terça-feira, 31 de janeiro de 2012

BIOLOGIA [UFGD]

Biologia
QUESTÃO 01
As células são consideradas as unidades 1.fundamentais que constituem todos os seres vivos, excetuando os vírus. Na sequência a seguir, são apresentadas funções específicas desempenhadas por estruturas das células.
I. Organela celular constituída de membrana externa, membrana interna (conhecida como crista) e material de preenchimento chamado matriz. Nela ocorre o processo de respiração celular e, por isso, é considerada a "casa de força" das células animais e vegetais.
II. Presente em células animais e em algumas células vegetais, atuam na formação de cílios e flagelos e participam do processo de divisão celular.
III. É formada por um mosaico fluido de lipídios (glicolipídios) e proteínas. É responsável por manter a identidade química e a permeabilidade seletiva (controle constante de substâncias que entram e saem) das células bacterianas, animais e vegetais
IV. Local em que estão armazenadas todas as informações sobre a função e estrutura das células bacterianas, animais e vegetais, possibilitando que se dividam e se repliquem, transmitindo às células filhas as informações existentes na célula progenitora.
V. Presentes em células bacterianas, animais e vegetais, encontram-se dispersos no citoplasma ou associados ao Retículo Endoplasmático e tem como função a síntese de proteínas.
Assinale a alternativa que contempla, pela ordem, a sequência de organelas correspondentes às afirmações.
(A) Mitocôndria, centríolo, membrana plasmática, cromossomo e ribossomo.
(B) Mitocôndria, cromossomo, membrana plasmática, ribossomo e centríolo.
(C) Ribossomo, cromossomo, centríolo, membrana plasmática e mitocôndria.
(D) Mitocôndria, ribossomo, centríolo, cromossomos e membrana plasmática.
(E) Mitocôndria, centríolo, cromossomo, membrana plasmática e ribossomo.

QUESTÃO 02
Uma característica embriológica importante no estudo dos animais é a presença do celoma, um espaço entre os folhetos externo e interno da mesoderme que permite aos órgãos internos se dobrem sobre si mesmos, aumentando sua capacidade funcional. Embora a presença do celoma seja comum nos vertebrados, nos invertebrados é possível encontrar grupos acelomados, pseudocelomados e celomados. Com base nesta afirmação, assinale a alternativa em que todos os filos de invertebrados relacionados são celomados.
(A) Platyhelminthe, Nematoda e Anellida.
(B) Anellida, Mollusca e Arthropoda.
(C) Nematoda, Anellida e Mollusca.
(D) Arthropoda, Anellida e Platyhelminthes.
(E) Mollusca, Nematoda e Arthropoda.

QUESTÃO 03
Embora de forma pouco realista, há décadas os animais têm figurado como estrelas em filmes de suspense. São alguns exemplos: Anaconda (1997); Aracnofobia (1990); Alligator, o jacaré gigante (1980), Orca, a baleia assassina (1977) e Tubarão (1975). A despeito de títulos muitas vezes equivocados, as estrelas destes filmes foram, respectivamente, serpente, aranha, jacaré, orca e tubarão. Valendo-se de seus conhecimentos zoológicos, classifique corretamente, pela ordem, esses animais.
(A) réptil, insetos, anfíbio, peixe e peixe.
(B) réptil, insetos, réptil, mamífero e peixe.
(C) anfíbio, aracnídeos, anfíbio, mamífero e peixe
(D) réptil, aracnídeos, réptil, mamífero e peixe
(E) réptil, aracnídeos, anfíbio, peixe e peixe

QUESTÃO 04
As briófitas e as pteridófitas, representadas, respecticamente, pelos musgos e pelas samambaias, são vegetais que compartilham algumas características comuns. Dentre estas, destacam-se a preferência por solos úmidos, ambientes geralmente pouco iluminados, dependência da água para que ocorra a fecundação e reprodução com alternância de gerações. Entretanto, a alternância de geração apresenta peculiaridades em cada um dos grupos.
I. Esporófito diplóide persistente, independente do gametófito.
II. Esporófito diplóide efêmero e dependente do gametófito.
III. Gametófito haplóide persistente e independente do esporófito.
IV. Gametófito haplóide efêmero e independente do esporófito.
V. Os esporos germinam formando gametófitos geralmente monóicos.
VI. Os esporos germinam formando gametófitos geralmente dióicos.

