domingo, 10 de junho de 2012

BIOLOGIA [UERN]

QUESTÃO 1
Os geólogos estimam que a Terra tenha cerca de 5 bilhões de anos, não sendo inicialmente um local muito favorável para a vida. Inúmeros estudos científicos elucidaram questões fundamentais relacionadas ao surgimento da vida na Terra. Diante do conhecimento relacionado a essa temática, pode-se afirmar:
01) A delimitação de moléculas biológicas complexas em membranas facilitou a interação entre estas, possibilitando o surgimento das primeiras células.
02) A associação de substâncias orgânicas presentes na atmosfera terrestre foi o primeiro passo para formação de vida na Terra.
03) A junção aleatória de moléculas proteicas possibilitou a formação de um compartimento fechado que delimitou o espaço intracelular.
04) Os polímeros de carboidratos ligados a proteínas surgiram primordialmente, de forma espontânea, para servirem como fonte de energia celular.

QUESTÃO 2
A atmosfera da Terra primitiva continha provavelmente pouco ou nenhum gás oxigênio livre. Ao longo dos anos, houve um aumento nos níveis de oxigênio atmosférico, alterando significativamente a composição da atmosfera terrestre. O primeiro evento de liberação de oxigênio atmosférico foi possibilitado
01) pelo desenvolvimento da fotossíntese em células vegetais, que se deu a partir da captação de energia da luz solar.
02) pelo metabolismo de bactérias fotossintetizantes que utilizavam H2O para conversão de CO2 em moléculas orgânicas.
03) pelo desenvolvimento da fosforilação oxidativa por células eucarióticas, capaz de gerar grandes quantidades de oxigênio de uma forma extremamente eficiente.
04) pela capacidade de realização de glicólise por organismos unicelulares simples, processo em que há obtenção de energia a partir de moléculas orgânicas pré-formadas.

QUESTÃO 3
A invenção do microscópio, equipamento desenvolvido inicialmente por Anthony van Leeuwenhoek e Robert Hooke, no final do século XVII, foi essencial para o conhecimento dos distintos tipos celulares. De acordo com os estudos em citologia que foram possibilitados a partir da utilização desse equipamento, pode-se afirmar:
01) Células eucarióticas são compostas por uma parede celular rígida externa à membrana plasmática que delimita o espaço intracelular.
02) O DNA de células procarióticas constitui-se de uma molécula circular única delimitada por uma membrana que o separa do citoplasma.
03) Uma célula eucariótica típica apresenta uma rede de filamentos proteicos dispersa pelo citoplasma, denominada citoesqueleto, que determina o formato e a organização celular.
04) Células procarióticas apresentam organelas citoplasmáticas especializadas, onde ocorrem distintas atividades metabólicas.

QUESTÃO 4
Um dos principais eventos da metáfase da divisão celular é a compactação total do material genético à estrutura de cromossomo. Para que haja a formação dessa estrutura, é necessário um intenso processo de compactação, que pode ser demonstrado na figura.
Com base na análise da figura e nos conhecimentos relacionados a este processo, é correto afirmar:
01) O cromonema resulta da ligação do DNA em dupla hélice a proteínas do citoesqueleto do tipo microtúbulos.
02) O maior nível de compactação do material genético é alcançado durante a formação do cromossomo, constituído por dois centrômeros, formando a sua estrutura básica.
03) A união transitória do DNA com proteínas ácidas de empacotamento permite a formação da estrutura de solenoide que se repete ao longo de todo o cromossomo.
04) Os nucleossomos são formados a partir da ligação do DNA a moléculas de proteínas básicas do tipo histonas.

