51. Em 2009, comemoram-se os 150 anos da publicação da obra A origem das espécies, de Charles Darwin. Pode-se afirmar que a história da biologia evolutiva iniciou-se com Darwin, porque ele
a) foi o primeiro cientista a propor um sistema de classificação para os seres vivos, que serviu de base para sua teoria evolutiva da sobrevivência dos mais aptos.
b) provou, experimentalmente, que o ser humano descende dos macacos, num processo de seleção que privilegia os mais bem adaptados.
c) propôs um mecanismo para explicar a evolução das espécies, em que a variabilidade entre os indivíduos, relacionada à adaptação ao ambiente, influi nas chances de eles deixarem descendentes.
d) demonstrou que mudanças no DNA, ou seja, mutações, são fonte da variabilidade genética para a evolução das espécies por meio da seleção natural.
e) foi o primeiro cientista a propor que as espécies não se extinguem, mas se transformam ao longo do tempo.
b) provou, experimentalmente, que o ser humano descende dos macacos, num processo de seleção que privilegia os mais bem adaptados.
c) propôs um mecanismo para explicar a evolução das espécies, em que a variabilidade entre os indivíduos, relacionada à adaptação ao ambiente, influi nas chances de eles deixarem descendentes.
d) demonstrou que mudanças no DNA, ou seja, mutações, são fonte da variabilidade genética para a evolução das espécies por meio da seleção natural.
e) foi o primeiro cientista a propor que as espécies não se extinguem, mas se transformam ao longo do tempo.
52. A planta do guaraná Paullinia cupana tem 210 cromossomos. Outras sete espécies do gênero Paullinia têm 24 cromossomos. Indique a afirmação correta:
a) As espécies do gênero Paullinia que têm 24 cromossomos produzem gametas com 24 cromossomos.
b) Na meiose das plantas do gênero Paullinia que têm 24 cromossomos ocorrem 24 bivalentes.
c) Paullinia cupana é diplóide, enquanto as outras sete espécies são haplóides.
d) Os gametas de Paullinia cupana têm 105 cromossomos.
e) O endosperma da semente de Paullinia cupana tem 210 cromossomos.
53. Ao longo da evolução das plantas, os gametas
a) tornaram-se cada vez mais isolados do meio externo e, assim, protegidos.
b) tornaram-se cada vez mais expostos ao meio externo, o que favorece o sucesso da fecundação.
c) mantiveram-se morfologicamente iguais em todos os grupos.
d) permaneceram dependentes de água, para transporte e fecundação, em todos os grupos.
e) apareceram no mesmo grupo no qual também surgiram os tecidos vasculares como novidade evolutiva.
b) tornaram-se cada vez mais expostos ao meio externo, o que favorece o sucesso da fecundação.
c) mantiveram-se morfologicamente iguais em todos os grupos.
d) permaneceram dependentes de água, para transporte e fecundação, em todos os grupos.
e) apareceram no mesmo grupo no qual também surgiram os tecidos vasculares como novidade evolutiva.
54. O heredograma abaixo mostra homens afetados por uma doença causada por um gene mutado que está
localizado no cromossomo X.
localizado no cromossomo X.
Considere as afirmações:
I. Os indivíduos 1, 6 e 9 são certamente portadores do gene mutado.
II. Os indivíduos 9 e 10 têm a mesma probabilidade de ter herdado o gene mutado.
III. Os casais 3-4 e 5-6 têm a mesma probabilidade de ter criança afetada pela doença.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) II e III
I. Os indivíduos 1, 6 e 9 são certamente portadores do gene mutado.
II. Os indivíduos 9 e 10 têm a mesma probabilidade de ter herdado o gene mutado.
III. Os casais 3-4 e 5-6 têm a mesma probabilidade de ter criança afetada pela doença.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) II e III
55. O esquema abaixo representa uma das hipóteses para explicar as relações evolutivas entre grupos de animais. A partir do ancestral comum, cada número indica o aparecimento de determinada característica. Assim, os ramos anteriores a um número correspondem a animais que não possuem tal característica e os ramos posteriores, a animais que a possuem.
