sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

BIOLOGIA [UFRN]

01. A mulher, além de glândulas mamárias e placenta, apresenta, como característica exclusiva dos mamíferos,
A) presença de celoma e glândulas sudoríparas.
B) glândulas sudoríparas e pêlos.
C) pêlos e canal ginecóforo.
D) canal ginecóforo e presença de celoma.

02. A composição do leite de cada espécie de mamífero é adequada às necessidades do respectivo filhote. O gráfico abaixo apresenta a composição do leite humano e do leite de uma espécie de macaco.
Considere dois filhotes de macaco: um alimentado com leite de macaco e o outro com o mesmo volume de leite humano. A partir da análise do gráfico, pode-se dizer que o filhote de macaco que for alimentado com o mesmo volume de leite humano provavelmente apresentará
A) deformidades ósseas.
B) carência energética.
C) menor crescimento.
D) diarréias freqüentes.

03. Ao contrário do homem, o rato é capaz de sintetizar uma substância essencial que estimula a produção de anticorpos e age como antioxidante. Essa substância é o ácido
A) pantotênico.
B) ascórbico.
C) fólico.
D) glutâmico.

As questões de números 4 a 6 foram inspiradas nas situações da figura abaixo.
04. O efeito imediato do bafo da barata indica que a naftalina foi rapidamente absorvida pelas células do sistema nervoso da aranha. Essa absorção ocorre de modo análogo à de algumas drogas psicotrópicas nos seres humanos. Como a naftalina é um hidrocarboneto, a sua absorção ocorreu
A) através da matriz lipídica da membrana.
B) por meio de transporte ativo.
C) pela ação de uma substância carreadora.
D) através dos canais protéicos.

05. Diante do efeito produzido pelo bafo de naftalina da barata, a aranha passou a não mais atacar baratas com esse cheiro. Uma reação análoga à da aranha observa-se quando um
A) bem-te-vi evita caçar “lagartas-de-fogo”.
B) gavião evita capturar uma falsa cobra-coral.
C) bicho-pau fica imóvel no ramo de uma planta.
D) polvo lança pigmento escuro na água.

06. Diferente do que é observado nas diversas espécies da classe dos insetos, todas as espécies da classe das aranhas
A) apresentam antenas e quatro pares de patas.
B) nascem com forma semelhante à do adulto.
C) inoculam veneno por meio de ferrão abdominal.
D) apresentam o corpo com cabeça, tórax e abdome.

As questões de números 7 a 10 foram inspiradas nas cenas da figura abaixo.
07. Para digerir o alimento normalmente obtido na boca do jacaré, a ave necessitará
principalmente de
A) endonucleases.
B) glicosidases.
C) peptidases.
D) lipases.

08. Répteis e aves foram os primeiros grupos animais na escala filogenética a apresentar âmnio e alantóide no ovo. Por conta desse ganho evolutivo, esses animais tornaram-se capazes de
A) desenvolver-se sem metamorfose.
B) produzir maior número de filhotes.
C) formar a cavidade celomática.
D) reproduzir-se fora da água.

09. O grupo de répteis do qual faz parte o jacaré já existia na época dos dinossauros. Muitos grupos de répteis desapareceram, mas o grupo dos jacarés existe até hoje. Isso se deve, provavelmente, ao fato de o jacaré
A) habitar locais onde existe abundância de alimento.
B) viver em ambientes que sofreram poucas mudanças.
C) colocar ovos que são chocados em ninhos bem escondidos.
D) ter o corpo todo revestido por placas dérmicas.

10. As aves são animais que apresentam o metabolismo muito elevado em relação aos répteis, exercendo um bom controle sobre a temperatura corporal. Isso ocorre porque as aves apresentam
A) glândulas sudoríparas e excreção de ácido úrico.
B) sacos aéreos e corpo coberto de penas.
C) circulação dupla e coração tetracavitário.
D) sistema digestório completo e tecido adiposo.

11. Um produtor de mangas, interessado em aumentar a sua produção, consultou um pesquisador da área de melhoramento vegetal. O pesquisador sugeriu ao produtor que o modo mais fácil e barato de aumentar a produtividade das mangueiras seria realizar uma poda nas árvores.
O aumento do número de frutos na mangueira é esperado porque a poda
A) aumenta a velocidade de maturação dos frutos.
B) suspende a inibição do brotamento das gemas.
C) diminui a perda de água através das folhas.
D) favorece o fototropismo positivo do caule.

12. As mangueiras, ao contrário do esperado, continuaram com baixa produção após a poda. Investigando o problema, o pesquisador descobriu que o ambiente favorecia o desenvolvimento de um nematóide parasita de mangueira, cujo controle era muito difícil. O pesquisador sugeriu desenvolver uma linhagem transgênica dessa mangueira, pela inserção de um gene que codifica uma toxina capaz de matar o nematóide. Para criar a mangueira transgênica, deve-se seguir um conjunto de etapas que começa pela construção de uma seqüência iniciadora (primer). A seqüência correta das etapas seguintes à construção do primer é, resumidamente,
A) transfecção do gene è amplificação do gene è inserção do gene num vetor.
B) inserção do gene num vetor è transfecção do gene è amplificação do gene.
C) amplificação do gene è transfecção do gene è inserção do gene num vetor.
D) amplificação do gene è inserção do gene num vetor è transfecção do gene.

13. A toxina produzida pelo gene introduzido na mangueira, além de matar o nematóide, também causava efeitos tóxicos nos seres humanos. Após uma investigação, descobriu-se que, na forma de doces e compotas, as mangas poderiam ser consumidas sem risco para a saúde. O consumo de mangas na forma de doces e compotas torna-se seguro porque, durante o processo de fabricação, a toxina sofre
A) cristalização.
B) evaporação.
C) desnaturação.
D) dissolução.

14. A fotomicrografia abaixo mostra células em divisão na ponta da raiz da cebola.
De acordo com o estágio em que cada célula numerada se encontra, pode-se afirmar que
A) IV apresenta dois pares de centríolos.
B) III está realizando síntese protéica.
C) II possui número haplóide de cromossomos.
D) I apresenta fuso mitótico completamente formado.

15. A cor da pele humana é conseqüência do efeito cumulativo de mais de um gene, de modo que cada gene contribui igualmente para o fenótipo. O gráfico que representa a proporção fenotípica nesse tipo de herança é

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