BIOLOGIA [UNIMONTES]
PROVA DE BIOLOGIA
Questões numeradas de 27 a 37
QUESTÃO 27
Foram divulgados recentemente os resultados de uma pesquisa capaz de abrir portas para a restauração das sensações táteis em indivíduos paraplégicos. O esquema abaixo mostra alguns pontos referentes ao modelo experimental da pesquisa. Analise-o.
Questões numeradas de 27 a 37
QUESTÃO 27
Foram divulgados recentemente os resultados de uma pesquisa capaz de abrir portas para a restauração das sensações táteis em indivíduos paraplégicos. O esquema abaixo mostra alguns pontos referentes ao modelo experimental da pesquisa. Analise-o.
Considerando o assunto abordado e o esquema apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale a CORRETA.
A) O córtex cerebral é a principal região analisada nessa pesquisa.
B) Para que a pesquisa tenha sucesso, o procedimento indicado em I pode ser realizado em qualquer parte do cérebro.
C) Os movimentos observados em II são estimulados por sinais produzidos no hipotálamo.
D) Sabor e odor são sensações que passaram a ser evidenciadas pelo animal após a realização dessa pesquisa.
A) O córtex cerebral é a principal região analisada nessa pesquisa.
B) Para que a pesquisa tenha sucesso, o procedimento indicado em I pode ser realizado em qualquer parte do cérebro.
C) Os movimentos observados em II são estimulados por sinais produzidos no hipotálamo.
D) Sabor e odor são sensações que passaram a ser evidenciadas pelo animal após a realização dessa pesquisa.
QUESTÃO 28
As giberelinas foram caracterizadas a partir de 1950. Elas constituem um grande grupo de compostos, definidos mais por sua estrutura química do que por sua atividade biológica. Todas as funções apresentadas abaixo podem ser atribuídas a esses compostos, EXCETO
A) Inibem a floração.
B) Promovem o desenvolvimento de frutos partenocárpicos.
C) Controlam aspectos da germinação como, por exemplo, quebra de dormência.
D) Estimulam o crescimento do caule em plantas anãs.
QUESTÃO 29
Quando um organismo humano é infectado por algum tipo de microrganismo, a sua evolução depende de inúmeros fatores. A figura a seguir ilustra esse processo. Analise-a.
Quando um organismo humano é infectado por algum tipo de microrganismo, a sua evolução depende de inúmeros fatores. A figura a seguir ilustra esse processo. Analise-a.
Considerando a figura acima e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a que NÃO PODE REPRESENTAR um fator II.
A) Hormônio.
B) Variabilidade genética.
C) Carga parasitária.
D) Porta de entrada.
A) Hormônio.
B) Variabilidade genética.
C) Carga parasitária.
D) Porta de entrada.
QUESTÃO 30
O complemento nutricional triturado, conhecido como ração humana, tem sido uma das dietas mais comentadas nos últimos tempos. A tabela abaixo apresenta alguns dos ingredientes desse complemento alimentar, suas propriedades e fontes em que eles podem ser encontrados. Analise-a.
Considerando a tabela apresentada e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a que representa a relação CORRETA entre os dados indicados na tabela.
A) II - Unidade formadora de enzimas e proteínas.
B) III - Favorece a estrutura óssea.
C) IV - Antioxidante.
D) I - O organismo não consegue sintetizá-los.
A) II - Unidade formadora de enzimas e proteínas.
B) III - Favorece a estrutura óssea.
C) IV - Antioxidante.
D) I - O organismo não consegue sintetizá-los.
QUESTÃO 31
Os vegetais reagem a alguns estímulos do ambiente através de movimentos de partes do seu corpo. Esses
movimentos são os tropismos e as nastias ou nastismos. A figura a seguir mostra um exemplo de nastismo na planta popularmente conhecida como sensitiva ou dormideira (Mimosa pudica) que, quando estimulada por um toque, dobra seus folíolos rapidamente. Observe-a.
Os vegetais reagem a alguns estímulos do ambiente através de movimentos de partes do seu corpo. Esses
movimentos são os tropismos e as nastias ou nastismos. A figura a seguir mostra um exemplo de nastismo na planta popularmente conhecida como sensitiva ou dormideira (Mimosa pudica) que, quando estimulada por um toque, dobra seus folíolos rapidamente. Observe-a.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a que melhor justifica o dobramento dos folíolos da Mimosa pudica.
A) Entrada de íons potássio na célula por difusão.
B) Alteração no turgor de algumas células devido à perda de água.
C) Polarização das membranas celulares.
D) Aumento da pressão osmótica devido à entrada dos íons nas células.
QUESTÃO 32
Observe os dados a seguir.
• Genes A, B, C e D, situados em cromossomos diferentes.
• Genótipo do pai: AabbCCDd.