QUESTÃO 5
No final do ano de 2009, o Nobel de Química foi dado a Venkatraman Ramakrishnan, Thomas Steitz e Ada Yonath, cientistas que determinaram a estrutura dos ribossomos em nível molecular e revelaram como esses complexos celulares funcionam. Os ribossomos produzem as macromoléculas que controlam a bioquímica de todos os organismos vivos, as proteínas. (POLIKARAPOV, p. 24-25) Com relação à síntese proteica, é correto afirmar:
01) Ocorre a partir da união dos ribossomos a moléculas de RNA transportador que apresentam a mensagem necessária à produção de proteínas.
02) É possibilitada pela ligação de RNAs mensageiros aos ribossomos, de acordo com a trinca de aminoácidos correspondente.
03) Ocorre a partir da ligação dos ribossomos ao DNA nuclear e consequente leitura da mensagem codificada nessa molécula.
04) Torna-se possível pela ligação de ribossomos ao RNA mensageiro e união transitória do RNA transportador ligado a aminoácidos específicos.

QUESTÃO 6


A figura ilustra um dos mecanismos para manutenção das concentrações intra e extracelular de íons, para o normal funcionamento celular.
Com relação a esse mecanismo, é correto afirmar:
01) O movimento específico de íons Na+ e K+ ocorre a favor do gradiente de concentração, sendo responsável pela produção de energia celular sob a forma de ATP.
02) As moléculas de ATP fornecem a energia necessária para o transporte de íons Na+ e K+ contra o gradiente de concentração celular.
03) Alterações na conformação da proteína transmembrana de transporte de íons permitem a eliminação de K+ intracelular na troca por Na+ extracelular.
04) O transporte de dois solutos na mesma direção é possibilitado por esse mecanismo, mantendo as suas altas concentrações, sem haver alteração da conformação da proteína transmembrana.

QUESTÃO 7
A agricultura do estado do Rio Grande do Norte tem crescido significamente ao longo dos anos, principalmente devido ao cultivo da cana-de-açúcar. Após ser colhida nas lavouras, a cana passa por máquinas que a trituram e extraem o caldo verde, que se transforma em açúcar após purificação e evaporação. Após este processo, inicia-se a produção de etanol, que depende de linhagens da levedura Saccharomyces cereviseae... (FIORAVANTI, 2009, p. 68) Com relação ao processo metabólico que ocorre em Saccahromyces cereviseae para produção de etanol, pode-se afirmar que se trata da
01) glicólise, que, a partir de reações catalisadas por enzimas é responsável pela produção de etanol e ácido pirúvico no citoplasma celular.
02) fermentação, em que há oxidação parcial da molécula de glicose em condições anaeróbias e consequente geração de energia sob a forma de ATP.
03) respiração celular, em que há oxidação completa da glicose, com produção residual de H2O e CO2.
04) glicólise, seguida de respiração celular, em que há menor produção de ATP através da fosforilação em nível do substrato.

QUESTÃO 8
O processo geral de síntese de ATP, denominado fosforilação oxidativa, que ocorre em células eucarióticas, está corretamente descrito em
01) Fluxo de elétrons na cadeia transportadora aciona o bombeamento de prótons H+ para o espaço intermembrana que volta à matriz mitocondrial por meio da ATP sintase, levando à síntese de ATP.
02) Íons ligam-se transitoriamente a moléculas de ADP acopladas a complexos proteicos presentes na membrana mitocondrial interna, liberando uma grande quantidade de energia utilizável.
03) Prótons direcionados pela cadeia transportadora de elétrons ao citoplasma retornam ao espaço intermembrana mitocondrial por meio de um canal que possibilita a síntese de ATP.
04) Íons carregados positivamente dirigem-se diretamente da matriz mitocondrial para a ATP sintase, promovendo a sua rotação e consequente captação de fosfato para síntese de ATP.

