quarta-feira, 25 de julho de 2012

BIOLOGIA [UFCG]


BIOLOGIA
01 - Analise o esquema em que é mostrada uma síntese sobre os conhecimentos que retratam a origem da vida.
Com bases no esquema podemos fazer o seguinte julgamento:
I) Não há um consenso quanto à origem da vida, mas a maioria dos cientistas acredita que o primeiro organismo era unicelular e procarionte.
II) Os organismos mais complexos portam em seu DNA muitas informações dos organismos que lhes antecederam na Terra.
III) Os primeiros seres vivos eram estruturalmente simples e, por meio de reações químicas elementares, conseguiam obter energia para sua sobrevivência, absorvendo matéria orgânica do meio e degradando-a em substâncias mais simples, na presença de oxigênio.
IV) Atualmente acredita-se que os seres vivos estão sujeitos a uma seleção natural
V) A evolução é um processo rápido. Assim, podem-se observar as mudanças nos seres vivos em pouco tempo.
Estão CORRETAS as seguintes afirmativas:
a) II, III e IV.
b) II, III e V.
c) III, IV e V.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.


02 - “A expectativa de vida do ser humano cresce em quase todo o planeta. Hoje no Brasil está em torno de 70 anos. A vida mais longa e saudável é uma das mais impactantes conquistas da civilização. Ela decorre da alimentação adequada, das melhorias sanitárias nas cidades, dos avanços da medicina de diagnóstico e da farmacologia... A boa notícia é que a cada dia a ciência descobre como interceptar as ordens para desligar o organismo e mantê-lo alerta com o corpo de um jovem... “ (As idades do corpo – Revista Veja, 24 de maio de 2006, p. 93).
Os bons resultados apresentados nesta reportagem, aos nossos olhos, parecem resultar da união bem articulada, dum conjunto de ferramentas naturais adquiridos gratuitamente ao nascimento e, também do conhecimento acumulado e oferecido à humanidade – A tecnociência, capaz de incluir as populações, sem distinção. Contudo, podemos afirmar que as informações veiculadas pela mídia, podem, em alguns casos, gerar confusão para o leitor, por omitir elementos essenciais à sua compreensão. Por outro lado, a leitura interdisciplinar do conhecimento é uma condição necessária para o entendimento da informação no mundo contemporâneo. Leia os textos abaixo veiculados na mídia escrita e identifique qual(is) alternativa(s) está(ão) de acordo com a afirmação acima.
I - “A pele é o maior órgão do corpo humano. Nos adultos, tem uma área de até 02 metros. As rugas, os sucos e as bolsas de gorduras que aparecem no rosto e se aprofundam ao longo dos anos resultam de uma série de alterações metabólicas e funcionais. À medida que a idade avança, as glândulas sebáceas ficam mais preguiçosas e as três camadas que formam a pele passam a ser mais finas e permeáveis, o que contribui para deixá-la ressecada....”.
II - Um homem adulto tem no corpo um volume médio de 5,6 litros de sangue. O vermelho é a cor das hemácias, cuja concentração no fluido é de 4,5 a 5,5 milhões por mm3 sem essas células o sangue assume uma coloração amarelada igual à urina. Atualmente os exames de sangue avaliam as funções do corpo a detectar e prevenir doenças. Os mais modernos são capazes de medir o risco de desenvolvimento de enfermidades no futuro....
III - A aplicação terapêutica de células-tronco proporcionará a cura de inúmeras doenças num futuro próximo. Estas células, portadoras de alta capacidade de regeneração, são estudadas clinicamente para regenerar órgãos e formar novos tecidos, além de substituírem o transplante de medula óssea em casos de alguns tipos de câncer....
IV - O termo biotecnologia (bio = vida, logos = conhecimento e tecnos = utilização prática da ciência), num sentido amplo, diz respeito a uma variedade de técnicas que o homem utiliza há séculos visando o benefício da humanidade; por exemplo no estudo da biologia funcional, na criação de OGMs,na produção de vacinas, medicamentos, enzimas, hormônio, entre outros. (Fontes: Algodão Brasil em Revista - Revista Veja – Revista Época – Revista Galileu – Revista Brasileira de Biotecnologia).
Assinale a alternativa correta.
a) IV.
b) II.
c) II e III.
d) II e IV.
e) I.


