domingo, 22 de julho de 2012

BIOLOGIA [UFMT]


Questão 1
Sobre o ozônio na atmosfera, sua destruição e efeitos na natureza, julgue os itens.
(0) Sem o escudo protetor da camada de ozônio, haverá maior incidência da radiação ultravioleta sobre a superfície terrestre, provocando decréscimo na produção primária dos ecossistemas e aumento de casos de câncer de pele.
(1) Na estratosfera, os clorofluorcarbonetos (CFCs) desencadeiam quimicamente a destruição da camada de ozônio.
(2) O poluente monóxido de carbono (CO), liberado principalmente por aviões a jato e automóveis, exerce efeitos corrosivos na camada de ozônio.
(3) No processo evolutivo dos organismos, a camada de ozônio, presente na atmosfera primitiva, foi determinante para que ocorresse a síntese das primeiras moléculas orgânicas.

Questão 2
A leishmaniose cutânea ou tegumentar americana (LTA), importante doença infecto-parasitária, é uma zoonose em expansão no estado de Mato Grosso. O surto endêmico está relacionado às atividades antrópicas após o desmatamento. Sobre essa doença, julgue os itens.
(0) A LTA é causada por um nematódio denominado Leishmania braziliensis.
(1) A transmissão dessa doença ocorre através da picada das fêmeas infectadas dos triatomídeos conhecidos como barbeiros.
(2) É também conhecida como “úlcera de Bauru”.
(3) Os doentes de leishmaniose têm febres periódicas, com calafrios e suor que coincidem com a destruição em massa das hemácias parasitadas.


Questão 3
Sobre a respiração animal, conjunto de mecanismos que compreende a entrada e a saída de gases no organismo, julgue os itens.
(0) Os órgãos respiratórios encontrados nos animais são: traquéias, exclusivas dos artrópodos e anelídeos; brânquias, presentes em crustáceos, peixes e mamíferos aquáticos; pulmões, em caracóis, alguns aracnídeos e cordados terrestres.
(1) As brânquias são estruturas filamentosas muito vascularizadas, capazes de retirar o oxigênio que está na composição da molécula de água.
(2) No homem, ao desenvolver atividades físicas que demandem energia, ocorre acréscimo da concentração de dióxido de carbono (CO2) no sangue circulante que será detectado pelo centro respiratório do bulbo cerebral e este estimula a ventilação dos pulmões.
(3) Nas aves, os sacos aéreos e os ossos pneumáticos armazenam o ar inspirado, diminuindo o peso relativo do animal, facilitando o voo.


Questão 4
O nitrogênio é um elemento químico fundamental para todos os seres vivos e, na sua forma gasosa (N2), contribui com cerca de 78% do volume do ar atmosférico. O seu ciclo na natureza envolve etapas das quais participam diversos microorganismos. Sobre o nitrogênio e o seu ciclo, julgue os itens.
(0) Determinadas cianofícias são capazes de realizar a fixação biológica do nitrogênio gasoso.
(1) Os sais de nitrogênio assimilados pelas plantas, depois de metabolizados, participarão da composição das moléculas orgânicas de proteínas e ácidos nucleicos.
(2) No solo, as bactérias nitrificadoras promovem a decomposição dos nitratos e/ou nitritos, liberando o nitrogênio gasoso e devolvendo-o à atmosfera.
(3) As bactérias Rhizobium, fixadoras de nitrogênio, invadem as raízes das plantas leguminosas, estabelecendo com elas uma relação ecológica de inquilinismo com benefício para ambas as partes.


Questão 5
Sobre os fungos, julgue os itens.
(0) O levedo Saccharomyces cerevisiae transforma o açúcar em álcool etílico e gás carbônico durante o processo da fermentação.
(1) O fungo Penicillium chrysogenum, de onde se extraiu originalmente a penicilina, foi usado com sucesso na produção de vacinas para combater viroses.
(2) Durante o ciclo sexual dos basidiomicetos, as hifas se organizam formando um corpo de frutificação denominado ascocarpo.
(3) Os ficomicetos (fungos gelatinosos), como os demais fungos, apresentam uma parede celular celulósica.

Questão 6
Em relação à manifestação e interação dos genes, julgue os itens.
(0) Indivíduos com mesmo genótipo para um determinado caráter podem manifestar fenótipos mais ou menos acentuados, dependendo das condições ambientais a que estão submetidos e/ou de seu genótipo total.
(1) A herança de pelagem de coelhos, que apresenta cinco gradações entre preto e branco, pode ser explicada por herança quantitativa.
(2) A calvície hereditária é um exemplo de herança restrita ao sexo. O gene da calvície está situado no cromossomo Y e se manifesta dominante nos homens e recessivo nas mulheres.

