segunda-feira, 16 de julho de 2012

BIOLOGIA [FCMMG]


BIOLOGIA – QUESTÕES DE 31 A 50


31. “A Colchicina ou Colquicina é um alcaloide altamente venenoso, originalmente extraído das plantas Colchicum. É uma substância que inibe a polimerização das proteínas do fuso mitótico...” Baseado no texto, podemos afirmar que a Colchicina é usada em:
A) inibição de culturas bacterianas.
B) montagem de heredogramas.
C) confecção de cariótipos.
D) fixação celular.
 
32. A amostra biológica de um embrião abortado espontaneamente, submetida a um exame laboratorial, apresentou uma Monossomia Dupla. O registro que pode indicar o caso citado é:
A) 46, XY, -1.
B) 44, XX, -13, -20.
C) 46, XX ou XY, -2.
D) 48, XX ou XY, +8, +21.
 
33. Após as primeiras chuvas que antecedem a primavera, vêm as cigarras; aos montes. Os troncos das árvores ficam repletos das “cascas” destes insetos e, não raro, escutamos pessoas dizendo : “elas cantaram até morrer”... Na realidade, aquelas cascas prenunciam uma nova vida que, acabando de ganhar um novo habitat, partem para a reprodução. Observando essas cascas ( o exoesqueleto resultantes da última muda depois de longos anos de vida “larvária”), podemos destacar as seguintes evidências que comprovam a afirmação, EXCETO:
A) incisão dorsal para “saída” do adulto metamorfoseado.
B) primeiro par de patas destinado à escavação.
C) quatro pares de patas.
D) ausência de asas.


34. Na bula de um medicamento, na parte referente às “Informações Técnicas”, lê-se: “Maxsulid (nimesulida betaciclodextrina) é uma nova formulação de nimesulida, na qual a substância ativa forma um complexo com a betaciclodextrina. A betaciclodextrina é um oligossacarídeo cíclico, obtido através da hidrólise e conversão enzimática do amido...”
Pela informação acima, pode-se concluir que a betaciclodextrina é:
A) açúcar.
B) lipídeo.
C) proteína.
D) peptídeo.

35.
“Um exemplo de comportamento diferente surgido de diferentes funções cognitivas – um entre muitos exemplos – é a reação habitual do homem ante a visão de sangue. Muitos de nós sentem náuseas ou repugnância, ou até desmaiam à visão de alguém sangrando copiosamente. O motivo me parece claro. Durante anos associamos nosso próprio sangramento à dor, ferimento ou violação corporal; experimentamos então uma solidária ou vicariante agonia ao ver alguém sangrando. Reconhecemos a sua dor. Este é quase certamente o motivo pelo qual a cor vermelha é usada para indicar perigo ou parada em diversas sociedades humanas. (Se o pigmento transportador de oxigênio de nosso sangue fosse verde – o que bioquimicamente seria viável -, todos nós consideraríamos o verde como sendo quase que um aviso natural de perigo e acharíamos alegre a cor vermelha.)...”Os Dragões do Édem, Especulações sobre a evolução da inteligência humana, p. 137, Carl Sagan –Francisco Alves Editora, 3ª. Ed, 1983.
Na parte grifada do texto, o autor deixa implícito que:
A) há uma hemoglobina de cor verde.
B) o grupo prostético da hemoglobina possui ferro.
C) existem outros tipos de pigmentos respiratórios.
D) a afinidade da hemoglobina com o oxigênio depende de sua cor.

36.

 Os gráficos acima se referem à Temperatura e Precipitação de dois municípios brasileiros. A partir dos dados fornecidos, podemos afirmar:
A) a precipitação anual de B é inferior a 1000 mm.
B) A refere-se a uma região de caatinga, enquanto B é de cerrado.
C) a temperatura média anual de A é inferior à temperatura média anual de B.
D) não existem indícios de sazonalidade quanto à precipitação nesses dois municípios.

37.
A figura acima representa uma lagarta, que se alimenta de folhas, e a quantidade de material transferido (medido em joules) durante o período de um dia. Com base na figura, podemos afirmar:
A) a energia usada para se obter o equivalente a 200 J de lagartas é igual ao equivalente a 200 J de folhas.
B) a energia usada para o crescimento da lagarta é igual a 25% do que foi consumida.
C) a quantidade de energia diária, consumida pela lagarta, é igual a 200 J.
D) a parte do alimento eliminada na forma de fezes é superior a 50%.


38.
O esquema acima mostra um RNAm, traduzido simultaneamente por vários ribossomos (polissomos ou polirribossomos) livres no citosol. A proteína sintetizada, resultante desta tradução, pode ter o seguinte destino, EXCETO:
A) composição do conjunto de enzimas respiratórias.
B) participação na estrutura do citoesqueleto.
C) constituição cromossômica.
D) formação de lisossomos.
 
39.


A estrutura celular indicada pela seta X, na base flagelar do espermatozoide em formação é:
A) ribossomo.
B) microtúbulo.
C) mitocôndria.
D) miossarcômero.


40.
A figura e o gráfico acima estão relacionados à condução do impulso nervoso e permeabilidade da membrana aos íons Sódio e Potássio. Pela análise de suas informações, podemos afirmar, EXCETO:
A) a propagação da despolarização caracteriza o impulso nervoso e está representada em IV e VIII.
B) as variações iônicas que indicam “Potencial de Ação” e “Repolarização” são representadas no gráfico por A e BC, respectivamente.
C) o potencial de ação verificado em I é decorrente de um estímulo que chega ao neurônio e que altera a permeabilidade de sua membrana.
D) a repolarização indicada em III e VII é um procedimento ativo, que depende da Bomba de Íon para a retirada de Potássio.

41.

