BIOLOGIA [UFSC]


BIOLOGIA
01) Leia o texto abaixo com atenção.
No esforço para entender a realidade, somos um homem que tenta compreender o mecanismo de um relógio fechado. Ele vê o mostrador e os ponteiros, escuta o tique-taque, mas não tem como abrir a caixa. Sendo habilidoso, pode imaginar o mecanismo responsável pelo que ele observa, mas nunca estará seguro de que sua explicação é a única possível. (Essas palavras foram ditas pelo cientista Albert Einstein, referindo-se ao caminho das descobertas científicas, e extraídas do livro FAVARETO, J. A. Biologia. 1 ed. São Paulo: Moderna. v. único, p. 2).
Em relação à ciência e ao método científico, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A ciência pode ser entendida como um contingente aleatório e estático do conhecimento, baseado em observação, experimentação e generalização.
02. Uma vez levantada, por indução, uma hipótese para explicar um fenômeno, os cientistas fazem uma dedução, prevendo o que pode acontecer se sua hipótese for verdadeira.
04. Os experimentos, capazes de testar as hipóteses formuladas, devem lidar com uma parte do problema de cada vez e ser cuidadosamente controlados.
08. Confirmados os resultados, eles devem ser publicados em jornais diários locais, de grande circulação, para que possam ser analisados e criticados pela população em geral, constituindo-se, então, em leis científicas.
16. As conclusões do método científico são universais, ou seja, sua aceitação não depende do prestígio do pesquisador, mas de suas evidências científicas.

02) Os lisossomos são organóides membranosos, com formato esférico, que contêm enzimas digestivas. Em relação a essa estrutura citoplasmática, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Os lisossomos desempenham, entre outras, funções de defesa celular.
02. As enzimas lisossômicas são fabricadas no retículo endoplasmático liso, passando em seguida para o sistema de Golgi, que as “empacota” e as libera sob a forma de lisossomos secundários.
04. A função heterofágica dos lisossomos refere-se à digestão de substâncias que são absorvidas pela célula por fagocitose ou pinocitose.
08. O lisossomo secundário é formado pela fusão do vacúolo alimentar, que contém o alimento englobado por pinocitose ou fagocitose, com o lisossomo primário, que contém as enzimas digestivas.
16. Juntamente com as mitocôndrias, os lisossomos são responsáveis por uma reciclagem de moléculas e organóides inativos.
32. Em girinos, o fenômeno de reabsorção da cauda é comparado a um “suicídio celular” já que, com o rompimento dos lisossomos, ocorre uma autodigestão das moléculas e dos organóides que constituem as células daquela estrutura.

03) O cariótipo consiste na montagem fotográfica, em seqüência, de cada um dos tipos cromossômicos. Ele nos permite saber qual o número e qual a forma dos cromossomos de uma espécie, bem como estabelece o seu padrão cromossômico normal. A partir da análise da figura abaixo, e em relação a esse estudo, é CORRETO afirmar que:
01. o cariótipo é o “quadro cromossômico” das células haplóides de cada espécie.
02. na espécie humana, os cromossomos são classificados em 7 grupos, compreendendo 22 pares de cromossomos
autossômicos, e mais um par de cromossomos sexuais que, no homem, é XY e, na mulher, XX.
04. para a obtenção do cariótipo, são utilizadas células de leucócitos em anáfase meiótica.
08. em fetos, normalmente a cariotipagem só deve ser feita quando há real suspeita de algum tipo de alteração
cromossômica, já que as técnicas de coleta de material apresentam risco de aborto.
16. a partir da análise de cariótipos, informações valiosas podem ser obtidas, tais como a existência de cromossomos
extras ou de quebras cromossômicas, auxiliando no diagnóstico de certas anomalias genéticas.
32. a Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 16, e o daltonismo são exemplos de doenças de origem
genética que podem ser diagnosticadas através do exame cariotípico.

04) Tecido epitelial, ou simplesmente epitélio, é aquele que reveste todas as superfícies internas ou externas do corpo, além de formar as glândulas. Com relação a esse tecido, é CORRETO afirmar que:
01. os epitélios de revestimento caracterizam-se por apresentar células justapostas, de forma prismática, cúbica ou achatada, praticamente sem material intercelular.
02. os epitélios de revestimento não são vascularizados, recebendo alimento por difusão a partir de capilares existentes no tecido conjuntivo sobre o qual repousa.
04. os epitélios de revestimento conferem proteção contra atritos e invasão de microorganismos, servindo também para a absorção de alimento e oxigênio.
08. os epitélios glandulares apresentam células especializadas em produzir secreções e, no caso das glândulas endócrinas, apresentam ductos por onde seus produtos são eliminados para o exterior do corpo.
16. a epiderme humana é pluriestratificada e queratinizada e apresenta-se bastante espessa nas áreas de muito atrito, como a sola dos pés.
32. as células do epitélio intestinal apresentam cílios que auxiliam no movimento e deslocamento das substâncias que transitam pelo intestino.
64. nas células do epitélio intestinal existe o complexo unitivo, constituído pela zônula de oclusão, zônula de adesão e desmossomo, que funciona como eficiente barreira à passagem de substâncias indesejáveis.

