BIOLOGIA [UFTM]

BIOLOGIA
01. O desenho representa uma célula eucariótica, nas quais substâncias presentes no citoplasma migram para o núcleo (seta I) e substâncias sintetizadas no núcleo migram para o citoplasma (seta II).
Pode-se afirmar que as substâncias que migram no sentido da seta I são
(A) ATP, RNA mensageiro e nucleotídeos, e as que migram no sentido da seta II são DNA, RNA mensageiro e enzimas.
(B) RNA ribossômico e RNA mensageiro, e as que migram no sentido da seta II são enzimas e RNA transportador.
(C) aminoácidos e enzimas, e as que migram no sentido da seta II são ATP, enzimas e nucleotídeos.
(D) nucleotídeos, ATP e enzimas, e as que migram no sentido da seta II são RNA ribossômico e RNA mensageiro.
(E) DNA, enzimas e aminoácidos, e as que migram no sentido da seta II são RNA mensageiro e RNA transportador.

02. Na meiose, ocorrem vários eventos para formarem quatro células haplóides. Foram listados alguns deles:
I. Cromátides-irmãs se separam e deslocam para os pólos opostos da célula.
II. Cromossomos homólogos colocam-se lado a lado e ocorre a permuta entre segmentos de suas cromátides.
III. Separação dos cromossomos homólogos devido ao encurtamento dos microtúbulos do fuso.
IV. Os pares de cromossomos homólogos dispõem-se na região mediana da célula.
V. Citocinese com formação de células cujos cromossomos apresentam duas cromátides.
Esses eventos sucedem-se na ordem
(A) I – II – III – IV – V.
(B) II – IV – III – V – I.
(C) II – III – IV – I – V.
(D) IV – V – I – II – III.
(E) IV – II – I – V – III.
 
03. Leishmaniose visceral está chegando às grandes cidades brasileiras, doença altamente letal, que atinge cerca de 3 100 pessoas por ano e mata em mais de 90% dos casos se não for tratada. (Pesquisa Fapesp, setembro 2008) Pode-se afirmar que essa doença é causada por
(A) um protozoário e é transmitida pela picada do mosquito do gênero Lutzomyia.
(B) um verme e é transmitida pela picada do mosquito do gênero Culex.
(C) uma bactéria e é transmitida pela inalação de gotículas de saliva.
(D) um vírus e é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.
(E) um vírus e é transmitida pela picada do mosquito Anopheles darlingi.

04. Durante a amamentação, algumas glândulas participam para que haja a produção e secreção do leite materno. Esse controle é feito por hormônios. Foram feitas algumas afirmações:
I. A adenoipófise produz e secreta a ocitocina, hormônio que estimula a eliminação do leite.
II. A neuroipófise produz e secreta o FSH, hormônio que estimula a contração da glândula mamária.
III. A adenoipófise produz e secreta a prolactina, hormônio que estimula a produção do leite.
IV. A sucção da mama feita pelo bebê desencadeia estímulos nervosos, fazendo com que a mulher libere mais prolactina, e este atua nas glândulas mamárias.
Pode-se afirmar que estão corretas apenas
(A) I e II.
(B) I e IV.
(C) II e III.
(D) II e IV.
(E) III e IV.

05. Duas plantas (I e II) da mesma espécie e com a mesma biomassa foram colocadas em estufas e cada uma foi submetida a uma intensidade de luz específica. As atividades fotossintéticas e respiratórias foram mensuradas e os dados obtidos foram colocados em dois gráficos.
Sabendo-se que a taxa hídrica no solo, a concentração de gás carbônico e a temperatura foram ideais para as duas plantas, pode-se esperar que ao final de um mês a planta I
(A) ficará igual à planta II em tamanho e biomassa.
(B) apresentará uma maior biomassa do que a planta II.
(C) apresentará uma menor biomassa do que a planta II.
(D) irá morrer e a planta II ficará com a biomassa estável.
(E) irá crescer e a planta II morrerá em pouco tempo.

06. A genealogia representa um padrão de herança genética que ocorre em determinada espécie de roedor. Os indivíduos destacados em preto apresentam uma determinada anomalia.
A respeito do observado, foram feitas algumas afirmações:
I. Trata-se de um caso de herança autossômica dominante.
II. Trata-se de um caso de herança ligada ao sexo recessiva.
III. Se os animais 4 e 5 fossem cruzados, a probabilidade de nascer um animal macho com anomalia seria de 25%.
IV. Os animais 1, 2 e 3 são, respectivamente, heterozigoto, heterozigoto e homozigoto.
V. A probabilidade de nascer um animal com anomalia do cruzamento entre os animais 6 e 7 é de 1/3.
Pode-se afirmar que estão corretas apenas
(A) I e III.
(B) III e IV.
(C) II, III e IV.
(D) II, IV e V.
(E) III, IV e V.

