quinta-feira, 5 de abril de 2012

BIOLOGIA [UEMA]

BIOLOGIA
01. Quando um indivíduo ingere muita bebida alcoólica, células hepáticas promovem uma desintoxicação no organismo, convertendo parte do álcool etílico em aldeído acético. A organela responsável por essa conversão é:
a) Vacúolo.
b) Lisossomo.
c) Mitocôndria.
d) Peroxissomo.
e) Complexo de Golgi.

02. Em um estudo realizado pela Universidade Estadual do Maranhão, pesquisadores e estudantes classificaram evolutivamente um grupo de animais, utilizando características embriológicas, tais como a formação dos folhetos germinativos durante a gastrulação, a evolução do blastóporo e a origem do celoma a partir da mesoderme. Observe as características diagnosticadas para cada animal na tabela seguinte e assinale a opção com a sequência evolutiva correta.
a) A → B → D → C
b) A → D → C → B
c) B → A → C → D
d) C → B → D → A
e) D → C → B → A

03. Um levantamento faunístico realizado na Reserva Biológica do Gurupi registrou 140 indivíduos distribuídos em cinco classes:

(I) Lagarto; (II) Coruja; (III) Onça; (IV) Preá; (V) Sapo.

Assinale a opção que corresponde, respectivamente, aos táxons indicados.
a) Squamata; Estrigiforme; Carnívora; Rodentia; Anura.
b) Lagomorpha; Estrigiforme; Sirenia; Rodentia; Chelonia.
c) Chiroptera; Sirenia; Carnívora; Rodentia; Apoda.
d) Rhyncocephalia; Artiodactyla; Chiroptera; Lagomorpha; Urodela.
e) Squamata; Artiodactyla; Carnívora; Rodentia; Apoda.

04. Nas angiospermas, a maioria das flores apresenta tanto o androceu quanto o gineceu, sendo denominadas flores monóclinas. Com o fim de dificultar a autofecundação, e assim propiciar a fecundação cruzada, essas flores desenvolveram alguns mecanismos, entre eles a dicogamia, que corresponde à (ao):
a) incompatibilidade entre pólen e gineceu, não ocorrendo germinação do grão de pólen na própria flor.
b) barreira física que impede a queda do pólen no estigma da mesma flor.
c) amadurecimento do androceu e do gineceu em épocas diferentes.
d) ocorrência de androceu e gineceu na mesma flor em plantas diferentes.
e) ocorrência de androceu e gineceu em flores diferentes na mesma planta.

05. Os fungos provavelmente evoluíram a partir de ancestrais protistas, e logo no início da evolução teriam
surgido duas linhas evolutivas: uma que originou os Chytridiomycota e outra que originou os três grupos de
fungos – Zygomycota, Ascomycota e Basidiomycota. Os Quitrídios conservaram duas características de seus ancestrais que são:
a) Apresentam corpo composto de muitos filamentos delgados, podendo ser cenocíticos ou septados.
b) Vivem em ambiente terrestre úmido e formam esporos imóveis.
c) Apresentam parede celular de quitina e se reproduzem por esporos.
d) Apresentam grande variedade de modos de vida e a substância de reserva é o glicogênio.
e) Vivem em ambientes predominantemente aquáticos e formam estruturas flageladas no ciclo de vida.

06. Sara e Pedro são recém-casados e desejam formar uma família com cinco crianças, sendo três meninas e dois meninos, independente da sequência. Qual a probabilidade disso ocorrer?
a) 10/40
b) 10/32
c) 5/32
d) 6/32
e) 5/40

07. Os membros dos macacos e os membros dos leopardos; as patas dos cães e as nadadeiras das baleias; as asas das borboletas e as asas dos morcegos; as folhas da goiabeira e os espinhos dos cactos são, na mesma ordem, exemplos de:
a) Homologia; Homologia; Analogia; Homologia.
b) Analogia; Analogia; Homologia; Homologia.
c) Homologia; Analogia; Analogia; Analogia.
d) Analogia; Homologia; Homologia; Analogia.
e) Homologia; Analogia; Homologia; Analogia.

08. Os corais são cnidários e uma das maravilhas do mundo submarino, apresentando padrões de tamanho, cores e formas variados. Algumas espécies de corais alimentam-se de zooplâncton e pequenos peixes, podendo ainda apresentar uma relação com o zooxanthellae. Através da fotossíntese o zooxanthellae converte dióxido de carbono e água em oxigênio e hidratos de carbono. Estes últimos são utilizados pelo coral como nutriente; o coral também utiliza o oxigênio para respirar e devolve o dióxido de carbono ao zooxanthellae. Alguns corais podem segregar toxinas para eliminar invasores. Identifique as relações descritas no texto, na ordem apresentada, e marque a opção correta.
a) Canibalismo – Amensalismo – Competição
b) Canibalismo – Comensalismo – Parasitismo
c) Predatismo – Protocooperação – Antibiose
d) Epifitismo – Parasitismo – Antibiose
e) Comensalismo – Predatismo – Competição

2 comentários:

Anônimo disse...

Qual resolve a questão 6 ?

Anônimo disse...

Como resolve a questão 6 ?

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