QUESTÃO 9
Pesquisas envolvendo a síntese de uma pele idêntica à humana, que reproduz os mesmos tecidos biológicos e pode ser utilizada para avaliar a toxicidade e a eficácia de novos compostos para fármacos e produtos cosméticos, têm sido desenvolvidas por pesquisadores brasileiros. Células retiradas de peles de doadores submetidos a cirurgias plásticas recuperadoras são matéria-prima utilizada para a construção da pele artificial em laboratório. (ERENO, 2009, p. 168)
De acordo com os conhecimentos relacionados à organização estrutural da pele humana, é correto afirmar:
01) A derme, camada mais externa da pele, constitui-se de diversas camadas de células sobrepostas responsáveis pela produção intensa de queratina.
02) A epiderme apresenta os melanócitos, células especializadas na produção de um pigmento escuro que
dá cor à pele e aos pelos, e dita proteção à radiação solar.
03) A hipoderme é basicamente constituída por fibroblastos, responsáveis pela produção da substância fundamental, essencial para o preenchimento dos espaços vazios existentes entre as células.
04) Os pelos e as unhas constituem-se estruturas anexas da pele, que partem da epiderme, sendo formadas de fibras colágenas resistentes e espessas.

QUESTÃO 10
Os vegetais estão constantemente expostos aos extremos ambientais, sendo necessárias adaptações que lhes permitam a sobrevivência em muitas condições inóspitas.
Em relação a essas adaptações, pode-se afirmar:
01) Vegetais presentes em solos saturados de água e com baixa aeração, como as plantas de mangue, desenvolvem extensões de raízes que crescem para fora da água para obtenção de oxigênio.
02) Plantas de deserto possuem mecanismos mais eficientes para captação de água visando à redução dos níveis de cloreto de sódio presente no interior das suas células.
03) Vegetais característicos de ambientes secos apresentam uma cobertura bem reduzida de tricomas sobre a epiderme foliar para minimizar a perda de água.
04) A adaptação mais comum presente em vegetais de regiões desérticas consiste no desenvolvimento de
células estomáticas epidérmicas para a regulação da perda de água.

QUESTÃO 11
Em meio à primavera de 2009, chegou ao fim, no Brasil, a temporada de gripe, na qual o principal vilão foi o vírus influenza A (H1N1), causador da gripe suína, a primeira pandemia do século. Em seis meses, o H1N1 deixou ao menos 19 mil brasileiros com febre alta, dores musculares intensas e uma angustiante falta de ar, e matou 1.368 pessoas. O sinal mais evidente observado nas pessoas que desenvolveram a forma mais grave da doença é uma falta de ar intensa, a dispneia. Amostras de pulmões infectados analisados por pesquisadores apresentavam destruição em massa dos alvéolos, em uma proporção menor, havia também inflamação intensa e morte celular nos bronquíolos e sangramento. (ZORZETTO, 2009, p. 146)
Com relação aos componentes do sistema respiratório humano e suas respectivas funções, é correto afirmar:
01) A laringe apresenta paredes revestidas por músculos e conduz alimentos e ar, participando assim dos sistemas digestório, respiratório e muscular.
02) Os bronquíolos ramificam-se a partir da traqueia, sendo revestidos internamente por um epitélio rico em células produtoras de secreção para retenção das partículas presentes no ar inalado.
03) A faringe constitui-se de um estrutura tubular, apresentando cartilagens que funcionam como válvulas para o controle da passagem de ar e alimento.
04) Os alvéolos pulmonares são bolsas microscópicas formadas por células achatadas, presentes no interior dos pulmões, onde ocorrem as trocas gasosas.

Questões 12 e 13
Biólogos evolucionistas se perguntam, há muito tempo, se a história pode andar para trás. Seria possível, para as proteínas em nossos corpos, retornar a formas e trabalhos antigos que tinham milhões de anos atrás? Para examinar mais de perto a possibilidade de evolução reversa nesse nível molecular, os cientistas estudaram uma proteína denominada receptor glicocorticoide que, em humanos e na maioria dos outros vertebrados, se liga ao hormônio cortisol, acionando genes de defesa. Ao comparar o receptor a proteínas relacionadas, os cientistas reconstruíram sua história. Cerca de 450 milhões de anos atrás, ela se iniciou com um formato diferente que lhe permitia agarrar firmemente a outros hormônios, mas com pouca força ao cortisol. Ao longo dos 40 milhões de anos seguintes, o receptor mudou de formato, de forma que se tornou muito sensível ao cortisol, mas não podia mais se prender a outros hormônios. (ZIMMER, 2009, P. 118 )