07. Peixe-boi, cavalo-marinho, golfinho, tubarão e pingüim são animais vertebrados e muitas vezes são confundidos por alguns alunos quanto aos grupos a que pertencem. Com os conhecimentos de Fisiologia e Zoologia, sabe-se que esses animais apresentam características morfofisiológicas bem definidas. Assim, pode-se afirmar corretamente que o
(A) tubarão e o cavalo-marinho apresentam respiração branquial, apresentam linhas laterais, nadadeiras e coração com duas cavidades.
(B) pingüim apresenta pêlos, fecundação interna, produz ovos com casca calcária e diversos anexos embrionários como âmnio e alantóide.
(C) golfinho e o tubarão pertencem à mesma classe de vertebrado, apresentando nadadeiras caudais, respiração branquial e fecundação interna.
(D) golfinho e o peixe-boi apresentam pêlos, diafragma, hemácias anucleadas, placenta, realizam a fecundação externa na água e são endotérmicos.
(E) peixe-boi, cavalo-marinho e o golfinho apresentam respiração pulmonar, apresentam fecundação interna e são endotérmicos.

08. Analisando as características dos grupos vegetais e das fases dos ciclos reprodutivos, considere as informações seguintes:
I. Produção de grãos de pólen e posterior formação do tubo polínico.
II. Fase esporofítica duradoura e fase gametofítica reduzida.
III. Formação de um endosperma derivado de uma dupla fecundação.
IV. Animais que atuam no transporte do pólen entre diversas flores.
Pode-se afirmar corretamente que
(A) I e III ocorrem nas pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
(B) II e IV ocorrem nas gimnospermas e angiospermas.
(C) II ocorre nas pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
(D) III ocorre nas gimnospermas e angiospermas.
(E) I e IV são exclusivas de angiospermas.

09. Um estudante do ensino médio, ao ler sobre o tegumento humano, fez a seguinte afirmação ao seu professor: o homem moderno não apresenta tantos pêlos como os seus ancestrais, pois deixou de usar esses anexos como isolante térmico. Isso só foi possível porque o homem adquiriu uma inteligência que permitiu a confecção de roupas, protegendo-o do frio. Diante dessa informação dada pelo aluno, o professor explicou que isso
(A) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que estruturas do corpo que não são solicitadas desaparecem e essas características adquiridas são transmitidas aos descendentes.
(B) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Lamarck, que pressupõe que existe variação genotípica entre indivíduos, sendo que aqueles portadores de características adaptativas conseguem sobreviver e deixar descendentes.
(C) não ocorreu e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Stephen Jay Gould, que pressupõe que os seres vivos não se modificam por interferência ambiental, mas sim por alterações genéticas intrínsecas.
(D) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos com características adaptativas favoráveis têm maiores chances de viver.
(E) ocorreu de fato e a informação está de acordo com a teoria evolutiva de Darwin, que pressupõe que os seres vivos por necessidade vão se modificando ao longo do tempo.

10. Leia os trechos a respeito de algumas drogas.
Maconha: droga ilegal, cuja substância ativa é o tetra-hidrocanabinol, ou THC, o qual se encaixa nos receptores destinados a um neurotransmissor que provoca euforia, prejuízos na memória e hipersensibilidade. Causa dependência e pode levar à impotência sexual em homens.
Cocaína: droga ilegal que provoca o aumento da produção de dopamina e de noradrenalina, substâncias químicas estimulantes. Causa euforia, sensação de satisfação, dependência e pode levar à morte.
Álcool: droga legalizada que age de modo destrutivo. Ataca o glutamato, um neurotransmissor envolvido em funções como raciocínio e o movimento. Quando não destrói as moléculas de glutamato, o álcool provoca danos que dificultam o seu encaixe nos receptores. O álcool também destrói o fígado.
(Bio, Sônia Lopes, 2006. Adaptado)
A respeito das drogas citadas, pode-se afirmar que
(A) todas atuam no interior dos neurônios, causando prejuízos irreversíveis, pois causam a destruição da bainha de mielina.
(B) todas atuam no interior dos neurônios, causando prejuízos temporários, pois impedem que os neurônios realizem a repolarização.
(C) somente a maconha e a cocaína podem causar a dependência e o álcool não causa a dependência química porque não atua diretamente no córtex cerebral.
(D) todas atuam nas sinapses nervosas, estimulando ou inibindo a transmissão dos impulsos nervosos nos neurônios.
(E) somente o álcool atua nas sinapses nervosas, enquanto o THC e cocaína atuam nos corpos celulares dos neurônios, inibindo a síntese de neurotransmissores.

11. O gráfico apresenta quatro tipos de curvas, e afirmou-se que cada uma delas representaria uma situação da ecologia.
I. A curva I representaria a variação do número de produtores em um ambiente depois que houve a diminuição do número de consumidores primários.
II. A curva II representaria a variação da quantidade de energia ao se observar uma cadeia alimentar com diversos níveis tróficos.
III. A curva III representaria a variação do número de indivíduos que colonizaram uma área durante uma sucessão ecológica primária.
IV. A curva IV representaria uma população cujas taxas de mortalidade e de emigração estão superando as taxas de natalidade e de imigração.
É correto o que se afirma, apenas, em
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e IV.
(E) II e III.

Comentários

Unknown disse…
Quais as respostas?
Anônimo disse…
Também queria saber kkkkkkkk

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