segunda-feira, 18 de abril de 2011

BIOLOGIA [UFPB]

48. O esquema a seguir mostra parte das reações da cadeia respiratória que ocorre nas membranas internas das mitocôndrias, com detalhe para a produção de ATP (adenosina trifosfato), de acordo com a teoria quimiosmótica.
Considerando a estrutura mitocondrial, o processo destacado na figura e a utilização do ATP pelas células, identifique as afirmativas corretas:
I. O ADP é transformado em ATP, a partir da energia resultante de um gradiente de prótons, liberada durante as reações da cadeia respiratória.
II. A síntese de ATP é maior em células que realizam intenso trabalho, como as células da musculatura cardíaca.
III. O ATP é a moeda universal de transferência de energia entre os produtores de bens (respiração celular) e os consumidores de bens (trabalho celular).
IV. A quantidade de invaginações (cristas) da membrana interna é inversamente proporcional à atividade celular.
V. O cianeto, um veneno de ação rápida que bloqueia o transporte de elétrons, não altera a síntese do ATP.

49. Nos organismos eucariontes, cada cromossomo contém uma molécula de DNA. Nas células somáticas diploides (2n) desses organismos, os cromossomos ocorrem aos pares e os que formam cada par são denominados cromossomos homólogos. Na tabela e no gráfico a seguir, constam informações sobre o número diploide de cromossomos em diferentes organismos e sobre a variação na quantidade de DNA, ao longo do ciclo celular.
Considerando as informações dadas, os fenômenos característicos da mitose e a análise da tabela e do gráfico, identifique as afirmativas corretas:
I. Nos núcleos das células somáticas do gato, no final do período S, existirão 76 moléculas de DNA distribuídas nos 19 pares de cromossomos homólogos.
II. Nas células somáticas do cão, na metáfase mitótica, os 39 pares de cromossomos homólogos estarão alinhados na região equatorial.
III. Nos núcleos das células da drosófila, no final do período G2, existirão 8 moléculas de DNA.
IV. Nos núcleos das células do homem, no início da prófase, existirão 46 pares de cromossomos homólogos iniciando o processo de espiralização.
V. Nos núcleos das células de cebola, no final da telófase, as células recém-formadas estarão com 8 moléculas de DNA.

50. Em uma aula sobre embriologia animal, a professora falou sobre os diversos tipos de ovos e suas segmentações. Sabendo-se que, nos diferentes grupos animais, os tipos de ovos e suas segmentações são distintos, identifique as afirmativas corretas:
I. Os mamíferos apresentam ovos do tipo oligolécitos e segmentação meroblástica.
II. Os insetos possuem ovos do tipo centrolécitos e segmentação do tipo superficial.
III. Os anfíbios possuem ovos do tipo heterolécitos e segmentação holoblástica e desigual.
IV. Os peixes apresentam ovos do tipo centrolécitos e segmentação do tipo meroblástica.
V. Os répteis possuem ovos do tipo telolécitos e segmentação meroblástica discoidal.

46. A pele humana, constituída pela epiderme e pela derme, desempenha diversas funções, tais como: proteção, sensibilidade tátil e manutenção da temperatura corporal. Acerca dos tecidos, anexos e receptores cutâneos da pele, é correto afirmar:
a) As células de Langerhans são responsáveis pelo reconhecimento e destruição de agentes estranhos que penetram na pele.
b) A derme produz os melanócitos que são responsáveis pela produção e distribuição da melanina.
c) A epiderme possui quatro camadas, sendo a mais interna a espinhosa, que é a responsável pela produção de novas células.
d) O corpúsculo de Meissner, responsável pela captação de estímulos de pressão e tração, é formado por um conjunto de terminações nervosas com pontas achatadas.
e) As glândulas sebáceas têm por função principal lubrificar a pele e os pelos, para manter a regulação da temperatura corporal.

47. O tecido muscular caracteriza-se por apresentar diversidade morfológica e células especializadas e responsáveis pelos movimentos. Sobre a estrutura dos tecidos musculares e suas características, é correto afirmar:
a) Os sarcômeros são constituídos unicamente por filamentos proteicos de miosina.
b) A contração, nas células musculares, é causada pela ausência de ATP e íons cálcio, livres no citosol.
c) Os filamentos de actina deslizam entre os de miosina durante a contração muscular.
d) As fibras musculares brancas, nos músculos esqueléticos, são ricas em mioglobina e possuem grande quantidade de mitocôndrias.
e) As fibras musculares esqueléticas de um indivíduo que passa muito tempo em repouso apresentam altas concentrações de ácido lático.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...