domingo, 10 de junho de 2012

BIOLOGIA [UFSJ]

BIOLOGIA
QUESTÃO 31
A Lei brasileira nº 11.105, de 2005, que dispõe sobre a Política Nacional de Biossegurança define Organismo Geneticamente Modificado (OGM) como organismo cujo material genético – ADN/ARN tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética.” Em um texto dirigido a estudantes e professores, uma Organização Não-Governamental (ONG) denominada Conselho de Informações sobre Biotecnologia, divulga uma explicação sobre os OGM. Parte do texto está transcrita a seguir, “O melhoramento genético clássico tem suas limitações, sendo a principal dela a impossibilidade de cruzar organismos de espécies distintas [...] Se o código genético é como o livro da vida, cada gene seria uma página, como num livro de receita. A primeira parte do gene contém a informação de quando, onde e quanto usar a receita. A segunda parte é a receita em si. O último módulo é um aviso, informando que a receita acaba por ali. Assim, o promotor define onde, quando e quanto a região codificante será ativada. A região codificante indica o que será produzido, e a terminadora indica o final do gene. Esses módulos de informação são intercambiáveis entre os diferentes genes, e não perdem suas características. [...] Graças à modularidade, é possível combinar as regiões de diferentes genes para que uma determinada proteína seja  produzida da forma desejada. Esses novos genes são chamados de transgenes ou DNA recombinante. […] Segundo a legislação brasileira, todo organismo que contém DNA recombinante (manipulado em laboratório) recebe a denominação de organismo geneticamente modificado.” MENOSSI, M. Transgênicos e seus benefícios para o meio ambiente e a saúde humana. In: Conselho de Informações sobre Biotecnologia. Disponível em . Acesso 1/abr/2012.
Com base no texto acima, assinale a afirmativa CORRETA.
A) O melhoramento genético é a produção de organismos geneticamente modificados, o que envolve a tecnologia do DNA recombinante.
B) Um transgene é um gene que contenha uma região promotora, uma região codificante e uma região terminadora.
C) Um transgene é um gene que contenha uma região promotora de um gene de um organismo e a região codificante de outro gene e de outro organismo.
D) É possível produzir um organismo geneticamente modificado ao se produzir em laboratório um organismo que contenha em seu DNA um trecho de DNA recombinante.

QUESTÃO 32
Considere as seguintes doenças que ocorrem em humanos: sífilis, tétano, toxoplasmose, raiva, lepra, caxumba, malária e dengue.
Os agentes causadores dessas doenças são, respectivamente,
A) vírus, vírus, protozoário, vírus, bactéria, fungo, protozoário e vírus.
B) bactéria, virus, protozoário, vírus, bactéria, vírus, protozoário e vírus.
C) bactéria, vírus, protozoário, vírus, bactéria, bactéria, protozoário e mosquito.
D) bactéria, bactéria, protozoário, vírus, bactéria, vírus, protozoário e vírus.

QUESTÃO 33
As briófitas constituem o primeiro grupo vegetal a ter sucesso no ambiente terrestre. Apesar da conquista do ambiente terrestre, a maioria das espécies é dependente da água e só ocorre em lugares muito úmidos. São considerados fatores de dependência da água para as briófitas os abaixo relacionados, EXCETO
A) o padrão de disposição dos filoides no gametófito, garantindo o sombreamento da maior parte do gametófito e evitando a perda de água por evaporação.
B) o fato de a maior parte da absorção de água ocorrer diretamente pela superfície do corpo do gametófito, tendo os rizoides como principal função a fixação do organismo ao substrato.
C) a presença de anterozoides na reprodução sexuada.
D) a ausência de estruturas especializadas para evitar a transpiração.

QUESTÃO 34
A tricomoníase é uma doença provocada pelo parasito Trichomonas vaginalis que ocorre na mucosa dos órgão sexuais, provocando entre outros sintomas quadros de vaginite caracterizada por corrimento vaginal fluido de cor amarelo-esverdeada de odor fétido. A transmissão é por contato direto, mas os homens raramente são acometidos . Sobre a Trichomoníase é CORRETO afirmar que
A) a tricomoníase não pode ser considerada uma DST, pois é patogênica apenas para um dos sexos.
B) do ponto de vista epidemiológico, os homens justamente por serem assintomáticos, merecem especial atenção, pois podem ser disseminadores da doença.
C) como medida preventiva, o uso de preservativo feminino é mais eficiente, pois protege melhor a mucosa do canal vaginal.
D) em relação ao tratamento, os programas de saúde concentram a medicação na população feminina. Como os homens não manifestam a doença não se justificam os gastos públicos em compra de medicamentos para os homens.

QUESTÃO 35
Leia atentamente as informações a seguir. As diatomáceas são algas unicelulares que ocorrem tanto no ambiente marinho como no dulcícola, sendo responsáveis por cerca de 25% da produção primária do planeta. Produção primária pode ser entendida, de forma simplificada, como a capacidade apresentada pelos organismos autotróficos em converter a energia da luz solar em energia química na forma de hidratos de carbono. Toda espécie do planeta apresenta em teoria a capacidade de crescer exponencialmente a uma razão r inerente as particularidades reprodutivas de cada espécie (p.e. insetos multiplicam-se em mais quantidades que aves e mamíferos). O crescimento exponencial não acontece porque as populações atingem um ponto onde o ambiente não suporta mais o crescimento. A esse patamar damos o nome de capacidade de suporte do ambiente, tradicionalmente representado pela letra K. Observe as figuras abaixo.
De todas as espécies do planeta Homo sapiens é a única a desenvolver tecnologias. Dentre estas tecnologia estão as diversas técnicas de produção animal e vegetal que tendem a otimizar o uso do recurso, disponibilizando alimento de qualidade para várias pessoas no mundo.
Com base nas informações, analise as afirmativas seguintes.
I – Os avanços tecnológicos permitiram aos humanos “dilatar” a capacidade de suporte, e com isso crescer a números que seriam impossíveis em condições naturais.
II- Os humanos com seus avanços tecnológicos principalmente da industria de alimentos e inovações no campo da agropecuária tornaram-se independentes da produção primária.
III – A capacidade de suporte do ambiente, termo usado em ecologia, não se aplica a espécie H. sapiens, pois essa tende a reproduzir exponencialmente sendo controlada principalmente por outros fatores tais como catástrofes naturais, doenças, guerras, desastres, violência urbana etc.
IV – Para população humana continuar crescendo, os avanços tecnológicos que “dilatam” a capacidade de suporte, acabam por reduzir a capacidade de crescimento de outras populações animais. Isso ocorre, pois todas as espécies consumidoras são dependentes da energia oriunda, direta ou indiretamente, da produção primária.
A partir dessa análise, estão CORRETAS apenas as afirmativas
A) III e IV
B) I e II
C) I e IV
D) II e III

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...