• Genótipo da mãe: aaBBccDD
Considerando o processo de meiose e a Segunda Lei de Mendel, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.
A) A chance de nascer um filho com genótipo igual ao do pai é de 25%.
B) O pai pode produzir quatro tipos de gametas.
C) A chance de nascer um filho homozigoto recessivo para o gene A é de 50%.
D) A mãe pode produzir apenas gametas com a combinação aBcD.
QUESTÃO 33
Os endotermos são animais que regulam suas altas temperaturas corpóreas por meio de mecanismos que equilibram a produção metabólica de calor e a perda de calor para o meio ambiente. As afirmativas a seguir referem-se a esse assunto. Analise-as e assinale a CORRETA.
A) Os anfíbios são exemplos de animais com esse sistema de regulação.
B) O aumento do calor produzido no processo apresentado não pode ser proveniente da alimentação.
C) As temperaturas corpóreas nesses animais são mais estáveis em ambientes quentes do que em frios.
D) O sistema nervoso central desses animais funciona mais rapidamente em temperaturas mais elevadas.
QUESTÃO 34
Um determinado extrato de planta foi testado quanto à sua atividade antiulcerogênica. A tabela a seguir ilustra alguns passos do desenho experimental utilizado nesse tipo de pesquisa. Analise-a.
Um determinado extrato de planta foi testado quanto à sua atividade antiulcerogênica. A tabela a seguir ilustra alguns passos do desenho experimental utilizado nesse tipo de pesquisa. Analise-a.
Considerando a tabela apresentada e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA.
A) O experimento apresentado serve para ilustrar o efeito terapêutico e não preventivo do extrato utilizado.
B) No experimento apresentado existe somente um tipo de controle.
C) Resultados em que animais, tratados com extrato, apresentam o mesmo número de lesões que os animais
dos outros dois grupos, indicando erros no desenvolvimento do procedimento.
D) A substância indutora de úlceras (lesões), no experimento apresentado, é o lanzoprazol.
A) O experimento apresentado serve para ilustrar o efeito terapêutico e não preventivo do extrato utilizado.
B) No experimento apresentado existe somente um tipo de controle.
C) Resultados em que animais, tratados com extrato, apresentam o mesmo número de lesões que os animais
dos outros dois grupos, indicando erros no desenvolvimento do procedimento.
D) A substância indutora de úlceras (lesões), no experimento apresentado, é o lanzoprazol.
QUESTÃO 35
Personagem criado por Monteiro Lobato, Jeca Tatu, um trabalhador rural paulista, faz alusão a um caboclo brasileiro, abandonado pelos poderes públicos às doenças. Em biologia, esse mesmo personagem serve para exemplificar características relacionadas a determinadas doenças. O esquema abaixo se refere a um grupo de patógenos que podem ser adquiridos mais facilmente por indivíduos como o personagem de Monteiro Lobato. Analise-o.
Considerando o esquema e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRESPONDENTE a I, IV e V, respectivamente.
A) Acantocephala, nematoda e Fasciola.
B) Platyhelminthes, nematoda e Schistosoma.
C) Platyhelminthes, cestoda e Schistosoma.
D) Acantocephala, cestoda e Strongyloides.
A) Acantocephala, nematoda e Fasciola.
B) Platyhelminthes, nematoda e Schistosoma.
C) Platyhelminthes, cestoda e Schistosoma.
D) Acantocephala, cestoda e Strongyloides.
QUESTÃO 36
Ecossistema pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos (meio biótico) e o local onde eles vivem (meio abiótico) e todas as relações destes com o meio e entre si. O quadro a seguir mostra algumas caraterísticas de vários ecossistemas. Analise-o.
Ecossistema pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos (meio biótico) e o local onde eles vivem (meio abiótico) e todas as relações destes com o meio e entre si. O quadro a seguir mostra algumas caraterísticas de vários ecossistemas. Analise-o.
Considerando o quadro acima e o assunto abordado, analise as alternativas a seguir e assinale a que CORRESPONDE ao ecossistema II.
A) Campos.
B) Dunas.
C) Mangues.
D) Florestas.
A) Campos.
B) Dunas.
C) Mangues.
D) Florestas.
QUESTÃO 37
Genealogias ou heredogramas são representações gráficas da transmissão de genes em uma família. A figura abaixo apresenta alguns exemplos de genealogias. Analise-a.
De acordo com as representações acima e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA.
A) O indivíduo 8 da figura I é homozigoto dominante.
B) A figura III representa um caso de herança sem dominância.
C) Os indivíduos em branco da figura II são homozigotos.
D) A característica representada na figura II é dominante.
A) O indivíduo 8 da figura I é homozigoto dominante.
B) A figura III representa um caso de herança sem dominância.
C) Os indivíduos em branco da figura II são homozigotos.
D) A característica representada na figura II é dominante.
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