BIOLOGIA [UFTM]

BIOLOGIA
01. Analise a figura.
A figura representa uma célula de um mamífero em uma fase da gametogênese. Suponha que essa célula chegue ao final da divisão celular e origine os gametas A e B. Pode-se concluir que
(A) se a célula B for fecundada por um gameta cromossomicamente normal, será formado um indivíduo com trissomia ou monossomia.
(B) se a célula A for fecundada por um gameta cromossomicamente normal, será formado um indivíduo com trissomia.
(C) a célula A apresentará um par de cromossomos homólogos, e a célula B, um representante de um homólogo duplicado.
(D) a fase desenhada corresponde à anáfase I da meiose com uma não-disjunção das cromátides-irmãs.
(E) a fase desenhada corresponde à anáfase II da meiose com uma não-disjunção dos cromossomos homólogos.

02. Um aluno, após uma aula sobre digestão comparada, concluiu que os bovinos e outros ruminantes conseguem digerir a celulose, e os seres humanos não a digerem. Ao ouvir esse relato, seu professor pôde explicar-lhe que
(A) nem todos os ruminantes digerem a celulose, como por exemplo, o cavalo. Ele apenas aproveita a maltose e o amido presentes nos vegetais consumidos, por não apresentarem bactérias no seu intestino.
(B) os seres humanos também conseguem digerir a celulose, porque produzem no pâncreas a enzima específica para a digestão desse carboidrato, e esse processo ocorre no intestino delgado.
(C) os seres humanos e os outros animais citados não digerem a celulose. Na realidade, os animais ruminantes possuem bactérias no estômago capazes de produzir enzimas que digerem a celulose.
(D) apenas os ruminantes produzem as enzimas mutualísticas que digerem a celulose, e os seres humanos são incapazes de produzi-las devido ao hábito alimentar (o homem é onívoro).
(E) os seres humanos não digerem a celulose, e os ruminantes apresentam, no estômago, bactérias comensais que conseguem digerir a celulose e, além disso, apresentam o ceco mais desenvolvido que os humanos.
 
03. A levedura e a ameba são seres unicelulares. Além dessa característica, são seres que apresentam organelas membranosas, são eucariontes e
(A) realizam fotossíntese.
(B) possuem parede celular de quitina.
(C) realizam quimiossíntese.
(D) possuem moléculas de DNA circulares.
(E) são heterótrofos.

04. O gráfico a seguir foi obtido a partir das observações no metabolismo de um animal em cativeiro.
De acordo com o resultado obtido no gráfico, é previsível concluir que esse animal é
(A) endotérmico, isto é, seu próprio metabolismo gera o calor para manter a sua temperatura.
(B) endotérmico, isto é, a fim de sobreviver depende do calor do meio para ativar o seu metabolismo.
(C) endotérmico, isto é, a temperatura corpórea não varia de acordo com o meio.
(D) ectotérmico, isto é, depende de uma fonte externa de calor do meio para aquecer seu corpo.
(E) ectotérmico, isto é, a fim de sobreviver não depende do calor do meio para ativar o seu metabolismo e a sua temperatura corpórea não varia com o meio.

05. Considere as duas descrições a seguir.
I. Presença de um par de gânglios cerebrais na região anterior e estão ligados por dois cordões nervosos ventrais que se interligam por ramos transversais formando uma estrutura que lembra uma escada.
II. O neurônio sensorial envia impulsos para o neurônio associativo, e este envia para o neurônio motor.
A primeira descrição refere-se a um tipo de sistema nervoso que pode ser encontrado em___________ , e a segunda refere-se ao conjunto de estruturas que formam o_______________________________ .
Esses dois espaços podem ser completados, correta e respectivamente, com
(A) minhocas … sistema nervoso central
(B) planárias … arco reflexo
(C) anfioxos … sistema nervoso central
(D) minhocas … sistema nervoso autônomo
(E) anfioxos … arco reflexo

06. Matheus retirou um grão de milho de uma espiga e plantou-o em um vaso com terra úmida. Depois de alguns dias, esse grão deu origem a uma planta. Diante desse fato, esse grão de milho formado na espiga corresponde a
(A) um fruto, e para isso houve a formação do tubo polínico com dois núcleos espermáticos, fecundação da oosfera e dos núcleos polares e desenvolvimento do óvulo e do ovário.
(B) um fruto, e para isso houve a formação do tubo polínico com dois núcleos espermáticos, houve apenas a fecundação da oosfera e ocorreu o desenvolvimento do óvulo e do ovário.
(C) um fruto, e para isso houve a formação do tubo polínico com um núcleo espermático, houve a fecundação da oosfera e dos núcleos polares e apenas o ovário se desenvolveu.
(D) uma semente, e para isso houve a formação do tubo polínico com dois núcleos espermáticos, houve a fecundação da oosfera e dos núcleos polares e ocorreu o desenvolvimento apenas do óvulo.
(E) uma semente, e para isso houve a formação do tubo polínico com dois núcleos espermáticos, houve a fecundação dos núcleos polares e ocorreu o desenvolvimento apenas do ovário.

