BIOLOGIA [UFES]

BIOLOGIA [ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI]
1ª QUESTÃO
Um dos maiores problemas de poluição da água está relacionado à eutrofização. Trata-se do aumento de nutrientes no ecossistema aquático, derivado de atividades humanas que geram o despejo de grande volume desses compostos, por meio dos esgotos domésticos, industriais e agrícolas, com uma série de consequências desastrosas ao ambiente receptor.

A) Os peixes são comumente muito afetados por essa forma de poluição. Explique por quê. 
B) Ambientes eutrofizados ou eutróficos normalmente são identificados pelo domínio de algas ou de plantas aquáticas, como o aguapé, por exemplo. Explique por que esses organismos proliferam nesse tipo de ecossistema.
C) Considerando que o aguapé (Eicchornia crassipes) é uma Liliopsida (monocotiledônea), indique as características de suas raízes, de suas folhas e de seu caule.

2ª QUESTÃO
A ilustração ao lado mostra parte do ciclo do carbono, indicando seu caminho através de diferentes sistemas. Considerando a ilustração, 

A) explique o papel das plantas no ciclo do carbono;
B) explique como as atividades humanas afetam o ciclo do carbono de modo a provocar o aquecimento global;
C) indique uma medida que pode ser adotada pelo homem para reduzir o aquecimento global e explique como ela afetaria diretamente o ciclo do carbono.

3ª QUESTÃO
As trocas gasosas são essenciais para a vida dos animais, pois permitem a eliminação do CO2, produzido no interior das células, e a obtenção de O2, que irá oxidar compostos orgânicos e liberar energia. As estruturas de trocas gasosas variam entre os diferentes grupos de animais e, muitas vezes, estão relacionadas ao tipo de sistema circulatório desses organismos e ao ambiente em que eles vivem. Considerando essas informações,
A) indique dois tipos de sistemas de trocas gasosas e relacione cada um deles com um grupo de organismos;
B) explique como cada um dos tipos de sistemas indicados no item (A) torna o grupo de organismos ao qual cada sistema está relacionado apto para viver em um determinado tipo de ambiente;
C) explique como ocorre o processo de oxidação da matéria orgânica para liberação de energia, no caso de alguns metazoários que não apresentam estruturas específicas de trocas gasosas, pois vivem em ausência de oxigênio.

4ª QUESTÃO
Um produtor de flores recebeu algumas sementes de petúnia, que eram provenientes de plantas com flores roxas e de plantas com flores brancas, ambas com folhas serrilhadas nas bordas. Ao cruzá-las, observou que a progênie era composta apenas de flores roxas, mas as folhas apresentavam dois tipos diferentes de fenótipos: a maioria das plantas (75%) era serrilhada e as outras (25%) tinham a borda da folha lisa. Com base nessas informações,
A) indique o genótipo das plantas da progênie obtida pelo agricultor, para a característica cor da flor. Utilize letras maiúsculas para os alelos dominantes e minúsculas para os recessivos;
B) determine a proporção esperada de plantas que apresentarão flores brancas e folhas com bordas serrilhadas, caso o agricultor promova a autofecundação das plantas da progênie;
C) indique o padrão de segregação dos genes responsáveis pela determinação das características apresentadas na progênie. Justifique sua resposta.

5ª QUESTÃO A reprodução humana normal envolve a interação de vários órgãos, com ações desde a maturação das glândulas reprodutoras até a liberação de hormônios sexuais. A anticoncepção pode ser realizada por diversos métodos, incluindo a “tabelinha”, que considera o início e o fim do período fértil, os quais dependem de uma série de mudanças hormonais. Para que essa ação seja efetiva, há necessidade do conhecimento do comportamento dos hormônios envolvidos no ciclo menstrual. Sendo assim,
A) indique os hormônios responsáveis pela descamação do endométrio, no momento da menstruação;
B) indique os dois hormônios responsáveis pela formação do corpo lúteo e diga qual será a consequência da queda desses hormônios;
C) exemplifique dois dos anexos embrionários que, na reprodução humana, são formados durante o desenvolvimento do embrião e indique uma função de cada um desses anexos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]