03 – Observe o esquema abaixo. Ele representa, a partir do hipotálamo, a produção do cortisol.

O termo hormônio é originado da palavra grega “excitar “. Os hormônios são mensageiros químicos que estabelecem comunicação entre as várias partes do corpo, algumas delas relacionadas com a regulação homeostática. O esquema acima mostra a síntese do cortisol a partir do estímulo no hipotálamo. A produção desse autacóide ocorre de forma circadiana em todas as espécies de mamíferos com maior produção nos momentos de maior intensidade metabólica. Com base no esquema acima associe a coluna I com a coluna II, abaixo.

A afirmativa correspondente que relaciona estrutura com atividade é:
a) I2 II3 III4 IV1 V6 VI5.
b) I3 II4 III5 IV6 V5 VI2.
c) I4 II2 III3 IV5 V4 VI1.
d) I5 II6 III2 IV4 V3 VI1.
e) I6 II5 III1 IV2 V3 VI4.


04 - Um professor de biologia conduziu seus alunos para um trabalho de campo numa área de vegetação da Caatinga para uma aula prática sobre ecologia de insetos. Observaram que sobre as folhas de certa planta havia um tipo de gafanhoto verde, conhecido de todos por “esperança” e um determinado tipo de “louva-a-deus”, também da cor verde. O primeiro desses insetos alimenta-se de folhas da planta e enterra seus ovos no solo, enquanto o segundo é predador, alimenta-se de insetos e usa o caule da mesma planta para fixar seus ovos. Esses insetos apresentam:
a) Mesmo habitat e mesmo nicho ecológico.
b) Mesmo habitat e diferentes nichos ecológicos.
c) Mesmo habitat e função de decompositores.
d) Diferentes habitats e biocenoses iguais.
e) Diferentes habitats e mesmo nicho ecológico.

05 - Os pesticidas orgânicos foram desenvolvidos a partir da década de 40 do Século XX. Sua grande eficácia contra pragas da lavoura provocou grande interesse aos produtores. Por outro lado, sua alta persistência residual no ambiente tem preocupado as autoridades públicas, organizações não governamentais de proteção ao meio ambiente e a população em geral, que vêem relatos de danos ambientais irreversíveis. É CORRETO afirmar que a utilização de pesticidas pelo homem:
I – Provoca a destruição de numerosas espécies úteis ou indiferentes e o empobrecimento dos ecossistemas.
II – É um importante recurso disponível para o controle de pragas na agricultura, principalmente por apresentar especificidade biológica e serem biodegradáveis.
III – Leva ao aparecimento de espécies resistentes, que são cada vez mais difíceis de eliminar.
IV – É uma das maneiras de eliminar pragas sem alterar o equilíbrio biológico, uma vez que os pesticidas atuam diferentemente sobre os organismos que se deseja eliminar.
V– Provoca aumento gradativo da concentração de produtos tóxicos, a cada nível trófico da cadeia alimentar.
Assinale a alternativa correta:
a) I, II e IV.
b) I, III e V.
c) II, III e V.
d) III, IV e V.
e) I, III e IV.


06 - Evolução é o processo no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas (veja Figura A). A evolução tem suas bases fortemente corroboradas pelo estudo comparativo dos organismos, sejam fósseis ou atuais (homologia e analogia – veja Figura 2).