05) As figuras abaixo mostram as variações hormonais da mulher, no decorrer do ciclo menstrual, que determinam as alterações nos folículos ovarianos e na parede do útero. A partir da interpretação e análise das figuras, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A ovulação ocorre por volta do 14o dia do início do ciclo, quando a taxa de hormônio luteinizante (LH) está muito baixa.
02. Por volta do 28o dia do início do ciclo, as taxas de progesterona e de estrógeno no sangue estão muito baixas, o que determina uma perda de sangue denominada menstruação.
04. Após a ovulação, forma-se o corpo lúteo, que coincide com o pico de produção da progesterona.
08. A ovulação é precedida por um aumento na taxa de estrógenos no sangue.
16. Ao longo do ciclo, observa-se uma retração do endométrio.
32. A cada ciclo menstrual, normalmente um novo folículo maduro entra em crescimento para formar dois novos folículos.
64. Durante a segunda metade do ciclo menstrual, enquanto as taxas de LH e FSH se equivalem, as de progesterona e estrógeno se diferenciam.

06) As figuras abaixo representam cortes transversais de dois momentos da organogênese, em anfioxo. Considerando as características dessa etapa do desenvolvimento embrionário e as figuras, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A organogênese precede a mórula e caracteriza-se pela diferenciação dos órgãos a partir dos folhetos embrionários formados no período da gastrulação.
02. A partir do achatamento da ectoderme, da região dorsal do embrião, diferencia-se a placa neural (a) e, posteriormente, o tubo neural (b), que dará origem ao sistema nervoso do indivíduo.
04. Da endoderme (c) deriva o epitélio de revestimento do tubo digestivo, exceto as cavidades oral e anal, que são formadas a partir da ectoderme.
08. O celoma (d) é uma cavidade do embrião, derivado das bolsas mesodérmicas (e), e está delimitado pela mesoderme (f).
16. Do teto do arquêntero (g) diferencia-se a notocorda (h), que é uma estrutura maciça, localizada na região dorsal, logo abaixo do tubo neural (b).

07) A revista Época, em 30/07/2001, anunciou em sua capa: O DNA não falha. O título referiu-se a uma reportagem da qual foi extraído o trecho abaixo:
Depois da pílula anticoncepcional, que transferiu para as mulheres o controle da fertilidade, da fertilização “in vitro” e da barriga de aluguel, métodos que permitem a gravidez sem sexo, o teste de DNA surge como uma das grandes descobertas do mundo ocidental. Para muitos especialistas [...] a técnica só traz benefícios. Outros acreditam que reflexos da descoberta vão alterar o universo das relações familiares. Sobre a utilização dos testes de DNA, e as implicações dessa prática para os indivíduos e a sociedade em geral, é CORRETO afirmar que:
01. os testes de DNA podem ser empregados para finalidades de investigação de paternidade e também para identificação de supostos criminosos, como em casos de estupros e assassinatos.
02. o melhor material biológico para um teste de DNA é aquele extraído de núcleos de glóbulos brancos do sangue, mas outros tecidos, como pele e ossos, também podem ser utilizados.
04. para uma investigação de paternidade, a partir de testes de DNA, coletam-se amostras biológicas do suposto pai, não sendo necessário obter informações do(a) filho(a) e de sua mãe.
08. os exames de investigação de paternidade, a partir de testes de DNA, oferecem, atualmente, resultados com exatidão total, não restando qualquer questionamento ou dúvida sobre os diagnósticos apresentados.
16. o custo do exame de DNA, ainda muito elevado no Brasil, é um dos fatores que dificulta sua utilização em larga escala pelos segmentos populacionais menos favorecidos economicamente.
32. a criação de bancos de dados, com a identificação genética de criminosos e suspeitos, em países como a Inglaterra, vem gerando grande polêmica, uma vez que podem ser entendidos como uma violação da privacidade biológica dos indivíduos.

08) Há mais de 250 milhões de anos, as gimnospermas, originadas das pteridófitas, dominaram as paisagens terrestres durante o Triássico e o Jurássico, juntamente com os dinossauros. Hoje, esse grupo vegetal está restrito a alguns locais da Terra, conhecidos como Florestas de Coníferas, como as ainda existentes no sul do Brasil. Com relação a esse grupo de plantas, é CORRETO afirmar que:
01. sua madeira é utilizada na indústria de papel e celulose, na indústria de móveis e na construção de casas.
02. algumas espécies têm caráter ornamental, como os ciprestes e os populares pinheiros de Natal.
04. no Brasil, é comum o consumo do pinhão como alimento, que é a semente do pinheiro-doparaná.
08. suas plantas produzem sementes nuas, ou seja, não há a formação de frutos.
16. são plantas avasculares, com flores perfeitas.
32. todas as espécies do grupo são dióicas.

