segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

BIOLOGIA [UFGD]

Biologia

01. Os seres vivos vivem em constantes relações no ambiente. Essas relações são as interações ecológicas. Elas podem ser harmônicas e desarmônicas, interespecíficas (quando envolvem seres vivos de diferentes espécies) e intraespecíficas (quando envolvem seres vivos da mesma espécie). Relacione as colunas a partir dessas considerações.
(1 ) Sinfilia                            ( )Algas
(2 ) Parasitismo                    ( ) Garças e gado bovino
(3 ) Protocooperação           ( ) Formigas e Pulgões
(4 ) Colônias                        ( )Abelhas
(5 ) Sociedade                     ( ) Bernes e Bovinos
Assinale a alternativa que indica a ordem correta na segunda coluna.
(A)1–2–3–4–5.
(B)5–2–3–4–1.
(C)4–3–1–5–2.
(D)4–2–1–5–3.
(E)5–2–1–4–3.

02. Os grupos zoológicos diferem morfologicamente uns dos outros. Essas diferenças evolutivas, que caracterizam os diferentes grupos, são utilizadas em sua classificação. Estabeleça a associação correta entre as características e os filos, de acordocomas informações a seguir.
Características
I- Corpo achatado, excreção por células flama, sistema digestório incompleto.
II- Corpo cilíndrico e segmentado, hermafroditas com fecundação cruzada.
III- Possuem mesogléia, alternância de gerações, protostômios e diblásticos.
IV- Exoesqueleto quitinoso, filo com maior número de espécies, pernas articuladas, protostômios e triblásticos.
V- Endoesqueleto com placas calcárias articuladas, simetria radial, deuterostômios e triblásticos.
Filos
( )Artrópodes.
( ) Cnidários.
( ) Equinodermos.
( ) Platelmintos.
( )Anelídeos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(A) V - IV - II - I - III.
(B) IV - III - V - II - I.
(C) V- III - IV- I - II.
(D) IV- III - V - I - II.
(E)V- III - IV- II - I.
 
03. A sequência a seguir indica, de forma simplificada, os passos que foram utilizados por um grupo de cientistas para realizar a clonagem de uma vaca.
I – Retirou-se um óvulo da vaca X. O núcleo foi desprezado, obtendo-seumóvulo enucleado.
II – Retirou-se uma célula do tecido epitelial da vaca Y. O núcleo existente no interior da célula epitelial foi isolado e conservado, desprezando-se o resto da célula.
III – O núcleo da célula do tecido epitelial foi inserido no óvulo enucleado e, por meio da utilização de descargas elétricas, houve a fusão de ambos. A célula reconstituída foi estimulada a entraremprocesso de divisão celular.
IV – Após algumas divisões, o embrião foi implantado no útero de uma terceira vaca Z, mãe de aluguel. O embrião se desenvolveu dando origem ao clone.
Considerando-se que as vacas X,Ye Z não têm parentesco entre si, pode-se afirmar que o animal resultante da clonagem tem as características genéticas da(s) vaca(s)
(A) X, apenas.
(B)Y, apenas.
(C) Z, apenas.
(D) XeY, apenas.
(E) X,Ye Z.

04. As últimas Olimpíadas ficaram marcadas pelos sucessivos recordes alcançados em todas as áreas. O aumento gradativo do rendimento dos atletas mostrou claramente maior preparo físico. O sucesso deles está
ligado à ciência e à tecnologia, que têm sido importantes aliadas na obtenção de melhores desempenhos. Fisiologistas esportivos num centro de treinamento olímpico monitoram os atletas para determinar a partir de
que ponto seus músculos entram em processo de fadiga muscular. Eles fazem essa análise sob condições _______e investigando o aumento, nos músculos, de _______ . Assinale a alternativa que apresenta, pela ordem, informações adequadas para o preenchimento das lacunas.
(A) aeróbicas e ácido láctico.
(B) anaeróbicas e ácido acético.
(C) anaeróbicas eATP.
(D) aeróbicas eATP.
(E) aneróbicas e ácido láctico.

