sábado, 29 de outubro de 2011

BIOLOGIA [UFF]

1. No ecossistema em equilíbrio de um pequeno lago, existem três diferentes espécies de seres vivos que se enquadram nas categorias de produtores, consumidores primários e consumidores secundários. Em determinado momento, porém, uma dessas espécies é retirada do lago. O gráfico apresenta as variações da densidade populacional das três espécies do ecossistema durante algum tempo.
Nesse gráfico, as curvas I, II e III representam, respectivamente:
(A) produtores, consumidores secundários e consumidores primários
(B) consumidores secundários, produtores e consumidores primários
(C) consumidores secundários, consumidores primários e produtores
(D) produtores, consumidores primários e consumidores secundários
(E) consumidores primários, produtores e consumidores secundários

2. Os peixes marinhos possuem características fisiológicas importantes que lhes permitem viver adaptados ao seu habitat.
Considere os seguintes processos:
I) Absorção de alimentos
II) Eliminação de Na+
III) Absorção de CO2
IV) Eliminação de Cl–
V) Eliminação de H2O
VI) Absorção de O2
Dentre esses processos, os que constituem importantes funções fisiológicas das brânquias de peixes marinhos estão indicados por:
(A) I, II e V
(B) I, III e IV
(C) II, III e V
(D) II, IV e VI
(E) III, V e VI

3. Certas atividades humanas vêm provocando alteração no nível de nitrogênio do solo. Uma dessas atividades consiste na substituição da vegetação natural por monoculturas de leguminosas como, por exemplo, a soja. As leguminosas alteram o nível de nitrogênio do solo porque possuem, em suas raízes, bactérias com capacidade de:
(A) sintetizar amônia, utilizando o nitrogênio atmosférico;
(B) transformar uréia em amônia;
(C) decompor substâncias nitrogenadas das excretas;
(D) eliminar nitrito do solo;
(E) transformar amônia em nitrato.

4. A tela Lavadeiras, pintada por Cândido Portinari em 1944, mostra um menino, portador da doença de Chagas, com edema na pálpebra direita devido a essa doença.
No final da década de 70, a incidência da doença de Chagas, no Brasil, era estimada em cerca de 100 mil novos casos por ano. Atualmente, devido a programas de prevenção, está praticamente erradicada em algumas regiões.
Assinale a opção que não menciona medida de prevenção da doença de Chagas.
(A) Eliminar o caramujo, hospedeiro intermediário do Trypanosoma cruzi.
(B) Construir casas de alvenaria em substituição às de pau-a-pique.
(C) Monitorar as transfusões de sangue para evitar a transmissão homem a homem.
(D) Evitar a invasão humana no habitat silvestre ocupado por animais contaminados que servem como reservatórios naturais do Trypanosoma cruzi.
(E) Sacrificar animais domésticos infectados pelo agente causador da doença.

5. Cientistas da Universidade Estadual de Nova York, EUA, sintetizaram o vírus da poliomielite. Foi o mais perto que se chegou de criar-se vida em laboratório, já que os vírus, embora tenham material genético e capacidade de se multiplicar como bactérias, plantas e seres humanos, não são considerados organismos vivos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 12 de jul. 2002
Os seguintes esquemas simplificados sugerem alguns dos possíveis mecanismos que poderiam explicar a multiplicação viral em uma célula:
Identifique o esquema que representa o mecanismo de multiplicação do vírus da AIDS:
(A) esquema I
(B) esquema II
(C) esquema III
(D) esquema IV
(E) esquema V

6. Recentemente, foram divulgados resultados de uma pesquisa sobre terapia de reposição hormonal (TRH) realizada nos Estados Unidos, com 16,6 mil mulheres de 50 a 79 anos de idade. Essa pesquisa apontou aumento da incidência de câncer de mama e de doenças cardiovasculares nas mulheres submetidas à TRH a fim de amenizar os efeitos da menopausa, período da vida da mulher em que a produção dos hormônios sexuais diminui. No ciclo sexual de uma mulher na idade reprodutiva, os níveis máximos de estrogênio e progesterona ocorrem, respectivamente:
(A) na menstruação e na ovulação;
(B) próximo ao final da fase proliferativa e na fase secretora;
(C) na fase secretora e na fase proliferativa;
(D) na fase proliferativa e na menstruação;
(E) na fase secretora e na menstruação.

7. As embalagens comerciais das margarinas, que são produzidas a partir de óleos vegetais, freqüentemente indicam a adição de vitamina E. Além de sua importância nutricional, tal vitamina tem papel importante na conservação desse alimento, pois o protege contra:
(A) contaminação por colesterol
(B) hidrólise das proteínas
(C) esterificação de ácidos graxos
(D) redução dos radicais ácidos a aldeídos
(E) oxidação das gorduras insaturadas

8. Mulher branca, submetida à inseminação artificial, deu à luz gêmeos de cor negra. O fato causou polêmica, já que o pai também é branco. A grande dúvida é saber se houve troca de embriões ou apenas de um dos gametas. Adaptado do Jornal do Brasil, 1o de agosto de 2002 Considere o fato relatado e suponha que a mãe tenha sangue tipo A e seja filha de pai e mãe com sangue tipo AB. Nesse caso, o tipo sangüíneo dos gêmeos poderia ser:
(A) A ou O
(B) A ou AB
(C) B ou O
(D) B ou A
(E) AB ou O


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...