Questão 7
A respeito da organela citoplasmática vacúolo, julgue os itens.
(0) Vacúolo de suco celular está presente apenas em células de alguns protozoários.
(1) Vacúolo digestivo tem mobilidade pelo hialoplasma e duração temporária.
(2) Vacúolo contrátil tem a função de eliminação de água e manutenção de equilíbrio osmótico.
(3) Vacúolo de célula vegetal é envolto por uma membrana denominada tonoplasto.


Questão 8
Conceitos básicos de ecologia estão exemplificados no texto extraído e adaptado da entrevista do biólogo José Augusto Ferraz de Lima ao jornal A Gazeta, de 8 de agosto de 2001. Desmatamento nas margens do rio Paraguai 5
(...) além da conhecida perda (empobrecimento) da biodiversidade, o desmatamento também acarreta maior efeito na fauna de peixes (...) em função de modificar os seus locais de vivência, como os poços profundos, (...) aumentar o volume de material em suspensão na água, diminuir a transparência e a luminosidade, alterar a produção de microorganismos (...) prejudicando a so-brevivência dos peixes (...). Outros efeitos se referem à perda do suporte alimentar das margens dos rios (...) reserva que supre diversas espécies como as piraputangas (...).
Os itens abaixo estabelecem relação entre expressões do texto e conceitos básicos de ecologia. Julgue-os.
(0) ... margens do rio Paraguai (título) e ... fauna de peixes ... (l. 2) referem-se a um ecossistema e a uma biota, respectivamente.
(1) ... poços profundos ... (l. 3) refere-se a nicho ecológico.
(2) ... suporte alimentar das margens dos rios ... (l. 5 e 6) refere-se a uma teia alimentar.
(3) ... as piraputangas ... (l. 6) refere-se a uma comunidade biológica.

Questão 9
Um menino descalço pisou em uma farpa de madeira que provocou um ferimento em seu pé. A lesão atingiu alguns tecidos, causando danos e reações nos mesmos. Sobre essa situação, julgue os itens.
(0) As plaquetas, pertencentes ao tecido conjuntivo hematopoiético ou sangüíneo, participam do processo de coagulação do sangue após a lesão.
(1) Os glóbulos vermelhos, também denominados eritrócitos, fagocitam os microorganismos invasores que penetraram no ferimento.
(2) A farpa, ao penetrar no pé, induz a condução de impulsos nervosos pelos neurônios, provocando uma resposta involuntária de contração muscular.
(3) No processo de cicatrização, os fibroblastos pertencentes ao tecido epitelial de revestimento iniciam intensa produção de fibras e substâncias amorfas, restaurando os tecidos lesados.

Questão 10
A palavra vírus vem do latim e significa “veneno” ou “fluido venenoso”. Pela sua peculiaridade, os vírus não estão incluídos em nenhum dos cinco reinos dos seres vivos propostos atualmente. Sobre esse tema, julgue os itens.
(0) Os retrovírus possuem a enzima transcriptase reversa que possibilita a formação de RNA a partir do molde de DNA.
(1) Os vírus possuem grandes quantidades de mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso, essenciais para que possam reproduzir-se.
(2) Alguns vírus podem ser usados como matéria prima para produção de defensivos naturais, por exemplo, no controle biológico de pragas na lavoura.
(3) A varíola e a poliomielite são doenças causadas por vírus cujo controle se faz pela vacinação.


Questão 11
O estudo comparativo das estruturas, da organização e desenvolvimento embrionário tem auxiliado os cientistas a desvendarem a história evolutiva dos animais. Analise a árvore filogenética baseada nesse estudo e julgue os itens abaixo.

(0) Os espongiários são animais muito primitivos e provavelmente se originaram de um ancestral unicelular; não possuem arranjo ordenado das partes do corpo, possuindo apenas uma cavidade especializada na digestão extracelular dos alimentos.
(1) Os cordados são metazoários muito evoluídos com três folhetos embrionários; possuem a cavidade interna totalmente revestida de mesoderma e o blastóporo embrionário dá origem ao ânus.
(2) Os nematóides e os platelmintos são vermes de corpo achatado e com parentesco muito próximo, originaram-se de um ancestral com simetria bilateral e ambos possuem a cavidade interna do corpo parcialmente revestida por tecidos de origem mesodérmica.
(3) Os anelídeos e artrópodes são metazoários com simetria bilateral, triploblásticos celomados; possuem corpo segmentado e sistema circulatório fechado e aberto, respectivamente.


