segunda-feira, 25 de julho de 2011

BIOLOGIA [UERJ]

Questão 22
Células do tipo X absorvem a substância S apenas por transporte ativo. Essa absorção, em células do tipo Y,
é feita por transporte passivo mediado por um transportador específico. Num experimento, foram medidas as velocidades iniciais de transporte de S através das membranas plasmáticas de X e de Y, em função de concentrações crescentes dessa substância no meio extracelular. O experimento foi repetido, então, em presença de um inibidor da geração de ATP nas células. A tabela abaixo resume as condições do experimento.
Observe o gráfico.
As curvas que representam as medidas obtidas, respectivamente, nas condições experimentais I, II, III e IV, são:
(A) 1 – 2 – 1 – 3
(B) 2 – 3 – 2 – 2
(C) 2 – 3 – 2 – 3
(D) 3 – 3 – 1 – 1

QUESTÃO 24
Observe o esquema abaixo, que resume as principais etapas envolvidas no metabolismo energético muscular.
Ao final da corrida de 400 m, a maior parte da energia total dispendida por um recordista deverá originar-se da atividade metabólica ocorrida nas etapas de números:
(A) 1 e 3
(B) 1 e 4
(C) 2 e 4
(D) 2 e 5

QUESTÃO 26
Uma das condições necessárias para o perfeito funcionamento do organismo humano é a manutenção da
adequada faixa de concentração de íons nos líquidos orgânicos, como o plasma sangüíneo e o líquido intracelular. Os gráficos abaixo mostram as concentrações, em miliequivalentes por litro, de alguns cátions e ânions em diversas soluções.
As faixas de concentrações iônicas mais compatíveis com as do plasma sangüíneo e as do líquido intracelular estão representadas, respectivamente, nos seguintes gráficos:
(A) I e II
(B) II e IV
(C) III e I
(D) IV e III

QUESTÃO 40
Os resultados das avaliações da qualidade da água do lago indicaram alterações na concentração de alguns de seus componentes, condizentes com o aumento da poluição orgânica, conforme mostra o gráfico abaixo.
As curvas que correspondem às variações na concentração de microorganismos aeróbios e anaeróbios, respectivamente, são:
(A) I – II
(B) I – III
(C) II – I
(D) II – III

Questão 40
O esquema abaixo resume as etapas da síntese e da degradação do glicogênio no fígado, órgão responsável
pela regulação da taxa de glicose no sangue.
Um paciente portador de um defeito genético apresenta crises freqüentes de hipoglicemia nos intervalos entre as refeições, embora a taxa de glicogênio hepático permaneça elevada. Nesse paciente, as enzimas que podem apresentar atividade deficiente, dentre as identificadas, são:
(A) glicoquinase / UDPG sintase
(B) glicogênio fosforilase / glicoquinase
(C) fosfoglicomutase / glicogênio sintase
(D) glicose-6 fosfato fosfatase / glicogênio fosforilase

Questão 41
Em determinado tipo de camundongo, a pelagem branca é condicionada pela presença do gene A, letal em homozigose. Seu alelo recessivo a condiciona pelagem preta. Para os filhotes vivos de um cruzamento de um casal de heterozigotos, esperam-se as seguintes proporções de camundongos de pelagem branca e preta, respectivamente:
Questão 33
O esquema abaixo representa as duas principais etapas da fotossíntese em um cloroplasto. O sentido das setas 1 e 4 indica o consumo e o sentido das setas 2 e 3 indica a produção das substâncias envolvidas no processo.
Os números das setas que correspondem, respectivamente, às substâncias CO2 , O2 , açúcares e H2O são:
(A) 1, 2, 4, 3
(B) 2, 3, 1, 4
(C) 3, 1, 2, 4
(D) 4, 2, 3, 1

Questão 35
Observe o esquema abaixo, que representa uma mitocôndria de uma célula hepática.
Os números correspondentes à estrutura ou compartimento mitocondrial onde se localizam a enzima ATP sintase, os ribossomas, e as enzimas que geram CO2 são, respectivamente:
(A) 5, 1, 2
(B) 4, 5, 3
(C) 3, 2, 2
(D) 2, 1, 5

Questão 36
Darwin afirmou que “a teoria da seleção natural baseia-se na convicção de que cada nova variedade e, posteriormente, cada nova espécie, é produzida e mantida por ter determinada vantagem em relação àquelas com que entra em competição”. Considere agora as seguintes afirmativas:
I – Como nascem mais indivíduos que os que podem viver, deve existir, em cada caso, luta pela existência, quer entre indivíduos da mesma espécie, quer entre os de espécies diferentes.
II – A luta pela existência resulta inevitavelmente da rapidez com que todos os seres organizados tendem a multiplicar-se.
III – A seleção natural produz modificações em qualquer espécie para benefício exclusivo de outra espécie.
IV – A seleção natural tende a tornar cada ser organizado tão adaptado, ou um pouco mais adaptado, que os outros habitantes da mesma região com os quais estão em concorrência.
Dentre essas afirmativas, aquela que, se comprovada, poria fim à teoria de Darwin, é a de número:
(A) I
(B) II
(C) III
(D) IV

Questão 26
As variações das cargas elétricas das moléculas das proteínas W, X, Y e Z, em função do pH do meio, estão representadas no gráfico abaixo.
A molécula do DNA, em pH fisiológico, apresenta carga elétrica negativa, devido a sua natureza ácida. No núcleo celular, ela está associada a proteínas, de caráter básico, denominadas histonas. De acordo com o gráfico, a proteína que apresenta propriedades compatíveis com as de uma histona é a representada pela seguinte letra:
(A) W
(B) X
(C) Y
(D) Z

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...