As características “cavidade corporal” e “exoesqueleto de quitina” correspondem, respectivamente, aos números
a) 1 e 6
b) 2 e 4
c) 2 e 5
d) 3 e 4
e) 3 e 5
a) 1 e 6
b) 2 e 4
c) 2 e 5
d) 3 e 4
e) 3 e 5
56. No esquema abaixo, as letras R e S representam substâncias orgânicas, enquanto X, Y e Z referem-se a
grupos de animais.
grupos de animais.
O metabolismo das substâncias R e S produz excretas nitrogenados. A amônia, a uréia e o ácido úrico são as substâncias nitrogenadas predominantes nos excretas dos animais dos grupos X, Y e Z, respectivamente. As letras R, S, X, Y e Z correspondem a:
57. A relação entre produção, consumo e armazenagem de substâncias, na folha e na raiz subterrânea de uma angiosperma, encontra-se corretamente descrita em:
58. Considere os átomos de carbono de uma molécula de amido armazenada na semente de uma árvore. O carbono volta ao ambiente, na forma inorgânica, se o amido for
a) usado diretamente como substrato da respiração pelo embrião da planta ou por um herbívoro.
b) digerido e a glicose resultante for usada na respiração pelo embrião da planta ou por um herbívoro.
c) digerido pelo embrião da planta e a glicose resultante for usada como substrato da fotossíntese.
d) digerido por um herbívoro e a glicose resultante for usada na síntese de substâncias de reserva.
e) usado diretamente como substrato da fotossíntese pelo embrião da planta.
b) digerido e a glicose resultante for usada na respiração pelo embrião da planta ou por um herbívoro.
c) digerido pelo embrião da planta e a glicose resultante for usada como substrato da fotossíntese.
d) digerido por um herbívoro e a glicose resultante for usada na síntese de substâncias de reserva.
e) usado diretamente como substrato da fotossíntese pelo embrião da planta.
59. Enzimas digestivas produzidas no estômago e no pâncreas foram isoladas dos respectivos sucos e usadas no preparo de um experimento, conforme mostra o quadro abaixo:
Decorrido certo tempo, o conteúdo dos tubos foi testado para a presença de dissacarídeos, peptídeos, ácidos graxos e glicerol. Esses quatro tipos de nutrientes devem estar
a) presentes no tubo 1.
b) presentes no tubo 2.
c) presentes no tubo 3.
d) presentes no tubo 4.
e) ausentes dos quatro tubos.
a) presentes no tubo 1.
b) presentes no tubo 2.
c) presentes no tubo 3.
d) presentes no tubo 4.
e) ausentes dos quatro tubos.
60 A partir da contagem de indivíduos de uma população experimental de protozoários, durante determinado tempo, obtiveram-se os pontos e a curva média registrados no gráfico abaixo. Tal gráfico permite avaliar a capacidade limite do ambiente, ou seja, sua carga biótica máxima.
De acordo com o gráfico,
a) a capacidade limite do ambiente cresceu até o dia 6.
b) a capacidade limite do ambiente foi alcançada somente após o dia 20.
c) a taxa de mortalidade superou a de natalidade até o ponto em que a capacidade limite do ambiente foi alcançada.
d) a capacidade limite do ambiente aumentou com o aumento da população.
e) o tamanho da população ficou próximo da capacidade limite do ambiente entre os dias 8 e 20.
a) a capacidade limite do ambiente cresceu até o dia 6.
b) a capacidade limite do ambiente foi alcançada somente após o dia 20.
c) a taxa de mortalidade superou a de natalidade até o ponto em que a capacidade limite do ambiente foi alcançada.
d) a capacidade limite do ambiente aumentou com o aumento da população.
e) o tamanho da população ficou próximo da capacidade limite do ambiente entre os dias 8 e 20.
Um comentário:
muito Bom parabéns excelente trabalho ótimas dicas
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