Questão 12
A partir da observação da figura abaixo, julgue os itens.

(0) O fenômeno indicado pela seta 1 corresponde ao processo de duplicação onde são construídas cadeias de nucleotídios.
(1) A seta 2 indica a formação de uma molécula de RNAm, responsável pela captação e transporte dos aminoácidos.
(2) O fenômeno indicado pela seta 3 corresponde ao processo de transcrição onde os ribossomos têm uma participação fundamental.
(3) A seta 4 indica a formação de uma cadeia polipeptídica onde o grupo amina de um aminoácido perde um de seus hidrogênios, enquanto o grupo carboxila do outro aminoácido perde seu grupo hidroxila. Nessa reação, ocorre a formação de uma molécula de água.

Questão 13
O quadro abaixo mostra a evolução do processo reprodutivo das plantas.

A partir do quadro, julgue os itens.
(0) Comparando o ciclo de vida das plantas, observa-se que ocorreu uma inversão do predomínio da fase haplóide sobre a deplóide, facilitando a conquista do ambiente terrestre.
(1) Nas briófitas, a fase de vida duradoura é o gametófito, fotossintetizante ativo e haplóide.
(2) Nas pteridófitas, o esporófito maduro, denominado prótalo, contém os anterídeos e os arquegônios.
(3) O grão de pólen das angiospermas representa o gametófito reduzido masculino, constituído por apenas uma célula do tubo com função reprodutiva.


Questão 14
No início do século XX, os fruticultores aqueciam os fornos a querosene, certos de que o calor poderia amadurecer mais rapidamente as laranjas. Pesquisas mostraram que o amadurecimento dos frutos não é devido ao calor e sim ao gás etileno que é desprendido durante a combustão do querosene. A respeito dos hormônios e sua atuação, julgue os itens.
(0) O gás etileno, que atua no amadurecimento dos frutos, é um tipo de fitormônio.
(1) Os caules possuem fototropismo negativo e as raízes, fototropismo positivo, movimentos relacionados à incidência de luz e independentes da ação dos fitormônios.
(2) Retirando-se o broto apical do caule (por exemplo, na poda), aumenta-se nos brotos axilares a concentração do fitormônio auxina, favorecendo o desenvolvimento das ramificações.
(3) Os hormônios vegetais e animais são produzidos por células que fazem parte das glândulas hormonais endócrinas.


Questão 15
A respiração celular, pela utilização da glicose como substrato, envolve três fases importantes:
a) Transformação da glicose em ácido pirúvico;
b) Ciclo de Krebs;
c) Cadeia de transporte de elétrons, com liberação de energia.
A respeito das fases da respiração celular, julgue os itens.
(0) Na glicólise, reação que ocorre no citoplasma, a glicose sofre sucessivas transformações até chegar a ácido pirúvico.
(1) Os H+ retirados da molécula de glicose não ocasionam acidose da célula porque os O2 combinam-se com eles, formando moléculas de H2O.
(2) O Ciclo de Krebs, também chamado Ciclo do Ácido Cítrico, ocorre nas cristas mitocondriais, mais precisamente nos corpúsculos elementares.
(3) A função da cadeia respiratória ou cadeia de transporte de elétrons é a formação de moléculas de ATP, processo chamado fosforilação oxidativa.


Questão 16
A fenilcetonúria é uma doença hereditária causada por um gene autossômico recessivo, que resulta na incapacidade de transformar a fenilalanina em tirosina. Considerando os símbolos F e f, para representar os alelos dominantes e recessivos, respectivamente, julgue os itens.
(0) Um indivíduo com o genótipo Ff apresenta a doença fenilcetonúria.
(1) O fenótipo apresentado por um indivíduo ff é fenilcetonúrico.
(2) O resultado fenotípico do cruzamento de um indivíduo fenilcetonúrico e um indivíduo normal, filho de um fenilcetonúrico, será 75% normal e 25% fenilcetonúrico.
(3) No cruzamento de dois indivíduos fenilcetonúricos, o percentual genotípico dos descendentes será 25% Ff, 25% FF e 50% ff.












Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...