QUESTÃO 12
Com relação ao hormônio cortisol ou hidrocortisona, pode-se afirmar:
01) É liberado pela medula adrenal, em doses mais ou menos constantes, e ocasiona excitabilidade do sistema nervoso.
02) É produzido pelas glândulas paratireoideas, promovendo aumento da taxa de Cálcio sanguíneo, elevando, desse modo, a deposição de Cálcio nos ossos.
03) É produzido pelo córtex adrenal, exercendo efeitos sobre o metabolismo de glicose e tendo sua liberação acentuada quando em momentos de estresse.
04) É liberado pela adeno-hipófise, agindo sob o funcionamento de outras glândulas endócrinas e possibilita a manutenção da pressão sanguínea em níveis normais.

QUESTÃO 13
As modificações nos receptores glicocorticoides de cortisol observadas pelos cientistas se deram por conta
01) da produção de enzimas específicas que alterassem a atividade das proteínas pré-existentes.
02) de alterações nas sequências de ácido desoxirribonucleico que codificam para essas proteínas.
03) da ocorrência de mutações nas sequências do ácido ribonucleico que dará origem aos receptores.
04) da duplicação do número total de genes relacionados à síntese dos receptores funcionais.

QUESTÃO 14
As células-tronco presentes no sangue do cordão umbilical e na parede do cordão, tecidos que podem ser armazenados para o caso de futuras necessidades terapêuticas, têm perfis genéticos diferentes. A descoberta é da equipe de Mayana Zatz, do Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo (USP), e de Sergio Verjovski-Almeida, do Instituto de Química da mesma universidade, e pode afetar o uso médico dessas células, caso fique comprovado que as diferenças genéticas representam uma redução em sua versatilidade. Foram coletados tecidos pareados de 65 bebês recém-nascidos e de cada um deles extraíram as células-tronco mesenquimais do sangue do cordão umbilical e do cordão propriamente dito. As amostras pareadas deixam bem claro que o tipo de tecido de onde são retiradas as células-tronco é o mais importante para determinar a atividade dos genes. (GUIMARÃES, 2009, p. 99).
A observação de distintos perfis genéticos em células de diferentes regiões do cordão umbilical de um mesmo indivíduo pode ser explicada por
01) serem as células em análise originárias da diferenciação de diferentes tipos de tecidos.
02) diferenças existentes entre as sequências de DNA, que compõem as células de um mesmo indivíduo.
03) presença de enzimas digestivas em tipos celulares específicos, que degradam algumas partes inativas do
genoma.
04) expressão diferencial de genes em células que executam diferentes funções.

QUESTÃO 15
Pesquisadores da empresa de biotecnologia alemã Novoplant conseguiram desenvolver ervilhas geneticamente modificadas capazes de combater uma infecção comum na aviciultura provocada pelo protozoário do gênero Eimeria. A doença, denominada coccidiose, causa uma redução da eficiência do crescimento de frangos de corte e leva a prejuízos anuais estimados em U$$ 4,2 bilhões. (BOYAYAN, 2009, p. 146) As células de ervilha geneticamente modificadas foram obtidas a partir da
01) introdução aleatória de fragmentos de RNA mitocondrial
em regiões anteriormente inativas do DNA nuclear.
02) inserção de gene exógeno no núcleo celular.
03) manipulação de proteínas presentes no citoplasma.
04) inserção de receptores proteicos específicos.

QUESTÃO 16
De acordo com os conhecimentos associados às relações alimentares estabelecidas entre os diversos organismos de um ecossistema, é correto afirmar:
01) A quantidade de energia presente em um nível trófico de uma cadeia alimentar é sempre maior que a energia que pode ser transferida para o nível seguinte.
02) A energia solar captada inicialmente pelos produtores vai sendo armazenada na forma de calor ao longo dos distintos níveis tróficos de um ecossistema.
03) A transferência de energia segue um fluxo unidirecional nas cadeias alimentares, se iniciando a partir da ação dos decompositores e sendo finalizada pela captação de energia solar pelos produtores.
04) As relações alimentares que se estabelecem entre os organismos de uma comunidade ocorrem de forma
isolada nos ecossistemas, devido à sua simplicidade biológica.