09) Em um ecossistema, há muitos tipos de interação entre os componentes das diversas espécies. Algumas interações são mutuamente proveitosas, outras são mutuamente prejudiciais e outras, ainda, beneficiam apenas uma das espécies, prejudicando ou não a outra. Dessa forma, as interações podem ser classificadas como harmônicas ou desarmônicas. Em relação a esse assunto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A interação das plantas epífitas (bromélias, por exemplo) e suas plantas hospedeiras é um tipo de parasitismo, já que a árvore hospedeira é prejudicada em seu desenvolvimento.
02. Quando o caranguejo paguru (também conhecido como ermitão) ocupa a concha vazia de um caramujo, ocorre um caso de favorecimento mútuo entre as duas espécies envolvidas.
04. Quando algas e fungos se associam, formando os liquens, ambos se favorecem, e tal relação é um exemplo de simbiose.
08. As sociedades e as colônias representam relações harmônicas que são estabelecidas, necessariamente, entre indivíduos de uma mesma espécie.
16. O predatismo é um tipo de relação desarmônica, em que apenas o predador leva vantagem, já que o resultado final da interação é a morte da presa.
32. A ocorrência de vermes tipo Ascaris e Taenia, no interior do homem, é um caso de endoparasitismo, enquanto insetos hematófagos, como a pulga e o mosquito, são exemplos de ectoparasitas.

10) O Brasil possui uma enorme extensão territorial, com grandes variações climáticas, e uma ampla diversidade de tipos de solo. Em função dessas características, há uma evidente diversidade de biomas, definidos sobretudo pelo tipo de cobertura vegetal. Com relação à distribuição dessa cobertura vegetal no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A Floresta Amazônica tem uma grande extensão e se espalha pelas regiões Norte, Centro-Oeste e parte da região Sudeste.
02. Tanto o pampa como a Mata de Araucárias são formações vegetais exclusivas da região Sul.
04. Originalmente, a Mata Atlântica era uma formação vegetal que se estendia, pela região costeira, do Rio Grande do Norte até o Sul do Brasil.
08. A zona de Cocais se distribui, principalmente, na costa nordestina.
16. Os manguezais preenchem uma faixa larga e descontínua, paralela ao litoral do país.
32. Enquanto o cerrado se espalha, principalmente, pela região central do país, a distribuição do
pantanal se restringe à região Centro-Oeste brasileira.
64. A caatinga é uma formação exclusiva do Brasil central.

11) O controle das infecções que ocorrem em hospitais é uma tarefa árdua e contínua [...] A microbiota (conjunto de organismos encontrados no corpo humano) do paciente pode se tornar patogênica, principalmente naqueles que estão com o sistema imunológico comprometido,... (Trecho do texto: “Infecção hospitalar: a solução em suas mãos”, extraído da Revista Ciência Hoje, 29 (173), de julho de 2001, p. 80).
Com relação a esse assunto, suas causas e medidas de redução, é CORRETO afirmar que:
01. a maioria dos casos de infecção hospitalar é causada por agentes bacterianos.
02. os traumatismos e a contaminação por vermes acarretam o surgimento desses tipos de infecção.
04. entre os pacientes com maior risco de contraírem infecção hospitalar estão os soropositivos para o HIV, uma vez que eles apresentam maior chance de terem seus sistemas imunológicos comprometidos.
08. o uso indiscriminado de antibióticos também pode levar a uma maior incidência de infecção hospitalar, pois ele facilita o surgimento de microorganismos resistentes.
16. entre os procedimentos que podem aumentar as chances da ocorrência da infecção hospitalar, estão aqueles que requerem a entubação endotraqueal e/ou a nasogástrica, já que exigem tempo prolongado de respiração mecânica e riscos de contaminação secundária (através das mãos).
32. uma simples medida ― a lavagem adequada das mãos antes do contato com o paciente ― pode reduzir drasticamente o índice de infecção hospitalar.

12) Empresas criam programas para detectar e ajudar os funcionários viciados em substâncias químicas. Com essa manchete, a revista Veja, de 4/7/2001, divulga uma matéria sobre “As Drogas no trabalho”. Com relação ao tipo, uso e conseqüências das drogas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. As drogas que usualmente chamamos de “drogas psicotrópicas” são aquelas que agem sobre o sistema nervoso do indivíduo, modificando sua maneira de sentir, pensar ou agir.
02. As anfetaminas, muitas vezes utilizadas pelos caminhoneiros, para permanecerem mais tempo acordados, são poderosos estimulantes, cujo consumo constante acaba provocando tolerância, o que leva o usuário a um aumento das dosagens.
04. O uso contínuo da maconha traz dificuldades de aprendizagem e de memorização, além de ocasionar, como o fumo, problemas respiratórios.
08. A cocaína e o crack são drogas que têm alto poder de dependência e, quando consumidos em grandes quantidades, podem provocar a morte por parada cardíaca.
16. O consumo de bebidas alcoólicas produz uma sensação de bem-estar, sem comprometer a saúde das pessoas.
32. A heroína e outras drogas injetáveis, além de causarem dependência química, também representam
risco de contágio pelo vírus HIV.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]