O diagrama acima representa o fluxo de energia em um ecossistema. Os blocos numerados estão associados corretamente às funções citadas, EXCETO em:
A) 1 = Fotossíntese.
B) 2 = Digestão, Assimilação e Crescimento.
C) 3 = Respiração.
D) 4 = Cadeias Alimentares.

42.
“ O casal normal representado no heredograma, nunca teve parentes ascendentes ou colaterais com nanismo. No entanto, um de seus 12 filhos era anão...”. Sobre o heredograma e o propósito anão, referido no texto, podemos afirmar, EXCETO:
A) II.5 teve duas mulheres normais e um total de 28 filhos.
B) o propósito, filho de pais normais, é resultante de uma mutação nova.
C) todos os afetados (com nanismo) são filhos, netos ou bisnetos do propósito.
D) trata-se de uma característica determinada por um gene autossômico dominante.
 
43.
Conhecendo o processo de formação de Gêmeos Dizigóticos e observando o desenho acima sobre a formação de Monozigóticos, podemos afirmar:
A) uma única placenta é atestado de monozigose.
B) placentas separadas só ocorrem em gêmeos dizigóticos.
C) gêmeos dizigóticos podem apresentar uma ou duas placentas.
D) monozigose ou dizigose só é conclusiva quando a placenta for dupla.

44. “As nove duplas de microtúbulos de um flagelo ou cílio deslizam, uma sobre as outras, impelidas pelas alterações cíclicas da conformação espacial de uma proteína motora. Esse mecanismo existe em todos os eucariotos. Isso significa que, por mais de dois bilhões de anos em que os eucariotos evoluíram, nenhuma outra estrutura foi favorecida pela seleção natural, em substituição ao microtúbulos”. Uma alteração nesta proteína motora é responsável por um distúrbio genético com várias consequências. Nos portadores desse distúrbio podemos identificar, EXCETO:
A) homens estéreis.
B) mulheres estéreis.
C) homens e mulheres com doenças respiratórias graves.
D) homens e mulheres com problemas de absorção intestinal.
 
45.
No desenho acima, A (fruto) e B (semente) são, respectivamente, provenientes de:
A) 1 e 4.
B) 2 e 3.
C) 2 e 4.
D) 3 e 4.

46.
Triste Sina

As abelhas sociais formam colmeias de 50 a 100 mil indivíduos, com 3 castas específicas: as operárias (fêmeas estéreis), a rainha (geralmente uma, encarregada da reprodução), e o zangão (macho partenogenético, encarregado de fecundar a rainha). Após o voo nupcial, os zangões geralmente morrem, pois não são adaptados para a procura de alimentos, e as operárias não os alimentam mais. Sobre esses indivíduos, dessa sociedade, podemos afirmar, EXCETO:
A) os zangões formam gametas por mitose, pois são haploides.
B) rainhas e operárias possuem diferentes números de cromossomos, daí o fato de uma ser fértil e a outra estéril.
C) uma rainha mais velha poderá formar apenas zangões, devido ao esgotamento de espermatozoides.
D) durante o voo nupcial, a rainha recebe os espermatozoides na espermateca e vai usá-los durante sua existência.

47.
Os métodos anticoncepcionais ou contraceptivos assinalados no diagrama acima são numerados de 1 a 5 e podem ser identificados de acordo com a sua ação nesses locais. Aqueles que dependem de uma intervenção cirúrgica são indicados por:
A) 1 e 4.
B) 2 e 4.
C) 2 e 5.
D) 3 e 5.

48. “Determinados inibidores enzimáticos possuem formação especial semelhante à dos substratos das enzimas, sendo capazes de ligar-se a elas, inativando-as temporariamente ou definitivamente. Há venenos que exercem sua ação tóxica dessa maneira, como o DICUMAROL, semelhante à vitamina K . Ele compete com essa vitamina pela ligação com o centro ativo da enzima que participa da produção de fatores indispensáveis para a coagulação do sangue...”. Sabendo-se que o Dicumarol constitui um princípio ativo de certos medicamentos, podemos afirmar que a indicação desses medicamentos se destina a:
A) terapia anticoagulante.
B) tratamento de hemofilia.
C) procedimentos cirúrgicos.
D) suplementação alimentar.
 
49.
O desenho acima é uma representação esquemática, sem escala, de um esfregaço sanguíneo humano, destacando um de seus parasitas que é transmitido por um inseto hematófago de hábitos noturnos. A área brasileira que apresenta um maior grau de endemicidade da doença, provocada por este parasita, é indicada em:
50. “SENADO APROVA BANCO DE DNA:

- Cadastro será montado com a coleta obrigatória de material genético de condenados...” “Brasília – Nada mais comum, nos seriados americanos do que chegar ao culpado por um fio de cabelo, um guardanapo sujo ou uma microscópica gotícula de sangue. Na tentativa de tornar esse enredo uma realidade no Brasil, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei que cria um banco nacional de DNA de condenados...” (...) O projeto de criação do banco de dados estabelece a coleta obrigatória de material genético de todos os condenados por crimes dolosos praticados com violência contra a pessoa ou por conduta considerada hediondas...”
Estado de Minas, 25 de agosto de 2011
O material armazenado terá por objetivo:
A) constituir material de estudo para pesquisas genéticas.
B) comparar dados do banco com vestígios encontrados em cena de crime.
C) determinar o perfil genético de criminosos para tratamentos especializados.
D) reforçar o sistema de identificação por impressões digitais, para facilitar o trabalho de orgãos de Segurança Pública.

4 comentários:

Anônimo disse...

gabarito?????????????

Anônimo disse...

UM GABARITO AJUDARIA NÉ!!!!!!

Unknown disse...

Qual a resposta da 36?

Anônimo disse...

qual a resposta da 36?

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...