segunda-feira, 12 de março de 2012

BIOLOGIA [UFPB]

41. A figura abaixo mostra duas folhas adultas que se desenvolveram na mesma planta e em diferentes condições de luminosidade, uma na sombra e outra no sol.

Considerando as informações apresentadas e a literatura sobre o assunto, é correto afirmar que a diferença na morfologia das folhas mostradas é resultado de um (a):
a) Divergência evolutiva
b) Especiação alotrópica
c) Plasticidade fenotípica
d) Convergência evolutiva
e) Especiação por diversificação

42. A árvore filogenética abaixo representa uma possível filogenia dos grandes grupos de plantas em sua sequência evolutiva. As letras A, B, C e D representam esses grupos, e os pontos 1, 2 e 3, o surgimento de algumas características estruturais. 

Com base na figura e nos conhecimentos acerca da evolução dos diferentes grupos de plantas, é correto afirmar:
a) Os grupos representados na árvore são monofiléticos.
b) As sementes surgiram como evento evolutivo no ponto 1.
c) As flores primitivas com muitas peças florais surgiram no ponto 2.
d) Os elementos traqueais responsáveis pela condução de água surgiram no ponto 3.
e) As monocotiledôneas e as eudicotiledôneas, representadas respectivamente por C e D, são grupos parafiléticos.

43. A anemia falciforme é uma doença monogênica que afeta a hemoglobina, fazendo com que as hemácias que a contêm apresentem formato de foice, o que prejudica o transporte de oxigênio. Com a chegada da população africana no Brasil, ocorreu um aumento na frequência do alelo recessivo condicionante da anemia falciforme na população. Esse fato ocorreu, porque, na África, o alelo para a anemia falciforme apresenta alta frequência, pois indivíduos com traço falcêmico (heterozigotos) desenvolvem resistência à malária, doença endêmica dessa região. A partir do exposto, considere a seguinte situação: Álvaro e Leda, um casal brasileiro, ambos portadores do traço falcêmico, procuraram aconselhamento genético para saber a probabilidade de terem uma menina portadora de anemia falciforme. Nessas circunstâncias, a probabilidade de nascer uma criança do sexo feminino com anemia falciforme é de:
a) 25%
b) 12,5% 
c) 50%
d) 30%
e) 15%

44. As técnicas moleculares modernas permitem que as rotas migratórias humanas possam ser identificadas da África aos demais continentes conquistados. Isso é possível, pois o isolamento entre as populações que escolheram rotas migratórias diferentes impede que as variações acumuladas por um grupo sejam compartilhadas com os demais. Dessa forma, as diferentes populações apresentam diferentes marcas genéticas. De acordo com o texto e com base na literatura sobre o assunto, é correto afirmar que os fatores
evolutivos envolvidos nesse fenômeno são:
a) Mutação e deriva
b) Mutação e casamento aleatório
c) Seleção natural e casamento aleatório
d) Migração e grande tamanho populacional
e) Efeito fundador e grande tamanho populacional

45. A tecnologia do DNA recombinante abriu novas perspectivas no melhoramento genético dos organismos. Essa técnica consiste na inserção de um segmento de DNA de uma espécie em outra e, para o seu desenvolvimento, diversas enzimas são utilizadas. Com base na literatura sobre a tecnologia do DNA recombinante, é correto afirmar:
a) As enzimas de restrição identificam o segmento de DNA que será inserido na célula alvo.
b) Os plasmídeos são enzimas importantes para unir as moléculas de DNA.
c) A enzima DNA ligase é importante para inserir o DNA na célula alvo.
d) As enzimas de restrição são utilizadas para cortar a molécula de DNA.
e) O uso de plasmídeos diminui a eficiência das técnicas de manipulação do DNA.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...