BIOLOGIA [UFTM]
BIOLOGIA
01. Analise a figura.
01. Analise a figura.
A figura representa uma célula de um mamífero em uma fase da gametogênese. Suponha que essa célula chegue ao final da divisão celular e origine os gametas A e B. Pode-se concluir que
(A) se a célula B for fecundada por um gameta cromossomicamente normal, será formado um indivíduo com trissomia ou monossomia.
(B) se a célula A for fecundada por um gameta cromossomicamente normal, será formado um indivíduo com trissomia.
(C) a célula A apresentará um par de cromossomos homólogos, e a célula B, um representante de um homólogo duplicado.
(D) a fase desenhada corresponde à anáfase I da meiose com uma não-disjunção das cromátides-irmãs.
(E) a fase desenhada corresponde à anáfase II da meiose com uma não-disjunção dos cromossomos homólogos.
(A) se a célula B for fecundada por um gameta cromossomicamente normal, será formado um indivíduo com trissomia ou monossomia.
(B) se a célula A for fecundada por um gameta cromossomicamente normal, será formado um indivíduo com trissomia.
(C) a célula A apresentará um par de cromossomos homólogos, e a célula B, um representante de um homólogo duplicado.
(D) a fase desenhada corresponde à anáfase I da meiose com uma não-disjunção das cromátides-irmãs.
(E) a fase desenhada corresponde à anáfase II da meiose com uma não-disjunção dos cromossomos homólogos.
02. Um aluno, após uma aula sobre digestão comparada, concluiu que os bovinos e outros ruminantes conseguem digerir a celulose, e os seres humanos não a digerem. Ao ouvir esse relato, seu professor pôde explicar-lhe que
(A) nem todos os ruminantes digerem a celulose, como por exemplo, o cavalo. Ele apenas aproveita a maltose e o amido presentes nos vegetais consumidos, por não apresentarem bactérias no seu intestino.
(B) os seres humanos também conseguem digerir a celulose, porque produzem no pâncreas a enzima específica para a digestão desse carboidrato, e esse processo ocorre no intestino delgado.
(C) os seres humanos e os outros animais citados não digerem a celulose. Na realidade, os animais ruminantes possuem bactérias no estômago capazes de produzir enzimas que digerem a celulose.
(D) apenas os ruminantes produzem as enzimas mutualísticas que digerem a celulose, e os seres humanos são incapazes de produzi-las devido ao hábito alimentar (o homem é onívoro).
(E) os seres humanos não digerem a celulose, e os ruminantes apresentam, no estômago, bactérias comensais que conseguem digerir a celulose e, além disso, apresentam o ceco mais desenvolvido que os humanos.
03. A levedura e a ameba são seres unicelulares. Além dessa característica, são seres que apresentam organelas membranosas, são eucariontes e
(A) realizam fotossíntese.
(B) possuem parede celular de quitina.
(C) realizam quimiossíntese.
(D) possuem moléculas de DNA circulares.
(E) são heterótrofos.
(A) realizam fotossíntese.
(B) possuem parede celular de quitina.
(C) realizam quimiossíntese.
(D) possuem moléculas de DNA circulares.
(E) são heterótrofos.
04. O gráfico a seguir foi obtido a partir das observações no metabolismo de um animal em cativeiro.
De acordo com o resultado obtido no gráfico, é previsível concluir que esse animal é
(A) endotérmico, isto é, seu próprio metabolismo gera o calor para manter a sua temperatura.
(B) endotérmico, isto é, a fim de sobreviver depende do calor do meio para ativar o seu metabolismo.
(C) endotérmico, isto é, a temperatura corpórea não varia de acordo com o meio.
(D) ectotérmico, isto é, depende de uma fonte externa de calor do meio para aquecer seu corpo.
(E) ectotérmico, isto é, a fim de sobreviver não depende do calor do meio para ativar o seu metabolismo e a sua temperatura corpórea não varia com o meio.
(A) endotérmico, isto é, seu próprio metabolismo gera o calor para manter a sua temperatura.
(B) endotérmico, isto é, a fim de sobreviver depende do calor do meio para ativar o seu metabolismo.
(C) endotérmico, isto é, a temperatura corpórea não varia de acordo com o meio.
(D) ectotérmico, isto é, depende de uma fonte externa de calor do meio para aquecer seu corpo.
(E) ectotérmico, isto é, a fim de sobreviver não depende do calor do meio para ativar o seu metabolismo e a sua temperatura corpórea não varia com o meio.
05. Considere as duas descrições a seguir.
I. Presença de um par de gânglios cerebrais na região anterior e estão ligados por dois cordões nervosos ventrais que se interligam por ramos transversais formando uma estrutura que lembra uma escada.