QUESTÃO 17
As comunidades ecológicas estão constantemente sujeitas a eventos de perturbação, em que há modificação da taxa de sobrevivência de suas espécies. De acordo com os conhecimentos acerca dos fenômenos que alteram a homeostase das comunidades ecológicas e a forma como essas se recuperam após esses eventos, analise as afirmativas a seguir:
I. A sucessão ecológica se dá, em parte, pelas mudanças no solo, que são ocasionadas pelo crescimento das próprias plantas.
II. As comunidades que sofrem altos níveis de perturbação tendem a apresentar baixos índices de riqueza de espécies.
III. A sucessão primária tem início em uma região anteriormente habitada e é composta apenas por uma vegetação arbustiva.
IV. A menor diversidade de espécies pode ser observada nos níveis intermediários de uma sucessão ecológica.
A alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas é
01) I e II.
02) II e III.
03) III e IV.
04) I e IV.

QUESTÃO 18
Algumas serpentes do gênero Thamniophis são capazes de sobreviver após a ingestão de salamandras-de-pele-rugosa, Taricha granulosa da costa do Pacífico na América do Norte, capazes de armazenar uma forte neurotoxina em sua pele, denominada tetrodotoxina (TTX). Isso se deve pelo fato de a
01) redução do número de indivíduos da espécie Taricha granulosa minimizar a eficácia de produção da toxina, ao longo das gerações.
02) resposta imunológica em espécies de Thamniophis suscetíves à neurotoxina ser desencadeada em uma
velocidade mais rápida do que em espécies resistentes.
03) presença de canais de sódio resistentes à neurotoxina em células de Thamnophis sirtalis constituír-se de uma adaptação evolutiva da espécie.
04) alta taxa de variabilidade genética de Taricha granulosa impedir a produção da tetrodotoxina ativa em todas as espécies geradas.

QUESTÃO 19
Durante os dias 07 a 18 de dezembro de 2009, ocorreu em Copenhagen, Capital da Dinamarca, a 15ª Conferência das Nações Unidas para as mudanças climáticas, momento em que foram discutidos temas relacionados aos problemas ambientais mundiais. Muitas evidências apontam que alterações nas concentrações do CO2 atmosférico estão relacionadas ao aquecimento do planeta.
Analise as afirmativas a seguir, relacionadas a essa temática:
I. Devido ao intenso crescimento populacional mundial, o processo respiratório dos organismos vivos vêm acentuando as altas concentrações de CO2.
II. Resíduos voláteis provenientes do processo digestório de ruminantes vêm contribuindo significativamente para a elevação do teor de CO2 atmosférico.
III. A queima de combustíveis fósseis, provenientes da deposição de material orgânico de seres vivos do passado, é uma das maiores fontes de CO2 atmosférico.
IV. A realização de queimadas em áreas florestais contribui significativamente para liberação de gases de efeito estufa, como o CO2.
A alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas é
01) I e II.
02) II e III.
03) III e IV.
04) I e IV.

QUESTÃO 20
Estudos recentes apontam que há um aumento dramático na liberação de metano no fundo do Oceano Ártico, o que vem preocupando ambientalistas de todo o mundo. Essa intensa preocupação se deve ao fato de esse gás
01) causar o envenenamento e consequente morte de diversas formas de vida, mesmo em pequenas quantidades, alterando assim comunidades biológicas locais.
02) ser muito mais potente que o CO2 em seu efeito de aprisionar o calor na atmosfera terrestre, elevando assim o efeito estufa.
03) combinar-se, em grandes quantidades, com o Ozônio, impossibilitando a formação da camada que protege o planeta da radiação solar.
04) impossibilitar o metabolismo de organismos saprófitos, responsáveis pela decomposição de matéria orgânica morta.

Um comentário:

Anônimo disse...

Onde está o gabarito?

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...