Assinale a alternativa correta em relação às respectivas características.
 


QUESTÃO 05
Nos peixes, as brânquias são altamente eficientes na difusão, para o sangue, do oxigênio dissolvido da água, graças à presença de lamelas altamente vascularizadas. Por outro lado, em águas paradas, lodosas e de temperaturas mais elevadas, a solubilidade do oxigênio diminui, de modo que a respiração branquial pode não ser o suficiente para suprir a demanda de oxigênio necessária para a respiração. Nessas condições, algumas espécies de peixes utilizam a respiração acessória. Assinale a alternativa que apresenta exemplo de peixe com esta capacidade respiratória.
(A) Salmão.
(B) Piraputanga.
(C) Pirarucu.
(D) Tucunaré.
(E) Pacu.


QUESTÃO 06
Considere as afirmações a seguir sobre as sementes.
I. O embrião é constituído de radícula, caulículo e cotilédones.
II. O endosperma é um tecido triplóide que acumula substâncias de reserva e é formado pela fecundação de dois núcleos polares.
III. O tegumento é a "casca" que envolve o cotilédone.
IV. O cotilédone é a primeira folha e sua função é absorver luz para a produção de glicose para nutrir o embrião.
Assinale a alternativa que apresenta informações corretas.
(A) II, apenas.
(B) I, II, III e IV.
(C) I e II, apenas.
(D) II e IV, apenas.
(E) I, II e IV, apenas.


QUESTÃO 07
Uma das descobertas mais marcantes da biologia molecular determinou que o código genético é praticamente idêntico para todos os organismos vivos, com raras exceções. Nas figuras a seguir, são apresentadas as etapas fundamentais para que o código genético seja traduzido em aminoácidos, que constituirão todas as proteínas existentes nos organismos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dessas etapas e os locais onde elas ocorrem na célula.
(A) II) replicação no núcleo celular; I) transcrição no núcleo celular; III) tradução no citoplasma.
(B) III) transcrição no núcleo celular; I) tradução no citoplasma; II) Replicação no núcleo celular.
(C) II) replicação no núcleo celular; III) transcrição no núcleo celular; I) tradução no citoplasma.
(D) I) tradução no citoplasma; II) replicação no núcleo celular; III) transcrição no núcleo celular.
(E) II) replicação no núcleo celular; III) transcrição no citoplasma; I) tradução no citoplasma.

QUESTÃO 08
A cor da pele humana é determinada pela interação de genes aditivos, de tal forma que o fenótipo (negro, mulato-escuro, mulato-médio, mulato-claro ou branco) depende da quantidade de alelos que contribuem com o efeito cumulativo, ou seja, quanto maior o número de genes dominantes, maior a intensidade da cor da pele. Se ocorrer o casamento entre uma mulher de fenótipo branco e um homem de fenótipo mulato-médio, cujos produtos resultantes da divisão meiótica são apresentados na figura a seguir, que proporções fenotípicas são esperadas para os descendentes?
(A) 25% de descendentes mulatos-escuros, 50% de descendentes mulatos-médios e 25% de descendentes mulatos-claros.
(B) 25% de descendentes mulatos-médios, 50% de descendentes mulatos-claros e 25% de descendentes brancos.
(C) 25% de descendentes mulatos-médios, 50% de descendentes brancos e 25% de descendentes mulatos-claros.
(D) 50% de descendentes mulatos-médios e 50% de descendentes brancos.
(E) 50% de descendentes mulatos-médios e 50% de descendentes mulatos-claros.

QUESTÃO 09
Recentemente, o corte de uma velha figueira na cidade de Dourados gerou bastante polêmica, como observado na publicação do Jornal Douradosnews, em 26/09/2011:
"Com autorização do Conselho do Meio Ambiente, uma árvore da espécie Figueira começou a ser cortada domingo (25) em Dourados. Uma manifestação de estudantes e ambientalistas interrompeu os trabalhos e a árvore ainda resiste". (Disponível em: . Acesso em: nov. 2011).
Os manifestantes alegam que, além de ser centenária e patrimônio da cidade, a figueira abriga uma grande dieversidade de organismos como epífitas, ninhos de passarinhos, trepadeiras, pequenos roedores, insetos, alem de fungos e bactérias. Essa árvore representa, em termos de ecologia,
(A) população.
(B) espécie.
(C) nicho ecológico.
(D) comunidade.
(E) biotopo.

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