domingo, 22 de julho de 2012

BIOLOGIA [UFMA]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

35. O quadro abaixo apresenta cinco das classes em que se divide o Filo Arthropoda, correspondendo a cada classe suas características e importância ecológica.
As classes A, B, C, D e E representam, respectivamente:
a) Crustacea, Insecta, Quilopoda, Aracnida e Diplopoda
b) Diplopoda, Crustacea, Aracnida, Insecta e Quilopoda
c) Quilopoda, Insecta, Aracnida, Crustacea e Diplopoda
d) Crustacea, Aracnida, Insecta, Diplopoda e Quilopoda
e) Crustacea, Aracnida, Insecta, Quilopoda e Diplopoda


36. As plantas desenvolveram várias adaptações que facilitaram o transporte dos grãos de pólen até os estigmas, garantindo, assim, a polinização. Plantas anemófilas e entomófilas apresentam, respectivamente, as
seguintes características:
a) anteras com pólen seco e pouco abundante; pétalas coloridas e vistosas
b) flores geralmente vistosas com grãos de pólen densos; flor com odor
c) flores cujos grãos de pólen podem apresentar câmaras de ar; flores com corolas vistosas, nectários e glândulas odoríferas
d) flores geralmente pequenas com perianto não atrativo; anteras com pólen abundante e seco
e) anteras com pólen pesado e pegajoso; pétalas coloridas e vistosas

37. Dentre os elementos químicos abaixo, assinale aquele que é obrigatório nas moléculas orgânicas.
a) Hidrogênio
b) Oxigênio
c) Nitrogênio
d) Magnésio
e) Carbono

38. Os vegetais devolvem água para o meio ambiente sob a forma de vapor. Esse fenômeno depende de fatores físicos como na evaporação. No entanto, diz-se que as plantas transpiram e não evaporam porque:
a) têm a capacidade de regular a perda de água através da abertura e fechamento de seus estômatos.
b) a evaporação ocorre a 100ºC, enquanto a transpiração ocorre em baixa temperatura e alta umidade.
c) são providas de sensores térmicos que impedem a elevação da temperatura acima de 100ºC.
d) os movimentos das folhas são suficientes para ventilar e impedir a evaporação.
e) nelas a água está misturada com outros compostos, o que impede a evaporação.


39. Considere os estágios do processo de especiação e assinale a alternativa que traz a seqüência correta desses estágios.
I. Formação de raças
II. Isolamento reprodutivo
III. Mutações e seleção natural diferenciais
IV. Isolamento geográfico
V. Novas espécies
a) II, III, I, III, IV e V
b) III, I, II, IV, III e V
c) IV, III, I, III, II e V
d) II, I, III, IV, III e V
e) IV, I, III, II, I e V

40. Em relação às enzimas, é FALSO afirmar:
a) Participam de processos celulares como fagocitose e pinocitose.
b) Aumentam a energia de ativação das reações biológicas.
c) São sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso ou em
ribossomos livres no hialoplasma.
d) Têm sua atividade dependente da temperatura e do pH.
e) Apresentam estrutura terciária, com dobramento tridimensional.


41. Considerando os genes da figura abaixo, é CORRETO afirmar que serão formados por:


a) 75% de gametas parentais e 25% de gametas recombinantes, se não ocorrer crossing-over durante a prófase I meiótica.
b) 50% de gametas AB e 50% de gametas ab, se ocorrer crossing-over na prófase I meiótica.
c) gametas parentais e recombinantes, em igual proporção, se houver crossing-over na prófase I meiótica.
d) 75% de gametas parentais, se houver crossing-over durante a prófase I meiótica.
e) 100% de gametas recombinantes, se houver crossing-over durante a prófase I meiótica.

GABARITO
35 E
36 C
37 E
38 A
39 C
40 B
41 D



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...