BIOLOGIA [FUVEST]


BIOLOGIA


T.61 – Durante a ovulogênese da mulher, são produzidos dois corpúsculos polares. O primeiro e o segundo corpúsculos polares humanos contêm, respectivamente,
a) 46 cromossomos duplicados e 46 cromossomos simples.
b) 46 cromossomos simples e 23 cromossomos simples.
c) 23 cromossomos duplicados e 23 cromossomos simples.
d) 23 cromossomos simples e 23 cromossomos simples.
e) 23 cromossomos simples e nenhum cromossomo.

T.62 – Para se obter a ramificação do caule de uma planta, como a azaléia por exemplo, deve-se
a) aplicar adubo com alto teor de fosfato na planta, de modo a estimular a síntese de clorofila e maior produção de ramos.
b) aplicar hormônio auxina nas gemas laterais, de modo a estimular o seu desenvolvimento e conseqüente produção de ramos.
c) manter a planta por algum tempo no escuro, de modo a estimular a produção de gás etileno, um indutor de crescimento caulinar.
d) cortar as pontas das raízes, de modo a evitar seu desenvolvimento e permitir maior crescimento das outras partes da planta.
e) cortar as pontas dos ramos, de modo a eliminar as gemas apicais que produzem hormônios inibidores do desenvolvimento das gemas laterais.

T.63 – Atualmente é comum o cultivo de verduras em soluções de nutrientes e não no solo. Nesta técnica, conhecida como hidrocultura, ou hidroponia, a solução nutriente deve necessariamente conter, entre outros componentes,
a) glicídios, que fornecem energia às atividades das células.
b) aminoácidos, que são utilizados na síntese das proteínas.
c) lipídios, que são utilizados na construção das membranas celulares.
d) nitratos, que fornecem elementos para a síntese de DNA, RNA e proteínas.
e) trifosfato de adenosina (ATP), que é utilizado no metabolismo celular.

T.64 – No texto a seguir, reproduzido do livro “Descobertas Acidentais em Ciências” de Royston M. Roberts (Editora Papirus, Campinas, SP, 1993), algumas frases referentes a etapas importantes na construção do conhecimento científico foram grifadas e identificadas por um numeral romano. “Em 1889, em Estrasburgo, então Alemanha, enquanto estudavam a função do pâncreas na digestão, Joseph von Merling e Oscar Minkowski removeram o pâncreas de um cão. No dia seguinte, um assistente de laboratório chamou-lhes a atenção sobre o grande número de moscas voando ao redor da urina daquele cão. (I) Curiosos sobre por que as moscas foram atraídas à urina, analisaram-na e observaram que esta apresentava excesso de açúcar. (II) Açúcar na urina é um sinal comum de diabetes. Von Mering e Minkowski perceberam que estavam vendo pela primeira vez a evidência da produção experimental de diabetes em um animal. (III) O fato de tal animal não ter pâncreas sugeriu a relação entre esse órgão e o diabetes. [...] Muitas tentativas de isolar a secreção foram feitas, mas sem sucesso até 1921. Dois pesquisadores, Frederick G. Banting, um jovem médico canadense, e Charles H. Best, um estudante de medicina, trabalhavam no assunto no laboratório do professor John J.R. MacLeod, na Universidade de Toronto. Eles extraíram a secreção do pâncreas de cães. (IV) Quando injetaram os extratos [secreção do pâncreas] nos cães tornados diabéticos pela remoção de seus pâncreas, o nível de açúcar no sangue desses cães voltava ao normal, e a urina não apresentava mais açúcar.”
A alternativa que identifica corretamente cada uma das frases grifadas com cada uma das etapas de construção do conhecimento científico é:

T.65 – Alimento protéico marcado com radioatividade foi fagocitado por paramécios. Poucos minutos depois, os paramécios foram analisados e a maior concentração de radioatividade foi encontrada 
a) nos centríolos.
b) nas mitocôndrias.
c) na carioteca.
d) no nucléolo.
e) no retículo endoplasmático.

T.66 – A alergia é uma hipersensibilidade desenvolvida em relação a determinadas substâncias, os alergênicos, que são reconhecidas por um tipo especial de anticorpo. A reação alérgica ocorre quando as moléculas do alergênico 
a) ligam-se a moléculas do anticorpo presas à membrana dos mastócitos, que reagem liberando histaminas.
b) desencadeiam, nos gânglios linfáticos, uma grande proliferação de linfócitos específicos.
c) são reconhecidas pelas células de memória, que se reproduzem e fabricam grande quantidade de histaminas.
d) ligam-se aos anticorpos e migram para os órgãos imunitários primários onde são destruídas.
e) são fagocitadas pelos mastócitos e estimulam a fabricação das interleucinas.