05. Maria (III.12), cujos avô materno e avó paterna eram albinos, estava preocupada com a possibilidade de transmitir o albinismo para seus filhos. Para solucionar tal dúvida, desejava saber qual era a probabilidade de ser portadora deste alelo. Qual das alternativas a seguir corresponde à resposta correta ao questionamento de Maria?
(A) 0.
(B) 2/3.
(C) 1/2.
(D) 1/3.
(E) 3/4.

06. Em 1992, uma expedição franco-brasileira de espeleomergulhadores encontrou na gruta do Lago Azul,
localizada em Bonito, no Mato Grosso do Sul, fósseis de um tigre dentes-de-sabre (Smilodon populator ) que viveu durante o período geológico do Pleistoceno – 6.000 a 10.000 anos atrás. Os tigres dentes-de-sabre eram predadores corpulentos, fortes, com imensos caninos; colonizaram quase todos os continentes, até serem extintos. Em estudos recentes, pesquisadores obtiveram o DNA mitocondrial de duas espécies deles, o Smilodon populator, comum no Brasil, e o Homotherium serum, da América do Norte. Depois, compararam as "letras" químicas do DNA mitocondrial com as de vários felinos vivos,comoleões, jaguatiricas e guepardos.
Apartir dessa análise, foi montada a árvore filogenética de alguns carnívoros, representada pela imagem a seguir.

07. Um grupo de alunos foi levado ao laboratório, onde, com o auxílio de microscópio, puderam ver a reprodução sexuada de uma planta. Eles perceberam que o primeiro núcleo espermático fecundava a oosfera, enquanto o segundo núcleo espermático fecundava o núcleo que resultou da união dos núcleos polares. Esse momento de reprodução sexuada é o das
(A) pteridófitas.
(B) algas.
(C) briófitas.
(D) angiospermas.
(E) gimnospermas.

08. Sobre problemas ambientais, observe as afirmações a seguir.
I - O aquecimento global é atribuído principalmente à emissão de diferentes gases de efeito estufa lançados na atmosfera pelas atividades humanas. O dióxido de carbono e o oxigênio juntos são responsáveis por três
quartos do problema.
II - Os desmatamentos provocam a perda de micronutrientes pelo solo, diminuindo a sua fertilidade e aumentando o assoreamento de rios, causando inundações em seus arredores. Outro aspecto importante é que o desmatamento pode implicar diminuição ou mesmo extinção de espécies animais.
III - A eutrofização da água, forma mais comum de poluição das águas, é causada pelos esgotos dos humanos nos rios, lagos e mares, levando assim a um aumento da quantidade de nutrientes disponíveis nesses ambientes. A eutrofização permite grande proliferação de bactérias anaeróbicas que consomem rapidamente todo o oxigênio existente na água. Consequentemente, a maioria das formas de vida acaba por morrer, inclusive as próprias bactérias. Devido a essa eutrofização por esgotos humanos, os rios que banham as grandes cidades do mundo viram a sua fauna e flora destruídas, tornando-se esgotos a céu aberto. Esses esgotos nos rios acarretam ainda a propagação de doenças causadas por vírus, bactérias e vermes.
IV - Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar nas cidades e para ocorrer a chuva ácida. Mas, nas alturas da estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície), é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioletas poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.
V- A interferência do homem no Meio Ambiente (desmatamento, acúmulo de lixo, circulação de animais) fez aparecer em zonas urbanas doenças como leishmaniose, leptospirose e outras consideradas de zona rural.
Em relação a essas afirmações, pode-se concluir que
está(ao) incorreta(s):
(A) I e II, apenas.
(B) I e III, apenas.
(C) I, III e IV, apenas.
(D) III e IV, apenas.
(E) I e V, apenas.

09. Existem plantas que, por suas características morfológicas, são mais adaptadas à função de conter a erosão do solo. Entre as plantas indicadas para esse fim, costuma-se utilizar espécies do grupo das Gramíneas (monocotiledôneas). Indique a alternativa que apresenta uma característica que corresponde a esse grupo.
(A) Folhas sem bainha.
(B) Sementes com dois cotilédones.
(C) Flores pentâmeras.
(D) Raízes fasciculadas.
(E) Folhas peninérveas.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...