Com base na leitura do texto que inicia a questão 06 das figuras A e B acima, analise as afirmativas abaixo, indicando as corretas.
I- Os seres do Reino Monera são unicelulares e procariontes representados pelas bactérias e algas azuis ou cianofíceas. Exibem uma estrutura celular relativamente simples. Ao contrário do que ocorre com as células dos demais seres vivos, nos moneras não existe a carioteca ou membrana delimitante do núcleo. Assim, nos moneras não se verifica a presença de núcleo individualizado.
II- O parentesco evolutivo é muito mais observável entre algas e plantas do que entre fungos e animais. A enorme diversidade de fenótipos em uma população é indicadora da variabilidade genética dessa população, podendo-se notar que esta é geralmente muito ampla.
III- Os organismos do Reino Animalia são os mais evoluídos nesta escala filogenética. Inclui organismos pluricelulares sem pigmentação fotossintetizante, eucarióticas e multicelulares. A nutrição é heterotrófica e inclui animais vertebrados e invertebrados.
IV- O Reino Protista inclui seres heterótrofos e autótrofos, unicelulares, eucariontes, representados pelos protozoários - como amebas e paramécios - e certas algas unicelulares - como euglenofíceas, pirrofíceas e crisofíceas. 
V- A irradiação adaptativa caracteriza a diferenciação de organismos a partir de um ancestral comum, dando origem a vários grupos adaptados e que exploram ambientes diferentes. Embora a irradiação adaptativa não indique um grau de proximidade comum, apresentam linhas evolutivas que originaram várias espécies.
VI- A evolução convergente ou convergência evolutiva é caracterizada pela adaptação de diferentes organismos a uma condição ecológica igual. Assim, as formas do corpo do golfinho, dos peixes, especialmente tubarões, e de um réptil fóssil chamado ictiossauro são bastante semelhantes, adaptadas à natação.
Estão corretas as afirmativas:
a) II, IV, V e VI.
b) I, III, IV, V e VI.
c) I, II, IV, V e VI.
d) III, IV, V e VI.
e) I, II, III, IV, V e VI.


07 - As sensações de coração em disparada e de “ter os cabelos em pé” experimentadas por pessoas assustadas por um filme de terror, ou ainda ao submeter-se a um exame VESTIBULAR, são exemplos bem conhecidos das respostas automáticas do corpo às alterações do ambiente físico ou de cunho emocional. Analise as assertivas considerando os eventos que decorrem de situações estressantes:
I – As sensações descritas no texto são fundamentadas pela ação do sistema nervoso autônomo que atua sem a participação consciente do indivíduo.
II – As sensações de eriçamento do pêlo experimentadas nas situações de medo são decorrentes da liberação de serotonina pelas terminações nervosas.
III – Os batimentos cardíacos são intensificados (taquicardia) como resposta à atividade do sistema nervoso simpático.
IV – A musculatura esquelética torna-se rígida em decorrência da ação do sistema nervoso parassimpático que libera acetilcolina nas placas motoras .
V – A manutenção das condições de homeostase do corpo e a coordenação das respostas corporais ao exercício e ao estresse constituem funções gerais da atuação do sistema nervoso de vida vegetativa.
A seqüência de assertivas CORRETAS é:
a) I, III e V.
b) II, IV e V.
c) I, II e III.
d) III, IV e V.
e) I, II e V.

08 - Os sistemas endócrino e nervoso atuam na coordenação e regulação das funções corporais. Enquanto as mensagens nervosas são de natureza eletroquímica, as mensagens transmitidas pelo sistema endócrino têm natureza química – os hormônios. Estes são produzidos pelas glândulas endócrinas e se distribuem pelo sangue, modificando o funcionamento de outros órgãos, denominados órgãos-alvo. No que diz respeito à relação entre os sistemas nervoso e endócrino, analise as assertivas:
I - O sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação.
II – O hipotálamo controla as atividades da hipófise posterior (neurohipófise), enquanto que o controle da hipófise anterior (adenohipófise) é feito diretamente por neurônios oriundos do córtex cerebral.
III – Os hormônios produzidos pela hipófise anterior podem atuar diretamente sobre as células em diversas partes do organismo (Ex. hormônio do crescimento) ou sobre outras glândulas endócrinas (Ex. hormônios gonadotrófico e tireotrófico).
IV – O sistema porta-hipofisário é o meio pelo qual os fatores de liberação oriundos do sistema nervoso chegam até à hipófise anterior, local em que exercem seus efeitos de liberação ou inibição.
Estão CORRETAS:
a) III e IV.
b) I, II e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.











Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...