II. O neurônio sensorial envia impulsos para o neurônio associativo, e este envia para o neurônio motor.
A primeira descrição refere-se a um tipo de sistema nervoso que pode ser encontrado em___________ , e a segunda refere-se ao conjunto de estruturas que formam o_______________________________ .
Esses dois espaços podem ser completados, correta e respectivamente, com
(A) minhocas … sistema nervoso central
(B) planárias … arco reflexo
(C) anfioxos … sistema nervoso central
(D) minhocas … sistema nervoso autônomo
(E) anfioxos … arco reflexo
06. Matheus retirou um grão de milho de uma espiga e plantou-o em um vaso com terra úmida. Depois de alguns dias, esse grão deu origem a uma planta. Diante desse fato, esse grão de milho formado na espiga corresponde a
(A) um fruto, e para isso houve a formação do tubo polínico com dois núcleos espermáticos, fecundação da oosfera e dos núcleos polares e desenvolvimento do óvulo e do ovário.
(B) um fruto, e para isso houve a formação do tubo polínico com dois núcleos espermáticos, houve apenas a fecundação da oosfera e ocorreu o desenvolvimento do óvulo e do ovário.
(C) um fruto, e para isso houve a formação do tubo polínico com um núcleo espermático, houve a fecundação da oosfera e dos núcleos polares e apenas o ovário se desenvolveu.
(D) uma semente, e para isso houve a formação do tubo polínico com dois núcleos espermáticos, houve a fecundação da oosfera e dos núcleos polares e ocorreu o desenvolvimento apenas do óvulo.
(E) uma semente, e para isso houve a formação do tubo polínico com dois núcleos espermáticos, houve a fecundação dos núcleos polares e ocorreu o desenvolvimento apenas do ovário.
(A) um fruto, e para isso houve a formação do tubo polínico com dois núcleos espermáticos, fecundação da oosfera e dos núcleos polares e desenvolvimento do óvulo e do ovário.
(B) um fruto, e para isso houve a formação do tubo polínico com dois núcleos espermáticos, houve apenas a fecundação da oosfera e ocorreu o desenvolvimento do óvulo e do ovário.
(C) um fruto, e para isso houve a formação do tubo polínico com um núcleo espermático, houve a fecundação da oosfera e dos núcleos polares e apenas o ovário se desenvolveu.
(D) uma semente, e para isso houve a formação do tubo polínico com dois núcleos espermáticos, houve a fecundação da oosfera e dos núcleos polares e ocorreu o desenvolvimento apenas do óvulo.
(E) uma semente, e para isso houve a formação do tubo polínico com dois núcleos espermáticos, houve a fecundação dos núcleos polares e ocorreu o desenvolvimento apenas do ovário.
07. Uma planta de dia curto foi submetida a um período de luz como ilustrado a seguir. O retângulo inteiro corresponde a um período de 24 horas.
Após esse tratamento, espera-se que essa planta
(A) floresça normalmente, porque a luz durante o período de escuro estimula a síntese de florígeno.
(B) floresça parcialmente, porque o tempo de luz durante o período de escuro deveria ser maior.
(C) floresça normalmente, porém desidrate à noite, porque os seus estômatos não se fecharam durante a noite.
(D) não floresça e também não cresça, porque a planta não consegue realizar a fotossíntese adequadamente.
(E) não floresça, porque o tempo mínimo de luz, durante o período de escuro, inibirá a floração.
(A) floresça normalmente, porque a luz durante o período de escuro estimula a síntese de florígeno.
(B) floresça parcialmente, porque o tempo de luz durante o período de escuro deveria ser maior.
(C) floresça normalmente, porém desidrate à noite, porque os seus estômatos não se fecharam durante a noite.
(D) não floresça e também não cresça, porque a planta não consegue realizar a fotossíntese adequadamente.
(E) não floresça, porque o tempo mínimo de luz, durante o período de escuro, inibirá a floração.
08. Sobre os ciclos biogeoquímicos, foram feitas algumas afirmativas.
I. No ciclo do nitrogênio, as bactérias são fundamentais para a fixação desse gás, principalmente por ficarem em nódulos presentes nas raízes de leguminosas. Após a fixação, ocorre a nitratação (transformação do nitrato em nitrito) e, em seguida, a nitrosação (transformação do nitrito em amônia).
II. O carbono é um elemento primordial na síntese de compostos orgânicos. Ele é fixado principalmente pelos seres clorofilados, através da fotossíntese. Já a sua eliminação para a atmosfera pode ser feita através da respiração, combustão ou decomposição.
III. No ciclo do oxigênio, muitos seres vivos utilizam esse gás para a sobrevivência, pois ele é fundamental para a síntese de ATP. Os vegetais participam como produtores e consumidores desse gás. Já os animais apenas absorvem e não produzem esse gás.
IV. O aqüífero Guarani teve sua origem devido à dinâmica do ciclo da água. Sabe-se que esse reservatório é estável e permanente.
