BIOLOGIA [FUVEST]


BIOLOGIA
89 Assinale a alternativa que, no quadro abaixo, indica os compartimentos celulares em que ocorrem a síntese de RNA e a síntese de proteínas, em animais e em bactérias.

90 Um indivíduo é heterozigótico em dois locos: AaBb. Um espermatócito desse indivíduo sofre meiose. Simultaneamente, uma célula sangüínea do mesmo indivíduo entra em divisão mitótica. Ao final da interfase que precede a meiose e a mitose, cada uma dessas células terá, respectivamente, a seguinte constituição genética:
a) AaBb e AaBb.
b) AaBb e AAaaBBbb.
c) AAaaBBbb e AaBb.
d) AAaaBBbb e AAaaBBbb.
e) AB e AaBb.

91 Um determinado tipo de proteína, presente em praticamente todos os animais, ocorre em três formas diferentes: a forma P, a forma PX, resultante de mutação no gene que codifica P, e a forma PY, resultante de mutação no gene que codifica PX. A ocorrência dessas mutações pôde ser localizada nos pontos indicados pelos retângulos escuros na árvore filogenética, com base na forma da proteína presente nos grupos de animais I, II, III, IV e V.
Indique a alternativa que mostra as proteínas encontradas nos grupos de animais I a V.
92 O ciclo de vida de uma planta de feijão pode ser representado pelo esquema abaixo:
Um conjunto haplóide de genes é encontrado em células do
a) embrião que se forma a partir de 4.
b) endosperma que se forma em 1.
c) endosperma que se forma em 5.
d) tubo polínico que se forma em 2.
e) tubo polínico que se forma em 5.

93 As angiospermas se distinguem de todas as outras plantas pelo fato de apresentarem
a) alternância de geração haplóide e diplóide.
b) estômatos nas folhas.
c) flores.
d) sementes.
e) vasos condutores de seiva.

94 Qual das alternativas relaciona corretamente cada um dos animais designados pelas letras de A a D com as características indicadas pelos números de I a IV?
a) A-I B-IV C-II D-III.
b) A-I B-II C-III D-IV.
c) A-II B-I C-III D-IV.
d) A-IV B-III C-I D-II.
e) A-IV B-I C-III D-II.

95 Nos ambientes aquáticos, a fotossíntese é realizada principalmente por
a) algas e bactérias.
b) algas e plantas.
c) algas e fungos.
d) bactérias e fungos.
e) fungos e plantas.

96 O esquema mostra algumas estruturas presentes na cabeça humana.
O nervo cócleo-vestibular compõe-se de dois conjuntos de fibras nervosas: o nervo coclear, que conecta a cóclea ao encéfalo, e o nervo vestibular, que conecta o sáculo e o utrículo ao encéfalo. A lesão do nervo vestibular deverá causar perda de
a) audição.
b) equilíbrio.
c) olfato.
d) paladar.
e) visão.

97 A ingestão de alimentos gordurosos estimula a contração da vesícula biliar. A bile, liberada no 
a) estômago, contém enzimas que digerem lipídios.
b) estômago, contém ácidos que facilitam a digestão dos lipídios.
c) fígado, contém enzimas que facilitam a digestão dos lipídios.
d) duodeno, contém enzimas que digerem lipídios.
e) duodeno, contém ácidos que facilitam a digestão dos lipídios.

98 Em um lago, estão presentes diversas espécies de animais, plantas, algas, protozoários, fungos e bactérias. O conjunto desses seres vivos constitui
a) uma cadeia alimentar.
b) uma comunidade biológica.
c) um ecossistema.
d) uma população.
e) uma sucessão ecológica.

99 Células-tronco são células indiferenciadas que têm a capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares. Para que ocorra tal diferenciação, as células-tronco terão necessariamente que alterar
a) o número de cromossomos.
b) a quantidade de genes nucleares.
c) a quantidade de genes mitocondriais.
d) o padrão de atividade dos genes.
e) a estrutura de genes específicos por mutações.

100 Numa determinada região, vivia uma comunidade composta por uma população de produtores, uma de consumidores primários e por outra de consumidores secundários que, dizimada por uma infecção, deixou de existir no local, a partir do tempo X. Observou-se que as outras populações foram afetadas da maneira esperada. Assinale a alternativa que corresponde ao gráfico que representa corretamente o efeito da extinção dos consumidores secundários sobre a dinâmica das outras populações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]