07. Uma planta de dia curto foi submetida a um período de luz como ilustrado a seguir. O retângulo inteiro corresponde a um período de 24 horas.
Após esse tratamento, espera-se que essa planta
(A) floresça normalmente, porque a luz durante o período de escuro estimula a síntese de florígeno.
(B) floresça parcialmente, porque o tempo de luz durante o período de escuro deveria ser maior.
(C) floresça normalmente, porém desidrate à noite, porque os seus estômatos não se fecharam durante a noite.
(D) não floresça e também não cresça, porque a planta não consegue realizar a fotossíntese adequadamente.
(E) não floresça, porque o tempo mínimo de luz, durante o período de escuro, inibirá a floração.

08. Sobre os ciclos biogeoquímicos, foram feitas algumas afirmativas.
I. No ciclo do nitrogênio, as bactérias são fundamentais para a fixação desse gás, principalmente por ficarem em nódulos presentes nas raízes de leguminosas. Após a fixação, ocorre a nitratação (transformação do nitrato em nitrito) e, em seguida, a nitrosação (transformação do nitrito em amônia).
II. O carbono é um elemento primordial na síntese de compostos orgânicos. Ele é fixado principalmente pelos seres clorofilados, através da fotossíntese. Já a sua eliminação para a atmosfera pode ser feita através da respiração, combustão ou decomposição.
III. No ciclo do oxigênio, muitos seres vivos utilizam esse gás para a sobrevivência, pois ele é fundamental para a síntese de ATP. Os vegetais participam como produtores e consumidores desse gás. Já os animais apenas absorvem e não produzem esse gás.
IV. O aqüífero Guarani teve sua origem devido à dinâmica do ciclo da água. Sabe-se que esse reservatório é estável e permanente.
É correto apenas o contido em
(A) II e III.
(B) I, II e III.
(C) I, II e IV.
(D) I, III e IV.
(E) II, III e IV.

09. Algumas espécies de aves, como os patos, apresentam os pés palmados, nos quais os dedos estão interligados por uma membrana, o que lhes facilita a locomoção na água. De acordo com a teoria da evolução de Darwin, nas populações ancestrais desses animais, alguns indivíduos
(A) foram condicionados a desenvolver essas estruturas para sobreviver, e foram favorecidos pela seleção natural.
(B) foram estimulados a sofrer mutações que resultassem na formação de membranas, estas lhes favoreceram no ambiente aquático, com isso permitindo a propagação dessa característica.
(C) nasceram com primórdios de membranas interdigitais, as quais lhes favoreceram no ambiente aquático, e nas gerações seguintes, conseguiram sobreviver sob pressão seletiva.
(D) sobreviveram graças à ocorrência de mutações direcionadas pelo esforço repetitivo na água.
(E) tiveram a sorte de desenvolver membranas interdigitais, devido à ocorrência de mutações induzidas pelo meio aquático.

10. Dois animais de constituição genética, conforme ilustração a seguir, foram cruzados.
Supondo que não tenha ocorrido a permutação nesses indivíduos, e que tenham gerado 150 descendentes, o número esperado de indivíduos AaBb será
(A) zero.
(B) 37,5.
(C) 75.
(D) 112,5.
(E) 150.

11. Observe a figura.
A figura faz uma referência ao inseto Aedes aegypti, transmissor de uma doença que está causando mortes em algumas regiões do Brasil. Relacionando a figura à doença, foram feitas algumas afirmações.
I. Trata-se de um inseto que pode transmitir a febre amarela, doença que desencadeia febre, problemas hepáticos e insuficiência cardíaca e, por enquanto, não há vacina para ela.
II. Esse inseto pode transmitir a dengue, doença que pode ser causada por quatro tipos de vírus (vírus envelopados com RNA).
III. O desenho mostra um erro quanto à morfologia do inseto, sendo que o correto seriam seis patas, duas antenas e não apresentaria mandíbula.
IV. Não se recomenda para o tratamento da doença causada por esse inseto a utilização de remédios que apresentem ácido acetilsalicílico porque podem causar quadros hemorrágicos.
V. O Aedes aegypti é um inseto holometábolo e necessita da água para deixar os ovos, de onde irão eclodir suas larvas.
São corretas apenas
(A) I, II e III.
(B) I, III e IV.
(C) II, III e V.
(D) II, IV e V.
(E) III, IV e V.


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