É correto apenas o contido em
(A) II e III.
(B) I, II e III.
(C) I, II e IV.
(D) I, III e IV.
(E) II, III e IV.
I. No ciclo do nitrogênio, as bactérias são fundamentais para a fixação desse gás, principalmente por ficarem em nódulos presentes nas raízes de leguminosas. Após a fixação, ocorre a nitratação (transformação do nitrato em nitrito) e, em seguida, a nitrosação (transformação do nitrito em amônia).
II. O carbono é um elemento primordial na síntese de compostos orgânicos. Ele é fixado principalmente pelos seres clorofilados, através da fotossíntese. Já a sua eliminação para a atmosfera pode ser feita através da respiração, combustão ou decomposição.
III. No ciclo do oxigênio, muitos seres vivos utilizam esse gás para a sobrevivência, pois ele é fundamental para a síntese de ATP. Os vegetais participam como produtores e consumidores desse gás. Já os animais apenas absorvem e não produzem esse gás.
IV. O aqüífero Guarani teve sua origem devido à dinâmica do ciclo da água. Sabe-se que esse reservatório é estável e permanente.
É correto apenas o contido em
(A) II e III.
(B) I, II e III.
(C) I, II e IV.
(D) I, III e IV.
(E) II, III e IV.
09. Algumas espécies de aves, como os patos, apresentam os pés palmados, nos quais os dedos estão interligados por uma membrana, o que lhes facilita a locomoção na água. De acordo com a teoria da evolução de Darwin, nas populações ancestrais desses animais, alguns indivíduos
(A) foram condicionados a desenvolver essas estruturas para sobreviver, e foram favorecidos pela seleção natural.
(B) foram estimulados a sofrer mutações que resultassem na formação de membranas, estas lhes favoreceram no ambiente aquático, com isso permitindo a propagação dessa característica.
(C) nasceram com primórdios de membranas interdigitais, as quais lhes favoreceram no ambiente aquático, e nas gerações seguintes, conseguiram sobreviver sob pressão seletiva.
(D) sobreviveram graças à ocorrência de mutações direcionadas pelo esforço repetitivo na água.
(E) tiveram a sorte de desenvolver membranas interdigitais, devido à ocorrência de mutações induzidas pelo meio aquático.
10. Dois animais de constituição genética, conforme ilustração a seguir, foram cruzados.
Supondo que não tenha ocorrido a permutação nesses indivíduos, e que tenham gerado 150 descendentes, o número esperado de indivíduos AaBb será
(A) zero.
(B) 37,5.
(C) 75.
(D) 112,5.
(E) 150.
(A) zero.
(B) 37,5.
(C) 75.
(D) 112,5.
(E) 150.
11. Observe a figura.
A figura faz uma referência ao inseto Aedes aegypti, transmissor de uma doença que está causando mortes em algumas regiões do Brasil. Relacionando a figura à doença, foram feitas algumas afirmações.
I. Trata-se de um inseto que pode transmitir a febre amarela, doença que desencadeia febre, problemas hepáticos e insuficiência cardíaca e, por enquanto, não há vacina para ela.
II. Esse inseto pode transmitir a dengue, doença que pode ser causada por quatro tipos de vírus (vírus envelopados com RNA).
III. O desenho mostra um erro quanto à morfologia do inseto, sendo que o correto seriam seis patas, duas antenas e não apresentaria mandíbula.
IV. Não se recomenda para o tratamento da doença causada por esse inseto a utilização de remédios que apresentem ácido acetilsalicílico porque podem causar quadros hemorrágicos.
V. O Aedes aegypti é um inseto holometábolo e necessita da água para deixar os ovos, de onde irão eclodir suas larvas.
São corretas apenas
(A) I, II e III.
(B) I, III e IV.
(C) II, III e V.
(D) II, IV e V.
(E) III, IV e V.
I. Trata-se de um inseto que pode transmitir a febre amarela, doença que desencadeia febre, problemas hepáticos e insuficiência cardíaca e, por enquanto, não há vacina para ela.
II. Esse inseto pode transmitir a dengue, doença que pode ser causada por quatro tipos de vírus (vírus envelopados com RNA).
III. O desenho mostra um erro quanto à morfologia do inseto, sendo que o correto seriam seis patas, duas antenas e não apresentaria mandíbula.
IV. Não se recomenda para o tratamento da doença causada por esse inseto a utilização de remédios que apresentem ácido acetilsalicílico porque podem causar quadros hemorrágicos.
V. O Aedes aegypti é um inseto holometábolo e necessita da água para deixar os ovos, de onde irão eclodir suas larvas.
São corretas apenas
(A) I, II e III.
(B) I, III e IV.
(C) II, III e V.
(D) II, IV e V.
(E) III, IV e V.
Comentários