T.67 – Bactérias foram cultivadas em um meio nutritivo contendo timina radioativa, por centenas de gerações. Dessa cultura, foram isoladas 100 bactérias e transferidas para um meio sem substâncias radioativas. Essas bactérias sofreram três divisões no novo meio, produzindo 800 bactérias. A análise dos ácidos nucléicos mostrou que dessas 800 bactérias
a) 100 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA.
b) 200 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA.
c) 400 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA.
d) 200 apresentavam o DNA e o RNA marcados.
e) todas apresentavam o DNA e o RNA marcados.

T.68 – Em uma população de mariposas, 96% dos indivíduos têm cor clara e 4%, cor escura. Indivíduos escuros cruzados entre si produzem, na maioria das vezes, descendentes claros e escuros. Já os cruzamentos entre indivíduos claros produzem sempre apenas descendentes de cor clara. Esses resultados sugerem que a cor dessas mariposas é condicionada por
a) um par de alelos, sendo o alelo para cor clara dominante sobre o que condiciona cor escura.
b) um par de alelos, sendo o alelo para cor escura dominante sobre o que condiciona cor clara.
c) um par de alelos, que não apresentam dominância um sobre o outro.
d) dois genes ligados com alta taxa de recombinação entre si.
e) fatores ambientais, como a coloração dos troncos onde elas pousam.

T.69 – A figura representa um arco-reflexo: o calor da chama de uma vela provoca a retração do braço e o afastamento da mão da fonte de calor. Imagine duas situações: em A seria seccionada a raiz dorsal do nervo e em B, a raiz ventral.
Considere as seguintes possibilidades relacionadas à transmissão dos impulsos nervosos neste arco-reflexo:
I- A pessoa sente a queimadura, mas não afasta a mão da fonte de calor.
II- A pessoa não sente a queimadura e não afasta a mão da fonte de calor.
III- A pessoa não sente a queimadura, mas afasta a mão da fonte de calor.
Indique quais dessas possibilidades aconteceriam na situação A e na situação B, respectivamente.

T.70 – Considere os procedimentos:
I- A produção de bebidas alcoólicas.
II- A produção de açúcar a partir da cana.
III- O cultivo de plantas leguminosas para aumentar a fertilidade do solo.
Os microorganismos atuam em
a) I apenas.
b) II apenas.
c) I e II apenas.
d) I e III apenas.
e) I, II e III.

T.71 – Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?
a) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal.
b) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.
c) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório.
d) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.
e) As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois, tanto no duodeno quanto no intestino grosso, ocorrem digestão e absorção de nutrientes e de água.

T.72 – A tabela abaixo relaciona algumas características de três grupos de plantas:
O preenchimento correto da tabela deve substituir os números I, II e III, respectivamente, por
a) briófitas, gimnospermas e angiospermas.
b) pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
c) briófitas, pteridófitas e angiospermas.
d) briófitas, pteridófitas e gimnospermas.
e) pteridófitas, angiospermas e gimnospermas.

T.73 – O ciclo do carbono pode ser resumido no esquema abaixo:
AS ETAPAS I E II PODEM SER, RESPECTIVAMENTE,
a) fotossíntese e quimiossíntese.
b) decomposição e queima de combustíveis.
c) fotossíntese e queima de combustíveis.
d) quimiossíntese e fotossíntese.
e) fermentação e respiração.

T.74 – “Da noite para o dia são capazes de depenar completamente um arbusto de pomar. No entanto, não usam as folhas como alimento e sim como adubo para suas hortas subterrâneas. No formigueiro, os pedaços de folhas transportados são mastigados e empapados de saliva até se transformarem em uma espécie de massa esponjosa sobre a qual se desenvolve um mofo. Desse bolor as saúvas cuidam com o maior carinho. À força de mandíbulas, destroem qualquer “erva daninha” que tente proliferar e podam o mofo, cortando-lhe as extremidades dos filamentos, o que provoca, no lugar cortado, a formação de umas bolinhas que – estas sim – constituem o alimento das saúvas.” Texto reproduzido de Frota-Pessoa, O. Biologia na Escola Secundária, 2ª ed., 1962, Ministério da Educação e Cultura. Na situação descrita no texto, os níveis tróficos ocupados pelo mofo e pela saúva são, respectivamente, de
a) consumidor primário e consumidor primário.
b) consumidor primário e consumidor secundário.
c) consumidor primário e decompositor.
d) decompositor e consumidor primário.
e) produtor e consumidor primário.

