número de nichos disponíveis e o conseqüente aumento da diversidade de espé...

BIOLOGIA [UERJ]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 01. No início do século XX, a transmissão das informações genéticas para os descendentes era explicada por algumas hipóteses sobre as leis da hereditariedade, como a mendeliana e a por mistura. Observe os esquemas: Suponha que, em um indivíduo de uma população com reprodução sexuada, apareça, por mutação, um gene raro que confira ao seu portador características vantajosas. Indique, para cada uma das hipóteses representadas, se há ou não possibilidade de aumento da freqüência do gene mutante na descendência desse indivíduo e justifique suas respostas. 02. Em um costão da baía de Guanabara existe um tipo de cadeia alimentar que pode ser assim descrito: - a lesma-do-mar se alimenta de um determinado tipo de alga; - microcrustáceos se alimentam do muco que reveste a pele da lesma-do-mar; - pequenos peixes, como o peixe-borboleta e o paru, alimentam-se dos microcrustáceos. Identifique e descreva as relações ecológicas existentes entre: -...

BIOLOGIA [UERJ]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 01. A hidrólise dos triacilgliceróis na célula adiposa produz glicerol e ácidos graxos. No fígado, em determinadas situações metabólicas, o glicerol pode ser usado na síntese da glicose, através da reversão de etapas da glicólise, como mostra o esquema abaixo: Aponte o número máximo de carbonos radioativos que pode ser encontrado na glicose se dois dos carbonos do glicerol forem marcados com o isótopo  14 C . Justifique sua resposta. 02. Na fosforilação oxidativa, a passagem de elétrons através da cadeia respiratória mitocondrial libera a energia utilizada no bombeamento de prótons da matriz para o espaço entre as duas membranas da mitocôndria. O gradiente de prótons formado na membrana interna, por sua vez, é a fonte de energia para a formação de ATP, por fosforilação do ADP. Algumas substâncias tóxicas, como o dinitrofenol (DNF), podem desfazer o gradiente de prótons, sem interferirem no fluxo de elétrons ao longo da cadeia respiratór...

BIOLOGIA [UFPB]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 41. Nos últimos anos, observa-se um aumento significativo na temperatura do planeta, o que pode levar a drásticas mudanças ambientais, como a perda de diversidade biológica. Uma das espécies que tem, durante seu desenvolvimento, dependência da temperatura ambiental é a mariposa Bicyclus anynana que apresenta no verão uma morfologia diferente da morfologia de inverno. Uma variação de temperatura de apenas 40ºC é suficiente para que ocorra modificação morfológica na prole. Considerando o aumento crescente da temperatura do planeta e o seu efeito no desenvolvimento da mariposa Bicyclus anynana , é correto afirmar que essas mudanças ambientais a) vão levar à extinção dessa espécie. b) não podem influenciar no desenvolvimento dessa espécie, pois esses tipos morfológicos, de inverno e de verão, já passaram por seleção natural. c) vão levar ao não desenvolvimento dessa espécie em uma das estações do ano d) causam mutações no DNA das mariposas em cada ...

QUÍMICA [UFPB]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 33. As reações químicas estão presentes em vários fenômenos do cotidiano, como a queima de combustíveis, oxidação de metais etc. Com o intuito de esclarecer esses fenômenos, um professor de Química propôs aos seus alunos a realização de um experimento, em que utilizou balança de dois pratos, uma folha de papel (1) e um pedaço de esponja de ferro (2), ambos com massas idênticas, como ilustrado a seguir. Após a montagem do experimento, a folha de papel e a esponja de ferro foram queimadas. Com base no exposto, a figura que representa corretamente a situação final observada é: 34. Em viagens espaciais, o dióxido de carbono produzido pela respiração dos tripulantes precisa ser eliminado. Uma forma possível de eliminar o CO 2 é a partir da reação com o hidróxido de lítio, conforme equação a seguir: 2LiOH (s) + CO 2 (g) → Li 2 CO 3 (s) H 2 O (l)   Nesse contexto, para a eliminação de 880g de CO 2 , produzidos diariamente por u...

BIOLOGIA [UERJ]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] QUESTÃO 01 Com o objetivo de estudar a influência de hormônios sobre o metabolismo da glicose, foram utilizados os seguintes procedimentos experimentais: - manter inicialmente em jejum um animal adequado ao estudo; - injetar nesse animal, por via subcutânea, e em diferentes intervalos de tempo, os hormônios A, B e C, que atuam no metabolismo dos carboidratos. O gráfico abaixo apresenta as alterações da taxa de glicose no sangue do animal em função da inoculação de cada um desses hormônios. Nomeie os hormônios A e B, produzidos pelo pâncreas, e identifique o órgão que produz o hormônio C. Indique, ainda, o que ocorre com o glicogênio muscular após a administração do hormônio A. QUESTÃO 02 Uma amostra de mitocôndrias e outra de cloroplastos foram colocadas em meios de incubação adequados ao metabolismo normal de cada organela. As amostras, preparadas na ausência de luz, foram iluminadas do início até o final do experimento. Os gráficos aba...