T.75 – Boca e sistema digestivo ausentes, cabeça com quatro ventosas musculares e um círculo de ganchos, cutícula permeável a água e nutrientes e que protege contra os sucos digestivos do hospedeiro, sistema reprodutor completo e ovos com alta tolerância a variações de pH. O texto descreve adaptações das
a) lombrigas ao endoparasitismo.
b) tênias ao endoparasitismo.
c) lombrigas ao ectoparasitismo.
d) tênias ao ectoparasitismo.
e) tênias ao comensalismo.

T.76 – Considere os seguintes eventos evolutivos:
I- Extinção dos dinossauros.
II- Origem das plantas gimnospermas.
III- Origem da espécie humana.
Qual das alternativas indica a ordem temporal correta em que esses eventos aconteceram?
a) I - II - III
b) I - III - II
c) II - I - III
d) II - III - I
e) III - I - II

T.77 – Existe um número muito grande de substâncias com funções antibióticas. Essas substâncias diferem quanto à maneira pela qual interferem no metabolismo celular. Assim, a tetraciclina liga-se aos ribossomos e impede a ligação do RNA transportador; a mitomicina inibe a ação da polimerase do DNA e a estreptomicina causa erros na leitura dos códons do RNA mensageiro. Essas informações permitem afirmar que
I- a tetraciclina impede a transcrição e leva a célula bacteriana à morte por falta de RNA mensageiro.
II- a mitomicina, por inibir a duplicação do DNA, impede a multiplicação da célula bacteriana.
III- a estreptomicina interfere na tradução e leva a célula bacteriana a produzir proteínas defeituosas.
Das afirmativas acima,
a) apenas I é correta.
b) apenas I e II são corretas.
c) apenas II e III são corretas.
d) apenas I e III são corretas.
e) I, II e III são corretas.

T.78 – A tabela seguinte apresenta algumas doenças, seus sintomas, formas de transmissão e agentes transmissores
A tabela estará corretamente preenchida quando os espaços I, II, III, IV e V forem substituídos por:


T.79 – Um horticultor deseja obter indivíduos geneticamente idênticos (clones) a uma samambaia comercialmente valiosa. Para alcançar esse objetivo ele deve
a) cultivar os esporos produzidos por essa samambaia.
b) induzir artificialmente a autofecundação dessa samambaia.
c) implantar núcleos de esporos dessa samambaia em oosferas anucleadas de outras plantas.
d) introduzir DNA extraído de folhas dessa samambaia em zigotos de outras plantas.
e) obter fragmentos de rizoma (caule) dessa samambaia e cultivá-los.

T.80 – “O vírus HIV, causador da aids, é transmitido de pessoa a pessoa através de relações sexuais, por exposição direta a sangue contaminado ou da mãe para o filho, durante a vida intra-uterina ou através da amamentação. No corpo, o vírus invade certas células do sistema imunitário – incluindo os linfócitos T auxiliadores, ou CD4 – multiplica-se dentro delas e se espalha para outras células. [...]” (John G. Bartlett e Richard D. Moore. Scientific American 279, 64-67, 1998).
O gráfico indica as quantidades de células CD4 (linha cheia, com escala à esquerda) e de vírus (linha interrompida, com escala à direita) no sangue de um paciente que não recebeu tratamento algum no curso de uma infecção pelo HIV. Este gráfico mostra que 
a) a partir do momento da infecção, a quantidade de vírus aumentou continuamente até a morte do paciente.
b) no início da infecção, o sistema imunitário foi estimulado, o que provocou aumento na quantidade de células CD4.
c) a quantidade de vírus aumentou sempre que ocorreu aumento de células CD4, onde eles se reproduzem.
d) os sintomas típicos da doença apareceram quando a quantidade de células CD4 caiu abaixo de 200 por ml de sangue.
e) não existiu relação entre a quantidade de vírus e a quantidade de células CD4 no sangue do paciente infectado pelo HIV.

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